É possível criar um tópico ou sub tópico de


Recommended Posts

Existe modas em todo o lado, e na aquariofilia não é diferente. Neste fórum temos um bom grupo de iniciados, temos também um bom crescimento no interesse de aquapaisagismo e outros. Talvez o tópico que carece crescimento é o de salgados (posso estar errado). E o tópico inexistente é o de reprodução de peixes e invertebrados e outros. Na minha opinião é uma falta importante neste pilar da aquariofilia em Portugal.

Questiono se é possível ou existe interesse em criar um tópico ou sub tópico de criadores?
Objectivo
seria a partilha de conhecimento da reprodução e criação de determinadas espécies. Que por vezes temos a sorte ter as condições ideais para que se reproduzam. 

Pode ser eventualmente um tópico que necessite de um requisito mínimo de membro de ouro ou diamante (se ainda existir).

Qual é a opinião do publico e administradores/moderadores sobre o tema? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NGE, acho que te enganaste quando escreveste "tópico"  e "subtópico" querias antes dizer "fórum" e "subforum"?

Indo ao encontro do que escreveste, nós já somos um fórum enorme composto por imensos subforuns onde se arrumam os diversos tipos de conhecimentos relacionados com a aquariofilia. Não percebi a necessidade de criar uma área nova e para mais de acesso reservado a apenas alguns membros. Essa nunca foi a filosofia do forum, sempre fomos a favor da partilha de conhecimentos e experiências, por isso até a maior parte está visível mesmo para quem nunca se registou! 

Nós tivemos uma conversa faz algum tempo sobre a possibilidade de os criadores terem uma área própria mas rapidamente esbarrou no propósito dos criadores não quererem partilhar conhecimento entre eles mas sim em concertar preços!!!!

Se a situação se alterar estaremos mais que abertos a criar essas áreas tendo a esperança que daí saia algo em benefício da nossa comunidade ;)

Não sei se isto responde á tua questão.

Já agora gostava de saber a opinião de mais membros. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Tozé. Para mim o forum é aquariofilia e os restantes são tópicos e sub tópicos.
Ainda bem que entendeste a ideia, pois não sei como o mapa/descrição do forum funciona. 

A tua resposta foi 90% do que eu imaginei.
Concordo, até chegar à parte de não existir necessidade de criar uma área dessas.
Quando mencionei ser de forma interdita/reservada, seria para tentar cativar verdadeiros interessados, com verdadeiras intenções em partilhar conteúdos que de outra forma não teria incentivo nenhum em partilhar, pois seria informação muito pública. Com sorte, poderia haver alguns profissionais interessados. Pois existe sempre margem para aprender e descobrir. 
Mesmo que por parte de profissionais, não existisse interesse. Seria muito construtivo e pedagógico, não só para os iniciantes mais novos, mas para todos. Descobrir que não são só as plantas, algas e guppys que se podem reproduzir em aquário. :D
Desmistificar mitos sobre o que se pode ou não fazer num aquário, não me parece ser desnecessário. Parece-me obrigatório, sempre impedia certos predadores.
Acho que alguns tópicos poderiam dar origem a conteúdos únicos, dignos de artigos de revista ou de referência.
Para mim, estimula muito mais e é mais interessante, do que concursos que existem todos os anos sobre aquapaisagismo/aquascaping. (sem querer ofender ninguém, apenas a dar um exemplo. Sabemos que essa área vive um pouco de estilos/conceitos do momento).
Em termos económicos vai haver sempre, mais valias para patrocinadores, na área de aquapaisagismo, do que numa criação de "vida aquática".

O trabalho em organizar uma área de criação, não deve compensar de inicio. Mas a longo prazo, conteúdo e descobertas iriam aparecer.
Mesmo que não existisse profissionais (pessoalmente não conheço nenhum) interessados, acredito que iria aparecer sempre alguém, que num momento efêmero, conseguiu fazer uma reprodução de alguma coisa e até nem se importa de ver exposto um método de reprodução e criação. Pois aquele momento deu origem a vários sentimentos que acompanharam durante a vitória e a derrota.
Acredito que traria conteúdo inigualável. 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

Fiquei só um pouco confuso @NGE se te estavas a referir a criar uma área de reprodução na área salgada em particular ou de uma forma geral em água doce e em água salgada.

Em água doce temos já algumas áreas onde o tema da reprodução é já agregado com outros temas específicos, e estão em áreas chamadas: REPRODUÇÃO, ALIMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO. Se não temos esta área replicada em outras áreas, é porque o volume de mensagens relevantes não o justificou até ao momento ou porque a área principal tem todos estes tópicos. Sempre que faça sentido, podemos e devemos dentro das áreas adequadas que são as espécies de peixes em causa, agrupar estes temas.

Em água salgada, pelo número muito limitado de tópicos relevantes, optámos por não o fazer.

O tema dos criadores, já falado aqui no fórum há vários anos, vai desde a dificuldade em definir o que é um criador e o perfil do mesmo dentro da comunidade, a que tipo de presença o mesmo pode/deve ter... actualmente não temos esse perfil e a participação é livre e não faz referência oficial a criadores, acabando por ser mais ou menos conhecido em função dos tópicos dos membros e da actividade nos classificados.

Mais opiniões e ideias são como sempre bem-vindas :)

Obrigado!
JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, João Branquinho disse:

Ora boas!

Fiquei só um pouco confuso @NGE se te estavas a referir a criar uma área de reprodução na área salgada em particular ou de uma forma geral em água doce e em água salgada.Em água doce temos já algumas áreas onde o tema da reprodução é já agregado com outros temas específicos, e estão em áreas chamadas: REPRODUÇÃO, ALIMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Olá, João Branquinho.

Estava a referir em criar uma área independente de todas as outras. E nessa área, definir entre criação salgada e de agua doce.
E por consequência haver na área salgada, a distinção entre agua salgada e salobra ou por continentes e oceanos.
Na agua doce, poderia-se por exemplo destingir, entre agua acida, neutra e alcalina ou por continentes. Não teria nada haver com classificados. O foco não seria a venda, mas a informação sobre a reprodução no aquário. Se alguém quisesse adquiri alguma coisa, seria por privado ou nos classificados e deveria-se ser rigoroso nisto. Pois, rapidamente os tópicos ficariam entupidos. Adianto que até poderia aparecer antes dos visitantes ou criadores poderem escrever algo nos tópicos, um alerta das regras.

Após a descrição do aquário (se era comunitário ou especifico para a espécie), seria a explicado como foi conseguida e se teve ou não sucesso. E iniciava-se o dialogo habitual nos tópicos. Desde se os pais eram f0 ou criados em cativeiro, isto e aquilo.

Congregar as áreas de reprodução numa única área traria benefícios a meu ver, pois evitava-se perda de informação.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, entendi agora.

Isso implicaria duplicar muita da estrutura já existente, pois a reprodução de discus é diferente da reprodução de guppies e de peixes-gato... portanto, teríamos depois que entrar nesse nível de detalhe.

Hoje, tal como temos a estrutura, a reprodução quando o número de tópicos o justifica, está dentro da respectiva espécie. Imagino que terás pensado nalguma espécie que possivelmente não tem essa área, mas é uma questão de vermos quem nos poderá ajudar a criar os tópicos e a seguir podemos pensar na sub-área dentro da espécie em causa.

Abraço!
JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/02/2018 at 16:16, João Branquinho disse:

Ok, entendi agora.

Isso implicaria duplicar muita da estrutura já existente, pois a reprodução de discus é diferente da reprodução de guppies e de peixes-gato... portanto, teríamos depois que entrar nesse nível de detalhe.

Hoje, tal como temos a estrutura, a reprodução quando o número de tópicos o justifica, está dentro da respectiva espécie. Imagino que terás pensado nalguma espécie que possivelmente não tem essa área, mas é uma questão de vermos quem nos poderá ajudar a criar os tópicos e a seguir podemos pensar na sub-área dentro da espécie em causa.

Abraço!
JB

Assim o farei. Entrarei em contacto, assim que for necessario.
Após desenvolver um tópico aviso para ver se será possível ou necessario alterar a localização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.