Pequenito 25L


Telmus

Recommended Posts

há 14 horas, Telmus disse:

Boas @buedamau, estava mesmo agora a falar dessa tralha! 

Não gosto nada. A copula do CO2 vai sair, no entanto vai entrar o Difusor, é ela por ela... Quanto ao termo estou na duvida entre um externo (mas o mais fraco é de 100w) ou o preset 50 da Eheim. 

Que mais me dizes que pode sair? :)

Boas, O thermopreset é sempre um termostato na mesma. Diz adeus a 50 paus e compra um externo. Ou então era um Experience 250T, mas pronto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Telmus disse:

@Gonçalo84, @ismael_figueira

Num aquário com a minha litragem, o que acham melhor, difusor CO2 ou atomizador inline? :) 

Eu sou a favor dos atomizadores. O da JBL é o melhor. Menos uma coisa dentro do aqua, menos uma coisa para limpar frequentemente, e se aliado a uma boa circulação tem uma distribuição de co2 inagualável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Gonçalo84 disse:

Boas, O thermopreset é sempre um termostato na mesma. Diz adeus a 50 paus e compra um externo. Ou então era um Experience 250T, mas pronto.

Boas!! Comprei agora o Ecco 130, o meu medo quando ao externo são os W, 150w para um aquário de 25L, não sei. Ainda não li nada que me desse segurança. Quanto ao atomizador, estou contigo, como o aquário já não é grande, é menos uma coisinha dentro :) 

Obrigado! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Telmus, 

 

Sempre tive difusor dentro do aquário, mas estou de acordo que o atomizador será a melhor opção. Tanto a nível estético como de dissolução de co2 na coluna de água, uma vez que tens aí um bom filtro para esse aquário. 

 

Quanto ao termostato seja esse que tens seja o preset vai estar sempre dentro do aquário, se arranjares um externo é menos uma coisa aí dentro, mas aí és tu e a tua cart€ira que decidem. 

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Telmus disse:

Boas!! Comprei agora o Ecco 130, o meu medo quando ao externo são os W, 150w para um aquário de 25L, não sei. Ainda não li nada que me desse segurança. Quanto ao atomizador, estou contigo, como o aquário já não é grande, é menos uma coisinha dentro :) 

Obrigado! :D

Eu tenho um hydor a funcionar e até agora 0 problemas. Limpo quando limpo as mangueiras em conjunto com o atomizador e tudo corre bem. Não te preocupes com os w. Não vejo nenhum problema nisso.

Visto ter lily pipes de inox limpo as mangueiras muito menos frequentemente que com os de vidro, porque os lilys são bonitos sim, mas só mesmo quando estão limpos, ou seja é uma coisa que faz parte da limpeza semanal, com os de inox limpo +/- 1 vez por mês aquando da limpeza do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

APenas uma consideração...em caso de remontagem...não guardar a água do aquário.

As BBas propagam-se por esporos e  muito provavelmente por fragmentação, aproveitar uma agua de uma aquário infestado, faz pouco sentido!. Já basta tudo aquilo que não se consegue eliminar.

 

Força nisso Telnus...quem n passou por isso não pode dizer que teve aquários!!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

On 15/01/2018 at 10:26, ismael_figueira disse:

Quanto ao termostato seja esse que tens seja o preset vai estar sempre dentro do aquário, se arranjares um externo é menos uma coisa aí dentro, mas aí és tu e a tua cart€ira que decidem. 

On 15/01/2018 at 10:36, Gonçalo84 disse:

Eu tenho um hydor a funcionar e até agora 0 problemas. Limpo quando limpo as mangueiras em conjunto com o atomizador e tudo corre bem. Não te preocupes com os w. Não vejo nenhum problema nisso.

Pois é, é sempre mais uma coisa a encher. Vou poupar umas coroas e atacar o Hydor de 200w. O aquário fica a ganhar com um aspecto mais clean, e segundo consta, a propagação de calor é mais eficaz. Tenho é de começar a calibrar nos 18º, dados os Watt, a temperatura de calibração não é tão precisa. 

On 15/01/2018 at 10:36, Gonçalo84 disse:

Visto ter lily pipes de inox limpo as mangueiras muito menos frequentemente que com os de vidro, porque os lilys são bonitos sim, mas só mesmo quando estão limpos, ou seja é uma coisa que faz parte da limpeza semanal, com os de inox limpo +/- 1 vez por mês aquando da limpeza do filtro.

O meu inflow tem agora 15 dias e já está um nojo xD Tem mesmo de ser limpeza semanal. Já agora, @Gonçalo84 trocas a lã branca do filtro todos os meses? Li que é recomendado. Como é a primeira vez com um filtro destes...

há 5 minutos, Vasco Ferreira disse:

As BBas propagam-se por esporos e  muito provavelmente por fragmentação, aproveitar uma agua de uma aquário infestado, faz pouco sentido!. Já basta tudo aquilo que não se consegue eliminar.

Muito Obrigado @Vasco Ferreira! Felizmente, com a ajuda do Florido C7, a BAA das rochas está toda branca e a desaparecer a olhos vistos. Agora o pior é o substrato, autenticas bolas de pelo!  Hoje vou à Aquaeden buscar o KIT CO2 e já vejo se remonto ou, da maneira como está agora, é reversível. 

Sábado ou Domingo já trago o update! com fotos! :D

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Telmo. Ainda bem que estás determinado. Sem dedicação não há coisas bonitas. 

Acerca da lã, eu neste momento nem tenho. O meu filtro (Eheim 600) é só stilla, o pré filtro de esponja e purigen. Da última vez tirei a lã e como o saco da lã nova estava no sótão não me apeteceu ir lá buscar :D. Tem corrido tudo bem, mas segundo a Aquaeden que monta e faz manutenção de muitos aquários a lã original dos Eheim aquando limpa reduz a possibilidade de aparecimento da BBA. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou bastante motivado com esta montagem! Ao fim ao cabo, é a minha primeira montagem 'mais a sério'. 

há 3 minutos, Gonçalo84 disse:

a lã original dos Eheim aquando limpa reduz a possibilidade de aparecimento da BBA. 

Tens toda a razão, eles defendem muito isto, e a verdade é que não existe BBA nas montagens da Aquaeden. Vamos lá acabar com esta menina no meu também! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Domingo de manutenção com direito a update. 

Finalmente tenho o tão desejado kit de CO2! É o KIT completo Aquaeden com Garrafa de 2L, solenoide e difusor! (também vem com o dropcheker!) Está a funcionar à 3 dias. 

O que é que eu noto? Rebentos de Eleocharis Acicularis verdinhos por todo o aquário. Só ainda não tenho aquele perling fantástico. Fiz o teste aos nitratos antes e depois do fotoperiodo.

Antes entre 10 a 25 ppm, depois 0 ppm. Julgo que seja um bom indicador. No que toca à BBA, está a ir embora das rochas com a aplicação do C7, e no relvado noto que estão a ficar castanhas, será que também estão a morrer? 

Desta vez tentei fazer as fotos um bocado diferentes e juntei também uma tira de led que tinha na gaveta (foto 4).  Espero que gostem! :) 

P.S.: O outflow lily jet está para chegar :)

large.5a64c2dee1f88_WEEK8-3.JPGlarge.5a64c2cb47fba_WEEK8-2.JPGlarge.5a64c2a5297a3_WEEK8-4.JPGlarge.5a64c2b523eba_WEEK8-1.JPG

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Gonçalo84 disse:

Isso está mesmo muito grave. 

A sério? :/ As rochas estavam totalmente cobertas, neste momento estão a 15% do que estavam. E quando ao relvado, com o crescimento esponencial que está a ter, não se espera um decréscimo da Bba? 

Já me estás a assustar! Ahaha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já se nota uma grande diferença, mas nas plantas ainda se vê bem as zonas afectadas.

Tens outro aquário onde possas colocar os peixes apenas 2 dias? Ou uma caixa de plástico apenas para remediar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazias um tratamento com o Excell um pouco mais radical. Descias o nível de água até estar apenas o tapete coberto. Penso que vais ficar com cerca de 5 cm de altura de água e cerca de 5 litros. Podes utilizar até uns 10 ML de Excell e deitas no aquário, um pouco por todo o tapete. Deixas actuar durante uns 10 minutos. De seguida enches com água que utilizas nas TPA´s. Fazes com que a água circule um pouco para espalhar o Excell na coluna de água e deixas ficar durante mais 1 hora. Voltas a despejar até teres novamente o mesmo nível de água e colocas novamente a água (e os peixes) que tinhas tirado em primeiro lugar. Deves notar diferença logo no dia seguinte. Foi como me livrei da BBA num tapete de Montecarlo, ou pelo menos da maior parte dela. Mesmo assim no meu não chegou a estar tão afectado. Se vires que persiste podes sempre repetir o processo mais tarde. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá telmus, tenho sempre algas no meu aqua, sempre tive, mas bba só tive quando tentei ter uma espécie de tapete com essa eleocharis curiosamente. Acabou por ficar assim coberta como a tua e foi morrendo. Finalmente ficaram só uns pezinhos aqui e ali e a bba foi-se e não mais voltou nessa escala. Acho que agora não tenho nem a planta nem a bba. Será da comida que se acumula? Não é fácil de sifonar , estava sempre a levantar bocados, por isso pergunto...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Telmus, isso está mesmo grave.. Apesar de se notar algum decréscimo nas rochas, a eleocharis ainda está bastante afectada.. A planta independentemente das BBA está a crescer bastante bem e parece estar forte, creio que aguentava uma poda mais rente.

As BBA mais esbranquiçadas que estão na pedra podes aspirar com uma mangueira fina, daquelas do ar/co2. 

 

Quanto ás BBA mais resistentes, eu optaria por fazer uma overdose de C7 da forma como sugere o @brunofasoares.

 

Abraço 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/01/2018 at 20:55, Telmus disse:

@Gonçalo84, @ismael_figueira

Num aquário com a minha litragem, o que acham melhor, difusor CO2 ou atomizador inline? :) 

Num aquário desse tamanho, desde que o difusor esteja bem colocado não vais ter problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @brunofasoares, @ismael_figueira e @buedamau.

Pela vossa conversa e pelo que o @Gonçalo84 disse, o caso ainda é pior do que eu pensava! 
O mais difícil no processo que o Bruno sugeriu vai ser apanhar os camarões que se colocam atrás das rochas, mas vou tentar! Vou também comprar um ou dois SAE, enquanto forem pequenos, tudo ok e sempre se vão alimentando. 

Estava mesmo na ideia que com o crescimento exponencial da Eleocharis isto ia ao lugar, mas ao que parece, estou errado. Tenho aqui pano para mangas, está visto. :) 

Uma dose tão grande (10ml) não me vai deixar o relvado todo amarelado, por norma utilizo apenas 1,2 ml. 

Uma vez mais, obrigado a todos! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Telmus disse:

Boas @brunofasoares, @ismael_figueira e @buedamau.

Pela vossa conversa e pelo que o @Gonçalo84 disse, o caso ainda é pior do que eu pensava! 
O mais difícil no processo que o Bruno sugeriu vai ser apanhar os camarões que se colocam atrás das rochas, mas vou tentar! Vou também comprar um ou dois SAE, enquanto forem pequenos, tudo ok e sempre se vão alimentando. 

Estava mesmo na ideia que com o crescimento exponencial da Eleocharis isto ia ao lugar, mas ao que parece, estou errado. Tenho aqui pano para mangas, está visto. :) 

Uma dose tão grande (10ml) não me vai deixar o relvado todo amarelado, por norma utilizo apenas 1,2 ml. 

Uma vez mais, obrigado a todos! :)

Vai ficar tudo amarelo quase de certeza.

Tenta tirar o mais possível manualmente. Nas pedras esfrega bem e aspira a seguir, nas plantas tenta tirar com a pinça mesmo que tenhas de sacrificar alguns pés. Faz uma boa manutenção ao filtro, tenta manter tudo o mais limpo possível. Eu tive uns pequenos tufos no Yama e como ando sempre em cima ("perco" meia hora a olhar como deve ser) descobri-os rapidamente e tirei sempre manualmente. Passou depressa.

Mas sinceramente nem pensava duas vezes e recomeçava. Já tens o equipamento todo, por isso podes começar como deve ser, poderia aproveitar o substrato mas só mesmo aquele que de certeza não está atacado. Pedras era lavar muito bem com um bocado de lixívia, passar por água com anti-cloro e siga.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Gonçalo84 disse:

Vai ficar tudo amarelo quase de certeza.

Tenta tirar o mais possível manualmente. Nas pedras esfrega bem e aspira a seguir, nas plantas tenta tirar com a pinça mesmo que tenhas de sacrificar alguns pés. Faz uma boa manutenção ao filtro, tenta manter tudo o mais limpo possível. Eu tive uns pequenos tufos no Yama e como ando sempre em cima ("perco" meia hora a olhar como deve ser) descobri-os rapidamente e tirei sempre manualmente. Passou depressa.

Mas sinceramente nem pensava duas vezes e recomeçava. Já tens o equipamento todo, por isso podes começar como deve ser, poderia aproveitar o substrato mas só mesmo aquele que de certeza não está atacado. Pedras era lavar muito bem com um bocado de lixívia, passar por água com anti-cloro e siga.

 

A única coisa que aproveitava seria a água que já tenho? Uma vez que já está ciclada, é isso? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mesmo assim como disse o Vasco lá em cima pode conter esporos. Uma decisão dificil... 

Tens dois filtro a trabalhar certo?

Se calhar metia os vivos numa caixa com o filtro velho, limpava o aqua todo, incluindo o filtro novo e começava de novo. Se conseguires matar essas bbas com C7 também vais arrebentar com as plantas provavelmente.

Começas de novo, até podes comprar monte carlo para tapete por exemplo, (para esse aqua 2 potes já fica super bem plantado) e fazes o ciclo de novo com o filtro novo e depois ambientas os vivos como se os tivesses comprado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Telmus disse:

Uma dose tão grande (10ml) não me vai deixar o relvado todo amarelado, por norma utilizo apenas 1,2 ml. 

Se deixares muito tempo não só vai amarelar, como queimar.

Recomeçar pode ser uma boa ideia, mas tens de limpar muito bem os filtros porque pode ficar com esporos e voltar ao mesmo. Faças o que fizeres, o ideal será mesmo combatê-las assim que começarem a aparecer para não chegar a esse estado.

Depois tens de te lembrar que é bem mais difícil estabilizar um aquário pequeno. 

SAE´s com camarões também não é boa ideia...

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.