Folha de Catappa - Água Amarela??


AlfaBetta

Recommended Posts

Boas noites, gostaria que alguém me esclarecesse o seguinte, coloquei uma folha de catappa no aquário sabendo que a água ia ficar com tom amarelado, a minha pergunta é, será que é possível atenuar ou fazer este tom desaparecer?

Pergunto ainda, para controlar o PH do aquário, foi realizar uma troca de água com água engarrafada, o PH baixa logo, mas, mantém-se por quanto tempo? É uma mudança imediata ou só passadas algumas trocas de água é que vou sentir diferença?

Obrigada pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se retirares a folha e fizeres trocas de água essa cor amarelada desaparece.


Quanto às TPAS com garrafão isso não é linear mas se o ph for mais baixo dependendo da quantidade que mudares vai baixar no aquário também. Verifica é se não tens algo dentro do AQUA tipo pedras ou substrato que seja calcário e te faça subir sempre a dureza e ph da água.


"Tapatalking"

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a resposta.

Ok, secalhar o melhor é mesmo retirar a folha de catappa, tinha-a colocado na tentativa de baixar o PH o que não aconteceu.

Também pensei que fosse o substrato, fiz um teste, deixei um copo com água normal e outro com água + substrato, durante 24 horas, passado este tempo medi o PH dos dois copos o valor era o mesmo nos dois, 7,5.

Este teste tem alguma veracidade?

Vou fazer hoje uma TPA com a água que deixei a repousar, 3,6 L, vamos ver o que acontece.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Agradeço a resposta.
Ok, secalhar o melhor é mesmo retirar a folha de catappa, tinha-a colocado na tentativa de baixar o PH o que não aconteceu.
Também pensei que fosse o substrato, fiz um teste, deixei um copo com água normal e outro com água + substrato, durante 24 horas, passado este tempo medi o PH dos dois copos o valor era o mesmo nos dois, 7,5.
Este teste tem alguma veracidade?
Vou fazer hoje uma TPA com a água que deixei a repousar, 3,6 L, vamos ver o que acontece.
 
 


Qual o teu kh? Se o kh for acima de 2 ou 3° em curto prazo o ph não mexe. O kh é como que um tampão. Só perto de zero vais ter ph a baixar ou subir facilmente o que é mau.

E mesmo que a folha ou algo te baixasse o ph quando fazes TPAS com água da torneira se for mais dura é com ph mais elevado os valores do aquário vão subir.

Para veres se algo é calcário usa vinagre. Tira o objeto fora de água deixa secar e mete um pouco de vinagre. Se efervescer é calcário.

7.5 é um bom ph. Dá para quase tudo.

"Tapatalking"

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que não encontro nenhum teste de KH.

Agora tenho usado água de garrafão, o PH baixou para 7,1.

Pois, eu estou preocupada porque li que os Bettas preferem um PH mais baixo do que o tal 7,5.

Sabes dizer-me onde arranjo um teste de KH?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, AlfaBetta disse:

eu estou preocupada porque li que os Bettas preferem um PH mais baixo do que o tal 7,5.

Esses valores são para espécies selvagens, já a maior parte dos peixes que há á venda nas lojas ou a criadores particulares criados em cativeiro aguentam valores mais amplos. Pior que estarem em pH 7.5 é andar a alterar constantemente esses valores. 

Testes de kH há á venda nas boas lojas de aquariofilia, podes comprar mas não vejo grande necessidade para o teu caso.

Também não vejo qual o problema em manter a folha de catappa dentro do aquário! Pode não estar a baixar o pH mas tem propriedades medicinais óptimas para peixes.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade, alterações ao PH são piores...

Ok então não vou dar prioridade ao teste.

Para mim não tem grande problema, só quando faço testes de amónio, nitratos e nitritos, por vezes, parece que não consigo ver a cor do teste.

Secalhar estou-me a afastar do tópico mas, há algum peixinho que eu possa colocar no aquário sem problemas?

O meu outro Betta conviveu com uma corydora durante uma noite e de manhã estava a boiar no aquário com uma bela dentada.

Este Betta (o preto) conviveu com um néon que,, por engano, veio no saco e digamos que, não correu bem.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tem um histórico assim, melhor não adicionar nenhuma companhia! 

O ideal será criares um tópico dedicado ao aquário onde mantens esse betta ;) aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/forum/96-bettas-e-outros-anabantídeos/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais