Through The Looking Glass


kevin 69

Recommended Posts

Boa noite.

Há imenso tempo que me vejo como um aficionado  em tudo que toca a vida aquatica, e principalmente o aquascaping. Infelizmente, vi-me obrigado a abandonar o hobby há cerca de 4 anos. Desde então,  só espero não ter perdido o pouco conhecimento que consegui reunir ao longo da ultima metade da minha curta vida (tenho 24 anos:default_new_multi:).  

Aquario: 80 x 45w x 40h (aprox. 140L)

Filtro: fluval 206

CO2: sistema 2kg com difusor rhinox (aqueles antigos do ebay)

Substrato: 50% ada amazonia (velho), aquagro soil

Iluminação: chihiros a801 50W (7200lm)

Hardscape: Horn wood e seiryu stone(estrutural)

Fertilização: EI

 

Plantas:

Alternanthera sp. Red

Anubias "Petite"

Bolbitis heudelotii

Cryptocoryne beckettii 'Petchii'

Cyperus helferi 

Echinodorus Tenellus

Hygrophila polysperma

Limnophila hippuridoides

Microsorum pteropus "trident"

Myriophyllum matogrossense

Rotala sp. ‘Green’

Rotala Colorata

Rotala vietnam

Rotala 'H’ra'

Vesicularia dubyana "christmas"

 

Quanto ao layout, tentei arranjar uma composição simples (nada de muito fresh), dentro do "Classicismo". Isto tendo em vista a durabilidade do aquario.

Dia 2 (31/05/18)

6kUblXa.jpg

Comprar plantas no ebay (rotala vietnam):

cSnePKF.jpg

dia 5 (03/06/18)

6s9KzrG.jpg

dia 14 (12/06/18)

7AHY4OU.jpg

YJo3Qas.jpg

Ty6RtES.jpg

Aparição de diatomaceas nas folhas das anubias.

E6gdrNR.jpg

 

-Estou a fertilizar a 50% seguindo com rigor o plano do EI.

- O aquario está (espero) a ciclar, não foi adicionado amonia/fonte de amonia a não ser as plantas e o melt das cryptos.

-A iluminação está a ~85%, 8h por dia.

-Tenho feito 1 tpa semanal de 50%.

-Está em vista a compra de 15 cardinas japonica.

-Aparecimento de diatomaceas nas anubias e no tronco (na parte proxima á fonte de luz)

-Aparecimento de algumas filamentosas.

Aceito dicas nestes pontos, e outros tantos. Ahhh, e fauna, sugestões são bem vindas.

Cumprimentos,

kevin

 

 

Editado por kevin 69
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario esta simples mas bonito com uma evolução muito boa, com o tempo isso fica brutal, tenta arranjar uns lily pipes vais ver que iras notar diferença na circulação e esteticamente ira ficar melhor .

 

  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As algas são normais nesta fase. Tpa's, remoção manual e se necessário reduzir um pouco a luz.

O aquário está bonito e tem bastante potencial. Tens aí muita planta e a medida que crescer esse verde vai ajudar a acabar com essas algas.

Umas japonicas e uns ottos nesta fase podem fazer uma grande diferença para ajudar a manter o aquário livre de diatomaceas e outras algas.

Em relação ao design eu teria evitado que a madeira toca - se no vidro e talvez adicionado uns apontamentos com uma rocha pequena aqui e ali. Mas isso é gosto pessoal, isso até está muito bom tendo em conta que estiveste fora do hobby bastante tempo.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu conselho para as algas: Não reduzas a luz, faz remoção manual e espera.

De resto está tudo bom!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Boas

As algas são normais nesta fase. Tpa's, remoção manual e se necessário reduzir um pouco a luz.

O aquário está bonito e tem bastante potencial. Tens aí muita planta e a medida que crescer esse verde vai ajudar a acabar com essas algas.

Umas japonicas e uns ottos nesta fase podem fazer uma grande diferença para ajudar a manter o aquário livre de diatomaceas e outras algas.

Em relação ao design eu teria evitado que a madeira toca - se no vidro e talvez adicionado uns apontamentos com uma rocha pequena aqui e ali. Mas isso é gosto pessoal, isso até está muito bom tendo em conta que estiveste fora do hobby bastante tempo.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk
 

Boas Bruno, obrigado pela tua resposta. Estou a ponderar introduzir os primeiros habitantes no aquario. Isto visto precisar de ajuda no combate ás algas, que, ao que parece, parecem ser inevitaveis a esta altura do jogo. Primeiro problema: niveis de nitritos, amonia e nitratos. Não tenho testes, nem pretendo comprar. Eis que surge a minha dúvida, será que com a massa vegetal actual do aquario, e com tpas semanais de 50% consiga introduzir aí umas 10-20 cardinas japonica? Quanto aos ottos, li algures que são criaturas sensiveis, e não queria muito estar a arriscar...

Quanto ao hardscape, tens toda a razão, a minha ideia inicial era mesmo essa. Comprar umas rochas e preencher um bocado o lado direito, e trazer uns detalhes á vista geral do aquario com uma rocha aqui e ali. Pois bem, optei por descartar esta ideia, pois seria uma questão de tempo até as rochas ficarem escondidas pelo plantedo. Apesar de que seria sem sombra de dúvida bem mais agradável ao olho numa fase inicial.

há 1 hora, Gonçalo84 disse:

Meu conselho para as algas: Não reduzas a luz, faz remoção manual e espera.

De resto está tudo bom!

Obrigado Gonçalo, vou seguir o teu conselho! 

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Já lá vão 3 semanas desde a montagem deste aquario, e parece que está no caminho certo. Foram introduzidos 3 SAE há uns dias e espero esta semana completar a equipa de limpeza com 16 amanos. Tenho feito TPA's de 30% a cada 5 dias, seguindo na mesma com o plano de ferts do EI. Não tendo testes, acho que é a melhor solução para prevenir a acumulação dos indesejados e por em causa a fauna. Com estas alterações, as algas parecem estar sob controlo.

Tenho andado a pensar nos proximos residentes, e sinceramente, não chego a conclusão alguma. Se tiverem ideias a nivel de quantidade e variedade...

Antes da poda:

Vk8fIRr.jpg

depois:

2OxsnSq.jpg

LnBqxLS.jpg

qaX6d8k.jpg

Fotos com qualidade de batata, mas espero tirar mais algumas assim que introduzir os caridinas

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas vermelhas tenho imensas, se vires a minha lista de plantas, vê que tenho pelo menos 5. O probelma é que sou muito nabo, e o vermelho teima em não vir :default_chair:

Hoje foi dia de introduzir o marisco, portanto a fauna passa a ser composta por 16 caridinas japonica e 3 sae. Estão há umas 3 horas no aquario, e noto alguns sinais de stress, os camarões não param quietos, e nadam demasiado, inclusive á superficie. Pelo meu entender da coisa, atribuí parte da culpa ao CO2(é estranho porque os peixes estavam saudaveis com este nivel de co2) e reduzi um bocado. 

Dia 23:

KkZlyKH.jpg

LuUJbYb.jpg

ymKypTq.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a necessidade de um pouco mais de cor. Esta bonito o verde, mas como tens pouco hardscape também fica um pouco monótono.

As plantas estão saudáveis e isso é o que interessa agora com o tempo vais aprender a tirar partido dos vermelhos.
Mas se queres uma planta que fica vermelha até num low-tech recomendo a Ludwigia super red mini.

Em relação aos camarões, eu já vi camarões ficarem todos stressados quando são introduzidos num aquario com co2 e os peixes não darem sinal nenhum disso.

De momento tenho aquarios com camarões e bastante co2 e os camarões anda lá todos felizes, mas inicialmente quando os adicionei tive que ir aumentando o co2 aos poucos até eles se habituarem.

À quem diga que os red cherry não gostam de se reproduzir em aquarios com co2 no entanto eu tenho red cherry que nunca mais acabam.

Eu por regra se possível, o que nem sempre é, tento manter co2 e luz desligados nas primeiras 24 horas após adicionar peixes ou camarões. Tento ads reduzir o stress da mudança.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/06/2018 at 22:05, Alvaro Silva disse:

Boas Kevin 

Gosto muito de ver aquários a sim como o teu, selvagens,muito verde,muito bonito, os meus parabéns.

 

Cump: Álvaro Silva

Obrigado Álvaro, tambem sou muito fã de aquarios com ar mais selvagem.

On 24/06/2018 at 12:26, Bruno R. Carvalho disse:

Concordo com a necessidade de um pouco mais de cor. Esta bonito o verde, mas como tens pouco hardscape também fica um pouco monótono.

As plantas estão saudáveis e isso é o que interessa agora com o tempo vais aprender a tirar partido dos vermelhos.
Mas se queres uma planta que fica vermelha até num low-tech recomendo a Ludwigia super red mini.

Em relação aos camarões, eu já vi camarões ficarem todos stressados quando são introduzidos num aquario com co2 e os peixes não darem sinal nenhum disso.

De momento tenho aquarios com camarões e bastante co2 e os camarões anda lá todos felizes, mas inicialmente quando os adicionei tive que ir aumentando o co2 aos poucos até eles se habituarem.

À quem diga que os red cherry não gostam de se reproduzir em aquarios com co2 no entanto eu tenho red cherry que nunca mais acabam.

Eu por regra se possível, o que nem sempre é, tento manter co2 e luz desligados nas primeiras 24 horas após adicionar peixes ou camarões. Tento ads reduzir o stress da mudança.

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk
 

Bem, uma semana passou e parece que foi mais susto que outra coisa. Apesar de os achar ainda um pouco tímidos. 

 

Hoje para minha surpresa, encontrei um dos SAE a passear pela casa...Pelas minhas leituras, é um comportamento que pode acontecer com alguma façilidade. Não tendo necessariamente que estar ligado a algum outro factor. Espero ter sido este o caso. De qualquer forma, restam-me 2 SAE, e sei que deveria adicionar pelo menos mais 1. Mas parece que seria mais sábio esperar a ver como se comportam os outros SAE. Aguardo sugestões quanto a este problema...Quanto a fauna, seria oportuno começar a introduzir mais fauna? a minha ideia é compor um único cardume grande.

 

 

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Venho pedir-vos mais uma vez ajuda. Desta vez para um problema que tenho vindo a observar já ha algum tempo (de uma forma leve a partir primeira semana). As plantas têm andado a mostrar sinais de carências. Começou inicialmente com a althernanthera, depois alguns pés de rotala (poucos) e agora a tennelus e monte carlo. Isto começou a partir da primeira semana , portanto há 20-25 dias.

Parametros:

Temperatura - 25-26ºc

Iluminação - 100%, chihiros a800, 8h dia

CO2 - inicia uma hora antes das luzes, difusor rhinox 

Circulação - skimmer 300lt/h e filtro 780lt/h

Ferts - Sigo a dose recomendada EI (receita comprada engarrafada)

GH - 3 dGH

KH - ??

PH - 6.8

gAbnB4s.jpg

5dBhg21.jpg

uy7SKvr.jpg

Possibilidades:

Demasiada luz -> Não seria de esperar um boom de algas?

Niveis de CO2 baixos -> Implica a primeira, pelo que as algas tambem viriam em força. Aumentei o CO2 há uns dias, e visto a reacção dos vivos, acabei por voltar á quantidade que tinha. Pondo então de lado esta possibilidade.

Nutrientes -> O EI não tem falhas. Daí ter escolhido este método. 

Acabei portanto reduzindo (há coisa de 2 dias) o output da calha para 70%. E até hoje, nenhum melhoramento. Estou portanto á mercê das vossas sugestões...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas noites!

 

Mais duas semanas e nada de sinais de melhorias, bem pelo contrario. Parece que estou cada vez mais longe de equilibrar isto. A nivel de parametros/setup:

circulação: 800-900L/h (780+300 bruto)

Iluminação: 75% chihiros a801

Fertilização: Full EI

Agua: 25º

ph:6.8

gh: 3

kh:?

No4: 10-20ppm (tenho mantido dentro destes valores)

CO2: amarelo/verde

 

A rotala colorata em pessimo estado. Mostra folhas com falta de cor/transparencia e folhas mais velhas têm buracos/amareladas

PuvKe9M.jpg

A maior parte das plantas de caule têm vindo a perder as folhas velhas

1DZzqdT.jpg

Algumas pontas parecem "mirrar"

N1Cl5h0.jpg

Praticamente 100% da tennelus faleceu.

kScuLWA.jpg

diatomaceas continuam

FXFsDCc.jpg

Umx6qiY.jpg

Estes sintomas estagnaram há coisa de duas semanas(depois de morrer a tennelus), e apesar de não piorarem, tambem não melhoram. Para remediar isto, tenho tentado excluir possiveis causas. Começando pela limpeza(a cada 5 dias):

-50% tpa

-limpeza do difusor

-limpeza do filtro e skimmer

Aumentar o CO2:

-Apesar do indicador de CO2 mostrar uma cor amarelada 2/3h depois das luzes acenderem, tentei aumentar o nivel de co2. Em 3 horas consegui meter os meus rams á superficie. Voltando portanto aos valores anteriores.

-Tentei aumentar a difusão, ao mudar o posicionamento do difusor e da saida do filtro. Sem qualquer melhoria visivel.

Diminuir a intensidade de luz:

O objectivo era á partida limitar carência de CO2(e/ou nutrientes), caso existisse. Estou há mais de 2 semanas a 75%, sem grande sucesso.

Agradecia a vossa colaboração visto que estou meio a nadar com este problema. 

cumps  

 

 

 

 

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.