Ancistrus tímidos


Nasantos

Recommended Posts

Olá pessoal,

Antes de mais as minhas desculpas se este tópico é repetido ou mal posicionado, mas não encontrei nada parecido com o meu problema no fórum, daí a criação deste novo tópico.

Sou um iniciante nestas andanças da aquarofilia e depois de alguma pesquisa comprei um aquário que me pareceu o ideal para iniciantes.

É um aquário de 50L com um filtro interno mini Biobox, uma bomba de oxigénio (acho que é assim que se chama), areão grosso de cor escura (artificial), algumas plantas (artificiais) e decorações.

Como habitantes (que o meu filho de 3 anos sabe o nome de cor e faz questão de me corrigir de cada vez que me engano nos nomes :my_smile:) tenho o seguinte:

- Ancistrus Gold: 1;

- Ancistrus Red&Brown:1;

- Tetra Cabeça de Sange: 3;

- Tetra Serpae: 2;

- Corydora Paleatus: 3;

- Corydora Panda: 1;

- Corydora Albina: 1;

- Raposa Voadora: 2;

- Neon Inessi: 5;

- Betta Luna (macho): 1.

Em termos de quantidade de peixes na loja onde comprei disseram que apesar de "parecerem" muitos, não haveria problemas pois são peixes tranquilos e que nadam em diferentes alturas. Todos me parecem bem, sem sinais aparentes de stress, mas o que me leva a criar este tópico prende-se com os Ancistrus. Tanto quanto sei, estes peixes são conhecidos também como limpa-vidros, e de facto, quando os comprei estavam colados aos vidros dos aquários onde estavam. Desde que os coloquei no aquário que raramente os vejo nos vidros, preferindo o Gold esconder-se na caverna e o Red&Brown ou se cola na parede do filtro ou por baixo do filtro. Quando lhes dou de comer, eles aparecem para comer, mas depois escondem-se. É normal este comportamento neles?

Desculpem o testamento, mas queria ter a certeza de que dava todas as infos necessárias (se calhar não :my_huh:)

Um abraço para todos, e já sabem: qualquer ajuda é bem-vinda :my_smile:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, AACC disse:

Sim, comportamento normal dos Ancistrus. :default_blush:

Ok, mas e quanto ao facto de eles serem (acho eu) limpa-vidros? É que tal como disse antes, quando os comprei, eles estavam colados aos vidros e lá em casa é coisa que não lhes "assiste" :my_biggrin:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando são jovens tem um comportamento mais activo.

No aquários da lojas não têm abrigos e adoptam um comportamento mais exposto.

Num aquário com "esconderijos", se estiverem bem alimentados, a tendência natural é abrigarem-se e manterem-se mais resguardados.

Lembra-te que são animais crepusculares, mais activos quando a intensidade de luz é reduzida.

Os ottocinclus são bem mais activos na actividade de se alimentarem de algas nos vidros. ;)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, AACC disse:

Quando são jovens tem um comportamento mais activo.

No aquários da lojas não têm abrigos e adoptam um comportamento mais exposto.

Num aquário com "esconderijos", se estiverem bem alimentados, a tendência natural é abrigarem-se e manterem-se mais resguardados.

Lembra-te que são animais crepusculares, mais activos quando a intensidade de luz é reduzida.

Os ottocinclus são bem mais activos na actividade de se alimentarem de algas nos vidros. ;)

 

Entendido :my_shy: Talvez a próxima compra sejam os ottocinclus!

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mantenho Ancistrus e, com excepção dos juvenis, o comportamento dos adultos não passa por se alimentarem nos vidros ou plantas.

São peixes fantásticos que alimento com pastilhas de fundo especificas para o género (com spirulina e celulose).

Eles merecem. :my_smile:

Visando uma actividade que auxilie a manutenção os Otocinclus são bem mais indicados e activos.

 

Cumprimentos.

AC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, AACC disse:

Nota: Não sei se tens mas, se puderes, deves adicionar tronco/raiz de madeira ao aquário. Eles agradecem e necessitam.

Para já só tenho plantas e decors artificiais. Por acaso queria colocar um tronco/raiz "bonito". Tens dicas/conselhos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser madeira apropriada para aquários. Não coloques madeira "normal" pois vai aprodrecer e criar um "desastre natural" no aquário. ;)

Tronco ou raiz é uma questão de gosto pessoal. É indiferente.

Se puderes aproveita e compra plantas.

Sugestão: Feto e/ou Musgo de Java, Anunbia.

Podes/Deves prende-las à madeira. Nunca enterrar o rizoma.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, AACC disse:

Deve ser madeira apropriada para aquários. Não coloques madeira "normal" pois vai aprodrecer e criar um "desastre natural" no aquário. ;)

Tronco ou raiz é uma questão de gosto pessoal. É indiferente.

Se puderes aproveita e compra plantas.

Sugestão: Feto e/ou Musgo de Java, Anunbia.

Podes/Deves prende-las à madeira. Nunca enterrar o rizoma.

 

Na altura, na loja, disseram-me que se quisesse colocar madeira "normal" podia, desde que fervesse a madeira e a colocasse dentro de água até que afundasse. Assim não terias problemas. Confirmas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, AACC disse:

Negativo. :default_stop:

 

Ok. Então se calhar vou retirar algumas das plantas artificiais e colocar o tronco/raiz com algumas das plantas que sugeriste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.