Primeiro Aquário 37,5l


Tiago Pinto

Recommended Posts

Setup - Aquário de água doce:

 

1 - Nome do Aquário-Aquário da Iniciação

2 - Data da montagem-02 Fevereiro 2018

3 - Dimensões do aquário- 
50 cm x 25 cm x 30 cm Altura
3.1 - Volumes bruto e útil - 37,5L

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro 
JIX - 518H 280l/h
4.2 - Termostato- NHA-75 "AQUA NOVA"
4.3 - Iluminação/Foto-período-Lampada t8 15W Luz Roxa provisória(De momento estou a aguardar a entrega de uns power leds para fazer uma calha diy  )
4.4 - Sistema de CO2- Para já não mas de futuro penso adquirir um kit de co2 diy
4.5 - Outro equipamentos adicionais- Não existem

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil- NPS-4BR (BROWN) PLANT SOIL 4 KG "AQUA NOVA
"
5.2 - Substrato inerte- Não tenho
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)-Tenho rocha vulcanica e Red Moor Wood 


6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)- Não

7 - Fauna- Ainda não tenho visto que ainda está a ciclar, mas aceito dicas pois não faço ideia do que la meter queria ter camarões e peixes(Queria pelo menos um limpa vidros)


8 - Plantas 
8.1 - Quantidade e espécie- Musgo de Java( um pote daqueles pequenos)
8.2 - Quantidade e espécie- Lilaeopsis brasiliensis(Um Vaso)

9 – Observações 
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
PH- 7.0
NO2- 0,05
(De momento fiz só estes dois para ter uma ideia)
Temperatura- Entre os 24º e os 26º(Como esta frio a temperatura esta sempre a variar)
9.2 - Frequência das TPA's
Fiz um TPA ao fim de 3 dias e agora vou começar a fazer TPA's uma vez por semana.
 
10 - Fotos
QLICBMF.jpgp5Yk7fD.jpg4hotyW9.jpgLSP1rdy.jpgkHAJxaO.jpgX44m1DD.jpg
Irei atualizando o Post a medida que for fazendo upgrades
 
Obrigado,
Cumprimentos Tiago Pinto
Editado por Tiago Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim considero estive a ver e são muito bonitos,mas  não conheço a espécie da-se bem com camarões e outros peixes é que li que eles são territoriais e atacam outras espécies? 
Que tamanho podem atingir?
Quantos posso colocar no meu aquário?
Que outros peixes recomenda amigo

Editado por Tiago Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago. Bem vindo ao hobby.
Se queres ter camarões, seria contra producente ter peixes. Mas, é possível.

Escolhe uma colónia de 6/8 Neocaridinas, são fáceis de manter e reproduzem-se bem. Tens uma grande variedade de cores e padrões. Escolhe uma cor que gostes. Mais de uma cor, com cruzamentos e mistura de genes vais perder as cores iniciais. Após o ciclo de nitrogénio bem feito, seria ideal adicionares os camarões em primeiro. Desta forma teriam tempo de descobrir os esconderijos. 

Umas semanas depois da entrada dos camarões e devido ás dimensões do aquário. Diria para escolheres uns 10 peixes de cardume. Evitaria os barbos e iria para peixes menos energéticos e com apetite menos voraz.
Tipo Paracheirodon Axelrodi, Hemigrammus Erythrozonus, Tanichtys albonubes, Rasbora Harlequim. Peixes que funcionam bem em cardume.

Uma semana depois poderias adicionar 2 Otocinclus para algas. Se quiseres Ancistrus, terias ter um aquário maior na minha opinião.
Nesta mesma semana adicionava corydoras  ( :my_heart: ) de pequeno porte. Mínimo dos mínimos 3. Apostaria nas corydoras Anã Pigmeu, corydoras hastatus ou até panda. Escolhe com um tamanho pequeno, mas que estejam gordas, com o corpo bem formado.

Seria um combinação interessante, fica a dica.

Pensa em mudar para um filtro externo, vê nos classificados no forum, olx etc.. Antes de colocares peixes. Algo como  EHEIM classic 150 com uma boa quantidade de matérias filtrantes.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite pessoal ao fim de quase 4 semanas desde a montagem e com o ciclo de azoto quase terminado estou a pensar em colocar co2 no aquário mas com um extintor de 2Kg e queria saber que regulador de co2 com válvula solenoide  recomendam, mas não posso investir muito de momento por isso queria saber se existe alguma coisa boa a bom preço(Não me importo de mandar vir de fora se necessário).

Cumprimentos Tiago Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Tiago Pinto,

Tu como muitos de nós, queremos poupar o máximo possível e neste sentido, o que te aconselho é comprar fora, mas desde que o valor total de cada compra não ultrapasse os 22€ para não parar na alfândega e teres de pagar iva + desalfadegamento + despesas postais, etc...

Posto isto tens a possibilidade de ter a bom preço comprando as peças em separado, isto é, compras este redutor de 2 manómetros + esta vávula solenóide e este conta bolhas, neste caso são:

Redutor 15,70€
Válvula solenóide 9,36€
Conta bolhas 2,50€

Perfaz um total de 27,56€, pensa no assunto ;)

Em relação ao extintor, encontras fácilmente no olx cheios a +/- entre 10 a 15€.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Miguel Simões vou então analisar essa opção e ver se mando vir o que preciso.

Outra coisa não vou precisar de uma peça destas para ligar o conta bolhas a valvula solenoide

C3qBiMH.png

Mas aceito outras sugestões de material pessoal.

Editado por Tiago Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.