The Red Rockland


Lara Cunha

Recommended Posts

Boa tarde Lara, 

 

O aquário está com bom aspecto, tens de ter calma e ir podando as plantas conforme forem precisando. Todas têm o seu tempo de adaptação e todas têm necessidades diferentes bem como os tempos de crescimento. 

Com o tempo vais percebendo o comportamento de cada uma e vais dominar isso como nunca havias pensado. :my_cool:

 

Quanto à Pinnatifida, é uma planta lindíssima e de grande destaque mas nem sei muito bem como explicar o comportamento dela...  A primeira vez que a utilizei numa montagem desiludiu-me bastante, começou a derreter as folhas e acabou por morrer, nesta nova montagem está com saúde e lança runners por todo o lado! Conclusão --> 0. 

Portanto recomendo a que vás retirando as folhas mais afectadas para que a planta tenha força para produzir novos rebentos e mostrar toda a sua beleza, o mesmo se aplica à restante flora.

Abraço  

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! Lendo todo o tópico devo dizer que a evolução tem sido muito boa e estou com alguns que disseram que agora é só preciso paciência e deixar a "Natureza" fazer o que lhe compete e tudo vai ficar estabilizado. Em relação à pinnatifida estou com o Ismael, derrete que se farta mas aqueles pés que não derreterem vão dar caules e mais caules e mais caules, é de facto uma planta maravilhosa mas ao mesmo tempo intrigante.

Boa sorte !

Cumprimentos,

Daniel

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ismael e Dannigs esta semana o aquário tem estado MARAVILHOSO. Tem uns habitantes novos e as plantas também estão a portar-se bem. Até tenho pearling
0b670c19a39c48c89973426edb623287.jpgfd9ece633c10563f4c6a5049dd415fd7.jpg


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A felicidade é acontece quando o aquário está maravilhoso e tens finalmente peixes que se interessam pela gruta, já para não dizer que também tenho um princípio de pearling
http://


O único senão é que desde que entraram os colisas os camarões Red Bee desapareceram por completo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns está no bom caminho!

É normal ficares sem os camarões... tens aí "bichinhos" que fizeram uma mariscada com eles! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/04/2018 at 11:35, Lara Cunha disse:

Ismael e Dannigs esta semana o aquário tem estado MARAVILHOSO. Tem uns habitantes novos e as plantas também estão a portar-se bem. Até tenho pearling emoji5.png
fd9ece633c10563f4c6a5049dd415fd7.jpg


 

Está bem bonito. Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia, 

Estive a ler este tópico com alguma atenção e a menos que me tenha escapado alguma coisa, diria que estás com déficit de luz. Essa calha TS de 60 cm num aquário de 80 é curta. Ficas com pelo menos 10 cm para cada lado onde a luz não chega. Adicionado que a calha tem 12 cm de largo para teus 40 cm de aquário o que vem acrescer a dificuldade. Em cima disso um aquario de  50 de altura com mais 12 cm da calha e  a luz não está a chegar ao fundo (Lumens).  

E é por isso que te tens debatido com algumas dificuldades (entre outras) no enraizamento e crescimento das plantas. 

Se reparares as tuas plantas formam um caule elevadissimo, (Reineccky e Helferi, por exemplo) claramente indiciando que elas vão à procura da luz. (Energia - fotosintese - açucares = alimento) Estando esta com mais intensidade no topo, é para lá que elas se encaminham. Daí o melt (derretimento = morte ) de algumas plantas. Outras só ganham côr mais perto do topo. 

Deste modo não consegues formar moitas densas. Podes cortar os topos e replantar mas  o problema vai persistir. 

Quanto à luz é o que se me afigura. 

Mas mesmo assim tens conseguido um excelente balanceamento no aquário e por isso nota alta para si. 

Sobre a fertilização não compreendo o plano que estás a seguir. Quer-me parecer que 1 mm de MI e MA alternado não será suficiente. 

CO2... pode e pode não ser o calcanhar de aquiles. Muito estigmatizado nestas lides da aquariofilia mas na minha modesta opinião basta uma calibragem simples e eficaz para o manter estável e sempre nos mesmos niveis para que deixe de ser algo com que se tenha que preocupar. A ligar e desligar sempre à mesma hora para que quando a luz liga, o Co2 esteja disponível na água.

Estabilizar o CO2 para andar entre os 15 e 25 PPM e não mexer mais. Mas sendo um elemento vital (considerado o Macro principal) é imperativo garantir que o reagente do drop checker faz uma leitura correcta e ter o mesmo bem calibrado. Pelo que li, já esteve amarelo, verde, e verde carregado. Convém acertar as agulhas nisso ;) 

Mantenha um regime de mudas parciais de água sempre igual, para também aqui haver estabilidade. Advogo duas mudas de 30 % por semana ao invés de uma unica mudança mais generosa. As mudanças mais generosas como é entendível vão originar alterações bruscas de parâmetros da água. O que a meu ver é menos favorável. E podendo não parecer, dá muito menos trabalho efectuar uma mudança de 30 duas vezes  por semana que uma grande de 50% ou mais. Estou a falar nisto porque creio que estás a fazer mudas parciais de água muito reduzidas. (salvo erro falaste em 10 litros ou 10 %)

Citação

"As Bucefalandras e as Anúbias têm-se portado super bem! Não passaram pela fase do melt e estão sempre frescas e fofas a cumprir o seu papel, não dando trabalho nenhum."

Citação

O tapete de Monte Carlo e Marsilea está a fechar, mas ainda tem algumas partes mais amareladas, que eu dispensava.

Citação

Os nitritos continuam baixos, não sei se foi por causa da TPA, pois esqueci-me de os medir antes. De qualquer modo trouxe mais uns vivos para equilibrar a coisa. Continuo a seguir o mesmo esquema de fertilização

Citação

A pinatifida deve ter lido o meu tópico e está muito melhor http://emoji.tapatalk-cdn.com/emoji5.png. Na TPA desta semana vamos tirar as folhas velhas, que estão mais abaixo. Noto que a planta está a ficar muito alta e a parte de baixo do caule está se folhas

 

Deixo-te a minha sincera opinião (que é a minha apenas) ressalvando que para uma "Rookie" nestas lides tens-te debatido com distinção pelo equilíbrio que se verifica.

Está de parabéns. 

 

 

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez melhor.

Já pensaste nesse espaço central (do lado direito da caverna, à direita dessa anubia)  pôr uma planta diferente que ajude a prender a atenção.

Tens aí um lugar de destaque à espera de ser preenchido!

Parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Desculpem mas o tópico tem estado abandonado, contudo o aquário continua a ser tratado com muito carinho. Ontem, fomos ter com o João e o Tozé para conhecermos as novas instalações da Deep Blue Aqua. Levei fotos e vídeos e logo o Master Tozé foi categórico em afirmar que o tapete tem de ser podado, o que fizemos de imediato. 171bb8636589b9b5e3fd898d613e9f2d.jpg&key=8d69ebf9ca3ef4ee41abd46be46f5d88d640a482f9fa4914ec9de98cbf906be3

Não tenho sido muito criteriosa na fertilização e como não quero que comece a descambar encomendei uma bomba doseadora.

Há 15 dias estava assim

f6e055b18814e8131e91abfe530cae43.jpg&key=de674d05831ffec41aa280842d6806d8e18adeef8c1001b693680c4520db37fb3e5d49122b5eb30b72877fa3053215b6.jpg&key=0deac04e208831ed1e676589b63d132679b9be4c7ae4dd68407b653db397a75a

Logo já mostro o resultado da poda de hoje.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Gostei muito, está uma bela composição. E então como está agora?

A acompanhar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.