Ajuda com testes à água


Msed12

Recommended Posts

Tenho um aquário de 30l. Não tenho teste de amónia mas fiz um teste em que os nitritos estão a 0 e os nitratos ligeiramente altos. Será que a amónia está a 0? 

Editado por Msed12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Há quanto tempo está a funcionar o aquário?

Se há mais de 3 semanas poder-se-à presumir que sim. Amónia e Nitritos a zero, Nitratos sempre persentes (com valores dentro do padrão de sustentabilidade da fauna que tens no aquário).

Nitratos sistemáticamente elevados: Sugestão, coloca mais plantas no aquário. Musgo de Java por exemplo.

Saudações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Fico mais descansado assim. Já tenho o aquário há alguns meses, mas só agora me informei e percebi os cuidados a ter com o aquário pelo que foi a primeira vez que fiz o teste. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montei um aquário de 100l no Domingo passado (04/02/2018) e ontem coloquei um kinguio cometa. Daqui a quanto tempo estará o ciclo do azoto completo? 
Leste sobre o ciclo? Se leste (pelo menos sabes que existe é porque algo já deves ter lido) deves saber a resposta apesar do prazo não ser rigoroso dependendo das condições de fauna, filtragem etc.

Iniciar o ciclo com peixe não é o mais recomendado. Esse kinguio vai sofrer quando a amónia começar a subir.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li que é necessária a existência de matéria orgânica para que o ciclo comece e que para isso pode-se pôr um peixe resistente no aquário. É uma informação incorreta? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li que é necessária a existência de matéria orgânica para que o ciclo comece e que para isso pode-se pôr um peixe resistente no aquário. É uma informação incorreta? 
Há várias formas de o fazer. Adicionar um pouco de comida de X em quando também "alimenta" as bactérias para se reproduzirem. Um peixe por mais resistente que seja quando surgir o pico de amónia vai ser difícil resistir.

Também há bactérias que aceleram o ciclo e podes usar matérias filtrantes de um filtro já em funcionamento noutro aquário bem como água usada noutro aquário etc.

Mas o mais simples é deixar rolar o aquário e adicionar umas pitadas de comida duas a 3 X por semana, isto durante uns 30 a 40 dias e ir vendo o ciclo a passar as suas diversas fases antes de meter fauna. Quando não houver nem amónia nem nitritos e só nitratos é que se baixam com as TPAS para valores seguros aí sim é seguro meter fauna.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Bom dia. Tenho o aquário há 4 semanas a fazer o ciclo e os nitritos ainda não começaram a subir. O que poderá ser? 

Tens medido frequentemente? Com 4 semanas não deves ter nem amónia nem nitritos ou pelo menos poucos e terias de ter já muitos nitratos que seria sinal do ciclo feito.

 

"Tapatalking"

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Tenho feito os testes e tanto os nitritos como os nitratos estão a 0.

E a amónia? Se houve amónia o ciclo arrancou e depois houve nitritos e agora devias ter nitratos. Se os nitritos e nitratos são zero ainda tens de ver se há amónia. Não havendo nada ou andas com TPAS gigantes e diárias ou o ciclo não arrancou o que é estranho pois meteste um peixe logo de início e ele come e suja...

Que testes são e estão válidos?

 

"Tapatalking"

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.