Inicio do Vicio21


Miguel Prata

Recommended Posts

Boas malta!

Antes de mais, BOM NATAL a todos.

Sou o Miguel, como devem estar a imaginar, recebi um aquário pelo Natal devido ao meu gosto enorme por peixes.

Recebi um aquário de 80L, e ja conto com o seguinte material: filtro minibox2 com 4 matérias, termostato, lampada LED, termômetro, substrato sera para plantas (devido a querer introduzir algumas), areia preta e adicionei hoje ,depois da montagem (acabei de o encher e preparar), o  sera azul e o vermelho, o das bacterias e o da limpeza/preparação.

Ja naveguei um pouco pelos vossos tópicos publicados, gostava de saber, se me poederem ajudar. (Mega Fórum, parabéns) 

- o peixe adequado para fazer o ciclo do azoto;

- se já posso iniciar o ciclo do azoto;

-informações necessárias e ajudas; 

- as plantas adequadas para o material que tenho e para os seguintes peixes (que sao os que pretendo introduzir) Neons, Guppys, Corydoras, e podem aconcelhar-me quantos se cada um e mais algum/alguns para a combinação, aceito invertebrados tambem;

 

Desde já, muito obrigado. Desculpem se o tópico foi muito grande.

Grandes Cumprimentos !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel vieste ao sítio certo não tarda vão aparecer pessoas para te ajudar como deves calcular isto já não são horas para receber ajudas mas digo te já que o melhor peixe para o ciclo é o aquário sem peixe deixas 1 mês sem peixes com o filtro a trabalhar tudo normal luzes etc metes as plantas tudo normal como se já tivesse peixes e vais começando a montar o visual do aquário acredita que é muito tempo 1 mês mas é um mês que vale a pena porque não vais gostar nada de comprar peixes e vê-los morrer(fala a voz da experiência quando começei pensei que não era bem assim e afinal a cada 4 peixes que metia 3 "iam po prato" por isso aconcelho te mesmo a teres calma porque isso desanima muito e lembra te que depois desse mês já podes fazer o que quiseres)

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Outra questão gostas de peixes mas alguma vez te interessas te por ler como funciona um aquário? Os cuidados que tens de ter? Aproveita o mês da ciclagem para isso a ciclagem eu começava já amanhã quanto mais cedo começares mais cedo puderás pôr peixes.
Se nunca leste nada não fiques á espera de respostas daqui porque nós pudemos ajudar mas de certeza que não vão dizer tudo porque há muita coisa para saber no máximo dão te umas luzes, hoje há muita informação na internet basta ter curiosidade e ler bastante estudar tudo acho que não custa nada quando se gosta lê se bem eu não gostava de ler começei a ter curiosidade, começei a ler e hoje já tenho horas de leitura por isso força nisso

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Sim ja tenho manuais de doenças, e de como manter um aquario saudavel (plantas/peixes) ja tenho lido, mas nenhum deles me falou no ciclo do azoto, por esse motivo decidi pesquisar sobre, e deparei me com este excelente fórum. E acho muito bom ter im fórum onde todos partilhamos de um gosto excelente e onde aqueles com mais experiência nos podem ajudar.  

Já tenho luzes sobre como detetar doenças, como prevenir, para isso é que quero fazer estas etapas importantes muito bem feitas! 

Obrigados! :default_animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta.. 

Adiconei a água, mas esta cheia de "pó" da sera flord. , acham que faz mal?

Se encostar o flash do telemovel ao vidro, vê-se muitos 'pózinhos' muito minúsculos, mas bastantes, por toda água, sem luz, vê-se muito poucos..

Editado por Miguel Prata
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel o ciclo do azoto ou nitrogénio é a 1ª fase do aqua e a mais importante porque vamos povoar o nosso aqua de nitrossomas bacterias que desfasem a amonia toxica em nitrato e em seguida em nitrito alimento para as plantas e menos toxico para os peixes ou seija quanto mais bacterias mais estavel o aqua e melhor filtragem.

Este ciclo dura de 4 a 6 semanas e começa quando poes a agua no aqua e no teu caso as bcterias liofilizadas da sera o tubo vermenho deste inicio sem saberes á ciclagem do teu aqua com um bom avanço da sera pelo que no final do mes teras quase de certeza o ciclo feito é só fazer os testes se amonia e nitrito se der zero podes gradualmente colucar os peixes eu sugiro 1guppy macho e 3 femeas e ir colocando os peixes semanalmente se não notar aumento dos parametros da agua e conportamento dos peixes.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela atenção prestada, fico contente e ancioso por passar esta fase !! Mas pretendo fazer tudo com calma, pois devagar se vai ao longe!

Gostava que me podessem responder as outras duvidas colcadas.. 

Cumprimentos! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao pó em suspenção na agua penso ser normal apos o po sera mas espera uns dias pode ser po da areia que ainda não acentou.

Quanto aos peixes o segredo é 1 macho 3 femeas e para o teu aqua 3machos e deixos reproduzir, as coridorias são peixes de cardume pelo menos 6 ou mais os neos ou cardinais tambem são peixes de cardome pelo menos 12 ou mais pois todas as especies são pacifecas e compativeis.

Ph 7.0 neutro ou 6.8 ligeiramente acido e temperatura 26º a 28º 

Espero ter ajudado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado!!! Excelente, os que quero juntar serem compatíveis!

Quanto às plantas há algumas específicas ou aconcelhadas para essas especies e para o meu tipo de aqua? 

No meu aqua posso colocar cerca de quantos peixes? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando ele estiver estavel o nº que indiquei serve de referencia mais os filhotes de guppy quanto as plantas pode ja polas que ajudam  na ciclagem e visto teres iluminação led e substrato sera plant, se vires que nececitam de fertelização podes adubar com fertelizante liquido uma vez por semana existem 2 tipos ferro e micro nutrientes, se de inicio forem poucas penso não ser necessario CO2 mas isso depende das especies esculhidas e quantidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Festas

Miguel Prata

Monta o aquário logo de inicio todo,com plantas,rochas

troncos,tudo,colocas tudo a trabalhar como se peixes já

lá estivessem,e dia sim,dia não colocas umas escamas

de comer dos peixes,para que comece a criar bactérias ,

para veres que plantas deves crer vê aqui,http://tropica.com/da/planter/

para fazeres o ciclo do azoto tens aqui,

deves ler com muita atenção,porque quanto melhor for feito

o ciclo,melhor terás um bom começo do hobby,queria-te dizer

que vás começando a pensar num filtro externo,que essa Minibox2

e muito fraca,vais dentro de pouco tempo,começares a ver isso mesmo,

um bom filtro num aquário e essencial,e o coração,e os pulmões,

do aquário.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok mas o ideal era ja cicla-lo de inicio do que mexer no sistema mais tarde, mas quando orçamento é que manda. Quanto aos peixes não seria eu se não impingise tambem um betta macho para ser o rei do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas encontrei um -  JBL  cristal profi e701 greenline 

com as seguintea características:

Bomba de 700L/h

Capacidade de 6.1L

Consumo 9W

Com todos os acessórios incluídos  e medidas de mangueiras 12/16

 

O que me têm a dizer malta? Serve para o meu aqua de 80L brutos?

Editado por Miguel Prata
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o termostato sempre tenho usado interiores e nunca tive problemas com temperaturas baixas basta escolheres os watts certos

Enviado do meu LENNY2 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.