Tomadas de decisão novo aquário


Silva41

Recommended Posts

Boa tarde a todos :P

Agradeço desde já possíveis ajudas vindas de vocês... experientes.

Já desde há 2 anos +\-  que adquiri um aquário, a meu ver, enorme para a minha sala de estar.
Pelo menos comprido ele é... C x L x A cm - 250 x 25 x 50 - 220L +\-

Esta situado perto do bar pelo que a decoração que escolhi é relacionada com bebidas e todo o material imprescindível a um bar.
Pouca vegetação e espécies de peixes (neons e guppys), uma vez que eram os meus primeiros passos.
Tenho um bom filtro externo, skimmer e bomba de circulção "Eheim", iluminação "Ciano" Led 240cm 72W.
Tudo corre bem, sem grandes acidentes.
Acontece que a água aqui de casa não é grande pistola para os peixes (acho eu) pelo que tenho de fazer TPA's de 10 em 10 dias de 40 L para manter tudo aceitável
NO3 - 100 mg\ml
NO2 - 0 mg\ml
GH - < 3ºd
KH - 3ºd
pH - 6,4
Neste momento, cansei-me desta corrida pela água e deste layout pretendendo revolucionar um pouco.
- Passar se calhar para uma decoração baseada em pedras e manter alguns artigos de bar, com um bom tapete verde no fundo.
- Passar para aquário comunitário com alguns peixes coloridos, de cardume, de limpeza e camarões.

A minha dúvida é a seguinte:
Tenho certamente de adequar os peixes às características da água, e só depois de decidir os peixes passar para as pedras e tapete
Gosto muito das imagens em que é utilizada a Dragon Stone, mas sinto-me um pouco perdido pelo que peço a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, primeiro que tudo mete umas fotos de como está atualmente.

 

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pelas minhas contas tens um aquário de 312.5 L brutos, ora daí tpas de 10 em dez dias de 40 litros cada, é mesmo muito pouco.
As tpas devem ser semanais e de cerca de 20 a 30 % do volume da água do aquário.
A nível do aquário acha bem o caminho que queres seguir, pedras e troncos, fica mais natural. No entanto, tem de ficar a teu gosto pois tu é que vais olhar para ele todos os dias.
Quanto à água não vejo problema nenhum, uns ciclideos anões, uns cardumes de tetras, etc.
As dragons são interessantes, mas tens tanto por onde escolher... Troncos tens mangrove, red moor wood, bem como podes apanhar na natureza e usar, desde que devidamente tratados.
Não consegui perceber muito bem as decorações do aquário se puderes tirar umas fotos de telemóvel, que seja mas mais próximas era bom...
Espero ter ajudado um pouco.

Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, como disse a Vera as tpa's até nem são muito. Acho que o teu problema está em automatizar mais as tpa´s de modo a que seja mais fácil de fazer. Fazes com mangueira ou andas com garrafões atrás?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, agradeço aos 2 pelas respostas.

Vera, estou com problemas em carregar fotos e também o aquário já esta vazio e limpo è espera das novas ideias...pelo que não te consigo mostrar...

O Aquário estava muito bonito, todo ele decorado com garrafas, misturadores, copos colecção de gin, shot, caipirinha, etc. só que estava farto porque sempre quis ter pedra ou troncos

Em relação às medidas estava equivocado... É 250 x 20 x 45. Como ainda tenho que contar com a espessura do vidro, tenho +/- 220L

Mas percebo que os TPA's devem ser mais frequentes. Como te disse, ainda sou amador :P

Mas ja tinha um sistema pré montado. era mesmo só chegar lá com o depósito e abrir torneiras.

O meu problema é esse, acho que a agua de casa tem demasiado NH3 (segundo testes Sera) comparado com outras águas que testei, disto isto Gonçalo, ando com garrafões :(

Em relação ao layout, vi alguns muito engraçados apenas com pedra... mas lá esta... Dragons ou Seiryu stone. Estas pedras alteram o Ph e o Kh da água, confirmam? Esta alteração será significativa? Acabará por estabilizar?

E são um pouco caras. Aqui do norte conhecem alguma loja?

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos (no3) a 100 na água da torneira? Isso é extremamente elevado mesmo para consumo humano.

N tens uma loja onde possas repetir esse teste?

Qual o filtro externo que tens exatamente?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Silva como o Vasco disse esses resultado são um pouco estranhos.

Havias de testar melhor a água para teres a certeza do que tens aí.

Em relação ao layout, fazes muito bem em naturalizar a coisa, seja com troncos ou só com pedras. 

De qualquer modo tens a Ecoarium em Gaia, podes lá ir visitar para inspiração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.