Aquario de emergência 33 Litros - CO2


bravo 6

Recommended Posts

Boa noite,

muito recentemente fui surpreendido com a perda de água no meu aquario de 15 Litros que já tinha há 15 anos.
Vi necessídade de montar um aquário de emergência pelas 22h00, transferindo tudo o que havia no aquário de 15 litros para o de 33 litros, para salvar os peixes que havia comprado nesse mesmo dia.

Após alguns dias de vida no aquário de 33 litros coloquei primeiramente o Tropica Plant Growth System 60 mas como os resultados não foram os pretendidos instalei o Eco Kit CO2 para injetar CO2 com botija no aquario de 33 Litros.

Sendo a primeira vez que injeto CO2 com botija num aquário não tenho experiência nem sensibilidade para perceber o que poderá acontecer de mau, por isso estou a criar este tópico para reunir informação e obter ajuda para esclarecer o que poderá estar errado e poder melhorar no futuro.

Setup do aquário que teve início pelas 22h30 do dia 29/11/2017:

Dimensões aquário:
50x25x26 (Comp x Larg x Altura)

Solo:
Aqua Gro 8 Litros

Flora:
1    Musgo Weeping Moss
1    Rotala Rotundifolia Red
1    Ludwigia - sp. 'Mini Super Red'
1    Eleocharis - sp. 'Minima'
1    Pogostemon erectus
1    Hygrophila polysperma 'reosanervig'
1    Glossostigma elatinoides

Fauna:
9    Caridina Japonica
11    Hyphessobrycon Amandae
6    Tetra Cardinal

Rocha: Dragon stone

Injeção de CO2, com Tropica Plant Growth System 60, teve início no dia 08/12/2017

Injeção de CO2, Eco Kit CO2, teve início no dia 28/12/2017

Filtro: Eheim compact 40

Termostato: JBL ProTemp S50

Luzes: 7h diarias,  Foco Projector LED SMD 30W 120lm/W - Temperatura de Color : Branco Frio 6000k-6500K


Historico do Aqua:
29/11/2017 - Lamaçal atentico, com o stress não tirei foto e esta abaixo foi no dia seguinte de manhã:
24879609_2102892499938800_16071247187577


poucos dias depois:
26116011_2113808808847169_97269448620617
 

Após um mês de vida:
26195954_2113818798846170_62857767803491


Observações: 

Na noite de 28/12/2017, após 1 hora de injetar de CO2 com botija, verifico que os valores de PH e KH estão no que creio serem os ideais, sendo PH 6.9 e KH 6. Estou a achar muita fruta e estranho...
No mesmo dia de manhã pelas 7h00 tinha o PH a 7.5 e o KH a 6.
Houve uma descida de PH muito rápida após ter injetado o CO2 por botija.. devo-me preocupar-me,  o
 que sugerem?

Gostaria que o PH e KH se mantivessem em PH=6.9 e KH=6.

tabela.jpg?v=2n023kkpddzx0e


Comportamento usando Tropica Plant Growth System 60


Primeiro video após instalação Eco Kit CO2. (neste video o conta gotas não tem água, mas já coloquei)

 

Video mais recente após 1hora de injeção CO2 com botija:

Editado por bravo 6
Acrescentei fotos do passado, inicio do aquario, para registo
  • Gosto 1
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje de manhã, pelas 6h30 am, tenho o PH=7.3 e o KH=5
CO2 está desligado e ligará com a luz pelas 14:30 até às 21:30 (7 horas)

Devo ter em atenção algum pormenor?

Obrigado

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, bravo 6 said:

Hoje de manhã, pelas 6h30 am, tenho o PH=7.3 e o KH=5
CO2 está desligado e ligará com a luz pelas 14:30 até às 21:30 (7 horas)

Devo ter em atenção algum pormenor?

Obrigado

Boas

Regra geral deves ligar o co2 uma hora antes da luz. A razao disso  e para evitar flutuacoes na quantidade de co2 diluida na agua durante o fotoperiodo. Assim quando a luz ligar o teu co2 ja vai estar na concentracao ideal, tambem podes desligar o co2 uma hora antes da luz,nessa ja teras atingido a quantidade maxima de co2 na agua por isso podes fazer isso sem problemas. Em relacao ao que deves ter atencao e simples, se nao tens um drop checker, deves prestar atencao aos teus peixes para ver se ha alguns sinais de excesso de co2. Esse aquario de 33 litros e pequeno por isso e facil dosear co2 a mais ao menor descuido.Ao olhares os peixes vais fazendo um afinamento da quantidade que estas a dosear.

Quando adicionas co2 na agua do teu aquario, ha uma reaccao e algum desse co2 vai formar acido carbonico, isto afecta a dureza da agua e o PH, e isso que estas a ler na tabela que usas como guia. 

Mas a tabela e so um guia, a tabela le o PH e a dureza dos carbonatos, mas assume que a unica coisa que afecta a dureza dos carbonatos e o acido carbonico formado pela adiccao de co2. Isto nao e correcto outras substancias na agua como por exemplo acidos humicos podem afectar o teu KH. E regra geral nao temos maneira de calcular o quanto dessas substancias temos na agua. 

Por isso e que nos drop checkers se usa agua 4DKH, visto que essa agua esta livre dessa substancias podemos ter um valor muito mais aproximado. A tabela e um bom guia mas como ja recomendei acima ate estares certo que afinaste o teu co2 para dosear o suficiente para as plantas sem por os peixes em risco, a melhor maneira de saber se tens demais ou menos, e olhares os teus peixes para sinais de excesso e as tuas plantas para deficiencias. 

Espero que isto ajude. 

P.S desculpa a ortografia mas o Portatil e ingles e nao tem alguns dos sinais de pontuacoes comuns na lingua portuguesa

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto cheguei a casa do trabalho tinha o CO2 desligado na rosca da botija.
Ontem ao introduzir a água no conta-gotas fechei a botija mas de seguida não voltei a abrir.. Nabice!

Liguei o CO2 pelas 18h mas ficou 3/4 sem CO2 no fotoperiodo de hoje.
Já tenho noentanto o temporizador separado para o ligar e desligar o CO2 uma hora antes da  luz. (Obrigado Bruno pela info).

Hoje de tarde, depois de Ligar o CO2, tinha o PH=7.3 e KH=5, um pouco diferente do de ontem (PH=6.9 e KH=6)
 

 


Obrigado pelas dicas e apoio que me têm ajudado muito.
Estou aberto a criticas.

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vejo bastante pearling nessas plantas. Isso normalmente e bom sinal. Isso agora e monitorizares as tuas plantas e deixares crescer, fazes correcoes  se detectates alguns sinais de deficiencias. Tambem convem nao te voltares a esquecer do co2 fechado, mas acredita que nao es o primeiro, nem vais ser o ultimo. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Eu vejo bastante pearling nessas plantas. Isso normalmente e bom sinal. Isso agora e monitorizares as tuas plantas e deixares crescer, fazes correcoes  se detectates alguns sinais de deficiencias. Tambem convem nao te voltares a esquecer do co2 fechado, mas acredita que nao es o primeiro, nem vais ser o ultimo. 

Medições do dia 30/12/2017:

Manhã pelas 8h00:  PH=7.3 , KH=5
Noite pelas 20h00:  PH=6.9 , KH=5

Fotoperiodo: Luz liga das 14:30 até às 21:30 (7 horas)
Co2: liga/desliga uma hora antes de ligar/desligar a luz.

Continuo com Pearling. Menos desta vez porque reduzi um pouco a entrada de CO2.


Tenho uma dúvida em releção à expressão 1, 2, 3 bolhas por segundo, alguém me pode ajudar a esclarecer o local correto para se contar as bolhas?
Onde se deve contar as bolhas, isto é, devo contar as bolhas que entram no conta bolhas ou as bolhas que entram no difusor antes de se dissiparem no aquario?

Obrigado
 

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É indiferente! As bolhas servem apenas como referência para regulares o débito de CO2. Mais importante é medir os valores de pH ou no caso de teres observar o drop checker. E mais importante é o comportamento dos peixes, se os vires muito aflitos a respirar á superfície é porque o co2 é excessivo! 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, Tozé Nunes disse:

É indiferente! As bolhas servem apenas como referência para regulares o débito de CO2. Mais importante é medir os valores de pH ou no caso de teres observar o drop checker. E mais importante é o comportamento dos peixes, se os vires muito aflitos a respirar á superfície é porque o co2 é excessivo! 

 

Compreendo.
Reparei no outro dia que, quando tinha PH=6.9 e KH=6, os peixes estavam um pouco estranhos, isto é, abriam a boca mais vezes que o normal o que fez com que me decidisse reduzir um pouco a saida de CO2.  No dia seguinte o KH tinha descido para os 5.
EDIT: Os peixes hoje estavam bem, diria felizes e mais descontraidos na minha presença e mesmo mexendo dentro do aquario ao acertar algumas plantas.

Passou-me há pouco minutos pela cabeça replicar o musgo (creio que seja Musgo Java, não tenho certeza) que existe à direita na imagem para o tronco do lado esquerdo da rocha central.
Como já percebi que é dificil prender o musgo onde quer que seja sem usar linhas ou cola, será esta uma boa ideia?
Se for uma boa ideia como poderei eu replicar o musgo para o lado esquerdo da rocha sem mexer no tronco ou layout do aquario, uma vez que não tenho qualquer experiência?

26171364_2113745712186812_88894262351673

 

Obrigado!

Editado por bravo 6
typo
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao o faria. O castanho do tronco do lado esquerdo contrasta com o verde do musgo no lado direito, se colocares musgo dos dois lados a mim fica a parecer um pouco simetrico, tens o molho de musgo de cada lado da rocha, alem disso eu tou a imaginar e acho que nao ficava nada bem, mas o aquario e teu por isso e contigo. Mas colocar isso sem remover o tronco nao tou a ver como, so baixando o nivel da agua, supercola funciona mesmo dentro de agua, ja usei em anubias e bucefalandras, mas para o fazer coloco uma gota de cola no rizoma, nao tou a ver como e que isso vai resultar com musgo. 

  • Obrigado(a) 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma dúvida me surgiu após as medições da PH vs KH hoje de manhã.
Podem ajudar a esclarecer, por favor?

- Ontem à noite, 30/12/2017 pelas 20h, tinha o PH=6.9 e KH=5
- Hoje manhã, 31/12/2017 pelas 9h30, tenho o PH=7.5 e KH=5.5 ou 6 (5 gotas e meio ou 6 gotas do Sera KH test)

Esta diferença grande do PH da noite para o dia é normal o que estarei a fazer algo de errado?
Fiquei com a ideia que deveria desligar o CO2 durante a noite para também equilibrar o PH.

O problema é que sinto que o valor do PH esta a fugir do meu controlo à noite depois de desligar o CO2, se é problema como posso resolver?

tabela.jpg?v=2n023kkpddzx0e

Observação: Para realizar os testes do PH estou a usar o equipamento pH 600, o qual calibro com o liquido Sera Ph 7.0k, e uso o sera KH test.
Portando neste momento deveria ter o PH em 6.7 a 7.1, sendo 6 Mg/Litro,  ou seja, existe défice de Co2 no aquario. Devo ligar o CO2 para equilibrar?
s-l300.jpg   sera-testvloeistof-ph-7-0-100ml-08923-se    sera-kh-test-acestoryaquatic-1605-31-ACE

Obrigado!

Editado por bravo 6
correção na imagem sera pH 7.0
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @bravo 6,

Em relação ao musgo, não acrescento mais do que o @Bruno R. Carvalho disse.

No que toca ao co2, eu retirava a campânula que não está aí a fazer nada, apenas está a ocupar espaço e a comprometer a meu ver o débito de co2 que estás a introduzir pelo kit, relativamente à oscilação do ph vais ter de adaptar o débito, ou seja, se pela manhã o ph já está a 7.5 eu deixaria o co2 ligado mais uma ou duas horas após a luz desligar e no dia seguinte rever os valores, penso que desta forma irás conseguir menos oscilação ficando +/- entre os 6.9 e os 7.1.

De qualquer forma isto é só um teste, e o conselho que te dou é mesmo comprar um drop checker o mais breve possível, a cor irá ajudar-te a entender melhor a altura de possíveis oscilações.

Cumps,

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Miguel Simões disse:

No que toca ao co2, eu retirava a campânula que não está aí a fazer nada, apenas está a ocupar espaço e a comprometer a meu ver o débito de co2 que estás a introduzir pelo kit

Creio que te referes ao Tropica Plant Growth System 60 , se for isto já retirei ontem à tarde, porque realmente não estava lá a fazer nada.
Compreendo, vou ajustando o CO2, agora para uma hora depois de desligar as luzes pois ontem desliguei o CO2 1 hora antes de desligar as luzes.

Vou então testando, jogando com a hora de desligar o CO2, até chegar a um padrão equilibrado, é isso?

Obrigado

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é isso, mas nota que existe sempre uma diferença de valores quando o co2 desliga e liga, no meu caso tenho uma diferença de 6.8 quando o co2 desliga e de manhã 7.2, aproveito sempre fazer as tpa's de manhã para não haver muita oscilação visto o ph da torneira sair a 7.5 ;)

Resumindo, não vais conseguir ter um valor tipo 6.9 constante, o que vais fazer é aproximar os 2 valores para que a oscilação seja mínima.

Cumps,

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel Simões pela dica que vai ser muito útil nas futuras TPAs.

Pelo sim pelo não fui ver se o pH 600 estava calibrado e reparei que já estava nos 7.1 em vez de 7.0, conforme indicações do sera 7.0, corrigi o aparelho.

Por tanto diria que os valores  hoje de manhã, 31/12/2017, eram PH=7.4 e KH=5.5 ou 6.
A diferença não é muita mas continua a ser necessário fazer o teste de desligar o CO2 1 hora depois das luzes para equilibrar um pouco as coisas (PH) de madrugada.

Que medidor de PH aconselham usar e que seja fiavel, sem ser necessário estar sempre a calibrar, e que não sejam os testes liquidos ou as fitas para ver as cores?

Gostaria de ter algo ligado aos 220v, prático mas fiávelm e que fosse acessível à carteira de um comum mortal.

s-l300.jpgsera-testvloeistof-ph-7-0-100ml-08923-se

 

Obrigado

 

 

EDIT: ao fazer algo semelhante a esta imagem, incluir a planta Jiboia no aquario, terei alterações de PH e KH?
26197929_1199835603481420_17242082567000

 

 

EDIT 2: Video com o dia 34 de vida do aquario.

 

Editado por bravo 6
Questão da planta Jiboia
  • Gosto 1
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que com as dicas dadas tem tudo para ser um aquário de sucesso! A minha sugestão era optar por um difusor diferente... Vejo que essa difusão de CO2 não está a ser a melhor... Experimenta o difusor da neo que custa à volta de 10€ e é um caso de sucesso (experiência própria e outros testemunhos!).

Abraço,

Daniel

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Dannigs10 disse:

Boas, acho que com as dicas dadas tem tudo para ser um aquário de sucesso! A minha sugestão era optar por um difusor diferente... Vejo que essa difusão de CO2 não está a ser a melhor... Experimenta o difusor da neo que custa à volta de 10€ e é um caso de sucesso (experiência própria e outros testemunhos!).

Abraço,

Daniel

Pois, agora que se fala nisso fiquei mais atento e realmente em comparação no video abaixo dá para perceber a diferença..
Obrigado!
 

 

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta: Existe algum equipamento eletrónico, que possa ficar ligado à tomada 220v, para medir o PH, KH, Temperatura e outros relevantes de forma a ser mais prático o controlo da água sem estar sempe a usar os testes gota a gota, as fitas que mudam de cor ou os drop check?


O aquario de momento tem durante o fotoperiodo PH=6.9 e KH=5, de manhã antes de ligar as luzes tem PH=7.2 e KH=6 

Faço TPAs de ~19%, sendo 6 litros dos 33 litros, que o aquario tem de 14 em 14 dias.
Pergunta: Será que deveria considerar TPAs de maior quantidade ou de 7 em 7 dias invés de 15 em 15 dias, como tenho feito ?
Com esta iluminação, para que o tapete possa crescer como tem crescido e respondido (creio que bem), verifico algumas algas verdes nas folhas e receio multiplicarem-se rapidamente.

Pergunta: Com os vossos olhos clinicos/experientes conseguem detetar algo de errado no ambiente do aquario?


Obrigado!

 

  • Gosto 1
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, notei duas folhas danificadas, sugiro que as cortes, porque nao estao ai a fazer nada e ja nao vao recuperar. Tirando isso acho que ja disse antes e volto a repeti-lo isso agora e so paciencia e deixar crescer, eu sei que leva tempo e o bichinho anda a morder-nos o tempo todo em querer meter as maos no aquario, mas leva tempo para as plantas crescerem. 

Em relacao as TPA's eu faria 50% de semana a semana e vou explicar porque, tens 33 litros de agua que se tirares o espaco ocupado pelo substrato, plantas e rochas nem chega a isso e quanto menos agua mais dificil e manter o aquario estavel. O acumular de residuos organicos sente-se mais rapido. Por isso com TPA's mais regulares tens menos hipoteses de haver um aumento  da carga organica dentro do aquario e vires a ter alguns problemas com algas. Aquarios maiores sao mais faceis de manter, que os mais pequenos apesar do que muitos pensam.

Em relacao a se tens algum equipamento, para fazer leituras, amigo desde que haja vontade de gastar dinheiro ha um equipamento para tudo. E quando nao ha, aparece sempre alguem que te monte um, mas para um aquario de 33 litros isso e so deitares dinheiro a rua. A medida que o aquario establizar, mal vais ter que fazer testes. Queres controlar o co2, arranja um drop checker, e barato e da o mesmo resultado, queres saber a temperatura, compra um termometro, o PH e coisa que com o tempo deixas de medir, com o tempo vais perceber que a quimica da tua agua de rede mantem-se constante  e muda pouco. 

Se quizeres alguem ha-de vir que te recomende um, eu acho que e desperdicio de dinheiro e muito mais num aquario de 33 litros, isso compreende-se em setups maiores e em especial com especies de peixes que sejam muito sensiveis. Vais perceber que a maioria do pessoal aqui nem faz testes, excepto quando ha algum problema. 

E so uma opinao. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno R. Carvalho , muito agradeço as respostas as quais considero muito uteis e que porei em prática logo que possível.

Aparelho para um aquario pequeno..Explico porque razão pretendo um aparelho complexo para medir os valores que normalmente medimos com as gota-gotas, cores e drop-checks.

Considero o aquario de 33 L um acidente, pois foi uma emergência a uma brincadeira que estava a fazer (aqua de 15 litros).

Há coisa de 1 ano e meio, mais coisa menos coisa, fiz o plano ilustrado na imagem abaixo que pode alterar um pouco mas será nas medidas do aquario, sendo para 120x45x50 cm (CxLxA).
Montei o movel, ao mesmo tempo que fiz uma mesa em L para o computador.

Neste momento tenho o móvel, a base para receber o aquario e caixa para montar as luzes. Falta-me o filtro, o aquario que terei de encomendar, substrato e não muito mais.
Aos poucos tenho vindo a reunir o que é necessário para este projeto.

Este plano ficou em stanby, porque adivinhem.. a mesa está a servir de muda fraldas na sala após a chegada do novo membro da família e.. para além de não ter sido a melhor altura para dar seguimento ao projeto tenho um bichinho que me anda a picar todos os dias para o montar :D
Aquela sensação de.. aquele é que era.

Investi num Kit Co2 , que já estou a usar, mas gostaria também de investir num aparelho de medição para este projeto para durar bastante tempo.
26172078_2113510055543711_79059675297753

 

Obrigado!

  • Gosto 1
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, bravo 6 said:

Bruno R. Carvalho , muito agradeço as respostas as quais considero muito uteis e que porei em prática logo que possível.

Aparelho para um aquario pequeno..Explico porque razão pretendo um aparelho complexo para medir os valores que normalmente medimos com as gota-gotas, cores e drop-checks.

Considero o aquario de 33 L um acidente, pois foi uma emergência a uma brincadeira que estava a fazer (aqua de 15 litros).

Há coisa de 1 ano e meio, mais coisa menos coisa, fiz o plano ilustrado na imagem abaixo que pode alterar um pouco mas será nas medidas do aquario, sendo para 120x45x50 cm (CxLxA).
Montei o movel, ao mesmo tempo que fiz uma mesa em L para o computador.

Neste momento tenho o móvel, a base para receber o aquario e caixa para montar as luzes. Falta-me o filtro, o aquario que terei de encomendar, substrato e não muito mais.
Aos poucos tenho vindo a reunir o que é necessário para este projeto.

Este plano ficou em stanby, porque adivinhem.. a mesa está a servir de muda fraldas na sala após a chegada do novo membro da família e.. para além de não ter sido a melhor altura para dar seguimento ao projeto tenho um bichinho que me anda a picar todos os dias para o montar :D
Aquela sensação de.. aquele é que era.

Investi num Kit Co2 , que já estou a usar, mas gostaria também de investir num aparelho de medição para este projeto para durar bastante tempo.
26172078_2113510055543711_79059675297753

 

Obrigado!

Muito bom projecto. 

Entao se queres automatizar as coisas, tens controladores de PH automaticos que te medem o PH, ao mesmo tempo se ligares ao co2 ele desliga e liga o co2 conforme o nivel to teu PH baixe ou aumente. 

Tambem tens doseadores de fertilizantes automaticos, se quizeres e pesquisares podes automatizar o aquario, eu nunca me dei ao trabalho sequer de pesquisar nunca vi necessidade de gastar dinheiro nisso. Mas nao e nada de novo, nao e comum nos plantados mas a malta dos salgados costumar ter os aquarios todos automatizados. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Entao se queres automatizar as coisas, tens controladores de PH automaticos que te medem o PH, ao mesmo tempo se ligares ao co2 ele desliga e liga o co2 conforme o nivel to teu PH baixe ou aumente.  

Que equipamentos/controladores poderei considerar e que recomendam, para este caso?
Estou completamente fora do mercado e não conheço estes equipamentos.

Obrigado

Editado por bravo 6
typo
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta que de manhã (6h30 e 13h) o PH=7.4 vou fazer uma alteração aos temporizadores fotoperiodo e injeção CO2:

26240920_2117205288507521_55875840274242

- Passei o Fotoperiodo de 7h para 7h30 por dia com o horário ilustrado na imagem acima a cor de laranja.
- Passei o periodo de injeção CO2 que tinha início às 14h para as [13h às 22h].
- Com o frio que se tem sentido alterei a temperatura do termostato de 26ºC para 27,5ºC, porque de madrugada (6h30) tenho sempre a água a 25ºC a ir para os 24ºC.

Tenciono começar/respeitar TPAs de 20% (6Litros) semanalmente (7 em 7 dias ao domingo de manhã por causa do PH da água da torneira) invês de 15 em 15 dias com 20% que era como estava até ao momento.


Obrigado!

Editado por bravo 6
correção horario desligar o CO2
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.