água está muito turba no 1o aquário


Recommended Posts

Boas,

Estou a começar com este novo hobby e precisava da vossa ajuda. Quando comprei o Aquário, indicar-me 2 produtos da Sera (Bio Nitrivec & aquatan) para ajudar a fazer o "ciclo do azoto" durante 1 semana. Durante esse período fui fazendo os testes ao pH e davam sempre 6.0. Então ao fim de 2 1/2 semana comprei a pedra calcária para aumentar o pH e comprei os peixes passados uns dias.

Entretanto a minha água está muito turba e não sei o porquê. Antes de meter a pedra e os peixes a água estava “limpa”. Fiz testes ao pH (7.0) e No2(0,01 - 0,025), até fiz um TPA de +-25% do aquário.

 

Setup - Aquário de água doce:

1 - Nome do Aquário-Aquário

2 - Data da montagem-10 Fevereiro 2018

3 - Dimensões do aquário- 100 cm x 50 cm x 50 cm Altura

3.1 - Volumes bruto e útil - 250L

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Aqua Nova NCF 1500 (1500L/H)

4.2 - Termostato eheim 250w

4.3 - Iluminação - Brevemente penso adquirir

4.4 - Sistema de CO2- Não tenho

4.5 - Outro equipamentos adicionais- Não existem

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil- Não tenho

5.2 - Substrato inerte- Não tenho

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)-Tenho um tronco, uma pedra calcária (aumentar o PH), castelo decorativo, Areia de sílica

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)- Não

7 - Fauna- Dois limpa chãos e Um Limpa vidros (Colocados esta semana)

8 - Plantas

8.1 - Quantidade e espécie- Brevemente penso adquirir

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

PH- 6.0 - 7.2 ( Estou a tentar estabilizar o pH nos 7.0, visto que sem a pedra calcária estava sempre em 6.0)

NO2- 0,01 - 0,025

(De momento fiz só estes dois para ter uma ideia)

Temperatura- Entre os 24º e o 26º

 

26702860448_e22d157e63_z.jpg

Editado por billybob0284
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Tu andas ao contrario dos outros,que andam há luta por o ph ser muito alto,se queres que eu te diga

um ph a 6.0 esta  muito bom,o ciclo do azoto não se faz numa semana mas sim um mês mais qualquer

coisa,ou menos qualquer coisa,acho que deves ler sobre o ciclo do azoto.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas 

Tu andas ao contrario dos outros,que andam há luta por o ph ser muito alto,se queres que eu te diga

um ph a 6.0 esta  muito bom,o ciclo do azoto não se faz numa semana mas sim um mês mais qualquer

coisa,ou menos qualquer coisa,acho que deves ler sobre o ciclo do azoto.

Cump: Álvaro Silva

Boas, 

Desde já agradeço a sua resposta.

A informação/indicação que me deram foi para tentar colocar o pH o mais próximo dos 7.0. Em relação ao ciclo do azoto como disse, quando comprei o aquário disseram me para usar esses dois produtos para "acelarar" o processo.

Outro das minhas dúvidas está relacionado com a água estar turba, o que pode estar a causar isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedra calcária poderá ser demasiado macia, o que com um valor de acidez razoável, promove a decalcificaçao acelerada e a suspensão de partículas calcárias na água.

O Nitrivec provoca, nos 2/3 dias após a aplicação, esse mesmo efeito.

Boa sorte.

Editado por AACC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, AACC disse:

A pedra calcária poderá ser demasiado macia, o que com um valor de acidez razoável, promove a decalcificaçao acelerada e a suspensão de partículas calcárias na água.

O Nitrivec provoca, nos 2/3 dias após a aplicação, esse mesmo efeito.

Boa sorte.

Realmente a água só começou a ficar assim turba desde que meti a pedra. Só que já a tenho desde o 22 de fevereiro e a água ainda está assim.

Em relação ao Nitrivec só o usei nos primeiros dias dos aquário e quando faço TPA.

 

Que conselho me das para tentar resolver este problema?  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, billybob0284 disse:

Realmente a água só começou a ficar assim turba desde que meti a pedra. Só que já a tenho desde o 22 de fevereiro e a água ainda está assim.

Em relação ao Nitrivec só o usei nos primeiros dias dos aquário e quando faço TPA.

 

Que conselho me das para tentar resolver este problema?  

Deixa de usar o Nitrivec e retira a pedra. 

Numa semana (máximo) já poderás aferir se era de facto esse o problema.

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, AACC disse:

Deixa de usar o Nitrivec e retira a pedra. 

Numa semana (máximo) já poderás aferir se era de facto esse o problema.

Boa sorte!

Logo já tiro a pedra. Faço um TPA ou deixou estar como está?

 

O Nitrivec só usava mesmo quando fazia TPA. Deixo de usar por completo o Nitrivec?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

O problema ficou igual durante alguns dias, então tive que fazer um TPA de 50%.  Após isso a água ficou limpa.

Durante este tempo voltei a lavar bem pedra para ver se ainda tinha mais pó (de facto tinha). Então coloquei a pedra dentro de um balde durante uns dias para ver se a água ficava limpa.

Depois de confirmar que a água do balde continuava limpa voltei a colocar a pedra no aquário.

Até agora a água tem-se mantido limpo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.