Ajuda decisão Filtro Eheim capacidade filtragem


Tiago Mouta

Recommended Posts

Boa tarde todos,

 

Bem, preciso dos vossos conselhos, estou farto e ponderar e estudar e não sei o que fazer…

 

Tenho já um aquário estável a cerca de 4 anos de 128L, como a maioria de vocês vou fazer um upgrade para um 120x50x50cm =300L Brutos. A fauna é (o que tenho atualmente e vou passar para o aqua novo)2 Botias Palhaço, 2 ramirezi e alguns neos e nariz bêbedo, 3 corydoras, vou adicionar 4/5 Discus e compor os cardumes de neos e nariz bêbado talvez mais três ramirezis e feito. Plantado vou ter algumas plantas básicas porque os bótias não me deixam outra opção, roem as folham todas e levantam-nas, só as de folha mais rija com boas raízes se aguentam, comprei recentemente pastinhas com componentes mais completos nomeadamente Spirulina a ver se os ajuda a saciar, já agora de alguém tiver alguma dica para ajuda muito…

 

Voltando ao principal problema, aquário novo filtro novo, estudei e procuro algo funcional e com garantias e fiquei muito bem impressionado com a nova geração da Heiem nomeadamente EHEIM professionel 4+ 350T (deixo no final as especificações), porque já tem termostato incorporado no filtro, menos um elemento no aqua, a questão que é debita 1050L/H com 5L de contentor de filtro, mesmo tendo em conta que o aquário terá cerca de 275L Uteis dá uma media de 3,8 aquários filtrados por hora, sendo que se fala de um mínimo de 5x o aqua. Agora a minha questão é, pondero também comprar um filtro UV, redução de algas, doenças e manter a água com tom cristalino, como os dicus gostam. Será que a combinação de ambos não me deixa um sistema de qualidade de água e filtragem estáveis e com margem de segurança? Outra questão a marca Eheim e de grosso modo uma das melhores e mais conceituadas, entendo que a regra de 5x 10x … a filtragem do aquário por hora à 5 anos atrás fosse natural, mas com a evolução dos filtros, a capacidade e qualidade será que justifica esta conta, com a evolução também dos materiais filtrantes e área de filtro? A marca no caso em questão anuncia que este modelo que vos falo, faz aquários dos 180L aos 350L, arriscariam eles esta afirmação sem capacidade efetiva!?

 

Por um lado tenho a confiança para arriscar, mas por outro custa-me estar a investir no equipamento para ficar arrependido de não ter dado mais margem, a vossa experiencia é uma ajuda, o que acham e aconselham?

 

Obrigado

 

EHEIM professionel 4+ 350T

For aquariums of about.              180.00 l

For aquariums up to approx.     350.00 l

Heating approximately 210.00 watt

Pump power (50 Hz) per hour of approx.            1,050.00 l

Pumping head approx. (H max at 50 Hz)              1.80 m

Power(50 Hz) to              16 watt

Filter volume                     5.00 l

Pre filter volume             0.50 l

Container volume           8.90 l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Tiago, 

 

Esse filtro para a fauna que estás a pensar é curto, precisas de um que te faça no mínimo 1500/1600L/h. 

A malta que tem aquários com essas dimensões, tende a investir no filtro 1200XL da Eheim, são filtros robustos (1700L/h) e com capacidade para muita matéria filtrante e ficas com um filtro para qualquer tipo de aquário dentro dessas dimensões.

 

Não te precipites a comprar um filtro curto que mais tarde vais arrepender-te como eu... Tenho um Eheim 2217 montado num 120*50*50, com o tempo mostrou-se insuficiente e tive de juntar outro filtro externo para auxiliar.

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou o que o Ismael disse ou então outro 350. Assim ficas com 2 filtros, fazes a manutenção em dias separados, circulação pelo aqua todo etc.

Acerca dos filtros e do aconselhado pela marca, é dificil de dizer e depende muito do aquário em questão. O máximo que tenho visto esse filtro a ser usado é num 90x45x45, portanto 180L. Eu tenho um 600 num de 180 e acho mesmo à conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estive a ponderar a realmente têm razão, a fazer um investimento destes não faz sentido depois ter de reformular, vale mais uma opção definitiva e com garantias.

Grato pela ajuda,

 

Já agora outra opinião, ficaria melhor servido com um filtro UV ou com uma twinstar?

 

Obrigado,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quanto ao filtro no meu 300L  (100x50x65) fui para o FX5 e foi a melhor que fiz. Nunca é demais. (não estou a dizer para por um FX5 em 60L) . Tinha um 2028 e um DIY (bidao de 15L com leca e bomba de 2500L/h. Era estavel mas constantes problemas. DIY tinha fugas. Eheim desferava... O FX5 é uma brisa. 

  Se quiser um UV de 25W vendo meu DIY. manda PM.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que essa filtragem para a fauna que tens dá perfeitamente (depende das matérias filtrantes que vais colocar dentro do filtro). 

Mas para colocar discos vais ter chatices mais cedo ou mais tarde. 

Como já disseram nunca é de mais, é sempre preferível ter uma boa margem para cima do que ficar no limite. 

 

Eu também quero começar nos discos e tenho dois filtros jbl 902 de 900L/H para fazer a manutenção a um filtro de cada vez e desse modo não há “acidentes” graves. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.