Fertilização Seachem


conrados

Recommended Posts

Boas pessoal. 

Iniciei-me recentemente na fertilização do meu aquário plantado. Comprei a linha da seachem pois pareceu-me, e devido ao facto dos produtos serem todos individuais, ser mais fácil de controlar. 

Estou a guiar-me pela tabela deles embora faça testes regularmente para saber o que preciso mais ou menos. Ainda não usei o nitrogénio pois o meu aquário produz nitratos suficientes, e não comprei o trace pois segundo li é uma versão aguada do flourish. 

A minha questão é a seguinte, esta linha vale o investimento ou alguns dos produtos não valem apena? Existem alternativas mais económicas? Apenas comprei os frascos de 100ml. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A linha da Seachem é muito boa e tem a vantagem de vir separada por nutrientes ao contrário de outras que são mais all-in-one. Assim podes dosear ao ritmo que necessitas em vez de tudo ao mesmo tempo.

há 2 horas, conrados disse:

Existem alternativas mais económicas?

Há, é comprares os sais e fazeres tu os frascos. Isso implica alguns conhecimentos e cuidados para não fazer asneira. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o Tozé disse tudo. Se és iniciante mantém te numa linha de fertilizantes. Todas funcionam bem, gastando menos ou mais. Mas o importante é seguir sempre essa linha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não me vou por a fazer fertilizantes :default_alberteinstein: O aquário também é pequeno pelo que os gastos também não vão ser avultados.

A minha questão prende-se mais com as campanhas de marketing que as marcas lançam em torno de certos produtos, prometendo mundos e fundos e que depois vai-se a ver e não passam de coisas básicas. Por exemplo, o Seachem Advance pela descrição parece uma coisa fora do normal. Já alguém testou? Faz as "maravilhas" anunciadas? :my_huh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como disse estou a utilizar a linha da seachem e estou a guiar-me pela tabela deles.

Segundo os dados da seachem a dosagem recomendada do Phosphorus permite um aumento de 0.2mg/ml. O meu aqua não produz fosfatos, e mesmo dando essa dosagem rapidamente fico com valores de 0. Posso aumentar a quantidade de dosagem? Até que quantidade é seguro? Estão me a aparecer algas green spot e provávelmente é dos baixos valores de fosfatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Podes e deves ajustar consoante as tuas necessidades.

Eles dão uma estimativa, depois, se tiveres uma massa vegetal muito grande, deves aumentar de forma a q a massa vegetal seja completamente alimentada.

deves fazer aumentos de 50% da dose recomendada, ate atingires as tuas necessidades. Ou seja, antes das luzes ligarem, medes, depois metes os fertilizantes, antes da luz desligar voltas a medir.

Se no final do periodo a diferença for < 0, aumentas a dose, e repetes o processo até q no final do periodo tenhas mais q 0 de diferença. Quando chegares a esse ponto, reduzes para a ultima dosagem q tinhas feito a 0.

( Atenção q isto é apenas a teoria para evitar desperdicios ) Por exemplo a ADA doseia por baixo, ou seja, nunca irias ter por exemplo 1ppm de PO4, a não ser que gastasses imenso fertilizante. Mas neste caso, eles têm o All-in-one mais ou menos preparado para as necessidades diarias da maioria dos aquarios.

Atenção q não te esqueças q não te deves regular por valores de um determinado tipo de fertilização, nomeadamente Estimated Index, q são altissimos.

 

Resumidamente, podes aumentar a dose, desde que não vejas sinais de algas, e que as plantas estejam a desenvolver bem.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

Eu estou a usar tudo da tropica, desde substrato fértil, inerte e fertilizantes. Estou a ponderar passar para a fertilização da seachem flourish.

Acham que se trata de uma fertilização superior, vou ter melhores resultados?

Onde posso arranjar essas tabelas de fertilização?

Enviado do meu FIG-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a fertilização da Seachem poderás ajustar a fertilização às reais necessidades do teu aquário dado que podes gerir a quantidade de cada nutriente o que nos fertilizantes da Tropica não te é permitido fazer.

No entanto, se tiveres a ter bons resultados com a fertilização da Tropica, eu não mexia, como se costuma dizer em equipa que ganha não se mexe.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Obrigado pela resposta, estás a usar ou alguma vez usaste a linha da Seachem?

 

Queria mudar até pelo que indicas.. mais pelo prazer de poder controlar todos esses parâmetros individualmente e como ando também a acompanhar alguns videos do Filipe Oliveira e é precisamente a fertilização que ele usa.. está a dar-me o bixinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei mas estou a pensar usar da Seachem sim, estou a pensar montar um plantado nos próximos meses mas ainda preciso de algum estudo quanto à fertilização ainda ando indeciso, não sei ainda se opto por pastilhas ou substrato fértil, a única fertilização na coluna de água que estou a pensar fazer por enquanto é de potássio dado que as plantas absorvem melhor o potássio pelas folhas(preciso de ver também a questão do ferro, já vi que preferencialmente deve ser fertilizado pelo substrato mas não sei ainda se o fértil que estou a pensar comprar tem Fe)

https://www.advancedplantedtank.com/fertilisers-root-or-water.html

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 minutes ago, Brunomcc2000 said:

não sei ainda se opto por pastilhas ou substrato fértil,

E porque não substrato fértil com pastilhas?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

E porque não substrato fértil com pastilhas?

Eu como vou usar plantas de dificuldade média penso que não seria necessário tanto, caso utilizasse substrato fértil estava a pensar colocar pastilhas só quando começasse a notar que o fértil já estava a deixar de dar conta do recado.

Já agora quais seriam as vantagens de usar os 2 em simultâneo?(nunca tinha sequer pensado nessa opção).

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Brunomcc2000 said:

Eu como vou usar plantas de dificuldade média penso que não seria necessário tanto, caso utilizasse substrato fértil estava a pensar colocar pastilhas só quando começasse a notar que o fértil já estava a deixar de dar conta do recado.

Já agora quais seriam as vantagens de usar os 2 em simultâneo?(nunca tinha sequer pensado nessa opção).

Básciamente, o substrato mantem-se fértil durante mais tempo. As pastilhas geralmente são de fertilização lenta, o substrato actua como fertilização rápida. Os dois juntos complementam-se e fazem com que a fertilização na raíz da planta seja mais eficaz e duradoura. Eu utilizei esse método num low tech com resultados muito bons.

Vê este setup:

Bonsai Aquarium Acquario Bonsai Step by Step

E isto é o mesmo aquário 4 meses depois:

Aquarium Bonsai hemiantus callitricoides carpet trimming

Ele utiliza CO2, mas mesmo sem CO2 funciona bem.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A minha ideia de utilizar também a fertilização da Seachem vem do Filipe Oliveira, já viram o video que ele fez sobre a fertilização que usa?

Ele também usa as tais pastilhas, apenas não percebo se as coloca logo no inicio do aquário, se apenas quando vê que o substrato está "gasto".

 

Tirando isso existe o esquema de fertilização da propria Seachem, que engloba muitos mais produtos que o Filipe não usa.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o Felipe Oliveira é um deus se reparar no minuto 17:15 até os camarões estão a fazer pearling

há 1 hora, PhantomNorth disse:

Ele também usa as tais pastilhas, apenas não percebo se as coloca logo no inicio do aquário, se apenas quando vê que o substrato está "gasto".

Pelos vistos pode usar ao mesmo tempo. Se usar ao mesmo tempo penso aumentará a longevidade do substrato fértil, dado que quando há pastilhas as plantas deixam de ir buscar nutrientes exclusivamente ao substrato.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Transcrevo um comentário do Filipe Oliveira

Citação

I haven't seen your message otherwise I would reply. I add root tabs from the very beginning and they have all elements on them, NPK as also trace elements and iron. Since I use tap water, most of those trace elements are on it, on low values, but they are. Only when I don't do water changes for about a few weeks, I dose some trace elements when I dose Iron or I dose Flourish and those elements are included. About Advance, the hardness on my water is ok, no need to add calcium and magnesium, so I prefer to use just Phosphorus (alone). Advance has Phosphorus, Potassium, magnesium and calcium. I mention on that video that sometimes to make the things easier to my wife I ask her to use Flourish, Flourish advance and Potassium not all at same time and same day, but in different days (Monday, Wednesday and Friday). Flourish on Monday, Advance on Wednesday and Potassium on Friday.

 

Vou experimentar esta fertilização tal como ele diz 😄

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais