Guppies a morrerem


Recommended Posts

Bom dia a todos,

Estou a escrever para pedia a vossa ajuda para o problema que tenho actualmente no meu aquário , desde há um mês atrás já me morreram 3 guppies (1 macho e 2 fêmeas) sem perceber o porque da situação. Os sintomas comum em ambos é a respiração ofegante, dificuldade em se deslocar, barriga inchada (no caso das fêmeas) e com uma tendência de estarem no fundo do aquário.  Tenho a percepção que por vezes os dejectos dos peixes que morreram são quase como longos fios brancos longos.  

Actualmente tenho 9 guppies (3 adultos sendo o resto alevinos / juvenis) e um neon que me ofereceram. De referir também que tenho uma manada de caracóis (Physas) que foram nascendo (vinham numa planta que comprei em loja que acabou por morrer).

Tento fazer a manutenção do filtro uma vez por mês, tendo o mesmo carvão activo (mudado mensalmente).

 

As specs são as seguintes:

Filtro Eheim classic 350 - com alguma lã filtrante, esponjas de origem, cerâmica e carvão activado 

PH: 7.5

Iluminação led:

TPA: 1 vez por mês

Temperatura: 28 graus

Litros: 70

Resta referir que não sou muito experiente na area, pelo que posso estar a comentar algum erro. Alguém tem ideia o que se passa com os meus bichos? 

Obrigado pela ajuda

 

Editado por Alexandre Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre 

Começo pelo fim,para já tpa,s devias fazer-las todas as semanas ai 20 ou 30% sobre os litros do aquário,tira o carvão activado,só deves colocares o carvão a quando fazes um tratamento ao aquário com remédios,ai sim no fim do tratamento colocas então o carvão mas só durante uns 15 dias ou um mês,depois lixo,sobre o filtro,na minha opinião,devias de limpar o filtro só quando ele estiver mesmo a ficar sujo,ou teres estado a mexer no substrato e tenha levantado muito lixo,e tu veres que o filtro começou a perder caudal,então uma limpeza ao mesmo,sobre os Guppys estarem a evacuarem fezes brancas penso que seija parasitas intestinais,olha o que eu de vez em quando faço e o seguinte tiro um pouco de água do aquário para um recipiente que possa ir ao lume,coloco um dente de alho descascado e dou um corte no dente,e deixo ferver,depois deixo arrefecer a água e espalho pelo aquário,sem o dente de alho e claro,mas isso sou eu que faço,e faço isso já há muitos anos e tenho-me dado bem,qualquer das maneiras vou-te deixar aqui um artigo que te pode ser util,olha aqui https://www.aquaa3.com.br/2016/10/protozoarios-intestinais-nos-peixes-ornamentais.html  outra coisa abaixa a temperatura para 26 graus que esta bom,e ainda poupas energia  ( € ) sobre as physas ser uma manada como tu dizes,isso quer dizer que estas a dar muito comer aos peixes e esta a sobrar para as physas,acho que e tudo,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alvaro,

Desde já obrigado pelas dicas é sempre bom alguém com experiência ajudar os mais nabos nisto.

Começando pelo fim (e corrigi-me se tiver errado) relativamente às physas  sempre pensei que eram muitos por aquário apanhar sol directo da janela, criando assim algum verdum nos vidros...desta maneira acabam por ter sempre alimento. Qualquer das maneiras a questão da comida é uma questão que me sempre surgiu duvidas, ainda hoje não sei se a quantidade que estou a dar é a correcta ou não.

Relativamente à gestão de limpeza do filtro e às TPAs vou seguir o conselho, fiquei foi com duvidas em relação à técnica do dente de alho.

O que me diz é que fervendo o dente de alho com um pouco de agua (já agora pergunto que quantidade seria tendo em conta o meu aquário) resolveria o problema dos protozoários intestinais? No link que referiu falam numa serie de remédios que penso que não será de fácil acesso.  Neste momento tenho outro guppy com os mesmos sintomas...espero que ainda o consiga salvar!

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

 

Editado por Alexandre Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre 

Podes fazer uma experiência,colocas um pouco de comer aos peixes,e vez a quantidade que lhe dás fixas,e vez se os peixes comem em +ou - em 2 ou 3 minutos,se sim,ok,na próxima vez,das um pouco mais,se eles comerem no mesmo tempo,se não voltas ao primeira fórmula, eu o meu aquário tem 100x30x40,eu tiro um pouco de água do aquário encho um pucaro e aqueço ate ferver o dente de alho,e ficar cozido,retiro o dente,deixo arrefecer a água e espalho pelo o aquário, como já te morreu alguns peixes eu ate metia dois dentes de alho,eu em geral quando faço isso,faço um ou dois dias antes da tpa,e como te digo pode dar,e se der evitas colocares no aquário produtos quimicos,mas se não der lá terás que ir para os remedios.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro,

Vou seguir os teus conselhos, entretanto já meti no aquário a solução  de alho que me referiste não tendo notado grandes melhoras.

Reparei igualmente que o guppy está a descolorar, característica comum a todos os peixes que morreram.

https://imgur.com/a/cPMHNlp

Como podem ver na imagem o peixe está pálido com a barbatana com algumas falhas inclusive. 

Mantendo-se o diagnóstico e a condição da solução de alho não resolver o assunto qual é o produto que é aconselhado?

 

Obrigado desde já pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre

Colocastes a água de alho,esta claro que isso não e logo tiro e queda, mas podes fazer outra vez a mesma dose igual há primeira,mas se vez que não esta a dar,bom então terás que ir

para os químicos ( remédios ) neste campo já não digo nada,este remédio do alho,e só para evitar químicos,mas se tem que ser,paciência, pode ser que venha aqui alguém que perceba de remédios que te possa ajudar,dentro da experiência que tenha.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais