The way home - Dennerle scapers tank


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Boas

Hora de fazer um update a este projecto.
Este já fez mais de um ano e tirando um problema ou outro tudo rola sobre rodas.

Faço TPA semanal, fertilizacao diária e após ter deixado o layout ter virado uma selva fiz uma poda para dar forma, desde ai a cada 2 semanas faço uma poda.

As plantas estão saudáveis, os camarões não param de se reproduzir por isso tudo está vem por aqui.

Tenho tido um pouco de algas filamentosas no musgo flame e as vezes um spot ou outro de BBA na rocha da frente. Mas eu para ambas dou uma pequena dose de aqua oxigenada com a seringa e o problema desaparece.

O problema é raro, e praticamente não é visível por isso não é nada que me preocupe.

Aqui em uma fotos do layout:

Foto do aquario quando ainda estava uma selva. Não é um layout muito ortodoxo no Aquascaping mas eu adorava este look.
4148286e67bb9c4c532ee372e1233e87.jpg

Foto do aquario agora,depois tenho tirar uma espécie de foto final com este look.

9a21ed350a6dc6466b2bc6820448a471.jpg

Espero que gostem.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim acho que devias ter podado mais. Mal se nota o hardscape!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim acho que devias ter podado mais. Mal se nota o hardscape!
Segui o teu conselho e hoje fiz uma manutenção com poda radical para tentar redescobrir o hardscape deste layout.
Acabei agora mesmo por isso ainda está um pouco turvo.
Fiz poda, limpei as rochas com a escova de metal, usei um pouco de água oxigenada no musgo que tem lá bastante algas, a semana passada enganei-me ao dizer que eram filamentosas, a alga que tenho no musgo é claphodora.
Comum em áreas que tem muita luz, pouca circulação e plantas que crescem lentamente e musgos.
Foto do aquario acabada de tirar e com telele. Quando limpar tiro outra com mais cuidado.
bc596c7ae7db4f4d87363ce4996b5956.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tá melhor, mas mesmo assim... ou olha lá para a foto que meteste do harscape no principio do tópico. Tão bonito que estava! O musgo e essa erva daninha no centro direito estão a tirar a profundidade que tinha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tá melhor, mas mesmo assim... ou olha lá para a foto que meteste do harscape no principio do tópico. Tão bonito que estava! O musgo e essa erva daninha no centro direito estão a tirar a profundidade que tinha!
Mais uma sessão de redescoberta.

Antes
7ff19744b00fe7ffe499e80986b3ce3d.jpg

Depois

ba50952b75fffb3d44305c805f22d108.jpg



Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que fica muito melhor com o caminho central desobstruído

Aproveito para questionar sobre o teu difusor.
É bom? Gostas dele?
Ando para comprar um kit que tem esse difusor incluído.


Cumprimentos,
Edgar Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que fica muito melhor com o caminho central desobstruído

Aproveito para questionar sobre o teu difusor.
É bom? Gostas dele?
Ando para comprar um kit que tem esse difusor incluído.


Cumprimentos,
Edgar Mendes


Boas

Obrigado. Eu gostava com o caminho obstruído, e com o tempo já me tinha esquecido de como o layout era com o caminho exposto.
Esta sem dúvida muito bonito e fica melhor assim.

Em relação ao difusor o neo Co2 é do melhor que encontras no mercado. E é relativamente barato.



Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou contente com esta área de crescimento aqui.
0eef3963cd0c863c3edabb3be0777c4e.jpg

Que acham? Chama muito a atenção, no layout anterior não saltava muito a vista mas agora.

Já agora algumas sugestões para o layout?

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente gostava mais do projecto inicial deste aqua, esta nova versão com a erva daninha perde muitos pormenores que até estavam bem feitos, MAS, quem tem de gostar és tu 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente gostava mais do projecto inicial deste aqua, esta nova versão com a erva daninha perde muitos pormenores que até estavam bem feitos, MAS, quem tem de gostar és tu
Boas Gonçalo

Compreendo a tua opinião.
A erva daninha estava lá desde o principio.
Mas a verdade é que este layout é resultado da catástrofe que aconteceu em Agosto durante a vaga de calor. Quando perdi a fauna e as plantas quase todas de um dia para o outro.
Na altura era para desmontar mas deixei andar. A erva daninha, a monte carlo e a Eleocharis foram as únicas plantas que sobreviveram.
Não desmontei o aquario e ele recuperou sozinho mas com um look diferente.
Eu gosto, mas não posso dizer se iria gostar de uma versão desenvolvida do original, porque nunca cheguei a conseguir maturar o original como consegui com este.
Tenho sempre a opção de or refazendo este a imagem do original. Mas este aquario tem 1 ano e 3 meses nao sei se vale a pena? Mais valia fazer um layout novo.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno, 

Vou ser sincero contigo, preferia muito mais a forma original desse layout!

DSC_0718.JPG

É uma pena todo o potencial dessas rochas estar escondido por baixo de uma densa camada de plantas, eu apostaria em fazer uma poda bastante radical de forma a trazer para o destaque toda essa rocha cheia de detalhe e que é uma mais valia num Iwagumi como esse que tens aí.

Claro que fica ao teu critério e isto é apenas a minha opinião pessoal, mas bem sei que tens capacidade para transformar essa montagem em algo mais "majestoso".

 

Força nisso!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vai mais um update a este projecto.
Hoje fiz uma poda ainda mais radical ao ponto de expor de volta todo o hardscape escondido neste layout.
Após isso aqui tenho uma foto tirada a pressa antes de sair para o trabalho.

6b5706471d68894ead96154450b38bd5.jpg

Como disse as plantas foram podadas ao máximo de forma a revelar o hardscape que estava escondido. Isto trouxe o problema de que nas traseiras as plantas estavam danificadas na parte debaixo.

No entanto plantei alguns dos topos e espero que recupere.
Outra coisa que notei foi que o hardscape já não é 100% igual ao original, houve um compactamento significativo do substrato e também talvez devido ao peso algumas rochas afundaram-se no substrato.

Fui fazendo o que podia para restaurar a forma original. Além disso adicionei uma pedra extra nas traseiras lado esquerdo. Não sei porquê, não estava contente com esse lado.

Agora fica a faltar uma limpeza profunda das Rochas para ficarem todas com a cor original, hoje já não tive tempo.
Como é visível na foto as plantas não estão no seu melhor após a poda, mas tou a contar que recuperem bem.

Que acham?

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhorou substâncialmente! Agora é recuperar o plantado e tirar fotos decentes para ir a concursos 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah, também gosto mais assim, acho que é por este caminho que tens que seguir.

Vê lá tu que já nem me estava a lembrar do layout inicial. É realmente com esse hardscape, essas rochas são tão bonitas que não se devem perder. 

A pedra que acrescentas-te tb gosto de ver. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto das 2 maneiras. Mas com tanta pedra lá dentro é um desperdício não se verem. O que quero dizer é que com tanto pormenor/detalhe, é uma pena perder-se a paisagem com tanta planta. Penso que podes usar mais variedade de plantas... o original tinha muito mais impacto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Aqui vai um update deste layout.

Após a poda radical foram umas semanas atribuladas, o Co2 acabou, eu já tinha enviado os extintores suplentes para encher mas devido a problema fora do meu controlo só recebi as garrafas de volta duas semanas depois do Co2 acabar.

Ainda fui tentando rodar as garrafas dos vários aquas que tenho em casa, colocando este a trabalhar de noite quando os outros estavam em descanso mas nem sempre deu.

O resultado foi o esperado, algas.
O aquario apanhou BBA nas rochas e plantas, claphodora espalhou-se pelo musgo e as rochas e vidros cobertos de verde.

Fiz uma poda, removi todas as plantas afectadas por BBA, limpei as algas verdes do vidro e das Rochas, normalmente uso uma escova de metal para limpar as rochas, mas a minha do chinês já era e como não me deu para ir comprar uma nova desta vez teve que ser com escova de dentes, infelizmente não é tão eficiente a limpar as rochas.

Removi o máximo de claphodora possível do musgo e usei uma seringa para tratar as BBAs nas rochas e claphodora restante com agua oxigenada.
Para finalizar aumentei o número de TPA's semanais.
O aquario ainda tem algas mas já não é tão visível.

Ontem ao fazer a manutenção decidi fazer algumas mudanças, a zona central com o caminho ainda não estava muito bem, o caminho estava muito largo, e em alguns sitios não era visível.

Nesse sentido plantei vários tipos de musgo (riccardia, flame e xmas) ao longo dos dois lados do caminho junto às rochas, o objectivo era dar mais curvas ao mesmo e também o tornar mais estreito com vista a aumentar a sensação de profundidade.

Ao mesmo tempo foi adicionada mais areia de forma a aumentar a altura do mesmo nas áreas onde não era visível.

Em relação a fauna, ainda se mantém os guppies que fazem as alegrias da Maria, e já temos bebés, o que deduzo que me vai dar muitas dores de cabeça no futuro e temos uma quantidade enorme de camarões red cherry, aos poucos tenho transferido algums para os outros aquarios, mas é neste mesmo que a população explodiu.

A minha Dslr avariou por isso agora só mesmo fotos com o telemóvel.
Por isso aqui vai uma foto do aquario ontem logo à seguir a manutencao com a água ainda um pouco turba e hoje de manhã já mais cristalina.

9ec15b06865ab40f9b677b514976e0c8.jpg

865274bb8ae61a0f40c1199c9d41538b.jpg


Espero que gostem.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sempre vendeste este aquário?? 
Está combinada a venda. A pessoa interessada pediu para pagar no início do mes e também algum tempo para preparar para receber o aquario em casa.
Por isso até o pagamento ter sido efectuado é meu.
Mas é pena, estou com ideia que nas mãos de um bom fotógrafo dava um aquario de concurso decente.


Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Este projecto terminou,o aquario foi desmontado há uma semana.

Este layout durou 18 meses e com ele aprendi bastante, conhecimentos que espero meter em prática em projectos futuros.




Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.