Hugo AP Ferreira

Aquarios CRS´s + CBS´s - Pedido de conselhos e ajuda

Recommended Posts

Boa noite,

tenciono fazer uma montagem para CRS´s e CBS´s com o seguinte material:

- 2 X Aquario Aquatlantis 60x30x30 LED Aquatlantis 60x30x30 LEDAquatlantis 60x30( 1 para CRS´s e outro para CBS´s) 

- 2 x termostato EasyKlim 50W

- 1 x Filtro exterior Eheim Professionel 4+ 250 ligado aos dois aquários através de T´s derivadores

Agora seguem várias duvidas que tenho e para as quais solicitava a vossa preciosa ajuda:

- queria fazer dois plantado com plantas low tech usando um areão preto. Que substrato e areão recomendam atendendo a que se trata de CRS´s e CBS´s e não pretendo nada complicado em relação às plantas?

- Quais as melhores plantas para colocar num aquário de CRS´s / CBS´s?

- a ideia de ligar um filtro de alto debito (950 L/H) para dois aquários é fazível? quais os riscos?

- Para alem deste material, que outros equipamentos deveria comprar?

- Se colocar CRS´s com CBS´s eles vão cruzar? 

Obrigado pela vossa ajuda

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Se o que pretendes ter é um aquário de camarões tens de pensar em primeiro lugar no que é melhor para eles. O solo pode ser importante porque os solos próprios para camarões ajudam a estabilizar alguns parâmetros e assim a ter menos preocupações. Os camarões gostam acima de tudo boa água e estabilidade. Boa filtragem e limpeza são requisitos fundamentais.

Em termos de plantas, em aquáriso do género, costuma usar anubias, fetos, musgos, e mais recentemente Buephalandras, etc... tudo plantas low-tech que se mantenham mesmo nas condições mais básicas.

Misturar CRS e CBS vão cruzar e se a ideia não é essa então opta apenas por uma delas.

1 filtro ligado a 2 aquários? Com T´s? Como estás a pensar fazer isso? Acho que devias ter sistema de filtragem individuais.

Pensa bem no que pretendes fazer porque só vais poder tomar decisões acertadas quando chegares a uma conclusão sobre a tua montagem.

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post

Boas, os conselhos do Bruno são muito válidos, faz bem o plano para que depois não hajam dissabores... Eu posso te aconselhar o solo da Aquagro soil, que mantém os parâmetros estáveis, para além de que o preço é bom (a meu ver), mas tem um inconveniente que a partir de 1 ano/1 ano e meio começa a desintegrar-se muito. Mas há muitas outras marcas e excelentes produtos também!

Cumps

Daniel

• Gosto 1

Partilhar este post

Link para o post
On 24/02/2018 at 00:08, Hugo AP Ferreira disse:

.....

- a ideia de ligar um filtro de alto debito (950 L/H) para dois aquários é fazível? quais os riscos?

...

Muito cuidado com essas ligações, no início até pode funcionar, mas basta um dos aquários ter algo a tapar o outflow e pumba o aquário vai transbordar de água vinda do outro, é inevitável....

Joga sempre pelo seguro, é preferível ires para a cama descansado ;)

Cumps,

Partilhar este post

Link para o post

Boa noite,

obrigado a todos pelos comentários.

O projeto, infelizmente tem avançado lentamente.

Neste momento tenho:

• KIT aquario kiwoko de 55Cm
  • Advanced soil shrimp HELP

Em termos de plantas, pretendo colocar:

• elocharis parvula sp mini
  • taxiphyllum sp flame
  • pogostemon helferi
  • alternanthera reineckii mini
  • rotala rotundifolia green

Não vai ter CO2 e a iluminação vai ser a do KIT

Os camarões serão os CRS

Assim que passar à ciclagem, ja com as plantas, coloco umas fotos

Partilhar este post

Link para o post

Só uma questão, se vais usar o HELP Shrimp Soil vais ter dificuldade em manter essas plantas que referes. O HELP é um solo muito ácido, muito bom para esses camarões, mas para as plantas dificulta bastante a criação e desenvolvimento de raízes e por sua vez a saúde da própria planta.

Partilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica.

que plantas recomendarias então?

Não queria fazer nada muito complexo mas gostava de ter umas plantas no fundo e um tapete não muito exigente.

Partilhar este post

Link para o post

Se pretendes ter um aquário plantado para camarões, não recomendo mesmo nada esse solo, pelas razões que falei anteriormente. Solos como o Aquagro, por ser mais barato, ou mesmo o Amazónia é óptimo para isso, agora se já compraste o solo e queres mesmo utilizar esse, então recomendo que utilizes apenas plantas que fiquem agarradas a troncos e pedras.

Mesmo assim, se quiseres arriscar, plantas muito fáceis de manter tens a Lilaeopsis Brasiliensis para tapete e Rotala Green como planta de fundo, mas tens muitas outras...

Partilhar este post

Link para o post

Boas,

Cuidado com os substratos da ADA (nomeadamente o amazónia) para aquários de camarões. No início libertam muitos nutrientes para a coluna de água (incluindo amónia) e os camarões ressentem-se disso. Só passado bastante tempo é que é possível estabilizar o aquário para entrada de camarões com esse tipo de substrato.

Se o objectivo é um aquário de camarões, acho preferível manter o HELP que serve perfeitamente para plantas de baixa manutenção.

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora

Tempo de vida do fórum

Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00