Termostato de 100w


Mónica Osório

Recommended Posts

Olá, eu tenho um peixe Betta num aqua de 8L e ultimamente com o frio ele quase não se mexia, como tinha um termostato cá em casa, resolvi utilizar.. porém é de 100w, algum problema? Está nos 22°, e apercebi me que foi aquecendo e só agora sinto o vidro quente, tratei do aqua por volta das 3h, penso que não foi mudança brusca de temperatura..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mónica,

Acho que tens 2 problemas em mãos.....1 deles é o aquario de 8L apenas e o 2 é o termostato ser demasiado potente para essa litragem...o termostato mais indicado para esse aquario é o de 25w (acho que é o mais baixo) para saberes qual o mais indicado calcula +/- 1w por cada litro, ou seja, 25w = 25litros.

A temperatura não deve oscilar mais do que 4º em 24h, caso aconteça podes matar o betta por choque térmico, ou se sobreviver vai entrar em stresse abrindo portas a doenças como por exemplo o íctio.

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Monica podes usar esse ate comprares outro mais adequado, como prevenção para o ictio EU sugiro 5 a 6 pedras de sal grosso que vão matar as bacterias e o bettas ate não desgostão.

Espero ter ajudado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Miguel Simões disse:

Olá Mónica,

Acho que tens 2 problemas em mãos.....1 deles é o aquario de 8L apenas e o 2 é o termostato ser demasiado potente para essa litragem...o termostato mais indicado para esse aquario é o de 25w (acho que é o mais baixo) para saberes qual o mais indicado calcula +/- 1w por cada litro, ou seja, 25w = 25litros.

A temperatura não deve oscilar mais do que 4º em 24h, caso aconteça podes matar o betta por choque térmico, ou se sobreviver vai entrar em stresse abrindo portas a doenças como por exemplo o íctio.

Cumps,

Obrigada.. mas posso usar? E o que dizes da temperatura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Pedro M Costa disse:

Cara Monica podes usar esse ate comprares outro mais adequado, como prevenção para o ictio EU sugiro 5 a 6 pedras de sal grosso que vão matar as bacterias e o bettas ate não desgostão.

Espero ter ajudado.

Obrigada pela dica. Sal grosso de cozinha?

 

Eu tenho um remédio próprio para doenças dos peixes, basta isso ou uso o sal também?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Notas o betta cossar-se no fundo do aqua ou na decoração ? esta é a 1ª faze do ictio, se sim anti ictio para cima pois pode ser mortal nos bettas se não basta o de cozinha grosso e um condicionador de agua para bettas ou tetra aqua safe que acalma o peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Pedro M Costa disse:

Notas o betta cossar-se no fundo do aqua ou na decoração ? esta é a 1ª faze do ictio, se sim anti ictio para cima pois pode ser mortal nos bettas se não basta o de cozinha grosso e um condicionador de agua para bettas ou tetra aqua safe que acalma o peixe.

Não, ele só está parado há um tempo.. de vez enquando é que aparecia e não comia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Pedro M Costa disse:

Notas o betta cossar-se no fundo do aqua ou na decoração ? esta é a 1ª faze do ictio, se sim anti ictio para cima pois pode ser mortal nos bettas se não basta o de cozinha grosso e um condicionador de agua para bettas ou tetra aqua safe que acalma o peixe.

Na verdade não comeu ainda, e ainda está parado, deve se tar a habituar á temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Pedro M Costa disse:

O baixo ventre está inxado? descolorido? pode ser obsestripação prisão de ventre oque nos bettas é muito grave, e de dificil tratamento pois só se descobre tarde de mais eu que o diga pobre femea.

Também te aconteceu?

Os sintomas dele são: muito parado, fica de lado, não come, tenho um esconderijo em barro e ele está sempre lá, a cauda está com um corte.. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Pedro M Costa disse:

Ate agora so a parte do apetite é que não tá normal, tenta dar-lhe pedaços de gammaros eles gostão e gradualmente sobe a temperatura para 26º

Comecei com 22° e agora há pouco pus nos 24°

Ok, vou seguir esses conselhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Pedro M Costa disse:

Calma antes de mais cabeça fria. O betta já tá a 26º? já tentaste os pedaços de gamaros ou mesmo flocos?

Tenta subir a temperatura para 28º gradualmente.

Ele às vezes sai mas está sempre dentro do esconderijo, e eu não deito comida porque como ele não vai comer vai sujar.. é melhor tirar o esconderijo?

Sim hoje á tarde pus nos 26°

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo optimo deixa ficar o esconderijo que é aonde ele se sente em segurança, com o tempo vai voltar ao normal e os bettas não gostão muito de agua cristalina se poderes muda a marca da comida propria para bettas em flocos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Pedro M Costa disse:

Tudo optimo deixa ficar o esconderijo que é aonde ele se sente em segurança, com o tempo vai voltar ao normal e os bettas não gostão muito de agua cristalina se poderes muda a marca da comida propria para bettas em flocos.

 

Obrigada.. o que me aflige é mesmo ele não comer.. não deve faltar muito para fazer 1 mês sem comer...

Aumento a temperatura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele deve vasculhar o fundo á noite ou quado se sente seguro sem ninguem na sala porque ele não aguenta um mês sem comer ao fim de uma semana adeus, logo ele está comendo pouco. Aumenta para 28º que é a temperatura que eu tanho os meus, mas um sr cá do forum aumentou para 30º num caso parecido ao teu e o betta dele gostou.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mónica Osório

Olha Mónica vê aqui,pode dar-te algumas luzes sobre o teu

peixe Betta, https://aquarismoornamental.wordpress.com/2011/09/28/meu-peixe-betta-nao-esta-se-alimentando/

espero que este artigo te ajude,boa sorte,e as melhoras do

Betta.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Pedro M Costa disse:

Ele deve vasculhar o fundo á noite ou quado se sente seguro sem ninguem na sala porque ele não aguenta um mês sem comer ao fim de uma semana adeus, logo ele está comendo pouco. Aumenta para 28º que é a temperatura que eu tanho os meus, mas um sr cá do forum aumentou para 30º num caso parecido ao teu e o betta dele gostou.

Espero ter ajudado.

Fico mais descansada.. Então é melhor deitar comida na mesma..

Vou agora aumentar para os 28° e deitar uns flocos então..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais