RuiGomes1900

Aquario com luz natural

Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos,

Estou a estruturar o estilo de setup que quero para o meu primeiro aquário, contudo tenho alguns receios relativamente às algas, uma vez que o meu aquário iria estar próximo de uma janela. O aquário em questão será de 60L e gostaria de ter algumas plantas (adoro as que são em tom avermelhado) e respetiva fauna. O local onde poderia adicioná-lo será num movel próximo de uma janela, incidindo luz direto durante o parte da manhã - o problema da luz direta resolve-se com a persiana, contudo pretendia que o quarto continuasse a ser iluminado com a luz natural (desta forma, o aquario estaria exposto a luz natural, mas sem a mesma ser incidida diretamente, caso assim fosse melhor).

Neste sentido, tenho algumas questões, pelo que posso a vossa ajuda:

- Algas - este é o meu maior receio. O que posso fazer para evitar esta questão, considerando a luz que o quarto recebe (não pretendia usar CO2 e estava a pensar nuns camarões para ajudar no processo de limpeza). Também li que colocar plantas altas na parte onde poderá incidir mais luz/sol ajuda. O que posso fazer mais?

- Quais as plantas que mais se adequam a este cenário (como disse, adoro as vermelhas)?

- Como devo lidar com a luz artificial do aquario? Ao receber luz durante o dia, devo fazer à mesma as 6-8h de luz artificial à noite?

- Questão filosófica - acham que poderá resultar?

Muito obrigado pela ajuda (apesar de ter lido muito neste fórum, esta questão das algas está a preocupar-me muito e não queria iniciar logo com o pé errado)

Editado por RuiGomes1900

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas RuiGomes

Se a luz for directa mas bater no aquário na parte de lado,era colocares uma cartolina preta a tapar esse lado,e claro e capaz de ficar um pouco

feio,mas pelo menos impedia o sol bater na parte de lado,agora se for de frente,só vejo uma maneira,é durante as horas de luz solar,as luzes do

aquário apagavam,logo que deixa-se de bater a luz do sol,elas acendiam,sobre as algas fica descansado que todos os aquários de uma maneira

ou de outra tem algas,pois elas fazem parte do sistema aquático de toda a natureza,e também dos aquários,pelo menos tente ajudar com alguma

ideia.

Cump: Álvaro Silva     

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado Alvaro. Estou inclusive a pensar criar uma barreira de esferovite para proteger na altura de maior claridade/incidência (período não muito longo). Nesta fase estou a analisar qual a melhor fauna para para evitar este problema (camarões etc) e pretendo que sejam os primeiros peixes a serem introduzidos no aquário para proteger o aqua o quanto antes.

Partilhar este post

Link para o post

Tempo de vida do fórum

Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00