Aquario com luz natural


RuiGomes1900

Recommended Posts

Olá a todos,

Estou a estruturar o estilo de setup que quero para o meu primeiro aquário, contudo tenho alguns receios relativamente às algas, uma vez que o meu aquário iria estar próximo de uma janela. O aquário em questão será de 60L e gostaria de ter algumas plantas (adoro as que são em tom avermelhado) e respetiva fauna. O local onde poderia adicioná-lo será num movel próximo de uma janela, incidindo luz direto durante o parte da manhã - o problema da luz direta resolve-se com a persiana, contudo pretendia que o quarto continuasse a ser iluminado com a luz natural (desta forma, o aquario estaria exposto a luz natural, mas sem a mesma ser incidida diretamente, caso assim fosse melhor).

Neste sentido, tenho algumas questões, pelo que posso a vossa ajuda:

- Algas - este é o meu maior receio. O que posso fazer para evitar esta questão, considerando a luz que o quarto recebe (não pretendia usar CO2 e estava a pensar nuns camarões para ajudar no processo de limpeza). Também li que colocar plantas altas na parte onde poderá incidir mais luz/sol ajuda. O que posso fazer mais?

- Quais as plantas que mais se adequam a este cenário (como disse, adoro as vermelhas)?

- Como devo lidar com a luz artificial do aquario? Ao receber luz durante o dia, devo fazer à mesma as 6-8h de luz artificial à noite?

- Questão filosófica - acham que poderá resultar?

Muito obrigado pela ajuda (apesar de ter lido muito neste fórum, esta questão das algas está a preocupar-me muito e não queria iniciar logo com o pé errado)

Editado por RuiGomes1900
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RuiGomes

Se a luz for directa mas bater no aquário na parte de lado,era colocares uma cartolina preta a tapar esse lado,e claro e capaz de ficar um pouco

feio,mas pelo menos impedia o sol bater na parte de lado,agora se for de frente,só vejo uma maneira,é durante as horas de luz solar,as luzes do

aquário apagavam,logo que deixa-se de bater a luz do sol,elas acendiam,sobre as algas fica descansado que todos os aquários de uma maneira

ou de outra tem algas,pois elas fazem parte do sistema aquático de toda a natureza,e também dos aquários,pelo menos tente ajudar com alguma

ideia.

Cump: Álvaro Silva     

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro. Estou inclusive a pensar criar uma barreira de esferovite para proteger na altura de maior claridade/incidência (período não muito longo). Nesta fase estou a analisar qual a melhor fauna para para evitar este problema (camarões etc) e pretendo que sejam os primeiros peixes a serem introduzidos no aquário para proteger o aqua o quanto antes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas

 

As algas existem em todos os aquários, alguns esporos estão na água e alguns vêm pelo ar.

Os camarões são peixes porreiros para manter num aqua (caracóis também), mas se estás a contar que eles te erradiquem as algas estás a perder o teu tempo.

 

As algas tornam-se uma chatice quando as 'plantas' não as conseguem combater, seja por estarem fracas seja por falta de luz.

Para conseguires manter plantas saudáveis precisas de fertilizar, fornecer CO2 e iluminação.

 

Fertilizantes facilmente encontras, preparados ou os elementos em separado e fazes tu a tua própria dissolução.

CO2 de igual forma podes comprar o produto pressurizado, ou tentas uma solução DIY (Faz Tu Mesmo), vai dar quase ao mesmo, se ficar feito em modos claro.

Iluminação é a parte mais fácil desta equação, se tens a possibilidade de fornecer luz solar em doses moderadas só depende de ti a escolha do tipo de aqua que pretendes.

 

Espero que não tenhas desistido do aqua, ou que tenhas deixado de actualizar este tópico por não teres encontrado problemas, porque gostaria de ver fotos disso.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...