duvidas aquário de 65L


Ricardokazak

Recommended Posts

Boa noite a todos. 
Bem tudo começou por uma conversa com um amigo que também se iniciou nisto a pouco tempo e que acabou por me falar deste forum e aqui estou eu para tirar as minhas duvidas. 
Comecei por comprar um conjunto de um aquário na agriloja, comprei pedras para colocar, e plantas, entretanto fui a uma loja em évora (sou de évora) onde me foi indicado para fazer o ciclo colocando a agua e plantas durante pelo menos 1 mes foi o que fiz, tive foi problemas com o filtro que vinha no conjunto que n filtrava NADA a agua comprei outro filtro ao qual começou a fazer o seu trabalho (filtro de 50 a 75L) entretanto na loja a "senhora" disse-me para colocar 2ou3 flocos de comida por dia por causa das plantas, e ao fim de 1 mes comprar 2ou3 limpa fundos e 1 limpa vidros, foi o que fiz, tudo bem tiveram os tres sozinhos durante 2 semanas onde comprei 3 guppys 1 macho e 2 fêmeas e mais 4ou5 neons onde ao fim de um mes mais ou menos morreram os guppys apenas. Voltei la e a "senhora" disse que os guppys sao peixes muito sensíveis e que se calhar o aquário ainda nao estava preparado para eles, depois acabei por comprar mais um limpa vidros e um limpa fundos, e mais uns neons, e onde comprei um tronco de madeira e uma planta para colocar no tronco, aqui começou tudo, pois as indicações que me foram dadas pela "senhora" foram para limpar bem o tronco com uma escova por causa da terra deixar 2ou3 dias dentro de agua a chuva para a agua ir renovando se possível e depois colocar  5 min no congelador e 5 min no forno isto para matar possíveis bactérias sendo que foi o que fiz. mas foi-me dito que a agua iria ficar mais "suja" de cor por causa do troco. e assim ficou mais escura.  o problema e a terra que tenho no fundo do aquário agora e onde comprei posteriormente um frasco de comida igual so que o triplo do tamanho visto ja ter um total de 21peixes so que agora mal tocam na comida e acaba toda por ir para o fundo do aquário. por vezes tenho neons e coridoras  e que perdem a cor ficando mesmo "transparentes".

Por fim comprei uns Mollys e 3 guppys machos que se teem tado a dar bem tendo mesmo ja pelomenos 4 bebes dos mollys tendo outra femea quase a desovar. 
Tenho varias perguntas que gostaria de fazer. 
 

1- Posso retirar a agua guardar parte dela retirar os peixes ferver tudo novamente pelas limpar bem o aquario e ferver o tronco para ver se deixa de libertar tanta cor na agua? isto tambem para limpar o fundo que esta cheio de terra do tronco. 
2 - a alimentaçao que lhes dou e e flocos para peixes tropicais da NUTRAFIN MAX

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo. Aquilo que tu escreveste deixa-me triste! É incrível a falta de acompanhamento que tens tido da parte das lojas onde tens ido... A cor da água que tens devia ser o menor dos teus problemas neste momento. 

Em vez de andares a comprar mais peixes devias primeiro arranjar as condições para os acolher!!!

Para isso precisamos de saber o que tens aí em casa antes de mais! 

Tamanho do aquário, filtro, aquecimento, iluminação, pedras e troncos, substratos e quais os parâmetros da água quer á saída da torneira quer dentro do aquário (pH, amónia, nitritos e nitratos, temperatura), alimentação, manutenção e rotinas que mantens, etc etc. Isto tudo acompanhado com fotos, sff.

Aqui a malta já passou por muitas das dificuldades que tiveste e conseguiu evoluir tendo hoje sucesso na aquariofilia, seja mantendo um aquário bonito e saudável, seja conseguindo reproduzir a mais diversa fauna. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o aquario foi um conjunto comprado na agriloja de 65L 

Pedras comprei tambem na agriloja. 
luz e luz led n sei especificações dela pois como ja tinha o aquario a algum tempo ja joguei a caixa para o lixo. o filtro e um Marina JF75 comprado se n estou em erro tambem na agriloja. 
a temperatura está entre os 25 /27. 
o termostato o que sei que la diz nele e isto RH900, 220V e 75W

Rotinas so mesmo a da alimentaçao e de acender a luz a noite e apagar de manha. 

Manutenção fiz agora a 2 semanas retirei sensivelmente metade da agua de moto a aspirar o fundo para poder limpar o fundo que ta uma lastima devido ao tronco. e de resto quando a agua vai evaporando vou metendo depois. e limpar o filtro todas as semanas ja que com a terra fica imundo.   

Alimentação flocos para peixe tropical da NUTRAFIN MAX

plantas comprei umas n sei o nome delas nem nada. 

 

Fotos nao consigo colocar aqui vou deixar o meu contacto do facebook aqui adicionem-me e eu mando fotos de tudo o que tenho. 
https://www.facebook.com/ricardo.poeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo!

A aquariofilia não é uma "ciência exacta" mas assenta em princípios básicos que, se tidos em conta, nos ajudam a ter prazer e gosto na manutenção de aquários ao invéns de gastar o tempo e energia a corrigir problemas.

Existem diversas abordagens à aquariofilia. Deixo-te a minha perspectiva sendo certo que existem diferentes e, seguramente, mais sapientes:

1) Na minha opinião tens peixes a mais para o volume de água do teu aquário. Nota que quantos mais "rochas" e "troncos" colocas no interior do aquário, mais reduzes o volume de água no mesmo. E o volume útil de água é essencial em aquários de pequeno volume com "21 peixes".

Sugiro que retires todas essas decorações, mantém a fauna e a flora e adquire mais plantas de baixa manutenção (fetos e musgo de Java, anunbias, por exemplo).

2) Faz troca parcial de água do aquário 1 x semana de 25 % do volume (no máximo de 30 %) tratando a água nova com acondicionador a fim de eleminar o cloro e outras substâncias nocivas. Ainda que utilizes agua não tratada com cloro sugiro que, devido à enorme massa de fauna que tens, que utilizes um acondicionador de água. Quando realizares a troca de água limpa a media (material filtrante) dos filtros na água que retiras do aquário. 

 

Sinteticamente, de forma simples, sugiro que procures aumentar o volume de água no aquário, retirando decorações, aumenta a auto-sustentabilidade do aquário com plantas de baixa manutenção e faz manutenção semanal com troca de 25 % do volume de água do aquaário. (se trocares muita água simultaneamente podes alterar demasiado os parametros e a fauna não aprecia. :my_exclamation: )

Boa sorte e saudações! :default_animal_fish:

 

Editado por AACC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, para colocares fotos: http://www.aquariofilia.net/forum/forum/36-ler-antes-de-colocar-qualquer-mensagem/

Eu faço o upload para a galeria aqui do forum e depois insert other media>insert existing attachment aqui na janela dos posts

Para o setup do aquário copias o formulário e acrescentas a tua info...

Vai ser impossível manteres esse aqua com tantos peixes, o melhor era ires pensando em comprar outro aqua, mesmo pequeno, para os dividires e Não para acrecentares mais...

podes sempre fazer 2 tpa de 30% semanalmente, num aqua tãopequeno não é difícil, e sempre baixavas esses nitratos e amónia para nïveis mais seguros.

E esquece essa memória dos conselhos da senhora-da-loja!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu subscrevo as recomendacoes encima. Tens que aprender a andar antes de conseguires correr. 

Ou seja tens que aprender os basicos de como cuidar de um aquario, aqui no forum ha muita informacao sobre isso, so tens que dar uma olhada pelas varias seccoes e topicos. O aquario que tens e pequeno, entao como te disseram nao da para uma grande quantidade de peixes, calcula um centimetro de peixe para cada litro de agua. Preferivel tem que ser peixes pequenos, causam menos sujidade o que em si ajuda a manter o aquario mais limpo e estavel e ao mesmo tempo das uma boa qualidade de vida aos peixes, nao poder mexer a vontade dentro do aquario pode ser stressante para o peixe. 

A partida com o equipamento que tens so mesmo umas plantas de facil manutencao como ja te recomendaram, o que tu queres agora e aprender a manter os teus peixes vivos dentro do teu aquario, como decorar, plantar ou tornar o teu aquario mais bonito e algo que vai vir com o tempo a medida que ganhares mais experiencia. 

Ja te recomendaram o acondicionador, que e o que remove o cloro da agua antes de a colocares no aquario, nao sei se estavas a adicionar isto quando adicionavas agua nova, mas isto e muito importante, senao o fizeres corres o risco de o cloro matar as bacterias dentro do teu filtro e perderes o ciclo do azoto, o que significa que os detritos dos peixes e excesso de comida ao decomporem-se vao aumentar a quantidade de ammonia na agua e isto e mortal para os peixes. 

Trocas parcial de agua sao importantes em especial nos plantados, ou no teu caso porque sendo inexperiente vao-te ajudar a manter a agua com boa qualidade ate o aquario estabilizar. 

Ha muitas maneira de viver a aquariofilia, mas a bases, a ciencia por detras e igual para todos, os metodos e algo que vais aprender pesquisando e a medida que ganhas experiencia. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o nivel da agua desse aquario estao muito baixo nessa foto, o aquario e pequeno por isso precisas do maximo de agua possivel la dentro para ter boa qualidade. enche isso ate para ai um centimetro do topo pelo menos. Tirando isso nao vejo nada de mal com o aquario e so preciso seguires as recomendacoes que te deram acima. 

Menos peixes

TPA's semanais 

Adicionar acondicionador depois das TPA's

Da tempo ao tempo

a agua castanha nao tem qualquer efeito na saude dos peixes isso e o minimo dos teus problemas. As plantas tem algas, mas isso e normal num aquario pouco plantado e low-tech, essa e uma batalha que podes pensar no futuro se te chateia ter algas, mas por agora a tua prioridade e aprender a manter os teus peixes saudaveis.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto então por agora vou fazer os TPA's semanais que normalmente fazia so a limpeza do filtro, sempre que adiciono a agua coloco anti cloro sempre. 
até ao final da semana irei a loja compra os testes para o PH e ver onde consigo aranjar mais algumas plantas das que me foram indicadas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:default_dance:

Excelente!!

Como em tudo na Vida, de início há dúvidas e dificuldades a superar. Com a tua excelente atitude rapidamente vais encontrar o teu caminho e as coisas vão fluir.

Lê bastante. Aprende com a pratica também. Há muita informação boa e má. :default_bs_quesexclaim:

Acima de tudo disfruta.

Bem vindo a bordo d boa sorte!! :default_discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado. vou amanha ja comprar isso porque provavelmente hoje a loja poderá estar fechada. 
Na noite de 12 para 13 foi uma noite longa onde retirei toda a agua do aquário guardada em vários recipientes (para ser reaproveitada e onde foi passada depois para o aquário filtrada nas condições)  as pedras foram limpas e o "kilo" de terra que tinha o fundo do troco foi retirado e tudo limpo. voltei a colocar tudo nao tendo colocado o tronco.

Noto uma evolução  bastante grande nos peixes sendo que parece que andam mais a nadar pelo aquário e não tão parados ou juntos ao fundo. 
ouve dois deles que estranharam um pouco a mudança mas ate ver ja andam ali bastante bem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:default_dance:

Excelente!!

Como em tudo na Vida, de início há dúvidas e dificuldades a superar. Com a tua excelente atitude rapidamente vais encontrar o teu caminho e as coisas vão fluir.

Lê bastante. Aprende com a pratica também. Há muita informação boa e má. :default_bs_quesexclaim:

Acima de tudo disfruta.

Bem vindo a bordo d boa sorte!! :default_discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora tou e com um problema ainda, tou a dar os flocos e eles n estao a comer os flocos o comer esta a ir todo para o fundo. qual será a melhor alimentação que lhes possa experimentar a dar?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, existem inúmeras variedades de comida, de boas marcas, que poderás oferecer.

Podes também oferecer comida viva ou congelada.

Mas previamente deves perceber bem o que se passa.

Nenhum peixe come ou só alguns?

Comiam e deixaram de comer?

Com que frequência os alimentas?

Verificaste todo o equipamento do aquário? Tudo operacional?

Parâmetros da água estáveis?

Uma bateria de questões mas que te podem permitir identificar a causa dessa situação.

Cumprimentos!  Boa sorte!:default_animal_fish:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguns comem outros não. 
todos comiam, quando tinha o frasco pequeno agora com o frasco grande os flocos eram maiores ja parti os flocos e nada.

alimentos de manha e a noite.

tenho o ph neutro. 
está tudo operacional 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo 

Se deixares os peixes um dia sem comerem,eles não vão morrer há fome,e quando ao fim de um dia sem

papa,no outro dia vais ver quais os que comem,e os que não comem,comeram na certa todos,a fome ajuda

a saborear melhor o pouco que tem.         :default_jcb_food:

Cump: Álvaro Silva   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Ricardo 

Se deixares os peixes um dia sem comerem,eles não vão morrer há fome,e quando ao fim de um dia sem

papa,no outro dia vais ver quais os que comem,e os que não comem,comeram na certa todos,a fome ajuda

a saborear melhor o pouco que tem.         :default_jcb_food:

Cump: Álvaro Silva   

 

obrigado amanha vou fazer isso. ou passar a dar so 1 x por dia 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem neste momento o pior no meio disto tudo e o cheio que esta dento do aquário pelo comer desperdiçado que acaba por passar para fora do aquário tornando mesmo desagradável estando perto dele. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Presumo que queres dizer que o aquário cheira mal,e isso ? se for faz já uma TPA grande com sifonagem do substrato,

não sei que filtro tu tens,mas pelo que tu dizes do cheiro da água me leva a crer que esse filtro esta muito longe de

conseguir fazer o trabalho dele,acho que deves rever bem,e começares a pensar em gastares uns €uros num filtro

melhor.

Cump: Álvaro Silva    :default_alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.