O meu lago 3000L


Recommended Posts

Boas a todos,

Mudei-me de casa e a minha casa nova trazia um lago com mais ou menos 3000 litros.

 

descrição:

Volume:

3000 litros aproximados.

medidas:

3.5 x 1.2 x 0.7 m mas como se pode ver pelas fotografias, estou a falar de aproximações devido à forma do mesmo.

Fauna:

-6 peixes dourados (entre os 20 e os 30cm).  

-3 tartarugas grandes (+-30cm) embora uma delas eu suspeite que seja um cágado.

Flora:

A única planta que tenho é um junco no meio do lago.

Equipamento técnico:

-Uma bomba submersa cujo caudal não faço ideia mas é muito ( a olho parece tanto como uma torneira aberta no máximo)

-Um filtro externo "Green Reset" de 40 litros. O filtro tem uma luz UV em que tenho quase a certeza que já não funciona. Sei de fonte segura que à mais de 6 anos não é mudada.

-Luz UV externa que entretanto retirei não só por a lâmpada já não funcionar e retirava imenso caudal à bomba.

 

 

Primeiro as questões:

-Gostaria de adicionar mais plantas mas as tartarugas devoram tudo. Comprei um nenúfar e não durou um dia. Existe alguma forma de habituar as tartarugas às plantas para elas não as comerem? Também já experimentei umas flutuantes que me garantiram que cresciam tanto que nem as tartarugas as comiam mas a salada durou  uns 3 dias.

-Comprei a semana passada um vaso com uma planta de margem (Echinodorus julgo eu). Como a planta teria de ter a sua base submersa, venderam-me também um vaso flutuante e até ver a coisa está a correr bem. Já li por aqui que os "jarros" também se dão desta forma e no meu jardim tenho imensos. Estava a pensar em prender umas vasos à margem e lá colocar uns jarros. A minha dúvida é como se planta plantas para esta situação? Usa-se terra? A planta que comprei parece-me ter apenas gravilha no vaso.

-Como podem ver nas fotografias tenho uma formação rochosa a meio do lango por onde escorre a água que vem do filtro, tipo cascata. Existem algumas plantas que lá possa colocar. No "Koi park" eles têm lá umas que quase parecem fetos agarradas às paredes mas disseram-me que só servem para interior. Com o nosso Inverno elas morreriam se estivessem no exterior. Há alguma alternativa?

-Entre Garças e gatos visitantes, já perdi 3 peixes. Com que tamanho é que posso comprar mais peixes dourados sem correr o risco de os maiores lhes fazerem mal? E existe alguma forma de impedir ou pelo menos minimizar estas incursões? 

-Há algum peixe que aguente o nosso inverno que ajude a limpar o fundo? Tipo um pleco europeu:default_naughty:? No koi tinha uns que me pareceram esturjões e eram relativamente pequenos mas tinha a ideia que aquilo crescia que se fartava.

-O lago, contra todas as indicações tem duas árvores mesmo por cima dele. Mas já vinha assim e agora não vou cortar as árvores. Limpo diariamente as folhas da superfície mas mesmo assim há sempre umas quantas que vão para o fundo. Há algum aspirador barato para fundos? 

 

Obrigado!

 

As fotografias:

NIK7614.jpg

 

DSC3994.jpg

 

DSC4196.jpg

DSC3921.jpg

NIK7622.jpg

NIK7586.jpg

 

 

 

 

 

 

Editado por alexbap
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo Lago, está muito bonito. Quanto a teres plantas com essa fauna, só mesmo metendo uma rede a proteger, senão não há maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 17/05/2018 at 03:07, alexbap disse:

Primeiro as questões:

-Gostaria de adicionar mais plantas mas as tartarugas devoram tudo. Comprei um nenúfar e não durou um dia. Existe alguma forma de habituar as tartarugas às plantas para elas não as comerem? Também já experimentei umas flutuantes que me garantiram que cresciam tanto que nem as tartarugas as comiam mas a salada durou  uns 3 dias.

                - COmo ja disseram acima, com uma rede. É a unica maneira. Nunca coloques plantas pequenas ou tenras perto de tartarugas. O ideal é ter outro lago mais pequeno (nem que sejam baldes ou caixas de arrumaçao com agua) para servirem de berçário às plantas e tambem para recuperares plantas que estejam a morrer. Sempre que comprares nenufares (como geralmente sao pequenos) deixa os primeiro crescer e amadurecer. Só depois podes po-los no lago.

-Comprei a semana passada um vaso com uma planta de margem (Echinodorus julgo eu). Como a planta teria de ter a sua base submersa, venderam-me também um vaso flutuante e até ver a coisa está a correr bem. Já li por aqui que os "jarros" também se dão desta forma e no meu jardim tenho imensos. Estava a pensar em prender umas vasos à margem e lá colocar uns jarros. A minha dúvida é como se planta plantas para esta situação? Usa-se terra? A planta que comprei parece-me ter apenas gravilha no vaso.

              - Podes plantar os jarros em terra, até é o melhor porque assim crescem mais depressa e as tartarugas nao os petiscam. Os jarros podem ser plantados até 20/30 cm de profundidade sem problemas.

-Como podem ver nas fotografias tenho uma formação rochosa a meio do lango por onde escorre a água que vem do filtro, tipo cascata. Existem algumas plantas que lá possa colocar. No "Koi park" eles têm lá umas que quase parecem fetos agarradas às paredes mas disseram-me que só servem para interior. Com o nosso Inverno elas morreriam se estivessem no exterior. Há alguma alternativa?

-Entre Garças e gatos visitantes, já perdi 3 peixes. Com que tamanho é que posso comprar mais peixes dourados sem correr o risco de os maiores lhes fazerem mal? E existe alguma forma de impedir ou pelo menos minimizar estas incursões? 

             -Faz um berçario para os peixes mais pequenos crescerem até nao correrem o risco de serem comidos e depois coloca-os lá. Mas parece me que para a quantidade de agua que tens e para o numero de tartarugas esses peixes ja estão ok.

-Há algum peixe que aguente o nosso inverno que ajude a limpar o fundo? Tipo um pleco europeu:default_naughty:? No koi tinha uns que me pareceram esturjões e eram relativamente pequenos mas tinha a ideia que aquilo crescia que se fartava.

            -Sim, não sei os nomes das especies mas existem peixes nossos cá de portugal que resistem muito bem ao inverno, são puramente detritivoros, nao se canibalizam e limpam os fundos. Com o bonus de nao precisares de os alimentar regularmente. Mas nao te posso ajudar com nomes porque peixes não é a minha area de experiencia.

-O lago, contra todas as indicações tem duas árvores mesmo por cima dele. Mas já vinha assim e agora não vou cortar as árvores. Limpo diariamente as folhas da superfície mas mesmo assim há sempre umas quantas que vão para o fundo. Há algum aspirador barato para fundos? 

             -Sem problemas, tenho um lago nessas condições com 2 camélias por cima e todos os invernos cai uma descarga de flores que às vezes a água fica castanha avermelhada. Li sobre o assunto e não há qualquer problema com isso, nem para os peixes nem para outros animais. Geralmente faço uma limpeza parcial 1 vez por ano na primavera e é suficiente. Todos os lagos naturais têm uma camada de lodo/manta morta no fundo, é natural e saudavel para os animais que lá vivem.

 

Obrigado!

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas. Nao sei se o Alex chega a ver a resposta uma vez que o tópico tem meses ,mas a unica maneira de espantar as garças e os gatos sem lhes fazer mal é com um sensro de movimento. assim que pousarem ou saltarem para as paredes ,aquilo dispara água ou um som qualquer que afugente o bicho.  ainda por cima garças e gatos ganha habito de se vir  alimentar ao mesmo sitio regularmente.    Ou entoa tapar o lago com uma rede daquelas  redes verdes plasticas de tapar arvores de fruto  que quase não se vê .

Tens mais ou menos a mesma fauna que eu tenho no meu e não ha hipotes de alguma planta crescer dentro e água, só colocando o vaso com a borda mais alto que a linha de água e  mesmo assim não é garantido que as tartarugas não subam.  

O fundo não precisa limpeza se a água tiver uma circulação minima e o filtro for mi minimamente limpo regularmente,retem toda a matéria orgânica que se iria depositar no fundo .  As carpas e peixes vermelhos limpam o resto. andam sempre a xuxar no fundo.

Com uma rede apanha-se regularmente  algumas folhas que caiam.A decomposição das folhas vai dificultar o trabalho de qualquer filtro.  

 

  • Gosto 1

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais