The way home - Dennerle scapers tank


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

O portatil e ingles, peco desculpa em avanco pela falta de ortografia e outros afins visto que os ingleses nao metem no teclado deles os sinais que nao se usam na lingua deles. 

Boas

Como ja foi aqui anunciado estou de regresso a Portugal apos uma ausencia de quase 10 anos e nada melhor para comecar esta nova aventura que um novo projecto. 

Eu comecei o meu hobby em 2004 mas como muitos naquele tempo andava a nora pela falta de informacao, e com tristeza que digo que muitos peixes e plantas encontraram o seu fim as minhas maos naqueles primeiros meses. Depois conheci o aquariofilia.net e foi como se me tivessem aberto as portas de outro mundo. Eu passei literalmente meses, apos meses a ler topicos aqui no forum. Eu nao era activo nos sentido de criar topicos, ou posts, eu simplesmente lia e absorvia cada pequeno pedaco de informacao que havia por aqui. 

Muitos dizem que para eles o hobby comecou quando encontraram as obras do Amano, para mim comecou no dia que encontrei o aquariofilia.net.

Apos meses de pesquisa, comecei a planear o meu primeiro verdadeiro aquario plantado. 

O aquario era este aqui embaixo, e ate a calha foi construida com a ajuda do forum.

O pedaco de madeira no lado direito a frente so ali estava porque na altura eu o tinha colocado ali para ver se ele deixava de flutuar, mas naquele tempo o pessoal ainda nao metia tanto enfase nas fotos dos nossos meninos, e eu um principiante ainda menos. Esta e uma das poucas fotos que me resta deste projecto. Este aquario durou ha volta de 3 anos e desmontei-o uns meses antes de partir para terras de sua majestade.

gallery_4446_3066_549.jpg

Ora porque me dou ao trabalho de desenterrar este aquario?

Porque acabei de me aperceber que ao fim de 13 anos no hobby, este e o unico aquario plantado sucedido que tenho made in Portugal. Agora que regressei a casa esta mais que na altura de mudar isso. 

Entao vamos la dar uma olhada ao novo projecto. 

Aquario: Dennerle scapers tank ( 45 x31x36 cm aprox. 50 litros)

Luz : TMC Aquaray 1500 grobeam ultima com kit Diy de suspensao

Filtro : Dennerle scapers flow

Termostato : Eheim jagger 75 watts

Co2 : Pressurizado com solenoide e extintor de 2 kg com diffusor JBL 

Substrato : Neo soil compact  + areia de filtro de piscina

Hardscape : Seiryu stone 

Plantas:

hemianthus cuba

eleocharis SP. mini 

glossostigma elatinoides

stauregeyne reppens

Micranthemum michrantemoides

Ludwigia super red mini 

bucephalandra deep purple

Marsilea crenata 

 

Fauna : 

Adicionado 10/2/2018

5 camaroes red cherry

3 caridinas japonicas

Primeiro vamos comecar pelo aquario, este aquario e um dennerle scapers tank que eu ganhei numas rifas num evento de aniversario do grupo de facebook Hampshire aquascaping and fish. O evento teve lugar em Portsmouth e foi organizado pelo fundador do Grup James sheen. O evento foi realizado ha coisa de um ano e teve como principal atracao o George Farmer que montou um layout num  Evolution aquascaper.

Esse era o primeiro premio das rifas, o aquario com o layout montado pelo george e a iluminacao incluida. O meu scapers foi o segundo premio, que para mim era bem mais interessante porque eu nao tinha espaco em casa para mais um aquario montado. Eu ja na altura andava em preparativos para o meu regresso em definitivo a portugal por isto este scapers nem saiu da caixa, foi imediatamente exportado para ca.

Por isso agora que regressei e altura de tirar este menino da caixa e brincar um pouco com ele.

O aquario veio completo com todo o equipamento, excepto o termostato. O filtro e um scapers flow, este filtro e um hang on back canister, atencao que nao e um filtro de mochila como os normais, isto e mesmo um canister, so que e desenhado para aquarios nano e para ser usado suspenso no vidro do aquario em vez de ficar debaixo dele. 

O aquario tem 45 cm de comprimento, 31 de altura e 36 de profundidade o que da a volta de 50 litros. 

A luz deste aquario e uma Dennerle scapers light de 24 watts, tou com fe que seja suficiente, mas nao sei muito sobre esta luz, a lampada parece semelhante aquelas compact, mas para ser sincero ainda nao tinha visto uma lampada como esta antes. E eu bem que pedi para me darem uma Solar RGB, mas o james nao foi em conversas eheh. 

Agora que ja colocamos dos detalhes tecnicos de lado vamos ao layout. 

Eu para este layout queria tentar algo mais tecnico, eu sei que ha muitos puristas do nature aquarium que nao vem com bons olhos aquarios com mais hardscape que plantas, mas eu desta vez queria tentar algo semelhante. Queria desenhar algo que tivesse qualidade suficiente para um concurso. 

O layout para mim e um diorama, mas ha-de haver por ai quem o venha classificar de iwagumi, e um layout com uma elevada densidade de rochas, estas sao colocadas de forma a formarem uma montanha maior e varias mais pequenas separadas por um caminho. A razao que eu considero isto um diorama e que nao estou a tentar a fazer uma representacao da natureza, estou sim a representar uma paisagem terrestre dentro do meu aquario. Para quem segue os concursos, este e um tipo de aquario que nos dias de hoje e mais visto. Outra das caracteristicas deste layout que e comum em dioramas e a colocacao de rochas maiores a frente e as mais pequenos atras no sentido de forcar a perspectiva de profundidade, dando a ideia que a paisagem se estende ate perder de vista. 

Para criar este layout e conseguir criar uma montanha convincente era necessario usar levantar o substrato substancialmente, ora como todos sabemos, o substrato tem tendencia a colapsar debaixo de agua, outro problema e que ao usarmos uma quantidade tao elevada de substrato corremos o risco de criar condicoes haver zonas anaerobicas, isto sao zonas onde o oxigenio nao consegue chegar e onde se desenvolvem gazes que se libertados para a coluna de agua sao mortais tanto para os peixes como para as plantas.

Para combater estes dois problemas vou comecar por usar uma solucao, 2 em 1, vou usar um substrato chamado JBL volcano mineral, isto nao passa de pedacos de rocha de vulcanica, devido ha granulometria maior, usar estes debaixo do substrato impede que se formem as tais zonas anaerobicas. Agora o 2 em 1 entra no facto de que eu coloco estas pedras dentro de meias de nylon de forma a formar sacos, isto quando colocado debaixo do substrato e rochas, nao so permite que estas fiquem bem assentes numa camada dura, o que significa que o layout nao vai perder altura devido a compactacao do solo, mas ao mesmo tempo ajuda a evitar que o substrato role para a frente com o tempo.

Outro metodo usado neste layout para impedir que o substrato colapse tem a ver com o design do hardscape em si, as rochas sao colocadas nao so em posicoes esteticas, mas estrategicamente de forma que estas providenciam grande parte do suporte necessario para manter o layout no sitio. 

Entao a primeira fase foi colocar estes sacos de rocha vulcanica no fundo do aquario. Depois disso comeca desenho do layout, para este layout usei seiryu stone, tenho uma boa quantidade dessa rocha por aqui, o suficiente para tentar varias rochas diferentes para tentar chegar ao desenho desejado. 

Comecei por colocar as rochas maiores a frente, e depois vou construindo a formacao rochosa da frente para tras, colocando rochas mais pequenas o mais atras possivel. 

Para aqueles que ainda duvidam da importancia do hardscape num aquario este, e um belo exemplo da sua importancia. Em qualquer aquario, seja ele iwagumi, nature aquarium ou neste caso um diorama o hardscape esta para o projecto como os ossos estao para o corpo humano. O hardscape e o esqueleto que da forma e mantem a estrutura no lugar.

Nao precisamos de aquarios cheios de rochas, como este meu projecto para ter um aquascape bem sucedido, pelo contrario, mas e importante que pouco ou muito este seja colocado da forma mais natural possivel e tendo em conta as regras de composicao. 

Ao mesmo tempo e muito importante prestar atencao as linhas e stracta das pedras, se repararem bem todas a pedras tem linhas que as definem, e importante colocar as nossas rochas de forma estas formacoes naturais encaixem umas nas outras, como se houve um efeito de fluir de umas rochas para as outras.  Nem sempre isso e possivel, as vezes porque nao temos a rocha ideal, e hardscape e caro e as vezes temos que nos safar com o que temos.

No meu caso e no deste projecto isso nao e tao importante porque a quantidade de rochas e tao grande que ha varias linhas, que tudo junto acaba por formar um todo homogeneo. 

E importante usar apenas um tipo de rocha no nossos hardscapes, para criar uma composicao uniforme e sem distracoes. 

O substrato deste aquario vai ser o Neo soil compact, uma estreia para mim, nunca vi la disto por terras de sua majestade mas apos uma conversa com o Ivo Soares da solucoes aquaticas decidi experimentar. 

Finalmente usei areia de filtro de piscina para criar o caminho, este foi desenhado com o maximo possivel de curvas e pequenas obstrucoes para dar um ar mais natural, ao mesmo tempo sofre uma curvatura acentuada e comeca a ficar cada vez mais estreiro para a traseira do aquario dando ainda mais enfase ao efeito de profundidade que falamos acima. 

Sem mais demora aqui vao umas fotos: 


20171222_224314.jpg

Este e o prototipo do layout, eu antes de passar a montagem final perdi umas horas a brincar com as rochas a tentar varios tipos de design, ate que escolhi este como base do meu projecto, aqui usei apenas a areia de piscina como substrato. 

 

20171224_124529.jpg

Aqui podem ver ja a montagem a decorrer e o pormenor dos sacos com a rocha vulcanica a suportar a composicao. 

20171224_125258.jpgNa realidade a montanha do lado esquerdo, esta exactamento ao lado da montanha do lado direito mas a diferenca de altura bem como esta linha diagonal e rochas adicionada nas traseira do aquario cria a ilusao de que a montanha do lado esquero esta mais perto. 

Aqui ja com o subsrato neo

20171224_160102.jpg

Vista de cima para aqueles que tem duvidas se ainda existem alguns sitios para plantar com tantas rochas. 

DSC_0687.JPG

Primeira tentativa para o caminho. Nao gostei nada disto, e andei tres dias a tentar arranjar uma solucao para o meu problema. E o meu problema e que no centro deste caminho os sacos de rocha vulcanica estavam visiveis e para os tapar era preciso levantar a areia demasiado, nao so isto reduzia a profundidade do desenho, como ficava muito pouco natural, ao mesmo tempo eu tava com receio de que o substrato e a areia de misturassem.

DSC_0691.JPG

A solucao demorou-me tres dias a arranjar, e foi colocar uma outra pedra semi enterrada na zona frontal, esta pedra nao so esconde os sacos, como ajuda a suportar a areia mais alta nas traseiras, permitindo que fique bastante mais baixa ha frente sem correr o risco desta colapsar, ao mesmo tempo aumentei a area de substrato na frente reduzindo a largura do caminho. 

DSC_06911.JPG

E quando tudo parecia decidido eis que surge mais uma alteracao. Esta foi uma sugestao do Aquascaper profissional Jurijs mit JS que tive o prazer de conhecer pessoalmente em eventos em Londres e na alemanha. Ele sugeriu reduzir ainda mais a largura do caminho para forcar perspectiva e mandou-me uma versao photoshop do meu desenho para me dar uma ideia eu achei que ficava melhor e larguei maos a obra. Este e o desenho final.

Este aquario ainda precisa de algum trabalho em suportar o substrato e impedir que a areia e o substrato se misturem, devo fazer isso nos proximos dias e depois e so escolher as plantas e passar a plantacao. 

Espero que gostem, eu queria ter feito um post mais elaborado mas ja e tarde e a cabeca ja nao da para mais. 

Ha ja agora este layout vai-se chamar " The way home" , isto porque para mim este layout significa mais que um aquario, e o culminar de uma aventura de 10 anos que me trouxe de volta para casa. 

Video da montagem

Espero que gostem. 

 

 

 

 

  • Gosto 4

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Luís Cardoso said:

Boas Bruno.

Tens aí um layout muito bom.

Com as plantas certas dará um aquário muito bonito.

Parabéns

Obrigado Luis. 

Eu ainda ando um pouco as voltas com que plantas devo colocar aqui, em principio sera tudo plantas pequenas tipo cuba e eleocharis para nao quebrar a ilusao de tamanho e escala da composicao das rochas. Mas estou aberto a sugestoes, este tipo de layout e algo novo para mim. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente composição das rochas! nem parece ter o tamanho que tem...:my_biggrin:

Mais uma boa montagem a acompanhar, estou curioso em relação à flora.

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Bruno, 

 

Bem vindo de volta a terras lusas! E pelo que vejo é um regresso em grande, a tua descrição está bem detalhada e bem fundamentada bem como o layout bem estruturado. 

 

Quanto à flora, acho que podes arriscar a aplicar somente verde, assim continuas a dar o destaque merecedor ao layout e consegues uma composição equilibrada e homogénea. 

 

Força, estou a acompanhar 

 

Abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

Aqui vai um update deste projecto.

O aquario esta montado faz tres semanas agora.

Em relacao as plantas neste layout a escolha foi feita sobretudo com o objectivo de manter a proporcao e sentido de profundidade do aquario. A ideia era usar plantas maiores a frente e pequenas mais para tras. 

Para isso as plantas escolhidas foram:

Hemianthus cuba

Glossostigma elatinoides

eleocharis sp mini

stauregeyne reppens

marsilea crenata

Micranthemum micranthemoides

bucephalandra deep purple

Ludwigia super red mini 

A unica excepcao e a ludwigia super red mini, eu ainda estou um pouco indeciso em relacao a esta planta, mas o Ivo soares da solucoes aquaticas viu o layout e sugeriu que a usasse para adicionar algum vermelho. No entanto cresce bastante, mas a ideia e que com podas dar forma a maneira que forme um arbusto que surja por tras das rochas, no entanto is significa cortar a planta a cada TPA, eu ja vi este efeito ser feito no display da solucoes aquaticas mas no meu aquario nao sei se vai resultar porque o aquario e muito mais pequeno, mas por agora nao tenho problemas em tentar, senao tira-se. 

No tapete a frente usei glosso, como cresce mais alto e tem folhas maiores pode ajudar a criar um sentido de distancia com a cuba e eleocharis colocadas mais atras. Para este efeito a maioria do pessoal vai dizer que a monte carlo e a planta mais indicada, e isto e correcto, mas eu ja ando a usar monte carlo nos meus layouts ha 2 anos sem parar, estou um pouco farto da planta e queria tentar algo diferente. Com muita luz e planta cresce compacta e a medida que o aquario estabilizar eu vou tentar aumentar a luz para conseguir este efeito. 

A cuba foi colocada na rachas entre as rochas e em alguns desniveis formados por elas, mas em especial foi colocada a beira do caminho de areia, eu vou deixar a planta crescer um pouco sobre a zona de areia de maneira ao caminho ficar menos largo mais para o fundo do aquario, assim aumentado o a ideia de distancia e dando um look mais natural ao caminho. 

A eleocharis foi colocada entre as rochas em zonas onde era necessario uma planta mais alta para ser vista. 

Na zona da frente eu tinha o problema que a altura atras de algumas rochas era muito grande para plantas baixinhas e eu nao queria subir ainda mais o nivel do substrato por isso nessas zonas usei stauregeyne reppens que quando crescer vai ser visivil a sair por detras das rochas e como tem folha maior ate ajuda ao aumentar o sentido de profundidade com as plantas pequenas na traseira. 

E para finalizar adicionei alguma bucephalandra deep purple enfiada entre as rochas. 

O aquario comecou com a luz original de dennerle, mas depressa se tornou obvio que a nao servia porque concentra toda a luz na zona centrar do aquario e ai so tenho areia, as plantas estao plantadas nos lados e em muitos casos atras de rochas por isso precisava de uma calha que senao fosse mais potente, desse ao menos para levantar para dar cobertura a todo o aquario. 

Para isso troquei a para uma TMC aquaray 1500 grobeam ultima. 

10-862-01916R_1400x.jpg?v=1497154978

Nao sei se esta luz vende aqui em portugal mas em inglaterra e bastante comum, hoje ja comeca a ser ultrapassada pelas novas LED's tipo twinstar que oferecem uma boa relacao qualidade preco, mas foi uma das primeiras calhas de qualidade e alta performance a aparecer no reino unido.

A calha esta suspensa numa armacao DIY, eu tenho um controlador digital com dimmer e varias opcoes de programacao para esta luz, mas ou eu me esqueci como a coisa funciona ou deve ter ficado danificada durante o transporte para portugal, a verdade e que nao parece funcionar como deve ser por isso nao estou a usa-lo. 

Por isso como a calha e bastante potente, pelo menos para este pequeno dennerle scapers flow e para evitar problemas com algas eu levantei a calha uns 30 centimetros acima do aquario. 

O aquario tem levado TPA's originalmente de 2 em 2 dias, depois de 3 em 3 era para passar a semanal, mas durante a altura da Pet festival passei tanto tempo em lisboa que me descuidei com as TPA's e o nivel de agua tambem baixou consideravelmente. Domingo ja tinha algumas diatomaceas filamentosas a crescer nas rochas e nas plantas, fiz uma limpeza das rochas e remocao de todas as algas e desde ai voltei as TPA's de 2 em 2 dias seguida de limpeza das rochas e vidros. 

Por agora as algas nao voltaram. 

Com o tempo quero baixar um pouco mais a calha, esta com 8 horas de luz por dia e a planta estao a crescer bem, no entanto a glosso tem tendencia a crescer para cima para chegar a luz e eu quero que compacte, a cuba tambem pode compactar um pouco mais com um pouco mais de luz e so mesmo uma questao de encontrar aquele balanco entre luz e algas. 

A marsilea crenata e a unica planta que nao se deu bem neste setup, tem sofrido uma morte lenta com melting, folhas a ficarem castanhas e eu acho que tem mais a ver com o local onde coloquei a planta, mesmo com esta luz esta um sitio com bastante sombra e tambem deduzo que nao haja muita circulacao. 

Aquando da montagem do aquario tambem adicionei um termostado eheim jagger the 75 watts e ja neste fim de semana adicionei uns camaroes, 5 red cherrys e 3 caridina japonicas ao aquario. 

Aqui fica um video da plantacao do aquario.

E assim que a luz ligar ja tiro umas fotos de como o aquario esta hoje e coloco aqui. 

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Muito boas montagens, ao vivo são mais bonitos :) 

Reparei que estás a refazer o musgo dos bonsai's, foi pena mesmo a alteração de iluminação (na pet) ter afectado o musgo mas esse é um problema menor, e essa calha é mesmo top!

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Miguel Simões said:

Boas Bruno,

Muito boas montagens, ao vivo são mais bonitos :) 

Reparei que estás a refazer o musgo dos bonsai's, foi pena mesmo a alteração de iluminação (na pet) ter afectado o musgo mas esse é um problema menor, e essa calha é mesmo top!

Cumps,

Obrigado Miguel

Sim o musgo nao sobreviveu a PET. No ultimo dia da PET o co2 acabou e o aquario ainda esteve umas 8 horas ligado sem co2, depois como eu tinha que trabalhar foi levado pelo Ivo soares para a solucoes aquaticas, entretanto estive uns dias a rasca com a gripe e so fui busca-lo no fim de semana a seguir. 

Embora o Ivo tenha cuidado muito bem do aquario nao se conseguiu entender com o Redutor ingles que eu la tinha para lhe adicionar CO2, por isso ele mesmo me recomendou remover o musgo porque as algas iam ser muito dificeis de eliminar. 

Eu comprei um pote novo para plantar, mas ao remover o musgo original reparei que nao conseguia remove-lo na totalidade, pequenos bocados de musgo ficaram agarrados a madeira e presos nas saliencias, por isso para ja vou ver se consigo refazer as arvores a partir desses restos do original naturalmente sem ser preciso adicionar musgo novo. 

Ao mesmo tempo a ideia e usar o tempo em que as arvores nao cobrem o tapete de monte carlo para este crescer e fechar. 

Em relacao a calha, nao e uma twinstar, mas eboa em termos de potencia e qualidade preco, so perde mesmo por causa das cores. E ate tenho pena de estar a ser desperdicada neste layout, as arvores nao permitem que eu use muita luz sem o musgo apanhar algas por isso em regra so uso uma pequena percentagem do potencial desta calha. 

No futuro espero testa-la num nature aquarium. 

 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 hours ago, Luís Cardoso said:

Esta no bom caminho...

Obrigado Luis. Agora e ver como as coisas se vao desenvolvendo e manter-me encima da manutencao. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno, 

 

Isso está a desenvolver bem, com tempo e isso fica impec. 

 

Tal como já referiste, a ludwigia é capaz de destoar um pouco nas proporções do aquário. Tens a rotala wallichii como opção de vermelho e é muito pequena.

 

Força nisso!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas este aquário tem andado esquecido aqui por casa.Por isso aqui vai um update.

Tive problemas enormes de algas com este aquário, já parece ser tradição aqui da casa, tive diatomaceas,black beard e filamentosas.

Também tive várias plantas que simplesmente sofreram melt e nunca recuperaram.

Ao mesmo tempo e apesar de todos os cuidados que tive para evita - lo o substrato desta montanha compactou bastante e a estrutura ficou periclitante como que a ameaçar colapso ao mínimo toque.

Adicionei mais substrato e usei corrugated plastic, falta - me o nome em português mas, são iguais aos suportes de substrato que o james Findley usa nas montagens para tentar estabilizar a estrutura.

Para as algas fui por partes, usei um tratamento com excel com de três dias de overdose como recomendado pelo Filipe Oliveira em um dos seus vídeos do YouTube.

Depois aumentei a circulação com uma wave maker, provou ser erro porque depois as plantas levantavam todas. Acabei por retirar e simplesmente aumentar o débito de co2 e aceitar que uma boa quantidade dele vai ser desperdiçado devido a falta de boa corrente. Estes filtros dennerle não são muito eficientes no que se refere à circulação.

Aumentei a fertilização optando pelo extimative index em vez de fertilizantes comerciais.

O aquário estabilizou.

Depois substitui a glosso por monte carlo, a lidwugia super red mini por hemianthus michrantemoides, a Ludwigia crescia grande demais para este aquário. E finalmente adicionei Xmas moss entre as rochas.

Mas as plantas continuavam a não crescer, ou faze-lo lentamente. Ao comparar o meu aquário das árvores com este, e eles ficam lado a lado, por isso da para tirar uma foto e ver, tornou-se óbvio que a TMC aquaray não chega aos calcanhares da chihiros em termos de potência de luz, nem quando esta está apenas a 50% de capacidade.

O aquário das árvores estava a crescer muito bem e este não, ainda ponderei comprar outra calha, mas antes disso decidi tentar baixar a calha o mais possível.

Resultou, as plantas começaram a crescer e o aquário agora está a crescer bastante bem e saudável.

Em termos de vivos, este aquário pot agora tem so camarões, Amanos e Red cherry. E já tem uma boa quantidade deles.

Aqui vai umas fotos do aquário, de como esta agora e de alguns dos momentos menos bons.

Fotos tiradas com um velho galaxy S3

f1d074e85baea9f0aee125e1f72ab42b.jpg3b3e708b9cc38859fa72508932f2fe0c.jpgb9b11b2cb5c00f857ee1ad3a0d47c38a.jpg01eb0fd70fcf803238d555d528f7737b.jpg

Sent from my GT-I9305 using Tapatalk
 

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, vou aproveitar para mais um update deste aquario. 

Aos poucos este aquario tem recuperado. Quando baixei a calha da ultima vez as plantas comecaram a crescer, as algas foram desaparecendo, so as vezes e que me crescem algumas diatomaceas nos vidros e as verdes nas rochas, mas nada que a manutencao regular nao resolva. 

Os camaroes tem-se multiplicado rapidamente e o aquario agora esta cheio de Red cherry, e adicionei alguns endlers, para evitou que se multipliquem sem controlo, sao todos machos. 

Sao um peixe pequenino e colorido, se bem que nao adicionam aquele comportamente comum em peixes de cardume, nao ficaram maus neste aquario. 

Fiz uma poda valente domingo porque as plantas de caule ja estavam muito altas por isso ate crescerem nao estao com o melhor aspecto mas de qualquer maneira aqui vai um video do aquario com 6 meses. 

 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Aqui vai um vide update da manutencao deste aquario.



Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas

Aqui vai um update deste aquario.
Em primeiro lugar talvez um pedido de desculpa, o forum não serve para mostrar as boas experiências.
Também serve para mostrar as más.

E o porquê do pedido, este aquario estava a ficar muito bonito quando fiz o último update. No entanto em Agosto quando tivemos a vaga de calor as coisas começaram a dar para o torto bastante rápido.

A primeira coisa que me aconteceu foi que os camarões morreram todos. Dias depois as plantas começaram a morrer. Cuba é monte carlo especialmente meltaram e o aquario ficou horrível.

Eu devia ter estado preparado para o calor, no entanto após tantos anos num país mais frio, esqueci-me que em Portugal o verão pode ser problemático.

O meu pedido de desculpas deve-se ao facto que eu devia ter partilhado esse evento aqui e quem sabe até pedir opiniões. A verdade é que não o fiz, o aquario estava deprimente e nem tinha cara de olhar para ele.
Durante semanas andei a pensar desmonta-lo. Fui adiando, adiando até que as plantas começaram a recuperar muito lentamente.

Mas durante os meses todos até agora mantive este layout um pouco mais escondido porque não estava de todo contente com ele.

Com o desastre de Agosto a Cuba desapareceu deste aquario e a monte carlo que dominava grande parte do layout também tem agora uma presença reduzida.
Isso possibilitou a outras plantas que tinham resistido melhor que tomassem conta do layout.
Eleocharis mini tinha uma presença pequena no layout antes, espalhou-se por todo o lado.
Hemianthus michrantemoides também tomou conta de toda a área traseira onde antes havia Cuba.

Com o tempo comecei a gostar o look desta planta e comecei a fazer podas regulares para formar um arbusto e dar-lhe forma.

Este aquario está neste momento a usar a minha chihiros aquasky 451, ao invés da Tmc que usava antes. E a calha está a 100% visto que quando estava no nível 4 o arbusto de michrantemoides não era muito denso e não parecia saudável.
O problena resolveu-se com o aumento da luz.

A fertilizacao é Estimative index com uma solução preparada a partir dos sais da aquarium plant food UK.
Faço macros e micros alternadamente e descanso ao sábado.

A manutenção deste é semanal, todas as semanas faço poda das plantas em especial da michrantemoides, aspiro o substrato e limpo os vidros.
Duas vezes por semana limpo as rochas com uma escova de metal, as rochas tendem a ficar esverdeadas e eu gosto do look cinzento das seiryu a saltar a vista entre as plantas. Isto um pouco trabalhoso e as vezes chego a remover Rochas e aspirar por debaixo para evitar acumulação de detritos.
Também a cada duas semanas aspiro um pouco da área do caminho e adiciono uma nova camada.
Finalmente tento limpar o filtro dennerle pelo menos de duas em duas semanas, para evitar uma redução na corrente do filtro. É quando faço isso coloco as pipes e o difusor de Co2 numa solução de lixívia para limpa-Los.

Tenho notado que desde que me tornei mais consistente com as manutenções, todos os aquarios da casa melhoraram a olhos vistos e este não é excepção.

Este aquario está a começar a cativar-me, e não me arrependo de não o ter desmontado. Não vai ser perfeito porque muito do que se tornou agora foi a Natureza a a crescer por si própria, não comprei plantas novas para substituir as que morreram, apenas deixei o aquario abandonado a crescer sozinho.
Daí que está um pouco diferente daquilo que tinha em mente em Agosto.

De qualquer maneira aqui vai uma foto tirada hoje com o tele.
Fico a espera de opiniões.
50d986b036b0c506a11c568614aa2e03.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

Muitos parabéns, porque no meio de tantos acontecimentos menos felizes, conseguiste fazer uma recuperação do aquário muito boa.

Pessoalmente prefiro-o como está agora, do que antes do Verão. Só colocaria alguns apontamentos de plantas encarnadas, para ficar mais alegre.

Actualmente que fauna tens no aquário? Não tens peixes?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,
Muitos parabéns, porque no meio de tantos acontecimentos menos felizes, conseguiste fazer uma recuperação do aquário muito boa.
Pessoalmente prefiro-o como está agora, do que antes do Verão. Só colocaria alguns apontamentos de plantas encarnadas, para ficar mais alegre.
Actualmente que fauna tens no aquário? Não tens peixes?
Obrigado.
Neste aquário tenho Red cherry e endlers.
Em relação a plantas vermelhas segui o teu conselho, tinha aqui podas de ludwigia super Red mini e coloquei no meio do arbusto.
Está planta tem folhas um pouco grandes demais comparada com a michrantemoides,mas com podas regulares espero manter a planta pequena.
Com a luz no máximo isto leva uma poda valente todas as semanas. Senão resultar então depois invisto noutra planta.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foto do aquario logo após ter adicionado uns pés de ludwigia super Red mini. Com as podas espero que a planta encaixe no arbusto. af26ed3b64fc84ae40ba73924a7e2876.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

Aqui vai um vídeo de update deste aquario.



Em relação ao aquário este está a chegar ao ponto, se eu fosse bom fotografo, creio que conseguia fazer algo de engraçado com este layout.

Já tem 11 meses e de momento é o aquario que me dá mais gosto cuidar cá em casa. No entanto já de a algumas semanas para cá que ando com a ideia na cabeça de tentar reduzir o tempo perdido em manutenção.

Eu uso EI dosing o que tem permitido estes crescimentos rápidos e saudáveis das plantas. Isto leva uma poda todas as semanas e podia até levar mais eu é que não me dou ao trabalho.

E se tenho gosto nas podas, acho bastante relaxante, ter que limpar pedra a cada duas semanas é chato. As plantas não tem algas mas como vão ver no vídeo as pedras ficam todas verdes e sujas o que me obriga a ter que usar a escova regularmente.

Tenho andado há umas semanas a matutar possibilidade de deixar o EI dosing e ir para uma fertilizacao mais reduzida para tentar minimizar as frequência de podas e limpeza de Rochas.

E ontem mesmo a calhar no evento da soluções o Filipe falou várias vezes do mesmo. Por isso nos próximos dias vou tentar elaborar um regime de fertilizacao mais reduzido para este e todos os meus outros aquarios.

Também baixei 2 níveis a calha, estava no máximo, a ver se controlo um pouco o ritmo de crescimento.

Espero que gostem do vídeo e do aquario. Críticas e sugestões são bem vindas.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Obrigado pelo vídeo. Sempre útil perceber as técnicas utilizadas por quem sabe.
Qual é a quantidade de fertilizantes que estás a usar, e que estás a pensar vir a utilizar?
Boas..

Desculpa não ter respondido mais cedo.
De cabeça não sei, limitei-me a dosear um terço da dose estimativa index que estava a usar antes. Aguentou bem e a velocidade do crescimento reduziu bastante.

Recentemente aumentei um pouco de novo, começaram a aparecer algumas algas. Agora estou a metade da dose EI original.

Aqui vai fotos de como o aquario estava ontem. Com o aumento da dose de novo a velocidade de crescimento como é óbvio aumentou, ontem estava para podar quando cheguei a conclusao que até gosto deste look actual, até parece outro aquario. Por isso vou deixá-lo assim por algum tempo.

Espero que gostem. c640a26976f381e30d389bcc9b4ce56c.jpgf18c4970880a6fceda0893f5b525d2d2.jpg1d211e3e363f04f90ebd4f049ee14888.jpg59976523838245c19a2ee117f04934dd.jpg202d2c5aad659bd8c76fefeee04075c5.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.