Ajuda, sou iniciante!


Alícia Reis

Recommended Posts

Boa noite!  Tenho um aquario de 20 ml, ontem compamos um maior de 50ml, já lá temos a agua, a bomba e o termo para aquecer a agua.
Sou mesmo muito verde nestas andanças mas gostava de começar a perceber mais sobre este mundo dos peixes.
O que é necessário ter em atenção num aquario de agua quente?
Nos temos 3 femeas guppys e um macho. 5 neons, 2 bebados, 2 (que n sabemos nome), um "limpa vidros" e um "limpa fundos".  (isto no de 20ml), tenho as 3 femeas guppys gravidas, uma delas parece-me mesmo bastante inchada (até parece que ja esta demais).
Outra duvida que tnho é em relação à alimentação, quantas vezes dar de comida, que quantidade? As femeas parecem que andam sempre com fome!


Agradecia que quem poder ajudar e tirar-me certas duvidas para conseguir ter um novo aquario saudavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Alícia Reis,

Bem vinda ao fórum!

Para que sejas tu mesma a verificar o que já fizeste mal e o que deverias ter feito bem, dá uma vista de olho neste tópico, mais simples é impossível ;)

Qualquer outra dúvida é só dizer, estamos por cá!

...ah, em relação à alimentação, todas as espécies "parecem" ter sempre fome, por isso cuidado com a alimentação em demasia, podes dar 2 vezes por dia, mas a quantidade que colocas deve ser toda ingerida em +/- 1 minuto, não devem sobrar restos. Eu dou apenas 1 vez por dia mas isso depende de cada um.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alícia 

Primeiro deves ler como fazeres o ciclo do azoto,fica aqui para leres

depois não mudes os peixes para o novo aquário,sem teres o ciclo feito no novo

aquário,a bomba que tu falas deves quereres dizer filtro,não?naturalmente esse

filtro que esta no aquário de 20l,não vai dar para o de 50l,mas para ficares a saber

deixa aqui o setup do aquário,tudo o que tens bem explicado,a sim a malta fica

a saber o que tens,e ajudar-te a sim melhor,ter muita calma ajuda em muito que

as coisas corram melhor.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Alvaro Silva disse:

Desculpa Miguel Simões,mas parece que respondi ao mesmo tempo

que tu,desculpa.

Cump: Álvaro Silva

Sem stresses Álvaro! O que interessa é ajudar :my_biggrin:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Alícia 

Primeiro deves ler como fazeres o ciclo do azoto,fica aqui para leres

depois não mudes os peixes para o novo aquário,sem teres o ciclo feito no novo

aquário,a bomba que tu falas deves quereres dizer filtro,não?naturalmente esse

filtro que esta no aquário de 20l,não vai dar para o de 50l,mas para ficares a saber

deixa aqui o setup do aquário,tudo o que tens bem explicado,a sim a malta fica

a saber o que tens,e ajudar-te a sim melhor,ter muita calma ajuda em muito que

as coisas corram melhor.

Cump: Álvaro Silva

Obrigada pela resposta! Bem, não é nada fácil e todos aqueles nomes que o ciclo contém, sou sincera, não consegui entender bem e se não for pedir muito vou ter de pedir muita ajuda =) heheheh
Nem sei como é que os peixinhos se aguentaram até gora sem fazer qq tipo de teste!! 
Plo que percebi não posso colocar nenhum peixe no aquário enquanto esse ciclo nao seja feito... Qual é o primeiro passo a fazer então? 

E sim quando falo bomba é o filtro. Eu comprei o aquario, e o filtro vinha cjuntamente com ele, deduzo que seja indicado para os 50 l...

Editado por Alícia Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alícia

Então deves montar o novo aquário,colocares tudo como gosta,

colocas o substrato,troncos ou rochas,as plantas e a água,ligas

o termoestato,menos os peixes,esses só no fim do ciclo,dia sim,

dia não,colocas no aquário uma ou duas escamas de comer dos

peixes,para ajudar a criar bacterias nitrificantes  que num aquário

são as mais importantes,devido à sua função de oxidar a

Amônia e nitritos,que são tóxicos para os peixes,e à outra,

como tu já lestes o ciclo demora um mês +-só quando o

ciclo estiver feito,ai sim podes colocares os peixes,haverá 

mais malta que te virá ajudar.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Alícia

Então deves montar o novo aquário,colocares tudo como gosta,

colocas o substrato,troncos ou rochas,as plantas e a água,ligas

o termoestato,menos os peixes,esses só no fim do ciclo,dia sim,

dia não,colocas no aquário uma ou duas escamas de comer dos

peixes,para ajudar a criar bacterias nitrificantes  que num aquário

são as mais importantes,devido à sua função de oxidar a

Amônia e nitritos,que são tóxicos para os peixes,e à outra,

como tu já lestes o ciclo demora um mês +-só quando o

ciclo estiver feito,ai sim podes colocares os peixes,haverá 

mais malta que te virá ajudar.

Cump: Álvaro Silva

 

Boas Álvaro, o meu aquário pequeno já o tenho à cerca de 1 mês, pensei em retirar um pouco dessa água para o novo aquário de forma a acelerar esse tal ciclo de azoto , será que ajuda? Se sim será que poderei colocar um ou dois peixes por exemplo 24 h depois de colocar um pouco dessa água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem prejuízo do supra referido, e muito bem, salvo melhores opiniões, deixo -te a minha sugestão.

Já por mim utilizada com sucesso. Zero baixas ou doenças.

Uma vez que o filtro do aqua de 20 funciona há 1 mês, já terá desenvolvido a colônia de bactérias nitrificantes.

Deste modo, podes colocá-lo no aqua de 50, garantindo, sem aumento da fauna, que o mesmo está apto a funcionar. Com os 2 filtros em simultâneo!!

Caso queiras manter ambos os aquários a funcionar, troca os filtros.

Após 1 mês, isto pelo seguro, poderás retirá-lo e funcionar só com o filtro original do de 50.


Boa sorte e diverte-te!

Editado por AACC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, AACC disse:

Sem prejuízo do supra referido, e muito bem, salvo melhores opiniões, deixo -te a minha sugestão.

Já por mim utilizada com sucesso. Zero baixas ou doenças.

Uma vez que o filtro do aqua de 20 funciona há 1 mês, já terá desenvolvido a colônia de bactérias nitrificantes.

Deste modo, podes colocá-lo no aqua de 50, garantindo, sem aumento da fauna, que o mesmo está apto a funcionar. Com os 2 filtros em simultâneo!!

Caso queiras manter ambos os aquários a funcionar, troca os filtros.

Após 1 mês, isto pelo seguro, poderás retirá-lo e funcionar só com o filtro original do de 50.


Boa sorte e diverte-te!

Obrigada ! Ja tinha falado nisso realmente com o meu companheiro! Mas so uma questão, imaginando que mudo os filtros hoje, quando é que o aquario de 50l terá apto para receber os peixinhos que neste caso estão no de 20ml ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje.

Dependendo do material filtrante e do volume do filtro e aquário, tipicamente, 75% das bactérias nitrificantes estão alojadas no filtro.

Se coloares num novo aquário  (maior) um filtro maduro e a mesma fauna, terás 0 problemas. Mantém os dois filtros em simultâneo para permitires que o novo filtro seja colonizado pelas bactérias. 1 mês. :default_alberteinstein:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, AACC disse:

Hoje.

Dependendo do material filtrante e do volume do filtro e aquário, tipicamente, 75% das bactérias nitrificantes estão alojadas no filtro.

Se coloares num novo aquário  (maior) um filtro maduro e a mesma fauna, terás 0 problemas. Mantém os dois filtros em simultâneo para permitires que o novo filtro seja colonizado pelas bactérias. 1 mês. :default_alberteinstein:

ahhh, tanto tempo ? pensava que demoraria menos heheheheheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alícia

Neste hobby ter pressa que as coisas corram,dará sempre mal,ter muita

paciência é um dos primeiros sinais que as coisas podem correr bem e

melhor,a natureza tem o seu tempo,que por vezes não e o nosso,nos por

vezes queremos as coisas mais depressa,a natureza não e a sim,dar tempo

ao tempo,e ele se encarrega do resto,calma que um ciclo bem feito e meio

caminho para que tudo corra bem,sobre a tua pergunta,quantas vezes deves

dar comida aos peixes,pois eles parecem sempre com fome,depende da

quantidade que dás,val mais dares pouca comida de cada vez,do que muita

e colocares os peixes em risco de morrerem com a água poluída,os peixes

comerem pouco não morrem,já comida a mais pode matar os peixes mais

fracos, das duas ou três vezes ao dia quantidades pequenas.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esclarecida! 
Agora em relação ao Ph da agua, plo que percebi quanto mais alto o PH, acima de 8, mais prvavel o amonio subir certo? (ja agora so um aparte, o amonio é derivado aos dejetos dos peixes n é ? )
Medi as aguas dos dois aquarios e eles mostram-me um ph igual mas elevado, mostra-me um verde (segundo teste), ou seja acima de 8. N medi ainda o ph da agua da torneira, mas deduzo que o ph dela ja seja elevado, algum truque para manter o ph mais baixo? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Podes comprares água em garrafões,e ao fazeres a tpa,colocares

