PROBLEMAS AQUÁRIO 15L


Luís Medeiros

Recommended Posts

Boa noite a todos,

Depois de me aconselhar aqui e na loja "Ecoarium Porto", comprei então 5 peixes para o meu aquário de 15L: 2 guppies e 3 tetra neon azuis.

Deixo aqui as fotos:

27999249_1774715839265184_1032556357_o.j

Esta é a comida que lhes estou a dar:

27989837_1774722675931167_2106886707_o.j

Porém, continuo com algumas dúvidas... Todos parecem saudáveis e felizes, comem a comida que lhes dou, mas os guppies parecem não gostar nada da corrente do aquário, mesmo com o filtro ligado com a potência no mínimo.

Hoje e ontem reparei que ao fim do dia eles estavam nesta posição, como se quisessem dormir mas não conseguissem por causa da corrente, escondedo-se por cima do filtro, atrás da saída da água:

27951378_985278134953679_433267067_o.jpg

Pergunto-me se precisarei de comprar um filtro novo, talvez um filtro de cascata, para reduzir a corrente e continuar com uma filtragem eficaz, visto que este filtro é do Continente e nunca lhe achei muita piada.

Cumprimentos

Luís Medeiros

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís Medeiros!

Tens toda a razão em ponderares que os Guppies não apreciem correntes fortes.

Algo válido para diversas especies com barbatanas sobre-desenvolvidas.

Sem duvída que, se tiveres essa disponibilidade financeira e, trocares os filtro actual por um em cascata, os Guppies te agradecem. :default_dance:

Boa sorte!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

Com essa litragem tens 2 factores importantes, um já tens solução que é trocar o filtro, os peixes quando a corrente é demasiada cansam-se muito daí procurarem zonas mortas de movimento para descansarem, outro factor é ser apenas de 15 litros, vais ter de ter muita atenção na quantidade de alimentação que lhes dás, pouca litragem altera fácilmente os parâmetros da água, anda sempre de olho nos nitratos e tpa's ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente!

Sugestão: Compra musgo de java. Não tens de mudar de substrato e é muito importante teres algo que remova naturalmente os nitratos. :default_alberteinstein:

Boa sorte!

Cumprimentos!

PS: Aguardo as actualizações. :default_discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

Já comprei o filtro em cascata, logo já ponho mais fotos. Entretanto um dos guppies não está muito bem, nada um pouco de lado. Receio que seja a qualidade da água por ter o filtro no mínimo para não causar corrente..

No fundo do aquário, só tenho pedras... posso ter o musgo na mesma? 

Cumprimentos,

Luís

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Este foi o filtro que comprei (220V/50Hz, 2W, 350L/h):

28125009_986457731502386_497455313_o.jpg7

Esta ligado ao máximo segundo conselhos da Ecoarium. Depois de estabilizar a água, tentarei comprar então o java moss.

O guppy continua mal mas espero que amanhã melhore, tanto ele como a água visto que o outro filtro era um pouco manhoso :/

 

Cumprimentos,

Luís

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Infelizmente trago más notícias... Os guppies não aguentaram.

A água estava muito turva devido ao excesso de sujidade entre as pedras. Aspirei hoje o fundo e mudei cerca de 60% da água do aquário.

De qualquer das formas, aconselharam-me a fazer tpa's de 3 em 3 dias, de 5L, durante 15 dias.

Também já comprei o musgo, não havia Java Moss por isso comprei Christmas Moss, na ecoarium. Chega na segunda feira.

 

Os neons parecem bem e comem a comida que lhes dou... o filtro continua no máximo e o termostato a 25ºC. Acham que a temperatura está adequada? Decidi que se comprar mais peixes para este aquário serão apenas neons.

 

PS: tenho um candeeiro led de mesa apontado para o aquário 5 horas por dia.

 

Cumprimentos,

Luís Medeiros

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Só li seu post agora, e você deveria considerar medir o PH da água, você tinha duas espécies com características de água diferentes, os guppies são peixes de água com PH mais alcalino, já os neons necessitam de PH mais baixo (6,6/6,8) para ficarem saudáveis.

O filtro que você comprou será muito bom para seu aquário, mas terá que esperar um pouco até que se desenvolvam bactérias que farão a maior parte do trabalho de filtragem da água, enquanto isso não acontece você realmente tem que tomar cuidado com a quantidade de comida oferecida, como foi bem lembrado pelo Sr. Miguel Simões.

Espere mais alguns dias antes de colocar novos peixes no seu aquário.

Desculpe se me alonguei  demais.

Boa sorte com seu novo aquário.

Sds.

Carlos

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, carloslegnaioli disse:

 

O filtro que você comprou será muito bom para seu aquário, mas terá que esperar um pouco até que se desenvolvam bactérias que farão a maior parte do trabalho de filtragem da água, enquanto isso não acontece você realmente tem que tomar cuidado com a quantidade de comida oferecida, como foi bem lembrado pelo Sr. Miguel Simões.

 

 

Boa noite,

 

Foi sem dúvida excesso de comida e falta de limpeza. Com a tpa de hoje a água, em que aspirei o fundo, a água ficou muito mais nítida.

Passaram menos de 12 horas e a água está quase cristalina.

 

Esperemos que o musgo me ajude na eliminação das impurezas da água. Segunda-feira já atualizo a situação.

 

há 7 horas, carloslegnaioli disse:

Espere mais alguns dias antes de colocar novos peixes no seu aquário.

Sem dúvida que vou esperar umas semanas até colocar novos peixes. Mas se colocar serão mais 3 neons, pois li que para 7 o mínimo seria 20L. Acham que 6 é um bom número tendo em conta os 15L ou devo-me ficar pelos 5?

 

Cumprimentos,

Luís Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que vou esperar umas semanas até colocar novos peixes. Mas se colocar serão mais 3 neons, pois li que para 7 o mínimo seria 20L. Acham que 6 é um bom número tendo em conta os 15L ou devo-me ficar pelos 5?
 
Cumprimentos,
Luís Medeiros
Bom dia Luís,

Caso você pretenda colocar algum peixe de fundo como cascudos ou corydoras, os cinco estarão em bom número, mas se for dicas apenas os neons eu colocaria até uns 10 exemplares, são peixes que ficam muito bem em pequenos cardumes.

Abraços

Carlos

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Muda o filtro de posição......

Derrete uma colher de café com sal na água ou duas.derrete o sal num copo e depositasse no aquário

Não atires em pedra pois os peixes podem começo

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/02/2018 at 17:32, ZéMagalhães disse:

Boas 

Muda o filtro de posição......

Derrete uma colher de café com sal na água ou duas.derrete o sal num copo e depositasse no aquário

Não atires em pedra pois os peixes podem começo

 

Boa noite,

Já comprei o filtro em cascata :)

Quanto ao sal, muito obrigado pela dica! Vou mesmo fazer isso na minha próxima tpa

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/02/2018 at 12:03, carloslegnaioli disse:

Bom dia Luís,

Caso você pretenda colocar algum peixe de fundo como cascudos ou corydoras, os cinco estarão em bom número, mas se for dicas apenas os neons eu colocaria até uns 10 exemplares, são peixes que ficam muito bem em pequenos cardumes.

Abraços

Carlos

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 

Boa noite amigo,

Acha que num aquário de 15L, 10 neons não seria de mais? 

Cumps

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: amanhã vou fazer mais uma tpa, coloco fotos depois para verem a qualidade da água.

Está com muito melhor aspeto, até porque reduzi a quantidade de comida que lhes estava a dar...

Os neons parecem saudáveis, cheios de cor e muito felizes. Faço 5h de luz por dia, tirando as horas de luz natural.

Tudo parece estar a estabilizar e o musgo já chega na segunda-feira.

Cumprimentos a todos,

Luís Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos.

Hoje fiz mais uma tpa ao fim de 3 dias e fiquei preocupado, pois a água de manhã já estava bastante turva.

Depois de aspirar o fundo reparei que já estava neste estado:

28278561_989427581205401_1313674728_o.jp

Não consegui limpar a água totalmente pq já tinha retirado quase 50% da água pelo que ainda ficou com alguma porcaria no fundo... amanhã quando chegar o musgo devo fazer outra tpa?

Depois da tpa a água ficou neste estado:

28275880_989427564538736_977579761_o.jpg

Não está cristalina mas está com bom aspeto, embora continue preocupado com a quantidade de porcaria que se acumula em tão pouco tempo.

Acham normal a quantidade que se acumula? Terei que mudar para um pedra mais fina e pequena? Acham que o musgo vai ajudar?

 

Cumprimentos,

Luís Medeiros

 

PS: amanhã coloco mais um update

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, AACC disse:

Nota: Não utilizes sal de culinária. Tem elementos químicos nefastos para a fauna. Deverás adquirir sal para aquários e seguir as instruções. :my_exclamation:

Acabei por não meter sal, visto só ter sal grosso ou fino de culinária...

Já agora, quais os principais cuidados a ter quando colocar o musgo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Deves seguir o conselho do Aacc

Deve ter mais experiência do que eu...

Eu digo o que ouço....já me disseram que flor de sal é o melhor......

Penso k a água turva devesse a oxigenação da água da torneira..2 dias e passa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Luiz.

Evite fazer TPA´s tão grandes, 50% da água do aquário só deve ser trocada em emergências, é normal que se acumule sujeira no fundo

do aquário, dê um tempo para que se forme colônias de bactérias no filtro e também no cascalho do fundo, a água irá se tornar cristalina

quando isto ocorrer. Bom saber que seus peixes estão bem, mas não vi nenhum deles na última foto, os neons não são muito amigos de tantas trocas de água.

A comida deve ser consumida pelos peixes em dois ou três minutos, se está caindo no fundo a quantidade é muito grande. De preferência

a pequenas porções e com o tempo já saberá o quanto eles comem.

Já ouviu o ditado "O peixe morre pela boca", no aquário isto vem em forma de excesso de alimentação e não pelo anzol...rsrs.

 

Sds.

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/02/2018 at 01:04, Luís Medeiros disse:

Acabei por não meter sal, visto só ter sal grosso ou fino de culinária...

Já agora, quais os principais cuidados a ter quando colocar o musgo?

Musgo: Fixa-o a uma rocha ou tronco de madeira, com um fio de pesca fino (ou de custura caso não tenhas nylon) e relaxa.  Musgo fixa-se ao suporte e cresce naturalmente alimentando-se dos nitratos.

Não deve ser expoxto a luz directa do Sol. Se o teu aquario tiver muita luminosidade podem crescer algas sobre o musgo. Se for o caso, transfere-o para a zona mais sombria do aquaário.

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.