conrados

Fertilização Seachem

Recommended Posts

Boas pessoal. 

Iniciei-me recentemente na fertilização do meu aquário plantado. Comprei a linha da seachem pois pareceu-me, e devido ao facto dos produtos serem todos individuais, ser mais fácil de controlar. 

Estou a guiar-me pela tabela deles embora faça testes regularmente para saber o que preciso mais ou menos. Ainda não usei o nitrogénio pois o meu aquário produz nitratos suficientes, e não comprei o trace pois segundo li é uma versão aguada do flourish. 

A minha questão é a seguinte, esta linha vale o investimento ou alguns dos produtos não valem apena? Existem alternativas mais económicas? Apenas comprei os frascos de 100ml. 

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais

A linha da Seachem é muito boa e tem a vantagem de vir separada por nutrientes ao contrário de outras que são mais all-in-one. Assim podes dosear ao ritmo que necessitas em vez de tudo ao mesmo tempo.

há 2 horas, conrados disse:

Existem alternativas mais económicas?

Há, é comprares os sais e fazeres tu os frascos. Isso implica alguns conhecimentos e cuidados para não fazer asneira. 

Partilhar este post

Link para o post

Boas, o Tozé disse tudo. Se és iniciante mantém te numa linha de fertilizantes. Todas funcionam bem, gastando menos ou mais. Mas o importante é seguir sempre essa linha.

Partilhar este post

Link para o post

Sim, não me vou por a fazer fertilizantes :default_alberteinstein: O aquário também é pequeno pelo que os gastos também não vão ser avultados.

A minha questão prende-se mais com as campanhas de marketing que as marcas lançam em torno de certos produtos, prometendo mundos e fundos e que depois vai-se a ver e não passam de coisas básicas. Por exemplo, o Seachem Advance pela descrição parece uma coisa fora do normal. Já alguém testou? Faz as "maravilhas" anunciadas? :my_huh:

Partilhar este post

Link para o post

Boas,

Como disse estou a utilizar a linha da seachem e estou a guiar-me pela tabela deles.

Segundo os dados da seachem a dosagem recomendada do Phosphorus permite um aumento de 0.2mg/ml. O meu aqua não produz fosfatos, e mesmo dando essa dosagem rapidamente fico com valores de 0. Posso aumentar a quantidade de dosagem? Até que quantidade é seguro? Estão me a aparecer algas green spot e provávelmente é dos baixos valores de fosfatos.

Partilhar este post

Link para o post

Boas,

Podes e deves ajustar consoante as tuas necessidades.

Eles dão uma estimativa, depois, se tiveres uma massa vegetal muito grande, deves aumentar de forma a q a massa vegetal seja completamente alimentada.

deves fazer aumentos de 50% da dose recomendada, ate atingires as tuas necessidades. Ou seja, antes das luzes ligarem, medes, depois metes os fertilizantes, antes da luz desligar voltas a medir.

Se no final do periodo a diferença for < 0, aumentas a dose, e repetes o processo até q no final do periodo tenhas mais q 0 de diferença. Quando chegares a esse ponto, reduzes para a ultima dosagem q tinhas feito a 0.

( Atenção q isto é apenas a teoria para evitar desperdicios ) Por exemplo a ADA doseia por baixo, ou seja, nunca irias ter por exemplo 1ppm de PO4, a não ser que gastasses imenso fertilizante. Mas neste caso, eles têm o All-in-one mais ou menos preparado para as necessidades diarias da maioria dos aquarios.

Atenção q não te esqueças q não te deves regular por valores de um determinado tipo de fertilização, nomeadamente Estimated Index, q são altissimos.

Resumidamente, podes aumentar a dose, desde que não vejas sinais de algas, e que as plantas estejam a desenvolver bem.

Partilhar este post

Link para o post

Tempo de vida do fórum

Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00