Discus juvenil doente


NeroBaco

Recommended Posts

Boa pessoal, 

Tenho tido alguns problemas com o meu grupo de discus, e sempre que algum adoece tenho dificuldades em tratá-los convenientemente. Nos últimos 6 meses faleceram 3 e atodos apresentaram sintomatologia e sinais clínicos semelhantes: o quadro instala-se praticamente de um dia para o outro, inicialmente perda incapacidade de se alimentarem (comem e cospem), depois já só perseguem a comida mas não a ingerem, até que deixam de comer de todo, entram num estado caquético e morrem.

Aquário de 250 L, filtro Aqua one 1250, aquecedor Eheim 150W, Luz UV da Eheim

Parâmetros da água: TºC 27.5ºC, pH 6.4, Nitratos 25, Nitritos 0, GH <3ºd, KH 3ºD

Durante todos estes meses já fiz alguns ciclos com Metronidazol (Aquapex Doctor 112), Omnipur da Sera, eSha Hexamita....mas nada parece solucionar o problema.

 

 

Neste momento o peixe em questão é um Discus juvenil Blue Diamond, com cerca de 5-6 meses (creio), que apresenta os sinais e sintomas atrás descritos: persegue a comida, mas não a ingere. 

Algumas fotos: https://photos.app.goo.gl/8UyM231mm1XQ6zJI2 .

Fiz 3 dias de esHa Hexamita como indicam as instruções, depois tenho feito trocas de água de 60 L a cada dois dias, com aumento da TºC para os 29ºC. Hoje teve dejecções brancas e curtas (1 cm), mantém-se bastante activo, nada atrás da comida, mas acaba por não ingerir nada. Isto já se arrasta há mais de uma semana.....

 

Se alguém tiver conselhos, ideias e soluções a sugerir, agradeceria.

Cumprimentos a todos e um bom resto de Domingo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Já tive discus e também problemas desses em determinada altura. Existem vários tratamentos mas é essencial diagnosticar as causas e resolver o problema pela raiz. Medicar é sempre a última opção.

Alguém com mais experiência nos discus poderá ajudar-te melhor mas pelo que indicas são parasitas internos e teres apenas 250lts com não sei quantos discus e nitratos de 25mg (se for real) não ajuda à qualidade da água. Se não tiveres ajuda a sério aqui pesquisa não só os tratamentos recomendados mas acima de tudo as condições para manter essa espécie saudável.

Boa sorte.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, S.S. disse:

Boa tarde.

Já tive discus e também problemas desses em determinada altura. Existem vários tratamentos mas é essencial diagnosticar as causas e resolver o problema pela raiz. Medicar é sempre a última opção.

Alguém com mais experiência nos discus poderá ajudar-te melhor mas pelo que indicas são parasitas internos e teres apenas 250lts com não sei quantos discus e nitratos de 25mg (se for real) não ajuda à qualidade da água. Se não tiveres ajuda a sério aqui pesquisa não só os tratamentos recomendados mas acima de tudo as condições para manter essa espécie saudável.

Boa sorte.

"Tapatalking"
 

Obrigado! São 6 discus mais cerca de 20 tetras. Vou começar a fazer 2 TPA semanais a ver se melhoram os valores de Nitratos (valor foi obtido através das tiras da Sera)

Editado por NeroBaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! São 6 discus mais cerca de 20 tetras. Vou começar a fazer 2 TPA semanais a ver se melhoram os valores de Nitratos (valor foi obtido através das tiras da Sera)
Além da qualidade influir no stress e doenças ao melhorares a água eles também vão crescer mais. No entanto atenção a isso porque se já há parasitas eles devem ser desparasitados. Eu use Flagyl e fluvermal, são ambos medicamentos. Pesquisa por tratamentos de discus com esses medicamentos para teres melhor noção de como proceder mas atenção que tratamentos desses no próprio aquário mata as bactérias do filtro e aumentam em muito a toxicidade na água pelo que é necessário fazer ainda mais TPAS quer durante quer após o tratamento.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais