Aquario de emergência 33 Litros - CO2


bravo 6

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Medições noite 2018/01/06:

PH=6.8
KH=5.5 ou 6
Temperatura=26ºC

Amanhã, domingo, é dia de TPA e limpeza de vidros. Nota-se que já precisa... :default_alberteinstein:

A água não está transparente como gostaria que estivesse, possívelmente devido às TPAs que tenho feito apenas de 15 em 15 dias.
Espero conseguir melhorar a transparência da água ao fazer TPA (20%) , agora de 7 em 7 dias.

Questão: Noto que as Hygrophila polysperma 'reosanervig' estão a perder a cor avermelhada/cor rosa no topo, será falta de ferro ou Potássio?

Apenas tenho usado AF Macro, AF Micro e AF Iron Boost, tudo em dias diferentes e nas respetivas doses.
A ultimo dia que apliquei AF Iron Boost (2 gotas) foi no dia 01/01/2018.

Fica aqui mais um vídeo feito hoje:

 

Como a água não está como quero, brinco um pouco com as cores, para me sentir um pouco melhor:

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Feita TPA de 20% com limpeza dos vidros, e corte de algumas plantas em excesso com alguma replantação.

1h30 depois de por a água no aquário os valores são:

PH=7.4
KH=4.5 a 5
Temperatura: 24ºC (desceu dos 25,5ºC para os 24ºC)


Dúvida: Por norma deve-se ligar o CO2, antes do periodo definido logo depois da TPA, para baixar o PH e subir o KH?

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Obrigado!

EDIT: Vídeo ~4h depois da TPA:

Medições pelas 20h'00 (2018/01/07)
PH=6.9
KH=5
Temp=27

 

Editado por bravo 6
partilhar novo vídeo, inclui medições da noite
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Mais uma vez segui as sugestões aqui partilhada e troquei o difusor pelo NEO tamanho médio, o small pareceu-me pequeno demais.

Medições logo a seguir a trocar o difusor às 20h00 de 2018/01/08
PH=6.7
KH=5
Temp=27

Partilho video onde se verifica que nada tem a haver com o outro difusor, não vos parece um exagero?
Ou 8 ou 80.. estará melhor?
 

 

EDIT: Como o PH estava mais baixo do que o normal ajustei o fotoperiodoVsCo2

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Editado por bravo 6
alteração fotoperiodoVsCo2
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6,7 PH e 5 KH da 32 ppm de acordo com a tabela que colocaste no inicio do topico. Tendo em conta que o target sao 30 ppm, e que este metodo e so um guia e que nao e 100% confiavel no que se refere aos valores nao vejo problema.

Eu acho que te estas a focar demais nos valores e nao naquilo que realmente interessa. Os valores sao so, um guia, este metodo de medicao assume que apenas acido carbonico pode alterar o PH, quando doseas co2 no aquario parte dele em conjunto com agua forma acido carbonico o que resulta no baixar do PH. O problema e que isto nao e 100% fiavel, porque nao e so o acido carbonico que pode alterar o PH, este metodo e so para te ajudar e te guiar, nao serve para te estares a obcecar em atingir certo valor.

Primeiro porque nao podes realmente saber os valores correctos, ha muitas variaveis.

Segundo porque como te disseram acima os valores tendem a oscilar

Por isso estares a procurar atingir um valor constantemente na minha opiniao so te vai levar a duas coisas, gastar dinheiro e trabalho desnecessario. 

Se queres realmente ter uma leitura mais acertada arranja um drop checker com a solucao 4dhk, mas mesmo assim existe um atraso de a volta de duas horas na leitura, o valor que te da e o co2 que tinhas na agua ha 2 horas atras. 

Para te ajudar tenho tres perguntas?

As tuas plantas estao bem? 

Tens algas?

E se os teus peixes mostram alguns sinais de stress ou de nao estarem bem no aquario?

