Plantas a morrer


ruifilipe.vc

Recommended Posts

Boas pessoal do Forum, após varias pesquisas e algumas tentativas venho aqui expor o meu caso na esperança que alguém me possa ajudar. Tenho um aquário plantado a cerca de 2 meses e tudo corria pelo normal ate que a cerca de duas semanas algumas plantas começaram a apresentar alguns sinais (distintos) de estarem com problemas.

 

Alternanthera Reineckii 'Mini'

   Aparecimento de buracos nas folhas juntamente com perda de cor

Eleocharis sp 'mini'

   Crescimento aparentemente normal com alguma cor amarelada

Limnophila Aquatica

   Cor amarelada da planta com crescimento lento (planta de crescimento rápido)

Myriophyllum Mattogrossense

   Quase sem recuperação possível. a planta simplesmente murchou

Rotala Rotundifolia

   Planta com crescimento rapido porem encontra-se com um aspecto escuro e folhas acastanhadas

Alternanthera Reineckii 'Rosanervig'

   de todas a que parece estar a aguentar ate agora. crescimento normal.

 

A semana passada arranjei um teste para Ferro e detectei que o mesmo se encontrava a 0 pelo que comecei esta semana a fertilizar 2.5ml de ferro todos os dias antes do período de Luz. Segue então o Setup:

 

Material

     Aquário Fluval Roma  80 cm * 35 cm * 45 cm - 125 L

     Filtro Fluval 206

       Clearmax (materia filtrante bloqueadora de fosfatos) - Introduzido esta semana para tentar bloquear os Fosfatos altos presente na agua. Agua da torneira ja vem com altos fosfatos.

     Termostato Fluval 150 W - 26º

     Iluminação - 2 * 10 W LED - 9 horas/dia

    CO2 injectado - 10 horas /dia (liga 2 h antes da luz e desliga 1 hora antes de a luz apagar)

 

Hardscape

    Substrato fértil - JBL Aquabasis Plus

    Substrato não fértil - Areao preto e Areia branca

    Rochas vulcanicas

 

Parâmetros

   Amónia (NH4) - 0 mg/L

   Nitritos (NO2) - 0 mg/L   

   Nitratos (NO3) - 20 mg/L

   Fosfatos (PO4) - 2 mg/L (limite do teste)

   Potassio (K) - 20 mg/L

   Ferro (FE) 0.1 mg/L

   pH - 7

   Kh - 9

   Gh - 15

   

Plantas

    Anternanthera Reineckii 'Rosanervig'

    Alternanthera Reineckii 'Mini'

    Eleocharis sp. 'Mini'

    Limnophila Aquatica

    Myriophyllum Mattogrossense

    Rotala Rotundifolia

 

Peixes

    7 Neon Tetra

    6 Guppies

    3 Black Mollies

    1 Pleco

    3 Otocinclu

    3 Amano Shrimps

 

Fertilização

   TPA - 25 Litros duas vezes por semana

   Macronutriente

        Seachem Flourish Potassium Supplement - 2.5ml 3 vezes por semana

   Micronutrientes

        Seachem Flourish Comprehensive Supplement - 1ml 2 vezes por semana

    Extra - para tentar combater a morte das plantas

        Seachem Flourish Iron - 2.5ml uma vez por dia

        Seachem Flourish Excel - 2,5ml uma vez por dia

 

 

 

[gallery640x480]
[album]4928[/album]
[/gallery]

Editado por ruifilipe.vc
erro no substracto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou o melhor para ajudar, vais ter de esperar pelos experts na matéria, mas posso-te dizer que o jbl manado não é substrato fértil, é antes para cobrir o fértil, por exemplo o jbl aquabase no meu caso. Se calhar está aí a raíz do teu problema se as plantas forem exigentes... pelos 2 meses parece-me que bate certo.

Cumprimentos

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, aparentemente está quase tudo bem.

Esses Valores de gH e Kh estão altos e dificultar a absorção de nutrientes

Experimenta a titulo de experiencia fazeres apenas uma TPA por semana e usares nessa tpa metade em água destilada.

Um pouco mais de luz também era positivo, não muito mas um pouco mais. Forneces CO2 e nutrientes mas a luz parece-me fraca. quais as especificações.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu principal problema é durezas elevadas que dificultam a absorção de nutrientes. Estando no UK e conhecendo a miséria de águas que por aí há deve haver mil e uma maneiras  do pessoal por aí dar a volta a esse problema. Se calhar maneiras muito expeditas e baratas.

Eu apostava também num pouco mais de luz, já que estás a puxar pelas plantas ao nível de CO2

 

Abraço e vai dando novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como alguem que viveu no UK durante 10 anos ate muito recentemente a minha sugestao e verifica o teu co2, como a agua no UK e muito mais dura vais ter que usar muito mais co2 do que usarias normalmente. Eu muitas vezes tinha que levar o drop checker ao amarelo para nao ter falta de co2, visto que com agua mais dura uma grande parte desse co2 torna-se acido carbonico que as plantas nao podem usar. Verifica tambem a circulacao para ver se o co2 e os nutrientes estao a chegar as plantas, observa para ver se vez bolhas de co2 tocarem nas tuas plantas. 

E mais dificil ter plantas saudaveis com agua inglesa, mas nao impossivel, muita gente usa agua da torneira em inglaterra sem problemas e so uma questao de te aperceberes das diferencas. 

Nao te esquecas de ter atencao aos teus peixes para teres a certeza que nao adicionas co2 a mais. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... mt obrigado Bruno e Vasco. tocaram aqui num ponto importante e que poderá ser a razao. as folhas das plantas estao curvadas o que demonstra que as plantas estao muito enfraquecidas. realmente tenho a sensacao que  tenho nutrientes suficientes na aquas pelos testes mas as plantas por alguma razao nao os conseguem absorver. sempre tive a agua muito dura pois como o Bruno referiu a agua aqui nao ajuda muito. fiz uma tpa agora mesmo e ja aumentei o CO2 para 4/6 bubbles. amanha observo o comportamento dos peixes para garantir que nao ultrapasso os limites. muito obrigado pela ajuda. darei novidades 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra opção...mais cara e mais chata é usares água de osmose. Obriga a comprar o aparelho e faze-la. As tpas seriam feitas pelo menos em grande parte com essa água!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Vasco. obrigado mais uma vez. quando no ultimo post me falaram das durezas e das aguas aqui do UK tratei logo de pesquisar uma forma de combater isso e encontrei o aparelho para osmose inversa. basicamente filtra toxinas e supostamente coloca o kh e o gh a 0. agora é uma questão de gerir as misturas para manter uns valores equilibrados de forma a que nao sofra grandes variacoes de ph. o aparelho chega hoje mas obrigado pela dica Vasco. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem meus caros... hoje tive a oportunidade de experimentar o filtro de osmose inversa e cheguei a duas conclusões: a primeira é que realmente faz o que se propõe e deixa a agua completamente livre de toxinas e com os níveis de Kh e Gh a zero; a segunda e talvez a mais importante, para uso em TPA's não vai resultar (minha opinião). Isto porque o processo de filtragem é muito, mas muito demorado. Levei umas 6 horas para conseguir filtrar uns meros 5L de agua, ora tendo em conta que as minhas TPA's rondam os 25L vou precisar de um dia inteiro para o fazer. Talvez por a minha agua da torneira aqui no UK ter um Gh de 18 isto leve a que o processo de filtragem se torne mais demorado (penso eu de que...)... 

Conclusao dos Pros e Contras do uso desta filtragem neste mundo da Aquariofilia:

Pros

  • Faz o que promete e coloca GH e KH a 0

Contras

  • Processo demasiado demorado. A agua entra no acuario gota a gota.
  • grande quantidade de pecas para montar de modo a por o aparelho a funcionar
  • tubos a rolar pela casa fora
  • Desperdício de agua enorme o que não cai nada bem nos tempos que correm. Sim, numa média (no meu caso) a cada 5L apenas foram aproveitados 1L de agua, os 4L restantes são simplesmente desperdiçados

 

O proximo passo nesta tentativa de baixar as durezas da agua do aquário irá passar pelo uso de agua destilada nas TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.