Nano Real DSM


Tozé Nunes

Recommended Posts

Decidi tentar esta técnica de início de um plantado em que em vez de plantar e depois encher o aquário com água, fazendo um princípio a seco!

Como tenho um desnível muito grande a nível de substrato optei por tentar que as plantas de tapete cresçam e segurem o substrato antes de adicionar a água para evitar que a circulação criada pelo filtro ou mesmo que o substrato ao ser inundado tenha abatimentos que me estraguem o layout. O substrato usado foi um resto de JBL  Pro Scape Plant Soil e por cima Neo Plant Soil. Plantei com Elocharis accicularis, Micrantemum monte carlo, Cryptocoryne parva e uma bucephalandra da qual não sei a espécie, todas da Aquaflora.

O aquário onde estou a fazer esta experiência é um nano Wave de 25*25*30 que daria na  teoria 18 litros mas onde coloquei umas pedras e substrato que "rouba" á vontade uns 8 litros. Só vou saber ao certo quando encher! :)

Para o efeito estou a manter um pouco de humidade borrifando as plantas diariamente e mantendo o topo selado com película aderente. Tem neste momento duas pll de 11 watts cada num total de 8 horas/diária.

As trocas gasosas apenas quando borrifo, a minha pergunta é: quando chegar o fim de semana não irei ter acesso ao aquario por estar no meu local de trabalho, devo manter tapado? Tenho receio que se destapar o mínimo que seja com o aquecimento das lâmpadas a humidade seja retirada e as plantas sequem!

Ficam fotos do processo:

large.IMG_20180215_221503.jpglarge.IMG_20180215_221555.jpglarge.IMG_20180215_221835.jpglarge.IMG_20180215_221921.jpglarge.IMG_20180215_221955.jpglarge.IMG_20180215_221726.jpglarge.IMG_20180215_222031.jpg

Para registo o aquário foi montado na noite de domingo, 12 de fevereiro.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé Nunes

Promete,esta ai um bom trabalho,só que ao mínimo descuido,faltar a humidade num fim de semana,entra em risco

de secar,esperamos que não,espero muito sinceramente que corra tudo bem dentro dos conformes,parabéns gostei

muito,acho que esta com potencial.

Abraço Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Tozé, 

 

No DSM aplica-se o mesmo conceito dos Wabi-Kusa, por isso é preferível dares uma borrifadela antes de saíres do trabalho e tapas com a película aderente como fazes sempre. É melhor manteres isso fechado e húmido do que correres o risco de chegares na 2ª e veres isso tudo seco. 

 

Força nisso, esses cubos dão para fazer umas coisas bem engraçadas. 

 

Abraço  

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tens a hipótese de ligar menos horas a luz, ou só uma luz. Assim diminuis muito o risco de secar e as plantas não vão morrer por causa disso.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já passou mais de um mês e quase nada aconteceu! Já percebi porque esta técnica de arranque a seco não tem tantos entusiastas! É preciso ter muita paciência para não desistir e meter água dentro...

Finalmente vejo umas folhas novas da Montecarlo a aparecer. Já a elocharis apenas vejo as folhas a amarelar e nada de novas! large.IMG_20180323_211004.jpglarge.IMG_20180323_211228.jpg

Vamos ver se agora isto arranca, gostava muito de ter sucesso nesta técnica, se alguém tiver alguma sugestão que me possa ajudar a levar isto para a frente agradeço.

Para já deixei de borrifar todos os dias como fazia antes pois a água já começa a estar perceptível na frente do aquário. Mantenho o aquário tapado com celofane ou coloco uma palhinha, por exemplo, para entrada de ar/ dióxido de carbono atmosférico? Já tenho um kit de CO2 da Neo reservado para adicionar quando inundar o aquário, o meu problema é em relação á filtragem pois tinha previsto colocar aqui um  filtro de cascata Marina Slim S10 mas como exagerei na altura do substrato atrás, o inflow não cabe lá!!! A única hipótese seria colocar no vidro lateral do lado direito mas isso é o lado de entrada nessa sala...ou opto por outro filtro!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Hoje finalmente decidi afogar as plantas, já não conseguia olhar mais para o aquário e não ver nada a crescer! Já estava a ficar minado de umas algas agarradas a folhas da elocharis...

Acabei por optar por usar um filtro de cascata da Eheim, neste caso o 2041, que cabe à justa na parte mais alta do substrato! Enchi o seu interior com Eheim Substrat Pro e lã filtrante por cima e tenho o caudal a metade da sua capacidade máxima. 

Estou a considerar fertilizar apenas com potássio e micros, respectivamente ada Brighty K e Seachem Flourish.

Em breve faço testes aos parâmetros da água e depois logo devido que fauna adicionar mais tarde.

Tal como tinha anunciado decidi optar por um sistema de CO2 biológico da Neo e fiquei muito contente com a maneira extremamente rápida como arrancou, menos de duas horas depois de adicionar uma saqueta já tinha imensas bolinhas minúsculas dentro do aquário. Agora é esperar para ver se a monte carlo não vai regredir e ver se vou ou não ter a elocharis neste cubo! Ficam umas fotos de hoje, obrigado por irem acompanhando isto. 

large.IMG_20180418_221311.jpglarge.IMG_20180418_221508.jpglarge.IMG_20180418_221650.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse sistema é o belo do fermento numa garrafa bonita....n é? o que eles inventam para "chular" uns cobres!

Na minha humilde opinião, quanto ao layout ficaram a falar umas pedritas mais pequenas à frente do lado esquerdo, mesmo até ao vidro para fazer a transição, pq de resto está muito bom!!

 

ahhh e passa o tópico para outro lado qualquer que isso em termos de técnica de DSM foi um fiasco!!!!!! :default_dance::default_dance::default_bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, Vasco Ferreira disse:

Esse sistema é o belo do fermento numa garrafa bonita....n é? o que eles inventam para "chular" uns cobres!

Sim, é o método da coca cola com fermento do padeiro que já fiz há muitos anos atrás com relativo sucesso, mais tarde comprei o sistema da nutrafin que trazia já uma garrafa de plástico cinzenta e o espectacular difusor de escadinha! Depois consegui juntar uns cobres e evolui para o sistema da botija que é a escolha mais acertada para injectar co2. Mas para sistemas nano como é o caso deste não justifica tal investimento daí ter optado por experimentar este sistema da Neo. E não concordo contigo quando dizes que é para chular uns cobres! O sistema além de não ficar mal ao lado do nano trás um difusor da Neo e respectiva tubagem e trás ainda mais umas cinco saquetas com mais bactérias para quando as bactérias na embalagem morrerem ser reposto o sistema. Tudo muito simples e fácil de instalar. Apenas uma ressalva em relação á temperatura necessária para isto funcionar, em dias mais frios a actividade das bactérias tende a diminuir, por isso no inverno deve ter piores resultados do que no verão. Ou então optar por manter uma temperatura amena na garrafa quer usando um tapete aquecido também da Neo ou se der colocar em cima das calhas, por exemplo.

há 1 hora, Vasco Ferreira disse:

ahh e passa o tópico para outro lado qualquer que isso em termos de técnica de DSM foi um fiasco!!!!!! :default_dance::default_dance::default_bs_quesexclaim:

Eu bem pedi ajuda mas o senhor das opiniões humildes na altura nada disse...

:default_bleh:

Por não ter sido um sucesso não quer dizer que não valha a pena partilhar, aprendemos mais com os erros do que com os sucessos!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo. Arranjas um garrafa pex toda bonitinha em qualquer lado e compras ou em saquetas (granulado) ou fresco que depois podes congelar ( em QQ super com padaria) fermento de padeiro.

Por uma fração do preço fazes o mesmo, tão ou mais bonito. E eu que sou preguiçoso digo que n demora nada a fazer.

A única real valia é o difusor. E se me disseres que pagaste 20a 25€ por isso dou-te razão, mais que isso n justifica minimamente e é "chular" uns cobres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Vasco Ferreira disse:

A única real valia é o difusor. E se me disseres que pagaste 20a 25€ por isso dou-te razão, mais que isso n justifica minimamente e é "chular" uns cobres

Custa nas lojas especializadas 19,90€...

:default_bleh:

Mais uma vez, já fiz isso tudo fosse com a bela da garrafa da coca cola quer com o kit nutrafin e não era o melhor dos sistemas. Não quero com isto dizer que com este kit seja diferente, afinal ainda só está a funcionar desde ontem! 

E o belo do drop checker tem aquele verde clarinho :default_dance:

large.IMG_20180419_134422.jpg

 

Em relação ao resto, estou a gostar da água clarissíma, sinal que o filtro está a funcionar bem. Vamos aguardar para ver como se comporta a flora!

large.IMG_20180419_134552.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso faz o mesmo pq em tudo é idêntico à bela garrafa de coca-cola.

Mas por esse preço retiro o que disse. Tens algo de compra que faz o que apregoa... Fermenta. E vem com o difusor. Quando acabares as saquetas podes comprar o banal fermento de padeiro.

Consegues algo marginalmente mais barato por DIY, mas não justifica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente isso levou água! 

Já era hora, que tens a dizer acerca do DSM?
Tenho acompanhado uma montagem do Jurijs Jutjajevs, e acredito que vocês também, na qual ele simplesmente espalhou MC por cima do substrato e aquilo pegou que foi uma maravilha. Reparei que ele tem co2 a bombar lá para dentro na mesma e está com um foto-período de 12h! Será que está aqui o segredo?! 

 

Quanto a esse sistema da Neo, com os preços praticados por certas marcas, só esse difusor todo pimpão e ainda por cima eficaz já vale bem o dinheiro que se dá pelo kit. 

O feedback que tenho lido acerca deste sistema tem os seus senãos, tal como o velho sistema e bem conhecido da garrafa de coca-cola.


Carrega nisso Tozé! 

Abraço 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, ismael_figueira disse:

Finalmente isso levou água! 

Já era hora, que tens a dizer acerca do DSM?
Tenho acompanhado uma montagem do Jurijs Jutjajevs, e acredito que vocês também, na qual ele simplesmente espalhou MC por cima do substrato e aquilo pegou que foi uma maravilha. Reparei que ele tem co2 a bombar lá para dentro na mesma e está com um foto-período de 12h! Será que está aqui o segredo?! 

Olá Ismael,

Sobre o DSM que posso eu dizer... é coisa para demorar uma eternidade para crescer, levar bocas todos os dias dos meus colegas que aquilo não crescia nem levava água é duro :p sinceramente acho que não vale o trabalho, ao fim e ao cabo vais ter sempre uma adaptação de emerso para imerso e entre teres isso com uma pézinhos separados ou num tapete completo, imagina que tinhas finalmente um tapete bacano e decides encher de água para veres o teu trabalho ir por água abaixo... Eventualmente ficará fixe se nunca encheres, mantendo uma espécie de wabikusa tapado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tempo de actualização, hoje fiz nova recarga no co2, já saia muitas poucas bolhas no difusor.

Entretanto adicionei 5 "black rili" neocaridinas das quais  já só tenho 3...

A Monte Carlo tem desenvolvido muito lentamente, a elocharis foi quase toda de vela na última manutenção que fiz, foi a maneira mais rápida de limpar as algas!

Ficam as fotos possíveis:

IMG_20180615_153247.jpgIMG_20180615_153046.jpgIMG_20180615_153449.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa experiência. Nunca experimentei DSM, mas também não vejo necessidade. Como dizes vai chegar à altura que tens de encher, por isso não sei até que ponto vale a pena. 

E tens a certeza que precisas de CO2 aí? Montei agora um com monte carlo sem co2 e estou espantado porque está a crescer às mil maravilhas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas Tozé,

Deixa-me aproveitar este post para colocar uma questão .

Estou a montar um nano de 19L úteis e também queria colocar o sistema de co2 da neo, no entanto disseram me que a propagação de co2 é excessiva tendo em conta o tamanho e que é nocivo para os peixes.

Como é que fizeste para dar a volta a esta questão?

Obrigado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JBA, 

Na verdade nunca  tive aqui peixes, a única fauna desde o início foram neocaridinas, primeiro uns carbon rili e depois uns red rili. 

Desde que mantenhas um sistema de filtragem adequado não vejo dificuldades. Mas também  poderá depender do que queiras colocar dentro, 19 litros é muito curto para colocar peixes. 

Curiosamente hoje tirei umas fotos ao aquário, está com algumas algas, teve sem co2 durante umas semanas e a troca de calha por uma mais potente tambem não  ajudou! Com ferias pelo meio também  😞

large.PSX_20190925_215324.jpglarge.PSX_20190925_215347.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é de futuro deixá lo para caridinas, no entanto como estou em processo de desmontagem/montagem de aquário, queria colocar ali os peixes provisoriamente juntamente com as plantas. Entretanto vou oferecer alguns peixes,  pelo menos os maiores. 

Com um bocadinho de tempo coloco o setup do nano aqui na página. 

Vamos ver como corre.

Obrigado. 

Abraço 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.