O valor e um guia, mas o que realmente te diz o que se passa no teu aquario e abservacao das tuas plantas e os teus peixes, eles e que te vao dizer se estas a dosear demais ou de menos. Se tens plantas a crescer saudaveis e com pearling entao e sinal que estas a dar as plantas ao co2 necessario, se os peixes estao bem entao e sinal que nao estas a dar demais. E importante tambem veres se tens circulacao de agua suficiente, para isso observa se as bolhas de co2 estao realmente a chegar a todo o lado no aquario, ve se as vez tocar nas plantas, podes ate deitar os 2kg de botija no aquario de uma vez mas se nao chegarem as plantas, e o mesmo que nada. 

Eu dou o meu exemplo, eu vivia em Londres e la a agua e rocha liquida, para ter co2 suficiente para as minha plantas eu tinha que dosear doses muito elevadas, o meu drop checker ia mesmo para o amarelo, e fazia-o sem problemas para os meus peixes, se deixasse so no verde as plantas sofriam porque uma grande parte do co2 estava a ser convertido em acido carbonico que as plantas nao usam.

Depois vim para Portugal e aqui agua diferente, aqui nao preciso dosear nem de perto o mesmo co2, ao observar os meus peixes percebi logo que se o fizesse eles iam comecar logo a mostrar sinais de stress e dificuldade na respiracao. 

Nao precisei de testes, ou valores para chegar la, bastou-me observar os meus peixes. 

Nao estou a criticar ou a dizer que nao deves testar de vez em quando, mas nao fiques apenas focado nos valores porque o verdadeiro prazer de teres um aquario plantado e observares o aquario e os seus habitantes, e acredita que aprendes muito mais pela observacao do que com os testes.

Usa-os como guia, mas nao te esquecas de comparar o que o teste te diz com aquilo que o aquario te mostra.

Eu sei que estas determinado a ter os valores do teu aquario o mais constante possivel, mas todos os aquarios sofrem ligeiras variacoes nos parametros e isso e ainda mais verdade em aquarios onde estas a dosear co2, o teu papel e minimizar essas mudancas, mas nunca vais conseguir elimina-las. 

Como disse acima nao falo para criticar, onde tu estas hoje, ja eu e muitos de nos estivemos. 

 

  • Obrigado(a) 1

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há 8 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Se queres realmente ter uma leitura mais acertada arranja um drop checker com a solucao 4dhk, mas mesmo assim existe um atraso de a volta de duas horas na leitura, o valor que te da e o co2 que tinhas na agua ha 2 horas atras. 


As tuas plantas estao bem?
RE: Creio que sim, as plantas estão bem e a desenvolver-se rapidamente, melhor do que quando estavam sem Co2 e fertilizantes

Tens algas?
RE: Sim, tenho algumas, reduzi o foto periodo pois acho que a luz é muito intensa e pode estar a causar isso. Creio que está controlado.

E se os teus peixes mostram alguns sinais de stress ou de nao estarem bem no aquario?
RE: Quando troquei para o Neo Diffuser e liguei o CO2 reparei que os peixes se esconderam e pareciam stressados, talvez pelo excesso de bolhas.
Parece-me que de forma geral estão bem, há um ou dois Tetra Ambar que acabam por se esconder mais que os outros.

 

Bruno, muito obrigado pelas palavras que considero muito uteis e uma mais valia.

As respostas a azul no quote acima.

Por haver um delay no dropchek, de aproximadamente 2 horas, é que não estou para aí virado em arranjar um, para alem de que a cor pode ser vista diferente de pessoa para pessoa. Por isso preferia um aparelho que me desse valores aproximados invés dos testes gota a gota.

Não estou certo do PH que devo considerar no aquario tendo em conta a variedade de flora e fauna no aquario.
Como tenho Hyphessobrycon Amandae e Tetra Cardinal devo considerar um PH mais ácido como 6.5? Depois os Caridina Japonica podem ressentir-se..

Obrigado!

Editado por bravo 6
typo
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2 hours ago, bravo 6 said:

Bruno, muito obrigado pelas palavras que considero muito uteis e uma mais valia.

As respostas a azul no quote acima.

Por haver um delay no dropchek, de aproximadamente 2 horas, é que não estou para aí virado em arranjar um, para alem de que a cor pode ser vista diferente de pessoa para pessoa. Por isso preferia um aparelho que me desse valores aproximados invés dos testes gota a gota.

Não estou certo do PH que devo considerar no aquario tendo em conta a variedade de flora e fauna no aquario.
Como tenho Hyphessobrycon Amandae e Tetra Cardinal devo considerar um PH mais ácido como 6.5? Depois os Caridina Japonica podem ressentir-se..

Obrigado!

Eu tenho Hyphessobrycon Amandae conhecidos para mim como ember tetras no meu aquario e nem ando a verificar o meu PH e muito menos a altera-lo. 

Os teus peixes foram criados em cativeiro muito possivelmente na agua que tu tens, o nivel de tolerancia deles a diferentes PH's e bastante elevado. E preferivel te focares em teres um PH constante do que lutares para baixares o PH. E no mesmo aquario tambem tenho Caridinhas japonicas, Tanto uns comos os outros estao bem, acabei de lhes dar comida e eles ate ja sabem a hora e mal entrei na fishroom comecaram logo a procura de comida. 

Variacoes constantes no PH sao mais perigosas para os peixes do que manteres eles num PH ligeiramente diferente. Certos peixes mais sensiveis como discus, esses sim tens mesmo que lhes dar o PH que eles gostam, outro caso e se tiveres peixes apanhados na natureza.

Aqui fica um pequeno video que fiz a pressa para te mostrar os meus amandae e as caridinas, como vez estao activos e sem qualquer sinal de stress ou de estarem afectados pelo facto de nao estarem num PH de 6.5 e tens que se levar em conta que este aquario fez uma viagem de 3000 km ha poucas semanas dai as plantas ainda estarem a recuperar devido a diferenca na qualidade da agua. Peco desculpa pelas interferencias na luz e a ma qualidade do video, quando nao tenho a calha a 100% a minha camara apanha sempre isso quando filmo o aquario.

 

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Muito porreiro o teu aquario.
Não tens o CO2 a bombar.. o vídeo foi na hora de fecho do Co2, a tal uma hora antes do fotoperiodo terminar?

No passado tinha esta calha LED de 15 Watts que ajudou a eliminar as algas completamente mas as plantas não cresciam , especialmente a Glossostigma Elatinoides que inclusivé estava a definhar e por isso voltei a por o foco de 30W que vêm nos vídeos.
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Sobre as algas que apareceram há coisa de 1 ou 2 semanas partilho as imagens, tiradas hoje.
Como posso contornar esta situação das algas?

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5 hours ago, bravo 6 said:

Muito porreiro o teu aquario.
Não tens o CO2 a bombar.. o vídeo foi na hora de fecho do Co2, a tal uma hora antes do fotoperiodo terminar?
 

Eu cometi a imprudencia de ligar a calha uns segundos so para gravar o video. O co2 liga has 11.30 e a luz comeca a 12.30.

Em relacao as algas, quantas horas de luz estas a dar agora?

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Estava com 7h diarias mas com isto das algas reduzi para 6h

EDIT:
Fotoperiodo: das 15h às 21h
Co2: das 14h às 20h30

troquei a luz temporariamente para a calha de 15 watts, as plantas deixaram logo de fazer pearling (não sei se será solução). Talvez reduzir para as 6 horas e com o foco 30 Watts seja mais apropriado.
Tenho a certeza que com o foco 30 W as plantas fazem bastante pearling.

Seguem vídeos, ambos filmados  a 2018/01/09, para comparação de comportamento com a troca do foco LED para calha LED:

Foco 30Watts (com pearling):


Calha 15Watt Led (sem pearling):

 

Editado por bravo 6
inclusao videos e fotoperiodoVS Co2
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Eu colocava a calha de 15 watts pelo menos ate resolveres o problema das algas. Luz e o unico factor que realmente tens controlo no aquario, e dificil saberes ao certo quanto co2 ou fertelizante tens la dentro ao certo porque ha muita variaveis. Mas luz sabes sempre quanta luz estas a dar. Por isso e que se usa a o que chamamos "using light as the limiting factor", ou seja usar a luz como metodo para controlar o aquario. Mais luz as coisas aceleram, menos luz andam mais devagar. E como um carro a 200 km tens mais possiblidades de ter um acidente que a 50 km.

Ao usares a luz the 15 watts vais abrandar o crescimento das algas o suficiente para te livrares delas antes que se espalhem pelo aquario todo. 30 watts para 33 litros, que nem sao 33 litros reais porque as rochas, substrato e plantas tambem ocupam espaco, e muita luz. A velha regra do 1 watt por litro esta desactualizada, so servia para calhas T12 ou T8 porque a luz era fraca e ineficiente. Com Leds ou T5 isso e luz a mais. 

Se quizeres manter os 30 watts a alternativa que tens e arranjares maneira de suspendar a luz mais alto, ou seja mais distante da superficie do aquario. Para remover essas algas as tuas japonicas devem comer isso, se abrandares o aquario e as algas pararem de crescer, eles com o tempo comem o resto. Podes tambem cortar as folhas affectadas quando possivel, ou se vires que a planta nao tem salvacao simplesmente substitui a planta. Outra coisa que podes tentar e dosear excel, vende-se como co2 liquido, mas e na verdade muito mais eficiente como algicida, podes dosear o aquario todo ou fazer tratamento directo nas algas com uma seringa.

Mas nao abuses segue as recomendacoes na embalagem porque algumas plantas nao gostam disso quando fazemos overdose, e evita dosear perto dos camaroes porque eles tambem nao gostam. Desliga o filtro antes do tratamento e deixa desligado uns 20 minutos depois se estiveres a fazer tratamento directo nas algas. Se fizeres overdose faz uma TPA depois de acabares o tratamento. 

Eu em primeiro lugar recomendava mesmo reduzires a luz e tentar que os camaroes acabem com a alga, ou remover manualmente, usa o excel como alternativa se vires que nao resulta. As vezes e preferivel teres uma aquario saudavel mesmo que demore mais tempo a crescer, do que teres um aquario cheio de pearling a crescer super rapido mas todo coberto de algas. 

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Pois, concordo até porque a minha reação imediata foi reduzir a luz para os 15 W e reduzir o fotoperiodo.
Prefiro esta solução evitando quimicos e tratamentos que podem prejudicar noutros lados.

Com a calha não tenho perling de todo, é um facto :my_cry:
As bolhas visiveis são do difusor co2
Só espero que a Glossostigma elatinoides consiga crescer com esta luz e fazer um tapete


Valores de hoje noite 2018/01/10:
PH=6.8  (PH de manhã=7.2)
KH=5
Temp=25,5ºC

Fotoperiodo: 6h/dia, [15h às 21h]
Co2: [14h às 20h30]

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Tirei a foto da Glossostigma para mais tarde comparar o crescimento:

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VIDEO:

 

Editado por bravo 6
PH de manhã=7.2 / Vídeo
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Acho que está tudo a evoluir bem ! Como disse o Bruno, com calma e sem puxar muito pelas algas estas acabam por desaparecer com a maturação do aquário, no entanto umas japónicas ajudariam.

Cumps

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Tenho 8 caridinas a trabalhar na manutenção... vamos ver se serão suficientes e eficazes.  Já têm um desafio  hehe

Receio pelo desenvolvimento saudavel da Glossostigma.

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há 16 horas, bravo 6 disse:

Tenho 8 caridinas a trabalhar na manutenção... vamos ver se serão suficientes e eficazes.  Já têm um desafio  hehe

Receio pelo desenvolvimento saudavel da Glossostigma.

Ui 8 devem chegar facilmente ! 

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Medições dia 2018/01/12

Manhã (6:30)
PH=7.3
KH=4
Temp=25ºC

Noite (21:00)
PH=6.8
KH=4.4 ou 5
Temp=25.5ºC

Relativamente às algas quando é suposto começar a notar que desaparecem (tendo em conta que reduzi o fotoperiodo e intensidade)?
Se continuarem a aparecer, o que aconselham fazer?

Obrigado!

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Nova opção para a luz no fotoperiodo. Calha 15W + Sea Star Led-180T (4W)
Parece haver algum pearling e creio ser melhor para o desenvolvimento da Glossostigma.
Corte de algumas plantas e adicionei uma nova Rotala Green ao aquario.


Fotoperiodo atual: 6h30 / dia (14h30 às 21h00)
CO2: 7h00 dia (13h30 às 20h30)
 

Manhã (2018/01/13)
PH=7.4
KH=5
Temp=25ºC

Noite (2018/01/13)
PH=6.6
KH=5
Temp=26.5ºC

PH mais baixo que já tive até ao momento com injeção CO2. Reduzi um pouco o CO2 para acertar os níveis.

Continua a haver grandes variações de PH de madrugada e de noite, voçês conseguem ter menos variações?

 

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Boa tarde,

Noto que os tetra estão com um comportamento fora do normal.
Noto também que as cores parecem um pouco mais acentuadas e alguns parecem mais agressivos/dominantes nos movimentos.

Parece que andam na giga joga.. como se a estivessem a cortejar (0:20 min).

Tenho em mente que os Tetra Ambar não se reproduzem em ambientes pequenos como este.
Se fossem guppy não me admiraria nada, agora Tetra ambar... O que vos parece?
 

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Obrigado!

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Co2 desligado... Shrimp food and... Alot of activity.

Alguém sabe interpretar o comportamento dos Tetra Ambar neste vídeo?

Ultimamente ficam assim depois de dar comida de camarão aos Caridina Japonica..

Temp: 25,5ºC

 

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Porque não fazes tpas maiores, 50% por exemplo? Ia ajudar de certeza com as algas e mantinhas a água cristalina sem problemas. Nao tenhas medo, desde que a água esteja mais ou menos à mesma temperatura nao há stress! Podes exprimentar 25% duas vezes por semana para ultrapassar esse receio inicial... eaproveitas para sifonar bem o substracto,é só vantagens e o aqua agradece :-)

Cumprimentos 

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TPAs terei de as fazer de manhã por causa do PH, pois demanhã está muito semelhante ao da água da torneira., cerca de PH=7.4. 
Com os 30% semanais, 7 em 7 dias, sempre é mais frequente do que 30% de 15 em 15 dias como estava a fazer no início.

Duas vezes por semana não serve pelo tempo que não tenho  de manhã, terei de fazer apenas uma vez e talvez começe a fazer 50% apesar de me fazer um pouco confusão por causa das bacterias benéficas que possa estar também a deitar fora.
E será que é mesmo necessário 50% de 7 em 7 dias? Parece-me que 30% por semana está a correr bem até agora. Até agora só fiz 2 TPAs de 30% de 7 em 7 dias.

 

Cpts

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Nunca tive co2 por isso nao sei com certeza :-p

A água da minha torneira vem com pH7 e desde que mudei o substracto fiquei com um efeito buffer na água a 6,7. Por isso devo ter 0,3 de diferença, mas nunca mais testei, uma vez que uso a mesma água e o mesmo procedimento desde então. Dantes trocava só 20% de vez em quando ( a cada 2 ou 3 semanas) e quando abri o meu jornal aqui decidi mudar. Apercebi-me imediatamente que estava a descurar demasiado o aqua, muitos detritos na água e ainda mais no solo. Então no filtro era impressionante a camada de lodo, uma vergonha para a peixada mas mesmo assim andavam bem. Agora com a limpeza mensal do filtro vejo que está muito melhor, só as lãs e esponjas ficam muito sujas (vou passar a limpar com ainda mais frequëncia)e a água cheira bem  melhor Também. Os peixes aproveitam para me mordiscar as mãos, por isso toda a gente fica feliz :-)

Vai aumentado todas as semanas, 30-35-40-45-50, aqua pequeno tem mais influência da carga orgânica  e por isso exige mais mantenção para manter os níveis estàveis e fazer reset nos ferts.metes a água devagar e já está, pelo menos aqui em casa tem resultado bem!

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Obrigado pelas dicas, têm sido muito uteis.

Uma pequena atualização e ajuste nos critérios de Fotoperiodo Vs Co2: O Co2 liga 2h30 mins antes de ligar a luz e desligar 1 hora antes de desligar a luz.
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Segundo a informação do George Farmer no vídeo:

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