Qual filtro escolher?


Recommended Posts

Boas Pessoal

E é com esta pergunta (Qual filtro escolher?) que vamos começar um debate saudável de opiniões diversas sobre o mesmo assunto e assim podermos aprender todos penso eu e abrir os nossos horizontes por assim dizer... :default_animal_fish:

Não sei se muitos de vocês sabem mas vou montar o meu primeira Aqua no inicio do ano, já estou a espera de orçamentos para o móvel em questão. Vamos ao que interessa , tenho abordado algumas pessoas  em privado a perguntar que filtro me sugeriam para "X" Aquário , e tenho obtido diversos tipos de respostas que acho que muitos de vos que estão a começar deveriam ler penso eu, para aprendermos mais e criar-mos a nossa própria ideia ou muda-la.

Com isto tudo vou criar um questionário a mim próprio para vocês me ajudarem na escolha do filtro adequado ao meu futuro aquário e vão ver que o debate/conversa de diversas opiniões vai começar por surgir e vai ser interessante...:default_dance:

 

Quais as medidas do aquário?

60x40x35h (aprox. 84L brutos)

Que tipo de aquário vai ser?

Vais ser um Aqua plantado Hi-tech por assim dizer ( co2, etc) , e com algum peixes claro.

Algum limite de val€r?

Não , desde que seja uma boa opção.

Filtro com ou Sem termo?

Se for com termo melhor , menos umas emendas nas mangueiras , visto que não vou querer termostato dentro do Aqua , o mais Clean possível hehhehe.

 

Se faltar alguma questão para me poderem ajudar façam ;) 

E que comece o debate xD

@Tozé Nunes @Ricardo Gil @FAAO @Gonçalo84 @Vasco Ferreira @Luís Cardoso, peço desde já desculpa por não poder nomear mais mas acredito que este tópico vai abranger grande escala lol, derivado aos seus seguidores 

Abraço

 

 

 

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Ricardo Alexandre!

Bom tópico! Faz isto para cada uma das componentes do aquário e vais ver que vais ficar com uma montagem altamente!
Eu tenho o problema do termostato... É interno e não há nada que eu possa fazer quanto a isso! 

Na minha opinião, uma boa escolha de filtro é o EHEIM Professionel 2 Experience 250T, já com aquecedor (150w mais que suficiente para os teus 84L), boas matérias filtrantes e qualidade Eheim! Se quiseres ir um bocado mais longe, adicionas stilla e vais ver a magia acontecer! 

 

Mas pronto, é só a minha modesta opinião :)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Telmus disse:

Boas @Ricardo Alexandre!

Bom tópico! Faz isto para cada uma das componentes do aquário e vais ver que vais ficar com uma montagem altamente!
Eu tenho o problema do termostato... É interno e não há nada que eu possa fazer quanto a isso! 

Na minha opinião, uma boa escolha de filtro é o EHEIM Professionel 2 Experience 250T, já com aquecedor (150w mais que suficiente para os teus 84L), boas matérias filtrantes e qualidade Eheim! Se quiseres ir um bocado mais longe, adicionas stilla e vais ver a magia acontecer! 

 

Mas pronto, é só a minha modesta opinião :)

 

Obrigado @Telmus

Essa é uma das minhas opções;)

desde já vou acrescentar aqui em vez de editar em cima...

 

 

Filtros sugeridos e na balança , mas também estou aberto a novas sugestões , e opiniões por isso criei isto , para ver opiniões claras e construtivas e ver o pessoal com diversas opiniões a falar...

- Eheim Pro 4+ 250T

-  Eheim Pro 2 Experience 250T

- Chihiros Powerjet 450L/h

- Oase Biomaster 600 com termo 

- Eheim Ecco pro 300

- Eheim Termofiltro Pro 3 2180

- Oase Biomaster 250

Editado por Ricardo Alexandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa lista!

O Chihiros é exactamente igual aos da ADA, pelo menos no aspecto. 

O EHEIM TERMOFILTRO PROFISSIONAL 3 2180 não será de mais para a tua litragem? Tudo bem que podes reduzir o caudal nas mangueiras, mas 1700 l/h e aquecedor de 500w, parece um bocado overkill para mim. A menos que um dia mais tarde querias partir para um aquário maior. 

O Eheim Ecco pro 300 não tem aquecimento. Eu pensei em adquirir o Eheim Ecco pro 130.

Espero ter ajudado :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o valor pedido pelo filtro não é problema opta pelo melhor Eheim com termo incorporado.

O @Nuno M. usa agora um 600T num  aquário menor que o teu porque dá para regular! E ficas com um filtro para a vida, se mais tarde quiseres um aquário maior não precisas de mudar de filtro! 

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Tozé Nunes disse:

Se o valor pedido pelo filtro não é problema opta pelo melhor Eheim com termo incorporado.

O @Nuno M. usa agora um 600T num  aquário menor que o teu porque dá para regular! E ficas com um filtro para a vida, se mais tarde quiseres um aquário maior não precisas de mudar de filtro! 

E achas que vale a pena mesmo não tencionar subir tão cedo 

visto eu não ter muito espaço

pretendia algo também desse para por uns lily pipes pequenos ,para ficar com um aspecto clean 

Desde já obrigado @Tozé Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

No seguimento do tópico que a meu ver é muito interessante, que gostaria de acompanhar, e também consulidar a minha opinião com base as experiencias

 

Quais as medidas do aquário?
120x45x50h cm 

Que tipo de aquário vai ser?
Vais ser um Aqua plantado ( co2, etc) , e com alguns peixes.

Algum limite de val€r?
Não , desde que seja uma boa opção.

Filtro com ou Sem termostáto?
Estou bastante indeciso se deva ser Filtro com termostato pela estética final no aquário.
A minha opção inicial é o EHEIM professionel 4+ 350T,  mas tendo em conta as várias opiniões/conselhos, de várias pessoas, fico reticente tanto com a eficácia do termostado para o volume de água como com a assistencia em caso de avaria.


A grande questão mantém-se, Filtro externo com termóstado ou sem?

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No seguimento do tópico que a meu ver é muito interessante, que gostaria de acompanhar, e também consulidar a minha opinião com base as experiencias
 

Quais as medidas do aquário?
120x45x50h cm 

Que tipo de aquário vai ser?
Vais ser um Aqua plantado ( co2, etc) , e com alguns peixes.

Algum limite de val€r?
Não , desde que seja uma boa opção.

Filtro com ou Sem termostáto?
Estou bastante indeciso se deva ser Filtro com termostato pela estética final no aquário.
A minha opção inicial é o EHEIM professionel 4+ 350T,  mas tendo em conta as várias opiniões/conselhos, de várias pessoas, fico reticente tanto com a eficácia do termostado para o volume de água como com a assistencia em caso de avaria.


A grande questão mantém-se, Filtro externo com termóstado ou sem?

Boas, no teu caso, no mínimo um 600t...
O 350 fica muito curto.

Eu tenho um aqua de 200L e o 4+ 350 e acho que fica a conta.

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal
E é com esta pergunta (Qual filtro escolher?) que vamos começar um debate saudável de opiniões diversas sobre o mesmo assunto e assim podermos aprender todos penso eu e abrir os nossos horizontes por assim dizer... :default_animal_fish:
Não sei se muitos de vocês sabem mas vou montar o meu primeira Aqua no inicio do ano, já estou a espera de orçamentos para o móvel em questão. Vamos ao que interessa , tenho abordado algumas pessoas  em privado a perguntar que filtro me sugeriam para "X" Aquário , e tenho obtido diversos tipos de respostas que acho que muitos de vos que estão a começar deveriam ler penso eu, para aprendermos mais e criar-mos a nossa própria ideia ou muda-la.
Com isto tudo vou criar um questionário a mim próprio para vocês me ajudarem na escolha do filtro adequado ao meu futuro aquário e vão ver que o debate/conversa de diversas opiniões vai começar por surgir e vai ser interessante...:default_dance:
 
Quais as medidas do aquário?
60x40x35h (aprox. 84L brutos)
Que tipo de aquário vai ser?
Vais ser um Aqua plantado Hi-tech por assim dizer ( co2, etc) , e com algum peixes claro.
Algum limite de val€r?
Não , desde que seja uma boa opção.
Filtro com ou Sem termo?
Se for com termo melhor , menos umas emendas nas mangueiras , visto que não vou querer termostato dentro do Aqua , o mais Clean possível hehhehe.
 
Se faltar alguma questão para me poderem ajudar façam ;) 
E que comece o debate xD
[mention=40886]Tozé Nunes[/mention] [mention=65285]Ricardo Gil[/mention] [mention=3471]FAAO[/mention] [mention=78345]Gonçalo84[/mention] [mention=11684]Vasco Ferreira[/mention] [mention=21998]Luís Cardoso[/mention], peço desde já desculpa por não poder nomear mais mas acredito que este tópico vai abranger grande escala lol, derivado aos seus seguidores 
Abraço
 
 
 
Boas,

Um 4+ 250 T chega perfeitamente. Se quiseres um dia um aquário um bocadito maior, digamos q ate aos 250L, opta agora por um 4+ 350T.

E ficas servido por 10 anos ou mais...

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, vic_nunes disse:

Boas, no teu caso, no mínimo um 600t...
O 350 fica muito curto.

Eu tenho um aqua de 200L e o 4+ 350 e acho que fica a conta.

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk
 

É sempre bom ver as varias opiniões.

O Eheim 2180 Professionel 3 Thermo 1200XLT estará à altura do 120x45x50h? ~270 Litros ou será demais?

Obrigado

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, bravo 6 said:

É sempre bom ver as varias opiniões.

O Eheim 2180 Professionel 3 Thermo 1200XLT estará à altura do 120x45x50h? ~270 Litros ou será demais?

Obrigado

demais é capaz de ser... aquele "bicho" para aquarios "até" 1200L ( Teoria ), na pratica, se calhar aquarios ate 700L.

Penso q o 600T chega, e sobra ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/01/2018 at 16:49, vic_nunes disse:

demais é capaz de ser... aquele "bicho" para aquarios "até" 1200L ( Teoria ), na pratica, se calhar aquarios ate 700L.

Penso q o 600T chega, e sobra ...

Não encontro o EHEIM professionel 3e Thermofilter 600T - 2178  em quase lado nenhum em Portugal.
Existirá alguma razão por ser tão raro este filtro cá em portugal ?

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não encontro o EHEIM professionel 3e Thermofilter 600T - 2178  em quase lado nenhum em Portugal.
Existirá alguma razão por ser tão raro este filtro cá em portugal ?
Boas,

Publicidade a parte, pelo menos na aquaeden tens.

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas é suposto os EHEIM professionel 3e Thermofilter 600Tvirem sem os conteudos filtrantes?
Que conteudos filtrantes aconselham?
 
Obrigado
Boas,
Em principio estes filtros já vêm com tudo...

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, vic_nunes disse:

Boas,
Em principio estes filtros já vêm com tudo...

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk
 

Varias lojas dizem que os media filtrantes são à parte. O filtro em si ja não é barato.. e com os conteúdos filtrantes a somar.. upa upa. Ate doi

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Varias lojas dizem que os media filtrantes são à parte. O filtro em si ja não é barato.. e com os conteúdos filtrantes a somar.. upa upa. Ate doi
Pois, isso é verdade. Mas verifica no site da marca, a ver se diz o conteúdo da embalagem...

Enviado do meu A0001 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O proprio site da Eheim não tem os links a funcionar bem.. nem o video corre normalmente. Tristeza..

 

Edit: verifiquei que os media filtrantes nao estão incluidos. Informação da pdf

https://www.eheim.com/resources/product//374/downloads/11/EHEIM_professionel3e_450_600T_700_manual.pdf

 

Edit2: nao é claro pois na bonecada dizem com o esterisco 2076 e 2078 nao incluido mas no 2178 nao dizem se está ou nao incluido. Diria que estão incluidos no modelo 2178 que é o Eheim e3 600T.

Como ter a certeza? Ajuda?

Editado por bravo 6
Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Inácio Sanches disse:

Eu acho que vêm mesmo sem matéria filtrante.

mas que sentido faz isto?!
compra-se um filtro desta gama e vem sem massas filtrantes.. não entendo a lógica..

Boas inspirações thumbsup.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas que sentido faz isto?!
compra-se um filtro desta gama e vem sem massas filtrantes.. não entendo a lógica..
Concordo, sendo que quase todos na gama profissionel trazem. De qualquer maneira é do melhor que podes comprar e tens assim a oportunidade de arrancar logo com matérias melhores. Aconselho seachem matrix
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, bravo 6 said:

Pelo que percebo há varios materiais.. um para cada gaveta.. como sei que me estao a dar o correto?

Boas,

 

Isso é simples,

 

esponjas  ( que já vêm incluidas ) , e ceramicas ( Muitas mesmo ) .

Exemplos:

Equo Stilla

Seachem Matrix

Eheim Substrat pro

Eheim  Mech

Sera Siporax

Ada Bio Rio

 

Todas estas são boas e fazem um excelente trabalho, e se encheres aquilo destes materiais, tens uma filtragem biologia, excelente!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais