Woods Stream


ismael_figueira

Recommended Posts

Boa noite malta!
 
Aqui vem uma nova montagem à tanto esperada, com bastantes expectativas e tentativas frustradas sempre focado em transmitir o que anteriormente tinha idealizado... Acabei por não conseguir fazer o que tinha em mente. Foi até me fartar e tirar tudo de dentro do aquário, fazer uma pausa e reflectir no que pretendia manter dentro destes 5 vidros.
Acabei então por deixar os materiais decidirem a melhor posição e enquadramento mas sempre com a mente focada nas plantas que iria usar. Foram assim duas semanas de põe substrato, mete pedra, vira tronco, jogar com as elevações, etc, etc, etc...    
Está perfeito? Claro que não! Mas é isso mesmo que se pretende, para próxima ficará melhor e tudo faz parte de um ciclo de evolução.
Segue então o setup completo, senão o Tozé dá-me na cabeça.
 
1 - Nome do Aquário
"Woods Stream" 
A montagem leva-me para um cenário em que corre um pequeno riacho pelo meio de um pedaço de floresta. 

2 - Data da montagem
01-03-2018

3 - Dimensões do aquário 
Water Cube Pro 120*50*50 300L
 
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Eheim 1200XL

4.2 - Termostato
Eheim 300W
 
4.3 - Iluminação/Foto-período
MasWas 45W+15W
FTB 50W+20W
8 Horas Foto-período  

4.4 - Sistema de CO2
Kit 2Kg c/Válvula solenoide, definido para 8 horas com desfasamento de 1h antes do foto-período   
 
4.5 - Outro equipamentos adicionais
Skimmer Eheim 350

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil
Volcano Mineral 

5.2 - Substrato inerte
Aquasoil Amazónia
 
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)

Red moor wood 
Rochas recolhidas na natureza
Areia silica
  
6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

DIY

7 - Fauna
Caridina Japónica
Ottocinclus afinis 
Ancis
Mais tarde será introduzido um cardume a definir. 

8 - Plantas
Higrophilla Pinnatifida 
Micranthemum Motecarlo 
Rotala sp. Green 
Rotala H'ra 
Staurogyne Repens 
Pogostemon Erectus 
Rotala Rotundifolia 
Ludwigia Palustris
Microssorum Pteropus trident
Anubia Nana - Petit 
Bolbitis Heudelotti 
Marsilea Hirsuta 
Cryptocoryne wenditii Green 
Hydrocotyle Tripartita 
Ricardia Chamedryfolia 
Taxiphyllum sp. Spiky 
 
9 – Observações
Nas 2 primeiras semanas as trocas de água foram bastante frequentes, como já seria de esperar a carga orgânica do Amazónia é bastante elevada. 
TPA Semanal a partir da 2ª semana - 50%
 
10 - Fotos
Segue então as fotos muito resumidamente do que se passou por aqui!
 
IMG_4501.png
 
IMG_4502.png
 
IMG_4505.png
 
IMG_4506.png
 
IMG_4510.png
 
IMG_4526.png
 
IMG_4529.png
 
Esquema de plantação: 

Layout Final esquema plantação-Recovered.jpg
 
Depois dos últimos ajustes vamos lá plantar isto! 
 
IMG_6489.png
 
IMG_6501.png
 
IMG_6511.png
 
IMG_6514.png
Muito importante, manter tudo bem molhado e um borrifador é imprescindível! Cerca de 2 horas nisto... 
 
IMG_6520.png

O momento de inundar e dar vida ao aquário!
 
IMG_6525.png
 
IMG_6527.png
Alguns dias depois era este o resultado.
 
IMG_6577.png
 
Com cerca de semana e meia de vida.
 
IMG_6614.png
 
 
Por agora tudo a correr normalmente, claro que as diatomáceas não foram meigas e a equipa de limpeza tem sido uma grande arma no combate ás algas.

Brevemente irei actualizar com novas fotos, e claro digam de vossa justiça. 

Abraço  
 
  • Gosto 5

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael
Material de topo para uma montagem a condizer.
Só não teria feito a praia tão larga na parte da frente nas de resto esta excelente.
Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Obrigado(a) 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

On 01/04/2018 at 01:37, Filipe Sampaio disse:

Boas Ismael
Material de topo para uma montagem a condizer.
Só não teria feito a praia tão larga na parte da frente nas de resto esta excelente.
Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Filipe, o facto de ter deixado o caminho mais largo na frente foi mesmo com o objectivo de criar alguma profundidade com o estreitamento do mesmo até ao fundo. Posso ter exagerado, vamos ver com o tempo se a montecarlo vai fazer o que pretendo. 

 

há 2 horas, Luís Cardoso disse:

Mais um bom setup Ismael.
Agora é dar forma à massa vegetal.
Parabéns

Sim Luís, a tesoura não pode ficar a descansar! Vamos lá ver se vou conseguir dominar isto em condições. Aliás isto já levou uma poda na semana passada!

 

Obrigado a ambos pelas vossas palavras, vamos ver como é que vai ser o amadurecimento do layout e como é que as plantas vão tomar conta dos devidos espaços. 

Por agora sem pressas e sem correrias para tentar dar o melhor futuro a esta montagem. 


Grande abraço 

Editado por ismael_figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom Ismael!

Só acho que deixaste o substrato muito alto à frente. Ele com o tempo vai resvalando, por isso podias deixar só uns 2 cm ou menos. De resto nada a apontar, a não ser aquele canhão colado ao vidro de trás! :my_biggrin: 

Com juizinho ainda vais a tempo do concurso deste ano!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo, 

há 24 minutos, Gonçalo84 disse:

Está muito bom Ismael!

Só acho que deixaste o substrato muito alto à frente. Ele com o tempo vai resvalando, por isso podias deixar só uns 2 cm ou menos. De resto nada a apontar, a não ser aquele canhão colado ao vidro de trás! :my_biggrin: 

Com juizinho ainda vais a tempo do concurso deste ano!

Obrigado pelas tuas palavras!

 

Quis deixar mais substrato para ter uma boa base para enraizamento, estava relativamente bom... Mas como sobrou algum Amazónia e decidi à última da hora meter mais uma pequena camada. 

O canhão lá atrás ainda é caso a pensar uma vez que não era prioridade, preocupei-me primeiramente em adquirir um filtro em condições já que o meu 2217 era muito curto.

 

Quanto aos concursos, se conseguir para este ano melhor! Mas sem pressa, a Natureza leva o seu tempo e caso não esteja pronto nas datas previstas para ser submetido, não há problema com isso. :my_smile:

 

Grande abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito ismael, e ainda está só a comecar! Um futuro radiante em perspectiva :-)

Esse caminho parece-me um pouco direito demais, talvez umas 2 ou 3 pedras estratégicas para o fazer ondular? Também estava a ver mais umas raízes para ligar melhor os 2 montes, como se fossem mais um contínuo a descer e a subir os montes...

Parabéns!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Boas @buedamau

há 40 minutos, buedamau disse:

Gosto muito ismael, e ainda está só a comecar! Um futuro radiante em perspectiva :-)

Esse caminho parece-me um pouco direito demais, talvez umas 2 ou 3 pedras estratégicas para o fazer ondular? Também estava a ver mais umas raízes para ligar melhor os 2 montes, como se fossem mais um contínuo a descer e a subir os montes...

Parabéns!

 

Obrigado, sim ainda é só um começo vamos a ver como corre, há muito para evoluir!

O "riacho" ainda pode sofrer umas ligeiras curvas basta adicionar umas pedras mais pequenas e fazê-lo curvar mais um pouco ;) Quanto aos troncos, percebo a tua visão, no entanto pretendo dar ênfase à flora e dar um ar de vegetação mais densa em que os troncos perdem um pouco. 

 

Grande abraço   

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ismael, estou a adorar este tópico. Primeiro porque o aquário está lindíssimo e depois porque tem exatamente as dimensões do aquário que quero ter. Estou curiosa em relação ao móvel, será que podias tirar foto? Obrigada


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ismael

Os meus parabéns,esta um trabalho lindo de se ver,e apreciar,como eu costumo dizer,o tempo da natureza,não e o mesmo

tempo dos Homens,a natureza e um caos organizado,ao qual o Homem tem de seguir as leis dela,e não o contrario,se bem

que o Homem por vezes faça um pouco de batota,mas a natureza na maioria das vezes ganha,obrigada por partilhares.

Abraço Álvaro Silva

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

há 45 minutos, Lara Cunha disse:

Ismael, estou a adorar este tópico. Primeiro porque o aquário está lindíssimo e depois porque tem exatamente as dimensões do aquário que quero ter. Estou curiosa em relação ao móvel, será que podias tirar foto? Obrigada


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Lara agradeço o apreço por este trabalho! As dimensões deste aquário realmente dão para brincar um pouco mais, no entanto podemos ver GRANDES trabalhos em aquários bastante pequenos. A vantagem de aquários destas dimensões é essencialmente a versatilidade que estes te dão, é mais "fácil" transmitir uma ideia que tenhas na cabeça e acima de tudo, tens grande margem de manobra no que toca a erros que possam comprometer o equilíbrio do ecossistema.  

Quanto ao móvel, fui eu mesmo que o fiz. Está preparado para suportar bem o peso que está em cima. 

 O esqueleto do mesmo:

large.Untitled-1.png

 

E o aspecto final:

large.Untitled-2.png

 

 

há 20 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas ismael

Os meus parabéns,esta um trabalho lindo de se ver,e apreciar,como eu costumo dizer,o tempo da natureza,não e o mesmo

tempo dos Homens,a natureza e um caos organizado,ao qual o Homem tem de seguir as leis dela,e não o contrario,se bem

que o Homem por vezes faça um pouco de batota,mas a natureza na maioria das vezes ganha,obrigada por partilhares.

Abraço Álvaro Silva

 Sr. Álvaro, seja bem vindo por aqui! Obrigado pelas gentis palavras! 

É verdade somos uns batoteiros mas a Natureza leva sempre a melhor.
Nada a agradecer pela partilha, é para isso mesmo que serve esta comunidade para partilhar-mos a forma como desenvolvemos o hobby nas nossas casas.

 

 

Grande abraço 

 

 

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, entrámos noutra dimensão! O móvel está muito bem feito e acima de tudo tem ar de aguentar muito mais do que 300 litros. Parabéns


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Lara Cunha disse:

Pronto, entrámos noutra dimensão! O móvel está muito bem feito e acima de tudo tem ar de aguentar muito mais do que 300 litros. Parabéns

Obrigado Lara

 

Se formos a contabilizar estão ali bem mais do que só os 300L. 

Posso ter exagerado um pouco nos reforços mas não queria de modo algum correr o risco de ter dissabores causados por uma estrutura fraca. Se há coisas que não devemos descurar é a segurança e a estabilidade, aqui não olhei a meios!

 

Abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, andei a fazer testes à água do meu aquário, pois comecei a reparar que as plantas estavam a apresentar alguns problemas no crescimento. Segundo os resultados obtidos posso excluir a carência de nutrientes e as plantas que apresentam pior aspecto é a staurogyne e a cryptocoryne (folhas a cair/apodrecer).
 
Creio que os valores estão todos normais para o cenário apresentado, excepto o kH e o gH que se apresentam com valores de º1 e inferior a º3 respectivamente.
Como tal posso concluir que seja esta a raiz do problema.
Nunca tal me tinha acontecido, contudo pelo que fui lendo existe um método eficaz para fazer subir as durezas, a adição de bicarbonato de sódio.
 
 
A minha questão é, independentemente do objectivo alcançado, o sódio presente no bicarbonato não vai ter efeitos secundários negativos na biologia do aquário?
 
Existem alternativas mais seguras sem fazer disparar o valor do pH em paralelo?

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé, 

 

há 24 minutos, Tozé Nunes disse:

Ismael, qual é o teu sistema de fertilização?

Estou a dar fosfatos e potássio com um target semanal 1.3ppm e 20ppm respectivamente e micros com um target de Fe 0,5ppm. 

Esquema:

4ª Feira - TPA - 30ml K, 5ml PO4

5ª Feira - 10ml Micros

6ª Feira - 30ml K, 5ml PO4

Sábado - 10ml Micros

Domingo - 30ml K, 5ml PO4

2ª Feira - 10ml Micros

3ª Feira - Descanso 

 

Achas que pode estar relacionado?
 

Pelo que já percebi do Filipe Oliveira, o facto de ter o kH quase nulo deixa de fazer o efeito tampão na química da água e consequentemente dá aso a grandes oscilações no pH. Ora as plantas como os peixes não gostam destas condições e por lógica estou a ponderar que seja esta a raiz do problema. 

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé, 
 
Estou a dar fosfatos e potássio com um target semanal 1.3ppm e 20ppm respectivamente e micros com um target de Fe 0,5ppm. 
Esquema:
4ª Feira - TPA - 30ml K, 5ml PO4
5ª Feira - 10ml Micros
6ª Feira - 30ml K, 5ml PO4
Sábado - 10ml Micros
Domingo - 30ml K, 5ml PO4
2ª Feira - 10ml Micros
3ª Feira - Descanso 
 
Achas que pode estar relacionado?
 
Pelo que já percebi do Filipe Oliveira, o facto de ter o kH quase nulo deixa de fazer o efeito tampão na química da água e consequentemente dá aso a grandes oscilações no pH. Ora as plantas como os peixes não gostam destas condições e por lógica estou a ponderar que seja esta a raiz do problema. 
 
Abraço 


Estás a dar po4 e não acompanhas com no3 porquê?

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Estás a dar po4 e não acompanhas com no3 porquê?


Boas Luís,

Desde à 2 semanas para cá que os valores dos nitratos estão relativamente bons, daí não estar a adicionar no3... se calhar estou a fazer asneira... :/


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Boas Luís,

Desde à 2 semanas para cá que os valores dos nitratos estão relativamente bons, daí não estar a adicionar no3... se calhar estou a fazer asneira... :/


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boa noite.
Sim o melt pode ser derivado dessas durezas baixas provavelmente é o substrato a fazer o trabalho dele.
Se quiseres água tipo Rocha avisa que eu mando-te daqui.
Relativamente a fertilização se está a funcionar mantém.
Abraço

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aumentar o kH podes aumentar os valores de potássio até aos 30 ppm. 

Em alternativa há produtos no mercado compostos por bicarbonato de potássio que aumentam os valores de k, kH e serve como reserva de CO2. A Aquavitro tem isto:

http://www.aquavitro.com/products/carbonate.html

Eu tenho uma embalagem disto mas nunca foi necessário a sua utilização pois as minhas pedras aumentam de que maneira as durezas! 

Tens que me dizer onde arranjaste essas pedras ;)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Boa noite.
Sim o melt pode ser derivado dessas durezas baixas provavelmente é o substrato a fazer o trabalho dele.
Se quiseres água tipo Rocha avisa que eu mando-te daqui.
Relativamente a fertilização se está a funcionar mantém.
Abraço


Acontece que água daqui andava a rondar os 4/5kH e agora está nos 2kH assim que entra no aquário praticamente deixo de conseguir registar algum valor. Como dizes deve ser o substrato.

Ainda assim vou começar a adicionar no3 por via das dúvidas.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aumentar o kH podes aumentar os valores de potássio até aos 30 ppm. 
Em alternativa há produtos no mercado compostos por bicarbonato de potássio que aumentam os valores de k, kH e serve como reserva de CO2. A Aquavitro tem isto:
http://www.aquavitro.com/products/carbonate.html
Eu tenho uma embalagem disto mas nunca foi necessário a sua utilização pois as minhas pedras aumentam de que maneira as durezas! 
Tens que me dizer onde arranjaste essas pedras ;)
 


Sim Tozé, o Filipe falou-me nesse produto, possivelmente vai mesmo ter se ser.

Eu meti estas pedras com receio que elas fossem aumentar as durezas afinal são completamente inertes, aqui na minha zona o tipo de rocha predominante é calcária e granitos, por isso sorte ou azar estas não mexem nem um bocadinho valor nenhum!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno , 

há 2 horas, brunofasoares disse:

Promete...

Vamos lá ver o que vai sair daqui. 

 

Abraço 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Vergonhoso! Tanto tempo sem vir aqui actualizar isto! 

Pois bem, as coisas por aqui não estão na melhor forma... até estava a estranhar isto ter tido um arranque tão suave sem contratempos! Parece que os deuses das algas se uniram contra mim, ou então sou eu que ainda não percebo nada disto.... 
Passo a listar as algas que tenho no aquário:

- Staghorn 

- BBA

- GDA

- Fuzz

... acho que para ficar completo só falta mesmo as minhas amigas filamentosas! 

 

Acções correctivas feitas até ao momento:

- Reduzi o foto-período para 7h, com isto notei alguma regressão na GDA que tinha nos vidros mas não por completo. 

- A questão da BBA, continuo a acreditar piamente que está relacionada com o acumulo de detritos no filtro, uma vez que a lã fica saturada começa a libertar o excesso para a coluna de água e os esporos começam a alojar-se no hardscape e plantas. Como comprei o filtro usado, comprei um conjunto de esponja e lã própria da Eheim como forma de neutralizar mais eficazmente as partículas presentes na coluna de água. Simultaneamente tenho estado a tratar diretamente com Seachem Excel nas zonas mais afectadas, mas com isto tudo não noto grande regressão.

- Staghorn, tenho estado a remover manualmente e a podar as folhas mais afectadas mas não estou a conseguir erradicar, pois surgem novos focos em vários pontos diferentes. Segundo tenho lido, esta alga está mais associada ao excesso de Fe, pelo que fiz teste e o resultado foi de 0.4 ppm... estou confuso...

- Fuzz, parece a menos preocupante, tenho escovado as zonas mais afectadas mas não é assim tão fácil de sair. Supostamente com o tempo poderá regredir, pois tendencialmente está associada a um ecossistema recente e instável... esperemos que assim seja!  

 

Conclusão -> Vai para aqui um grande desequilibro, e a avaliar pelo tipo de algas tem tudo a ver com nutrientes. Por isso preciso de sérias ajudas no que toca a fertilização! Posso estar a fazer interpretações erradas no momento em que faço os cálculos da mistura dos sais, e creio mesmo que possa ser aqui que esteja a falhar redondamente. 

 Quanto à questão do gH e kH está resolvido, dei um saltinho à Aquaeden e o Rui aconselhou-me a subir um pouco as durezas em especial o gH. Para isso estou a usar o LINFA da équo, até ver está a resultar bastante bem. 

 

Quando tirar umas fotos de jeito às algas eu ponho aqui para fazer um report mais completo. 

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.