meia,meia,ou seija uma garrafão de água,e a mesma  da torneira,

também há turfa á venda para colocares no filtro,mas vai-te deixar

a água um pouco cor de chá,a sim como podes colocar um tronco,

folhas de carvalho,azinheira,pinhas de amieiro,tudo isto abaixa um 

pouco o ph.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas

Podes comprares água em garrafões,e ao fazeres a tpa,colocares

meia,meia,ou seija uma garrafão de água,e a mesma  da torneira,

também há turfa á venda para colocares no filtro,mas vai-te deixar

a água um pouco cor de chá,a sim como podes colocar um tronco,

folhas de carvalho,azinheira,pinhas de amieiro,tudo isto abaixa um 

pouco o ph.

Cump: Álvaro Silva

Sr Álvaro desculpe a minha ignorância, o que é o tronco'? é um tronco qq? hehehe ou compra-se mesmo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr Álvaro desculpe a minha ignorância, o que é o tronco'? é um tronco qq? hehehe ou compra-se mesmo ?

Sem querer tirar a vez ao Álvaro, pode ser qualquer tronco (que não seja resinoso: pinheiro, eucalipto etc) desde que esreja mesmo seco e tires a casca.

Quanto a baixar o ph tenho o mesmo problema que tu e só o consegui baixar utilizando (como já referido) misturando água da rede e engarrafada e com a turfa. O mais importante é teres o ph estabilizado sem oscilações e podes sempre escolher fauna mais adaptada a esse ph.

Cumprimentos

 

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Marco Lopes disse:

Sem querer tirar a vez ao Álvaro, pode ser qualquer tronco (que não seja resinoso: pinheiro, eucalipto etc) desde que esreja mesmo seco e tires a casca.

Quanto a baixar o ph tenho o mesmo problema que tu e só o consegui baixar utilizando (como já referido) misturando água da rede e engarrafada e com a turfa. O mais importante é teres o ph estabilizado sem oscilações e podes sempre escolher fauna mais adaptada a esse ph.

Cumprimentos

 

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

 

 

 

E o tronco ajuda a baixar o Ph ou manter ? dslpem lá estas perguntas (se calhar um pouco estupidas para vocês) mas eu estou a iniciar hehehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Alícia Reis disse:

E o tronco ajuda a baixar o Ph ou manter ? dslpem lá estas perguntas (se calhar um pouco estupidas para vocês) mas eu estou a iniciar hehehehe

Nenhuma pergunta é estúpida, a estupidez é fazermos as coisas sem sabermos quando podemos ter alguém que ajude (eu logo ao inicio fiz algumas :default_baned:).prova

O tronco vai baixar-te o ph e alterar a cor da água para um tom tipo chá. A adição de folhas (secas e limpas), pinhas de amieiro, a turfa ou outras substâncias naturais para esse efeito servem para libertar taninos na água e vão sempre deixar a água com esse tom e baixar o ph.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Marco Lopes disse:

Nenhuma pergunta é estúpida, a estupidez é fazermos as coisas sem sabermos quando podemos ter alguém que ajude (eu logo ao inicio fiz algumas :default_baned:).prova

O tronco vai baixar-te o ph e alterar a cor da água para um tom tipo chá. A adição de folhas (secas e limpas), pinhas de amieiro, a turfa ou outras substâncias naturais para esse efeito servem para libertar taninos na água e vão sempre deixar a água com esse tom e baixar o ph.

Cumprimentos

Esse tom de chá não torna o aquário um pouco mais "escuro" ? isto é, com a agua bem transparente torna -o mais bonito? ou estou errada ? Imaginando que compro agua engarrafada com ph mais baixo de forma a baixar o Ph, ele poderá voltar a subir ? ou não ? outra coisa, posso baixar o ph repentinamente ? ou os peixes vão sentir ? posso comprar e deitar diretamente la para dentro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tom um pouco mais escuro é um pouco mais natural, ser mais bonito isso depende do gosto, eu gosto e se pesquisares por aquários blackwater vais encontrar aquários lindíssimos. se utilizares água engarrafada tens que sempre que fizeres tpa usares água com as mesmas características (usares só engarrafada ou então usares sempre a mesma mistura que fizestes originalmente).

O ph deve ser reduzido gradualmente e o mais lento possível. Posso te exemplificar como ainda estou a fazer (ainda não terminei o processo de redução do meu ph) em primeiro tinha só água da rede (ph superior a 8), faço tpa de 50% semanal ou ainda com intervalos maiores (tenho níveis de nitratos baixos). Na primeira tpa usei uma relação de 3/4 rede e 1/4 engarrafada; segunda tpa metade de cada tipo; terceira tpa 1/4 de rede e 3/4 engarrafada (estou nesta fase) o que pretendo fazer agora é continuar com esta mistura em mais 2 ou 3 tpa's para ver em que valores vai estabilizar e só depois decidir se mantenho esta mistura ou fico só com engarrafada.

A água engarrafada que estou a usar é da marca Penacova tem ph 5,3 (informação do rótulo) e custa pouco mais de 0,60€ o garrafão de 5l.

Espero ter ajudado

Cpms

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Marco Lopes disse:

O tom um pouco mais escuro é um pouco mais natural, ser mais bonito isso depende do gosto, eu gosto e se pesquisares por aquários blackwater vais encontrar aquários lindíssimos. se utilizares água engarrafada tens que sempre que fizeres tpa usares água com as mesmas características (usares só engarrafada ou então usares sempre a mesma mistura que fizestes originalmente).

O ph deve ser reduzido gradualmente e o mais lento possível. Posso te exemplificar como ainda estou a fazer (ainda não terminei o processo de redução do meu ph) em primeiro tinha só água da rede (ph superior a 8), faço tpa de 50% semanal ou ainda com intervalos maiores (tenho níveis de nitratos baixos). Na primeira tpa usei uma relação de 3/4 rede e 1/4 engarrafada; segunda tpa metade de cada tipo; terceira tpa 1/4 de rede e 3/4 engarrafada (estou nesta fase) o que pretendo fazer agora é continuar com esta mistura em mais 2 ou 3 tpa's para ver em que valores vai estabilizar e só depois decidir se mantenho esta mistura ou fico só com engarrafada.

A água engarrafada que estou a usar é da marca Penacova tem ph 5,3 (informação do rótulo) e custa pouco mais de 0,60€ o garrafão de 5l.

Espero ter ajudado

Cpms

Obrigada pelo esclareciemnto ! =)
Nc fiz esses testes de nitratos, n sei onde comprar, tudo o que comprei foi no bricomarche, onde resido n ha casa de animais =(mas é importante esse teste certo ? onde poderei encontrar ? A questao do ph mais neutro é mlhor para os peixes até pq o amonio n sobe tanto, por isso convem manter o ph mai baixo, ou estou errada ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelo esclareciemnto ! =)
Nc fiz esses testes de nitratos, n sei onde comprar, tudo o que comprei foi no bricomarche, onde resido n ha casa de animais =(mas é importante esse teste certo ? onde poderei encontrar ? A questao do ph mais neutro é mlhor para os peixes até pq o amonio n sobe tanto, por isso convem manter o ph mai baixo, ou estou errada ?
A relação entre ph e amónia não sei se existe (desconheço completamente) mas com um bom ciclo inicial, uma boa filtragem e ires aspirando o substrato em princípio não deves ter problemas com a amónia.
O teste de no3 (nitratos) é mais importante porque esses só em aquários densamente povoados e com pouca fauna reduz naturalmente, portanto na maioria das situações só se consegue reduzir nos aquários com tpa. Esse teste se tens dificuldades em encontrar na tua área de residência podes sempre encomendar online. Os testes de gotas são mais precisos que oa de tiras.
Cmps

Enviado do meu 6043D através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu em vez de comprar esses testes investia antes, ou pelo menos primeiro, num filtro externo. Mudavas a media dos outros para este e acrescentavas mais alguma nova. Esses muitos peixes para pouca água agradeciam :-)

Troncos, folhas,turfa no filtro, água engarrafada, ajudam a baixar o ph. Também há substratos com efeito tampão de ph. Um conjunto d algumas destas coisas pode ser a solução para ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.