pulse-

Projecto

Recommended Posts

Boas após anos e anos no mundo dos Ciclideos resolvi realizar um dos meus maiores sonhos como aquarista que é o aquário marinho.

É claro que isto é um mundo novo para mim e eis que surge a primeira duvida!

O aquário...

Tenho 2 hipotses

200x45x40

Ou

90x60x60

O que mais me aconselham para começar?

Obrigado a quem não ignorar

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

escolha complicada... pois o primeiro é muito comprido mas baixo, o que até é bom para este hobby. O segundo é muito largo e alto, mas pouco comprido... era moda há uns anos esse tipo de aquario.

lembra-te que terás que ter pelo menos 30x em termos de circulação e para o primeiro podes precisar de varias bombas. Mas confesso que o primeiro é-me mais apelativo, mas o segundo será mais apelativo para muitos...

 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, também estou mais inclinado para o 200x45x40 mas não sabia se os 0.40 de altura era pouco ou não para agua salgada.

Não sei se existe medidas minimas 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

depende do que vais manter... mas algo acima de 60 é demasiado alto e tem inconvenientes em termos de iluminação e ser pouco pratico. Abaixo de 40 tem inconvenientes para corais moles, como sarcophytons que crescem bem, mas é aceitável para boa parte dos corais.

 

por acaso tb uso o meu aquario de ciclídeos e tem 170x36x53, mas so encho até 47 cm de altura e mesmo assim, molho as mangas. Estou sempre a volta do aquario, colar frags de SPS devido a redecoraçao ou algum peixe ou eremita descolou, fazer colonias novas de zoanthus ou mudar a localização de algum mole ou lps, mudar algumas pedras, limpezas, etc... apanhar uma asterina ou outra. acabas sempre com as mãos lá dentro.

 

o segundo... é aquario mais próprio para aquários de agua salgada tradicionais, para pessoas de idade, que vao manter alguns corais moles grandes amontoados. mas há aquários assim bonitos... já vi.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia é os corais moles, mas como tem 2m de cumprimento a minha ideia é aproveitar o cumprimento e não tanto altura ou seja meter rocha em cima de rocha, acho que da para ficar bastante bonito assim.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Há uns sarcophytons que crescem alto e 40 cm pode ser curto, mas outros não... os meus são baixos e largos. Com tudo bem em 1 ano, eles crescem bem, sinularias igual.

 

mas dentro da categoria de moles colocam-se zoanhus e cogumelos para os quais esse aquario comprido será o melhor.

 

não te recomendo fazer um amontoado de rochas, que é o tradicional, tem inconvenientes... mas sim, fazer ilhas separadas e boa circulação entre as rochas.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia é essa, em vez de fazer amontoados de rocha, mas sim ir espalhando e aproveitando os 2m e não tanto a altura do mesmo

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

As ilhas separadas tem outra vantagem, que é permitir manter espécies que propagam pela rocha, e assim controlas. Eu faço duas ilhas separadas, e as rochas de cada ilha podem contactar ou não, dependendo dos corais.

Os zoanthus, palythoas, clavularias, green star polyps, xenias, etc... a organizaçao das ilhas tem importancia para estes corais e será a forma de controlares os crescimentos e a estética que queres, eu uso também esquemas de ilhotas em frente às ilhas, isto para manter zoanthus ultra separados onde não interessa misturar. já para sarcophytons, lobophytons e sinularias isso não tem importância pois não procriam pela rocha, mas em tamanho. O mesmo para boa parte dos SPS, que crescem pelo seu próprio esqueleto. 

Os peixes... é outra questão, boa parte dos peixes são como os ciclídeos africanos, são espevitados e territoriais, pelo que o tamanho do aquario importa.

como areia recomendo-te aragonite apenas, evita areia de coral... quer sobre esse nome, quer com nomes comerciais diversos, é para vender, mas de qualidade inferior e não é coral. Aragonite sim é feito à base de coral e moluscos, alem de mais bonito, ajuda a controlar os moles com crescimentos mais acelerados. Já o areao de "coral" é uma base normal para os corais, não ajuda a controlar.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00