Pequenito 25L


Telmus

Recommended Posts

Boas @ismael_figueira

Passado praticamente um mês, estou de volta! Desculpa a ausência de resposta, mas foi um mês atribulado. 

Começo com as fotos:

large.5a9461f3c8707_WEEK13-2.JPGlarge.5a9461e186b07_WEEK13-1.JPGlarge.5a94620aad26a_WEEK13-3.JPG

large.5a94621fb0c23_WEEK13-4.JPG

 

Bom, muita coisa aconteceu, e felizmente, consegui algumas melhorias.  Está perfeito? Não. Mas o meu conhecimento ainda está longe disso. Quem já teve BBA sabe o que custa manda-la embora, e mal ou bem, a BBA já não abunda nestes 25 litros. 

Alterações na rotina:

TPA - Duas em duas semanas. A BBA adora alterações nos parâmetros. Sempre que mudava a água, alterava a concentração de co2 e BOOM, BBA.

Fauna - Duas Molly, dois SAE e 4 amano. Equipa de limpeza com bastante comidinha disponível! (alga, entenda-se)

Cuidado - Todos os dias retiro as folhas afetadas que estão a apodrecer, ficam só as novinhas! :)

 

Tenho alguma Staghorn nas folhas mais velhas, nas assim que as retiro, elas não regressam. 

Tinha também um pelinhos verdes muito pequeninos, mas com o excel também estão a esbranquiçar e a ir embora... 

 

Só tenho a agradecer a esta malta e à Aquaeden por toda a atenção e ajuda! :)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Telmus,

É mais difícil manter os parâmetros correctos num aquário pequeno, não é fácil, mas também não é impossível ;)

Essa bba parece-me estar a desfalecer o que é uma boa notícia ;), só há uma coisa que mudaria, em vez de tpa´s a cada 15 dias, fazia tpa's pequenas e mais vezes, desta forma não irias ter uma alteração brusca nos parâmetros, cada caso é um caso e cada um tem a sua experiência, isto só para dizer que as soluções de sucesso em outros pode não ser a nossa :my_smile:

Já agora, para primeiro aquario plantado, estás a ir muito bem Telmus, este aquário vai ensinar-te o que precisas saber, estima-o ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Miguel Simões, muito obrigado pelas tuas palavras, têm muito valor, vindo de alguém com projetos como os teus.

É muito por aí, quero muito aprender o que este menino tem para me ensinar. Vou começar este mês a montar o meu Kit de testes JBL. Já comprei a caneta do PH. e estou bastante satisfeito! 

Já que investi em material, quero tirar o máximo partido deste :)

Muito obrigado, uma vez mais ! :)

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está a ficar curado e bonito outra vez! Mais tpa e mais pequenas parece-me, com0 disse o miguel, menos desestabilizador para o aqua...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei, acho que sem problemas. e parece melhor do que água da torneira. Durante anos lavei com água da torneira directa no filtro e nunca vi mortes por isso... mas agora agendo uma meia-tpa rápida a meio da semana para limpá-lo! É um 2-em-1 :-)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Telmus disse:

Hello!!

Depois posso armazenar a agua das TPA durante um mês para a limpeza do filtro? :) 

Boas @Telmus,

Não há necessidade de armazenar água durante 1 mês para a limpeza do filtro, basta aproveitares +/- 3 Litros da tpa para limpares o filtro, no meu caso coloco 5L num recipiente e lavo nessa mesma água toda a matéria filtrante (é suficiente para retirar o lixo em demasia) não é para deixar as cerâmicas ou esponjas a brilhar ;), o resto das peças lavo-as com água corrente.

Não te esqueças que as bactérias não estão apenas no filtro, é verdade que é onde existem em mais concentração, mas também estão espalhadas pelo aquário todo.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas @Telmus 

On 26/02/2018 at 19:47, Telmus disse:

Desculpa a ausência de resposta, mas foi um mês atribulado.

Nada a desculpar, todos nós temos vida e nem sempre temos disponibilidade para vir aqui fazer actualizações. Cada aquário que acompanhamos aqui acaba por ser um pouco nosso também daí a preocupação de saber como vão andando as coisas. 


Acima de tudo tal como já foi referido acima pelo Miguel, deves fazer as TPA de forma mais lenta de modo a que o choque de parâmetros da água não seja tão evidente.  Assim consegues um menor choque na química da água e consequentemente melhor qualidade para a flora e fauna do aquário. Uma vez que o aquário é pequeno, a mínima oscilação pode ser a "morte" do artista. 

 

Quanto à limpeza do filtro o Miguel já disse tudo. Só uma chocalhadela é suficiente para tirar a sujidade maior e tá feito. Normalmente costumo retirar a água correspondente ao volume do filtro e é suficiente para a manutenção. 

 

Força nisso que esse aquário está a ser uma excelente escola! 

 

Abraço 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.