kevin 69

Through The Looking Glass

Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite.

Há imenso tempo que me vejo como um aficionado  em tudo que toca a vida aquatica, e principalmente o aquascaping. Infelizmente, vi-me obrigado a abandonar o hobby há cerca de 4 anos. Desde então,  só espero não ter perdido o pouco conhecimento que consegui reunir ao longo da ultima metade da minha curta vida (tenho 24 anos:default_new_multi:).  

Aquario: 80 x 45w x 40h (aprox. 140L)

Filtro: fluval 206

CO2: sistema 2kg com difusor rhinox (aqueles antigos do ebay)

Substrato: 50% ada amazonia (velho), aquagro soil

Iluminação: chihiros a801 50W (7200lm)

Hardscape: Horn wood e seiryu stone(estrutural)

Fertilização: EI

Plantas:

Alternanthera sp. Red

Anubias "Petite"

Bolbitis heudelotii

Cryptocoryne beckettii 'Petchii'

Cyperus helferi 

Echinodorus Tenellus

Hygrophila polysperma

Limnophila hippuridoides

Microsorum pteropus "trident"

Myriophyllum matogrossense

Rotala sp. ‘Green’

Rotala Colorata

Rotala vietnam

Rotala 'H’ra'

Vesicularia dubyana "christmas"

Quanto ao layout, tentei arranjar uma composição simples (nada de muito fresh), dentro do "Classicismo". Isto tendo em vista a durabilidade do aquario.

Dia 2 (31/05/18)

6kUblXa.jpg

Comprar plantas no ebay (rotala vietnam):

cSnePKF.jpg

dia 5 (03/06/18)

6s9KzrG.jpg

dia 14 (12/06/18)

7AHY4OU.jpg

YJo3Qas.jpg

Ty6RtES.jpg

Aparição de diatomaceas nas folhas das anubias.

E6gdrNR.jpg

-Estou a fertilizar a 50% seguindo com rigor o plano do EI.

- O aquario está (espero) a ciclar, não foi adicionado amonia/fonte de amonia a não ser as plantas e o melt das cryptos.

-A iluminação está a ~85%, 8h por dia.

-Tenho feito 1 tpa semanal de 50%.

-Está em vista a compra de 15 cardinas japonica.

-Aparecimento de diatomaceas nas anubias e no tronco (na parte proxima á fonte de luz)

-Aparecimento de algumas filamentosas.

Aceito dicas nestes pontos, e outros tantos. Ahhh, e fauna, sugestões são bem vindas.

Cumprimentos,

kevin

Editado por kevin 69
  • Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

o aquario esta simples mas bonito com uma evolução muito boa, com o tempo isso fica brutal, tenta arranjar uns lily pipes vais ver que iras notar diferença na circulação e esteticamente ira ficar melhor .

Partilhar este post

Link para o post

Boas

As algas são normais nesta fase. Tpa's, remoção manual e se necessário reduzir um pouco a luz.

O aquário está bonito e tem bastante potencial. Tens aí muita planta e a medida que crescer esse verde vai ajudar a acabar com essas algas.

Umas japonicas e uns ottos nesta fase podem fazer uma grande diferença para ajudar a manter o aquário livre de diatomaceas e outras algas.

Em relação ao design eu teria evitado que a madeira toca - se no vidro e talvez adicionado uns apontamentos com uma rocha pequena aqui e ali. Mas isso é gosto pessoal, isso até está muito bom tendo em conta que estiveste fora do hobby bastante tempo.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Partilhar este post

Link para o post

Meu conselho para as algas: Não reduzas a luz, faz remoção manual e espera.

De resto está tudo bom!

Partilhar este post

Link para o post
há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Boas

As algas são normais nesta fase. Tpa's, remoção manual e se necessário reduzir um pouco a luz.

O aquário está bonito e tem bastante potencial. Tens aí muita planta e a medida que crescer esse verde vai ajudar a acabar com essas algas.

Umas japonicas e uns ottos nesta fase podem fazer uma grande diferença para ajudar a manter o aquário livre de diatomaceas e outras algas.

Em relação ao design eu teria evitado que a madeira toca - se no vidro e talvez adicionado uns apontamentos com uma rocha pequena aqui e ali. Mas isso é gosto pessoal, isso até está muito bom tendo em conta que estiveste fora do hobby bastante tempo.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Boas Bruno, obrigado pela tua resposta. Estou a ponderar introduzir os primeiros habitantes no aquario. Isto visto precisar de ajuda no combate ás algas, que, ao que parece, parecem ser inevitaveis a esta altura do jogo. Primeiro problema: niveis de nitritos, amonia e nitratos. Não tenho testes, nem pretendo comprar. Eis que surge a minha dúvida, será que com a massa vegetal actual do aquario, e com tpas semanais de 50% consiga introduzir aí umas 10-20 cardinas japonica? Quanto aos ottos, li algures que são criaturas sensiveis, e não queria muito estar a arriscar...

Quanto ao hardscape, tens toda a razão, a minha ideia inicial era mesmo essa. Comprar umas rochas e preencher um bocado o lado direito, e trazer uns detalhes á vista geral do aquario com uma rocha aqui e ali. Pois bem, optei por descartar esta ideia, pois seria uma questão de tempo até as rochas ficarem escondidas pelo plantedo. Apesar de que seria sem sombra de dúvida bem mais agradável ao olho numa fase inicial.

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Meu conselho para as algas: Não reduzas a luz, faz remoção manual e espera.

De resto está tudo bom!

Obrigado Gonçalo, vou seguir o teu conselho! 

Editado por kevin 69

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Tempo de vida do fórum

Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00