Anubia - Azar ou azelhice!!?


Ricardo 78

Recommended Posts

Tenho uma anubia anã há cerca de dez dias, com a raiz atada a uma pedra, num nano que está a ciclar. Trazia 2 folhas danificadas, já da loja. Uma cortei a outra deixei ficar, mas agora já está também estragada. Há dias abri aqui um post ( nos primeiros passos) onde expôs a situação e alguém muito simpaticamente, uma vez que não tenho fauna sugeriu que colocasse fertilizante liquido. Assim fiz já há dois dias... a par da tal folha estragada, tenho agora mais 3 ou 4 a ir pelo mesmo caminho!!! Alguém tem alguma sugestão, pois não quero perder a planta!!? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Se o rizoma da Anubia esta bom,não esta mol,ou podre,

então deixa ficar que vão rebentar novas folhas,só que

isso pode demorar ainda muito,vais que ter muita calma,

se não tiveres o rizoma enterrado esta bem a sim,e só 

esperares.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela energia positiva Álvaro!!!

Sim o rizoma está bom e não está enterrado!! Está lá agora sossegadinha com fertilizante e luz, deixa lá ver o que acontece!!!

cumps

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Bom Ano, o que acontece e que a Anubia vai rebentar as folhas

novas,demora mas e uma questão de ela se adeptar há tua água,

e há nova luz, ao novo ambiente.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

bom ano!!! 

Vamos ver, vamos ver como ela se comporta!!! Ontem perdeu mais 2 ou 3 folhas e hoje tem outras tantas a desfazerem-se. Vamos aguardar, então, já que dizem ser normal!!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, tal como o Álvaro te disse, as plantas precisam de se ambientar às novas condições no aquário. Tens mais plantas no mesmo aquário? Quais são os parâmetros e equipamentos? Substratos? Sem mais informação torna-se difícil poder ajudar. Fotos também ajudam.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Ricardo 78 said:

Boas,

bom ano!!! 

Vamos ver, vamos ver como ela se comporta!!! Ontem perdeu mais 2 ou 3 folhas e hoje tem outras tantas a desfazerem-se. Vamos aguardar, então, já que dizem ser normal!!!

 

Enquanto os rizoma estiver saudavel essa planta vai recuperar. Como expliquei no outro post que colocaste, anubias crescem muito lentamente por isso nao esperes milagres de um dia para o outro. 

Existe uma doenca exclusiva has anubias que se chama "Anubia rizome Rot", nao conheco o nome desta doenca em portugues mas traduzido literalmente e apodrecimento do rizoma da anubia, suspeita-se que e um fungo a causa, neste caso as folhas estao em boas condicoes mas o rizoma apodrece, o que leva a que as folhas mesmo saudaveis caiam e a planta morra. Eu ja tive isto num aquario com umas serie de anubias que comprei numa loja, e mortal para as plantas porque rapidamente acaba com todas as anubias em um aquario. Mas como dizes que as tuas folhas estao a cair, mas o rizoma ainda esta em boas condicoes e so mesmo teres paciencia que ela cresce de novo. 

Todas a plantas sofrem de uma maneira ou outras durante o tempo de adaptacao a estarem dentro de agua, isto deve-se em grande parte ao facto que elas sao cultivadas fora de agua, caso em excepcao sao as chamadas tissue culture que pela maneira como sao cultivada nao costumam passar por essa mesma adaptacao. 

A unica coisa a recomendar-te e muita calma. 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais