Oscar deitado


Recommended Posts

Bom dia. Hoje quando liguei as luzes do aquário reparei que passado uns minutos o meu oscar ficou deitado no fu do do aquário. Apenas se levanta para comer. Já medi tudo e está tudo em ordem desde ph a nitritos. Eu por norma a noite costumo cobrir o aquário com um pano escuro pois onde os tenho seja dia ou noite gera sempre muito claridade. A única diferença foi que hoje quando tirei o pano liguei logo a luz quando das outras vezes espero sempre será de meia hora antes de a ligar. Será isso que terá lhe causado o stress? Cmp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Emílio,

Antes do mais, deixe-me dizer-lhe que por si só o facto de o seu óscar ficar deitado não é necessariamente razão para você ficar preocupado. Desde logo porque o seu óscar vem comer. Ou seja, preocupante seria se ele não se mexesse para vir comer. Peixe saudável é peixe que está sempre com fome... Também acho que não tem nada a ver com a luz, como você sugere. Na realidade, um diagnóstico correcto só seria possível olhando bem para o aquário e sobretudo para o peixe, porque se ele permanece deitado porque não se sente em forma, então há de haver outros indícios para o ajudar a perceber o que se passa. Aliás, eu já percebi que até há óscares que costumam gostar de ficar a descansar no fundo, deitados de lado, sobretudo quando são mais velhos. Vamos começar por aí... Será esse o caso? Que idade tem o seu peixe?

Por outro lado, não se esqueça de que o óscar é um animal gregário, gosta de ter companhia da sua espécie. Se estiver sozinho, é muito provável que se sinta aborrecido. Os óscares são considerados como estando entre os peixes de aquário mais inteligentes, são muito curiosos, são brincalhões, têm personalidades diferentes. Eu adoro óscares, a primeira vez que os consegui reproduzir foi há já mais de 30 anos e tenho neste momento mais de 20 óscares adultos (ou quase adultos), sendo que todos eles têm personalidades bem diferentes: sempre que meto a mão no aquário há uns que me atacam, há outros que me deixam fazer-lhes festas, há outros que vêm só olhar para ver o que se passa e há outros mais tímidos que se escondem logo...

Se quiser ver alguns dos meus óscares, tenho uns vídeos no YouTube (são vídeos antigos, entretanto já cresceram...) Há uns casais que gostam de brincar com os seixos maiores no aquário, empurrando-os com a boca, como se fossem bulldozers... Às vezes empurram esses seixos contra o vidro e as visitas que vêm a minha casa ficam supreendidas e perguntam o que é aquilo. «São os meus óscares que estão a jogar à malha», respondo...  Resumindo, se o seu óscar estiver sozinho também é muito provável que esteja chateado. Não estou a brincar.

Todavia, pode dar-se o caso de o seu peixe estar mesmo com problemas e o ficar apático ser a forma de manifestar o seu desconforto. Você diz que testou tudo, mas não diz quais são os parâmetros da sua água. Se fosse um pico de amónia ele estaria esfregar os opérculos na decoração, a respirar de forma acelerada e viria mais à superfície, podendo também ficar com a coloração mais escura e as barbatanas encolhidas. Olhe para o seu peixe e veja se está a respirar normalmente, se tem boa cor e as barbatanas abertas. Além da amónia e dos nitritos veja também os nitratos, pois os óscares são peixes que produzem muitos dejectos e precisam de uma excelente filtração.

Quanto aos parâmetros correctos, espera-se que o pH esteja neutro ou ligeiramente ácido e a dureza da água seja mediana. Se a sua água estiver ácida, na casa dos 6.5, pense em subir o KH (a dureza de carbonatos) para assegurar que está bem tamponada e evitar o risco de uma acidose (ocorrem frequentemente acidoses em aquários com óscares em que sejam descuradas as mudanças de água). Os óscares não gostam de águas muito ácidas nem muito macias. Começam a ficar letárgicos quando o PH desce abaixo dos 6,6. Pode ser o caso, pois você não enumera os valores que registou. Olhe que a temperatura baixa também os deixa mais apáticos...

Se a água estiver bem e o peixe abrir muito os opérculos quando respira, também pode dar-se o caso de ter parasitas nas guelras. Quando os peixes têm parasitas que os incomodam (do tipo gyrodactylus ou dactylogyrus), começam por roçar-se na decoração, a ficar muito parados na zona do fundo e se a infestação avançar vão subindo na coluna de água até permanecerem parados na superfície, com as barbatanas encolhidas, a golfarem o ar. Mas se fosse esse o caso então o seu óscar estaria numa fase de infestação ainda incipiente e se houvesse mais peixes no aquário os outros também seriam atacados. Você tem mais peixes no aquário? Se sim, nota algum problema nesses peixes? Como vê, já começam a ser muitas perguntas... Mas olhe que todas elas são indispensáveis para você conseguir fazer um bom diagnóstico...

Por último, muito importante: olhe bem para as fezes do seu óscar e verifique se não saem translúcidas, esbranquiçadas ou pouco consistentes. Se for esse o caso, então o mais provável é que tenha um problema de parasitas intestinais. Como os óscares são muito comilões e têm intestinos muito compridos (como aliás quase todos os ciclídeos), são muito atreitos a problemas de parasitas intestinais, bem como a obstipações. As obstipações são como "entupimentos" dos intestinos, que causam prisão de ventre aos peixes e os deixam muito desconfortáveis, podendo conduzir mesmo à morte, se não forem tratadas a tempo. Você costuma dar verduras ao seu óscar, do tipo ervilhas cozidas descascadas, courgettes ou bróculos? Olhe que ele bem precisa... Os meus adoram. E se forem parasitas intestinais (do tipo Hexamita, sp., por exemplo), tem mesmo de o tratar rapidamente, caso contrário dentro de pouco tempo aparece-lhe a "doença do buraco", cujos sintomas são o aparecimento de buracos na pele da testa do peixe. Isso é muito comum nos óscares e um dos primeiros sinais de infestações por parasitas é os peixes ficarem imóveis no fundo do aquário.

Bem, acho que já lhe dei várias pistas para conseguir você mesmo avançar um diagnóstico. Olhe bem para o ambiente do seu aquário e depois para o seu peixe. Observe tudo com atenção e registe todos os aspectos que lhe pareçam fora do normal. Mas não se precipite a fazer logo tratamentos. Como lhe disse ao início, se o seu peixe se levanta do seu imobilismo para comer é porque não deve estar tão mal quanto você pensa...

Boa sorte. Cumprimentos

Editado por josegmoreira
  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emílio, aproveite as excelentes indicações do José ;)

Há aqui uma questão que me preocupa, tens um outro tópico aqui no fórum onde falas que tens um aquário de 100 litros, é nesse que tens o Oscar?

Para te ajudarem precisas de dar muito mais informações sobre o que aí tens e fotos a acompanhar são obrigatórias!

Boa sorte com o peixe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais