Primeiro aquário


Ricardo 78

Recommended Posts

Boas,

montei um nano low tech de 10 litros, com decoração minimalista, apenas com algumas pedras e uma anubia nana. Está a ciclar e ainda sem fauna. Pus anticlroro e um produto para ajudar com a biologia. Tenho uma lâmpada de 15w (normal) numa luminária caseira e para a planta e não coloquei qualquer fertilizante. A anubia já vinha com duas folhas danificadas da loja, uma já a cortei e em breve deve perder a outra. Como não tenho nada a produzir nutrientes para esta deduzo que deva colocar fertilizante??? Aberto a conselhos e sugestões!!! Obrigado!!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as plantas precisam de fertilizantes, mas as anubias sao das plantas mais faceis e mais resistentes que se pode colocar num aquario. Eles vivem com pouca luz, visto que na natureza crescem em zonas com sombra e nao precisam de muitos nutrientes e normalmente sao capazes de sobreviver dos que sao proporcionados pela decomposicao biologica dos detritos dos peixes e comida.

Mas como o teu aquario e so de 10 litros, por isso nao e o mais indicado para peixes,por isso  se quizeres podes adicionar algum fertilizante. As anubias crescem bastante lentamente por isso a quantidade necessaria para um aquario desse tamanho e minima. Para um aquario desse tamanho um fertilizante liquido da linha da tropica ou da seachem e mais que suficiente.

Como o aquario e pequeno as anubias nao sao exigentes isso dura-te para sempre. Mas tem atencao que e uma planta que cresce lentamente, por isso nao esperes um grande crescimento.  

P.S desculpa a ortografia, o portatil e ingles e o teclado ingles nao tem muitas das pontuacoes comuns na lingua portuguesa. 

 

 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

escolhi a anubia exactamente por ser resistente e não precisar de substracto fértil e ser de fácil manutenção, a questão é que as folhas estão a enfraquecer, embora lentamente. Tenho de comprar o fertilizante o quanto antes, obg pela sugestão!!! A propósito do aquário ser pequeno, é para um betta e talvez uns caracóis!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Ricardo 78 said:

 A propósito do aquário ser pequeno, é para um betta e talvez uns caracóis!!!

Eu tive um betta durante 3 anos, morreu recentemente num aquario de 30 litros, isso e o minimo que recomendo para dar uma casa com as condicoes necessarias. Se pode viver no teu aquario de 10? pode, ja deves ter reparado nas lojas que ate os  mantem em caixas pequenas, mas como aquariofilistas devemos dar as melhores condicoes possiveis aos nossos animais, e o betta e um dos peixes que mais abusado do hobby, fruto tambem dessa imagem que as pessoas tem de ver os bettas em caixinhas na loja. 

Para o teu aquario recomendava uns camaroes, podes tambem colocar os caracois. Nao te vou dizer para nao colocares o betta, como disse ele pode viver nesse aquario, mas acrescento que nao e o tamanho ideal. 

Regra geral qualquer coisa com menos de 20 a 30 litros recomenda-se so invertebrados. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente estou a par da realidade dos bettas, como podes calcular pesquisei bastante!!! A minha ideia é precisamente fazer um resgate, trazer um de uma loja e dar-lhe uma boa vida. Fala-se em 10 litros como o mínimo, embora tal como tu, muita gente sugira 20 a 30. É só para começar, tenho muitos aquários de um antigo hoobi, talvez mais á frente o passe para um de 38 litros!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Ricardo 78 said:

 A minha ideia é precisamente fazer um resgate, trazer um de uma loja e dar-lhe uma boa vida. 

Entao forca nisso. O meu viveu 3 anos em 30 litros, e essa e a idade que um betta vive em media. Eles sao bastante resistentes, e ao mesmo tempo tem muita personalidade, o meu betta gostava de brincar as escondidas comigo escondendo-se atras de rochas, madeira e plantas ate eu pensar que ele tinha saltado do aquario. Quando eu ja andava em panico la saia ele todo contente. 

Embaixo coloco um video que fiz em memoria do meu betta quando ele morreu, ai da para ve-lo durante varias fazes da vida dele e os varios tipos de setups onde o coloquei ao longo dos anos. Pode ser que te sirva de inspiracao no futuro. 

 

  • Gosto 1
  • Votar + 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.