Ph baixa consecutivamente


Recommended Posts

Olá caros colegas. Trago uma situação que me está a dar problemas e que ainda não consegui resolver:

O meu aquário é de cerca de 70L, água doce, já com vários anos de montagem. Tenho um tronco mopani e uma raíz, substrato era JBL manado e a nível de peixes tenho neons, corydoras, ampulárias e guppies no que seria idealmente uma água de pH 7,  um intervalo bom para todos. Tenho anúbias, fetos de Java e Egeria. No entanto, à uns largos meses, que tenho notado que não consigo manter guppies, morrem todos passadas umas semanas. O pH da àgua da torneira é de 6,5 e mantive estas espécies durante vários anos sem problemas. Percebi o problema quando comecei a fazer testes de pH durante vários dias seguidos e o facto é que o pH da água cai abruptamente dos 6,5 para os 4,5 ou até mesmo 4 no espaço de 3 ou 4 dias (sendo faltal para os guppies). Falei com algumas pessoas que me aconselharam a lavar ou mudar o substrato pois o manado tem uma granulometria grandinha e deveria estar a acumular muitos detritos e a aumentar o pH. Retirei o manado, lavei-o muito bem com água sem cloro e voltei a colocar no aquário apenas 1 cm (e não os 4cm que tinha antes) sendo que coloquei por baixo areia de rio nova, com uma granulometria mais baixa para não acumular tanto. Voltei a montar tudo e o problema persiste... Sendo que apenas tenho um tronco e uma raíz (que tenho à vários anos e nunca tive este problema), começo a ficar sem grandes opções. Já coloquei conchas no filtro interno, não compensa a queda do pH. Fiz um teste em que coloquei a água do aqua num copo e medi o pH durante 3 dias e está perfeitamente estável.  Será que tenho que retirar todo o manado? É inerte, está lavado, não devia fazer este efeito. Só me resta o tronco..... Agradeço imenso qualquer ajuda que me possam dar pela vossa experiência. É um aquário muito simples a nível de decoração e flora... Não tenho CO2, não tenho turfa no filtro. O pH baixa consecutivamente de 6,5 até 4 (que foi o mais baixo que já vi) no espaço de cerca de 4 dias. Faço TPA semanalmente, cerca de 20%. Filtragem é interna por enquanto (estou à espera de um Eheim Liberty para substituir), tenho esponja e cerâmica (e agora conchas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...