Nasantos

Ancistrus tímidos

Recommended Posts

Olá pessoal,

Antes de mais as minhas desculpas se este tópico é repetido ou mal posicionado, mas não encontrei nada parecido com o meu problema no fórum, daí a criação deste novo tópico.

Sou um iniciante nestas andanças da aquarofilia e depois de alguma pesquisa comprei um aquário que me pareceu o ideal para iniciantes.

É um aquário de 50L com um filtro interno mini Biobox, uma bomba de oxigénio (acho que é assim que se chama), areão grosso de cor escura (artificial), algumas plantas (artificiais) e decorações.

Como habitantes (que o meu filho de 3 anos sabe o nome de cor e faz questão de me corrigir de cada vez que me engano nos nomes :my_smile:) tenho o seguinte:

- Ancistrus Gold: 1;

- Ancistrus Red&Brown:1;

- Tetra Cabeça de Sange: 3;

- Tetra Serpae: 2;

- Corydora Paleatus: 3;

- Corydora Panda: 1;

- Corydora Albina: 1;

- Raposa Voadora: 2;

- Neon Inessi: 5;

- Betta Luna (macho): 1.

Em termos de quantidade de peixes na loja onde comprei disseram que apesar de "parecerem" muitos, não haveria problemas pois são peixes tranquilos e que nadam em diferentes alturas. Todos me parecem bem, sem sinais aparentes de stress, mas o que me leva a criar este tópico prende-se com os Ancistrus. Tanto quanto sei, estes peixes são conhecidos também como limpa-vidros, e de facto, quando os comprei estavam colados aos vidros dos aquários onde estavam. Desde que os coloquei no aquário que raramente os vejo nos vidros, preferindo o Gold esconder-se na caverna e o Red&Brown ou se cola na parede do filtro ou por baixo do filtro. Quando lhes dou de comer, eles aparecem para comer, mas depois escondem-se. É normal este comportamento neles?

Desculpem o testamento, mas queria ter a certeza de que dava todas as infos necessárias (se calhar não :my_huh:)

Um abraço para todos, e já sabem: qualquer ajuda é bem-vinda :my_smile:

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Sim, comportamento normal dos Ancistrus. :default_blush:

Partilhar este post

Link para o post
há 45 minutos, AACC disse:

Sim, comportamento normal dos Ancistrus. :default_blush:

Ok, mas e quanto ao facto de eles serem (acho eu) limpa-vidros? É que tal como disse antes, quando os comprei, eles estavam colados aos vidros e lá em casa é coisa que não lhes "assiste" :my_biggrin:

Partilhar este post

Link para o post

Quando são jovens tem um comportamento mais activo.

No aquários da lojas não têm abrigos e adoptam um comportamento mais exposto.

Num aquário com "esconderijos", se estiverem bem alimentados, a tendência natural é abrigarem-se e manterem-se mais resguardados.

Lembra-te que são animais crepusculares, mais activos quando a intensidade de luz é reduzida.

Os ottocinclus são bem mais activos na actividade de se alimentarem de algas nos vidros. ;)

Partilhar este post

Link para o post
há 10 minutos, AACC disse:

Quando são jovens tem um comportamento mais activo.

No aquários da lojas não têm abrigos e adoptam um comportamento mais exposto.

Num aquário com "esconderijos", se estiverem bem alimentados, a tendência natural é abrigarem-se e manterem-se mais resguardados.

Lembra-te que são animais crepusculares, mais activos quando a intensidade de luz é reduzida.

Os ottocinclus são bem mais activos na actividade de se alimentarem de algas nos vidros. ;)

Entendido :my_shy: Talvez a próxima compra sejam os ottocinclus!

Obrigado.

Partilhar este post

Link para o post

Eu mantenho Ancistrus e, com excepção dos juvenis, o comportamento dos adultos não passa por se alimentarem nos vidros ou plantas.

São peixes fantásticos que alimento com pastilhas de fundo especificas para o género (com spirulina e celulose).

Eles merecem. :my_smile:

Visando uma actividade que auxilie a manutenção os Otocinclus são bem mais indicados e activos.

Cumprimentos.

AC

Partilhar este post

Link para o post

Nota: Não sei se tens mas, se puderes, deves adicionar tronco/raiz de madeira ao aquário. Eles agradecem e necessitam.

Partilhar este post

Link para o post
há 1 minuto, AACC disse:

Nota: Não sei se tens mas, se puderes, deves adicionar tronco/raiz de madeira ao aquário. Eles agradecem e necessitam.

Para já só tenho plantas e decors artificiais. Por acaso queria colocar um tronco/raiz "bonito". Tens dicas/conselhos?

Partilhar este post

Link para o post

Deve ser madeira apropriada para aquários. Não coloques madeira "normal" pois vai aprodrecer e criar um "desastre natural" no aquário. ;)

Tronco ou raiz é uma questão de gosto pessoal. É indiferente.

Se puderes aproveita e compra plantas.

Sugestão: Feto e/ou Musgo de Java, Anunbia.

Podes/Deves prende-las à madeira. Nunca enterrar o rizoma.

Partilhar este post

Link para o post
há 9 minutos, AACC disse:

Deve ser madeira apropriada para aquários. Não coloques madeira "normal" pois vai aprodrecer e criar um "desastre natural" no aquário. ;)

Tronco ou raiz é uma questão de gosto pessoal. É indiferente.

Se puderes aproveita e compra plantas.

Sugestão: Feto e/ou Musgo de Java, Anunbia.

Podes/Deves prende-las à madeira. Nunca enterrar o rizoma.

Na altura, na loja, disseram-me que se quisesse colocar madeira "normal" podia, desde que fervesse a madeira e a colocasse dentro de água até que afundasse. Assim não terias problemas. Confirmas?

Partilhar este post

Link para o post

Negativo. :default_stop:

Partilhar este post

Link para o post
há 1 minuto, AACC disse:

Negativo. :default_stop:

Ok. Então se calhar vou retirar algumas das plantas artificiais e colocar o tronco/raiz com algumas das plantas que sugeriste.

Partilhar este post

Link para o post

:default_dance:

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Tempo de vida do fórum

Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00