96L - Rough2start


buedamau

Recommended Posts

 

há 24 minutos, buedamau disse:

Se conseguisse ter esse tapete de montecarlo já ficava contente, mas vai ser difícil de certeza.

 

Obrigado pelas sugestões bruno

Iluminação e substrato fértil são o "qb" para a Montecarlo, tendo em conta que tens injecção de CO2, já tens mais do que condições para poderes ter um tapete de Montecarlo. Não podes é deixar ficar na sombra de outras plantas ou do tronco, porque isso sim causa dificuldades à planta.

De nada, boa continuação.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma semana após a mudança de layout, o aqua estava assim na última sexta :

large.LRM_EXPORT_20180305_114312.jpg

Como se vê, vidros bastante verdes mas plantas com bom crescimento. Alguma gsa aqui e ali, talvez um pouco mais. As algas castanhas e os detritos a diminuir acho, mas ainda é cedo se calhar :-p

Esta semana a fertilização  foi 6push de specialized+3 push premium. Co2 a 1bolha por cada 8,5/9segundos. A minha gata, quando está à caça, gosta de pôr as patas em cima da válvula de agulha! Tenho que estar atento e pensar numa proteção efectiva... Notei mais crescimento e mais pearling, prinicpalmente comparando com a foto da semana passada. A cabomba antes de podar estava assim, vermelhinha e vibrante:

large.LRM_EXPORT_20180305_115119.jpg

Sábado foi dia de manutenção e tpa50% as usual (na quarta fiz uma tpa25% para limpar mais alguns detritos) e também alguma poda. A ver se esta semana tenho sorte e há plantas novas e livres de algas na loja, para tentar dar um upgrade na flora...

Ontem, domingo, estava assim:

large.LRM_EXPORT_20180305_115421.jpg

As plantas da direita crescem muito depressa, a minha circulação com o 2213 parece um pouquinho curta para boa distribuição do co2 hummm...

As alterações resultaram bem acho, gosto bastante mais do aqua assim, a manutenção está muito mais facilitada e os peixes estão bem dispostos. :-)

Até à próxima!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais novidades, esta antes do previsto, aproveitei a aberta no tempo ontem e passei na loja. Não resisti e lá vieram 3 plantinhas, por sorte estavam lá à minha espera :-): alternanthera rosaenervig, alternanthera reineki mini e um pote de montecarlo muito bem composto!

Mãos à obra que se faz tarde, primeira tarefa meter a rosaenervig do lado direito do tronco. Toca a arrancar aqueles pezitos de rotala e após alguma luta ficou assim:

large.LRM_EXPORT_20180307_094634.jpg

Segunda tarefa meter a reineki mini do lado esquerdo junto à cabomba. Toca a arranjar espaço e depois de algum trabalho ficou assim:

large.LRM_EXPORT_20180307_094428.jpg

Para concluír era só arrancar o resto da rotala para pôr a montecarlo. Depois de uma extenuante batalha para não pertubar demais o substrato lá consegui. Não sabia que os pés de rotala já eram tanto :-p, tive que enfiar os que sobraram do lado esquerdo, solução de recurso antes de tirar uma grande pedra que está atrás das anúbias mas muito enterrada. Fica para uma próxima vez, que estas tarefas têm que se levar com calma. No fim estava assim, ainda com a água bastante esbranquiçada:

large.LRM_EXPORT_20180307_094117.jpg

Conclusão, entrei no oficialmente no mundo dos plantados, agora quanto à era do aquascaping é outra conversa hehe. Lá chegará, eventualmente, quando descobrir como se fazem essas moitas causadoras de invejas.

Agora é esperar que sobrevivam, porque a bola castanha nas etiquetas das plantas promete dificuldades acrescidas...

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor, está a ficar cada vez com melhor aspeto.

Só é pena as folhas das anúbias estarem com tantas algas! Não as consegues retirar provisoriamente e dar-lhes um apagão. As anúbias aguentam um apagão sem sofrer quase nada e pode ser que as algas não gostem. Depois lavas as folhas com cuidado e se for necessário cortas uma ou outra que estejam em pior estado.

Nunca consegui compreender qual das tuas plantas é a rotala, tens a certeza que é mesmo rotala?

Gosto!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutes ago, C Mocho said:

Sim senhor, está a ficar cada vez com melhor aspeto.

Só é pena as folhas das anúbias estarem com tantas algas! Não as consegues retirar provisoriamente e dar-lhes um apagão. As anúbias aguentam um apagão sem sofrer quase nada e pode ser que as algas não gostem. Depois lavas as folhas com cuidado e se for necessário cortas uma ou outra que estejam em pior estado.

Nunca consegui compreender qual das tuas plantas é a rotala, tens a certeza que é mesmo rotala?

Gosto!

Obrigado! A rotala(?) Seria essa mais verde que domina o aqua. Mas se calhar é outra coisa, provavelmente mesmo :-p

As anúbias estão uma lástima mesmo. Daqui a 2 semanas, quando limpar o filtro outra vez, vou tentar tirar a pedra grande atrás e aproveito para tentar esse apagão nas anúbias. São muito resistentes de facto. Um novo sítio para elas também vai ajudar acho.

Editado por buedamau
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, C Mocho disse:

Nunca consegui compreender qual das tuas plantas é a rotala, tens a certeza que é mesmo rotala?

 

 

há 43 minutos, buedamau disse:

Obrigado! A rotala(?) Seria essa mais verde que domina o aqua. Mas se calhar é outra coisa, provavelmente mesmo :-p

 

A mim parece-me ser a Hygrophila Polisperma. 

Quanto ao aquário em geral ficou com um aspecto muito melhor. Realmente as plantas que compraste agora, têm mais alguma necessidade mas nada que não lhes possas dar, além disso o aquário está estável e é mesmo a melhor altura para introduzires plantas. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, brunofasoares disse:

A mim parece-me ser a Hygrophila Polisperma. 

Realmente a mim também me parece uma Hygrophila, e a polysperma é provavelmente a melhor candidata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje limpei o filtro, alguns detritos ainda já que andei a mexer no layout, mas noto a lã menos suja e as esponjas já não têm a película de lodo habitual. Água mais limpa também, remover o tronco velho foi mesmo boa opção. Mais um pouco de esforço e chegamos lá :-) realmente à partida parece ser boa altura para introduzir as plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não retirava a pedra que te está a incomodar. Quanto menos remexeres o substrato, melhor.

Comprava era umas plantas de folha mais pequena do que a Hygrophila e tentava criar duas moitas nos cantos traseiros. As Rotala são uma boa opção, a rotundifolia é razoavelmente fácil de manter. Por detrás da pedra que pretendes tirar colocava uma planta mais baixa, de folha ainda mais miúda (preferencialmente verde, por exemplo o Micranthemum umbrosum iria parecer a continuação da Monte Carlo à frente), e dessa forma acho que ias ganhar imensa profundidade no teu aquário.

Terás então é de perder o medo de usar a tesoura!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

39 minutes ago, C Mocho said:

Eu não retirava a pedra que te está a incomodar. Quanto menos remexeres o substrato, melhor.

Comprava era umas plantas de folha mais pequena do que a Hygrophila e tentava criar duas moitas nos cantos traseiros. As Rotala são uma boa opção, a rotundifolia é razoavelmente fácil de manter. Por detrás da pedra que pretendes tirar colocava uma planta mais baixa, de folha ainda mais miúda (preferencialmente verde, por exemplo o Micranthemum umbrosum iria parecer a continuação da Monte Carlo à frente), e dessa forma acho que ias ganhar imensa profundidade no teu aquário.

Terás então é de perder o medo de usar a tesoura!

Pois, nesse sítio está uma pedra grande deitada que não se vê. Não tem espaço para plantar por isso está mais despido nessa zona. Ainda por cima está jà muito afundada no substrato... vou ver como é da próxima vez. E também dar uma vista de olhos a essas plantas que sugeriste :-)

Não tenho medo, ainda não tenho é uma tesoura dessas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, buedamau disse:

Não tenho medo, ainda não tenho é uma tesoura dessas...

Não tens porque não queres...

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana, após todas as movimentações tácticas, acabei por levantar um pouco o substrato fértil e fiquei com a água umpouco esbranquiçada. Acho que o manado é pouco e acaba por não ter altura suficiente em algumas zonas para andar a mexer no plantio. Antes da manutenção de sábado estava assim:

large.LRM_EXPORT_20180312_114137.jpg

Devido as mexidas no layout acabei por reduzir um pouco a fert, dei 4 push specialized+3 push de premium. Vidros menos verdes mas notei, acho, que faltou fertilização em algumas folhas aqui e ali. Por outro lado as algas parecem ter estaganado :-)

large.LRM_EXPORT_20180312_115054.jpg

As polisperma(!) Crescem que nem umas loucas neste novo regime. Aproveitei para replantar alguma pontas que estavam a fazer sombra nas alternantheas e adensar um pouco a tentativa de moitas. O espaço para replantar é que começa a ficar muito curto...

large.LRM_EXPORT_20180312_114830.jpg

O meu relvado parcece começar a ficar agarrado ao substrato, mesmo com as corydoras a darem o máximo para o destruírem! Para já a nova flora continua livre de algas, mas também só entraram há uns dias atrás...

Aproveitei para mudar o ramo da esquerda que ficou desaparecido atrás da reineckii. Para já ficou assim pousado, acho que ficou bem natural :-)

large.LRM_EXPORT_20180312_114443.jpg

E pronto, ficou assim. Esta poda à pedreiro é que tem que melhorar hehe. Mas o look antes da poda estava a ficar do meu agrado :-)

Os peixes ficaram stressados com o novo layout e passam o dia escondidos, menos as cory, quando a luz se apaga aparecem logo todos esfomeados. O co2 está 1bolha/1,1s, mais lento do que antes. Não percebo bem as causas do stress repentino, uma vez que só mexi no layout e já foi na terça passada..

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana, após todas as movimentações tácticas, acabei por levantar um pouco o substrato fértil e fiquei com a água umpouco esbranquiçada. Acho que o manado é pouco e acaba por não ter altura suficiente em algumas zonas para andar a mexer no plantio. Antes da manutenção de sábado estava assim:
large.LRM_EXPORT_20180312_114137.jpg.402c44057a4702b75d79d37e18258503.jpg
Devido as mexidas no layout acabei por reduzir um pouco a fert, dei 4 push specialized+3 push de premium. Vidros menos verdes mas notei, acho, que faltou fertilização em algumas folhas aqui e ali. Por outro lado as algas parecem ter estaganado :-)
large.LRM_EXPORT_20180312_115054.jpg.862605e3fa6ded7fbb554454c189fd80.jpg
As polisperma(!) Crescem que nem umas loucas neste novo regime. Aproveitei para replantar alguma pontas que estavam a fazer sombra nas alternantheas e adensar um pouco a tentativa de moitas. O espaço para replantar é que começa a ficar muito curto...
large.LRM_EXPORT_20180312_114830.jpg.313bdbb819a59b3fc60bd8a5baa8aa90.jpg
O meu relvado parcece começar a ficar agarrado ao substrato, mesmo com as corydoras a darem o máximo para o destruírem! Para já a nova flora continua livre de algas, mas também só entraram há uns dias atrás...
Aproveitei para mudar o ramo da esquerda que ficou desaparecido atrás da reineckii. Para já ficou assim pousado, acho que ficou bem natural :-)
large.LRM_EXPORT_20180312_114443.jpg.fdfaa307f2680ae013891fecbfd46ed0.jpg
E pronto, ficou assim. Esta poda à pedreiro é que tem que melhorar hehe. Mas o look antes da poda estava a ficar do meu agrado :-)
Os peixes ficaram stressados com o novo layout e passam o dia escondidos, menos as cory, quando a luz se apaga aparecem logo todos esfomeados. O co2 está 1bolha/1,1s, mais lento do que antes. Não percebo bem as causas do stress repentino, uma vez que só mexi no layout e já foi na terça passada..
 

Buedamau, o teu aquário levou uma valente tosquia, em linguagem de gaja fizeste um “short bob”. Continuo espantada com a quantidade de verdete que o teu aquário produz. Já percebeste qual é o motivo? Eu não tenho algas, mas as minhas plantas estão longe de estar tão viçosas como as tuas


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, buedamau disse:

O espaço para replantar é que começa a ficar muito curto

LOL...essa será a próxima fase (muito difícil de superar, mas inevitável)! Chega um momento em que terás de deitar para o "lixo" algumas podas. Não porque não estejam lindas, mas porque já não cabem no sítio que lhes está destinado.

Sinto que esse layout está a pedir uma modelação triangular. Se assim for precisas de considerar a hipótese de aos poucos ir em alguns pontos substituindo a Hygrophila por outras espécies mais "pertinentes"... talvez na frente esquerda algo mais baixo e na traseira à direita algo com folha mais fina. Deves conseguir assim aumentar a sensação de profundidade e quebrar a monotonia. Não, está descansado que o teu aquário não está monótono, aliás está muito bonito, mas claro que ainda pode ficar melhor!

Gosto imenso da evolução e gosto imenso do facto de estares a conseguir ter a perseverança necessária para não te deixares abater pelas contrariedades. Um aquário bonito passa por fases difíceis, tal como qualquer outra obra de arte, 10% são inspiração e 90% é transpiração!... Depois de muito transpirar até é possível fazer sair algo maravilhoso à primeira tentativa, mas a transpiração vem lá de trás e é incontornável...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Lara Cunha said:

Continuo espantada com a quantidade de verdete que o teu aquário produz. Já percebeste qual é o motivo?

Alguma coisa entre a luz e o tropica specialized, mais deste e vidros mais verdes. Abaixo da linha das plantas, sem luz, não há verde nos vidros. As algas castanhas nos vidros tb já estão a dar as últimas :-) já nas anúbias é outra conversa...

 

9 hours ago, C Mocho said:

Sinto que esse layout está a pedir uma modelação triangular

Pois é, parece estar mesmo a pedir isso com o ramo nesta posição! A minha ideia para experimentações é essa mesmo, juntando mais triângulos, não um contínuo mas antes uma sucessão de panos de flora sobrepostos como no teatro ou na animação

 

9 hours ago, C Mocho said:

10% são inspiração e 90% é transpiração

Hehe, ao princípio talvez, mas esses 10% pesam bem mais que os 90% :-p

É como nos meus quadros: uma boa ideia e tá feito, uma má ideia e nem 99% de transpiração a salva, embora possa disfarçar...

Vou ver se com a poda consigo fazer como disseste, para já com estas plantas. Mais uma semana e as novas devem comecar a mostrar as suas algas também, a ver como reagem a isso.

 

Obrigado pelos coments a todos, sao sempre motivantes!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma semana em velocidade de cruzeiro :-) 

Na sexta estava assim:

large.LRM_EXPORT_20180319_093306.jpg

Vidros menos verdes, mas apareceram uns fiozinhos de relva em algumas folhas mais altas. Esta semana aumentei a fert e parece que não foi tão boa ideia assim, acababei por dar 3push premium+5 specialized. Vou reduzir um pouco, voltando para perto dos níveis recomendados pela tropica, mesmo tendo esta massa vegetal toda, para ver como reage...

large.LRM_EXPORT_20180319_093726.jpg

Nas folhas de cima da alternanthera dá para ver a relvinha a aparecer, nada de muito mau por agora. Há manchas negras bem piores por perto hehe

large.LRM_EXPORT_20180319_094325.jpg

O tapete também tem algumas algas, um pó fino castanho recorrente aqui no aqua, nada de mais. Em compensação começa a ficar bem agarrado, jà deu para replantar uns tufozitos maiores sem levantar tudo...

large.LRM_EXPORT_20180319_095009.jpg

No fim ficou assim, só com a limpeza semanal e uns toquezitos aqui e ali. Esta semana tive um problema como co2, desde que introduzi as novas plantas e remexi o aqua, os peixes começaram a stressar. Assim que a luz liga escondem-se e sóvoltam quando apaga, todos menos as cory, sempre alegres. O drop também ficou mais clarinho. Muito estranho, até porque já tinha baixado o co2 para 1bolha por segundo. Entretanto baixei para 1bolha/2,5 segundos e estão um pouco melhores. Não sei o que pensar, o co2 já esteve no triplo sem problemas... Não posso ter assim uma dissolução tão boa com este ritmo de injeção para quase 100litros de tanque com o meu eheim 2213....       

De qualquer maneira a fauna está bonita, apesar de tímida com a luz :-)                                                           

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei imenso das fotos desta semana, não consigo ver a fauna, mas as plantas estão com uma cor lindíssima e apesar das algas têm um ar muito mais viçoso do que as minhas. Quando é que introduziste a fertilização? Eu ainda só faço o CO2, não tenho algas, mas algumas plantas podiam estar melhor. Por enquanto as que parecem aguentar melhor são as anubias e a bucefalandra.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Lara Cunha said:

Gostei imenso das fotos desta semana, não consigo ver a fauna, mas as plantas estão com uma cor lindíssima e apesar das algas têm um ar muito mais viçoso do que as minhas. Quando é que introduziste a fertilização? Eu ainda só faço o CO2, não tenho algas, mas algumas plantas podiam estar melhor. Por enquanto as que parecem aguentar melhor são as anubias e a bucefalandra.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Obrigado laura! De facto estão bonitas, pelo menos nas fotos, mas faz agora 3 semanas que as introduzi no aqua e os problemas com elas devem estar mesmo a comecar...

A fert introduzi em dezembro, com melhorias imediatas! Um grande passo na direcção certa, olhando para trás :-)

O co2 introduzi em fevereiro, aumentou nitidamente o ritmo  de crescimento. Sem problemas relacionados que me tenha apercebido... 

As plantas demoram um pouco a arrancar, mais vais podando e replantando os ramos mais altos e quando fores a ver já está bem composto :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado laura! De facto estão bonitas, pelo menos nas fotos, mas faz agora 3 semanas que as introduzi no aqua e os problemas com elas devem estar mesmo a comecar...
A fert introduzi em dezembro, com melhorias imediatas! Um grande passo na direcção certa, olhando para trás :-)
O co2 introduzi em fevereiro, aumentou nitidamente o ritmo  de crescimento. Sem problemas relacionados que me tenha apercebido... 
As plantas demoram um pouco a arrancar, mais vais podando e replantando os ramos mais altos e quando fores a ver já está bem composto :-)

Eu tenho o CO2, mas ainda não comecei a fertilização. Também as pus há 3 semanas, mas parecem-me pouco viçosas. Como pus substrato fértil acho q ainda tenho de esperar um pouco para começar a fertilizar e isso vai ser outra dor de cabeça, qual o melhor protocolo para seguir.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana a manutenção só vai ocorrer no domingo, como tal trago umas fotos de hoje para vermos o que aconteceu :-)

Osmeus peixes continuam com fobia à luz, quando apagada tudo impecável,quando acesa é só um jardim vazio de vida (tirando as corydoras que continuam sempre na sua labuta. Cheguei a reduzir o co2 para uma bolha cada 3segundos, mas é indiferente neste caso. Infelizmente primeiro continuei o plano mais fertilizantes com menos co2 e, depois, reduzi os ferts e aumentei o co2 outra vez,porque as plantas já davam mais sinais.  Estúpido, faço tudo ao contrário, sempre a mudar!

large.LRM_EXPORT_20180323_174709.jpg

Aqui neste cantopousam muitos detritos, tenho sempre de abanar as folhas para ficarem menos pesadas. Esta alternanthera perdeu umpouco da intensidade nos vermelhos, mas está a lançar muitas raízes, suponho que é bom sinal. As algas estão lá, mas não tomam conta dela para já...

large.LRM_EXPORT_20180323_173611.jpg

Aqui atrás nota-se melhor o resultado da falta de estabilidade nas minhas acções, folhas mais altas com gsa, as mais baixas a ficar um pouco pretas (bba?)

A cabomba recuperou a cor depois de ter ficado alaranjada, ainda há alguns pés assim descolorados...

large.LRM_EXPORT_20180323_173846.jpg

Aqui do lado direito as tristes cryptos, não gostaram do co2,pelo menos para já.

A montecarlo nas partes mais altas também comalgas castanhas, mas tem muitos rebentos verdinhos agarrados ao substrato. No domingo já lhe dou com a tesoura para limpara esses problemas, espero :-p

large.LRM_EXPORT_20180323_174048.jpg

Esta outra alternanthera mostra os mesmos problemas da primeira, apesar da localização previligiada junto ao difusor. As cores continuambonitas, e apesar da relvinha nas folhas mais altas continua a aguentar-se bem e a lançar raízes, embora menos que a outra do lado esquerdo do aqua.

O musgo continua com muita bba,mas está bem melhor

large.LRM_EXPORT_20180323_174303.jpg

O aspecto geral engana ao longe, a um metro do aqua comecam-se a ver o alguedo. Mas nada que se compare com o passado recente... só é pena a fauna andar sempre escondida. Esta semana voltei a aumentar o co2 devagarinho, neste momento estou com 1bolha a cada 1,4segundos no neodifusor. Queria manter a fert asssim reduzida, 3prem+3spec como esta semana, mas notei muitomenos pearling, mais algas, algumas folhas ratadas, mas vidros menos verdes e bom crescimento como antes. Não sei se do co2 ou de menos ferts ou dos dois combinados.... dilema à vista, está claro :-p

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje a meio do fotoperiodo tive tanto pearling que não resisti a um update. Só aumentei um bocadinho os ferts e o débito de co2, agora a 1bolha/1,2segundos. É impressionante o que um tão pequeno ajuste pode fazer... para o bem e para o mal :-p

large.LRM_EXPORT_20180326_184244.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje a meio do fotoperiodo tive tanto pearling que não resisti a um update. Só aumentei um bocadinho os ferts e o débito de co2, agora a 1bolha/1,2segundos. É impressionante o que um tão pequeno ajuste pode fazer... para o bem e para o mal :-p
large.LRM_EXPORT_20180326_184244.jpg.ebc6b1db5d9613da1a286f353323512d.jpg

Buedamau, gosto de vir ao fórum enquanto estou sentada no puff em frente ao aquário Devias ver-me a olhar ora para a tua foto ora para o meu aquário e depois o esgar de infelicidade por não haver nenhum pearling no meu aquário. Parabéns pela foto e pelo pearling, estou desejando que chegue a minha vez


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotografias enganam :-)

Com os peixinhos a nadar na frente fica incrivelmente mais bonito, mas está difícil convence-los...

Mais uns meses e vais ver o teu muito mais bonito, porque começaste com boas fundacões. Precisas só de manter uma rotina em que as plantas cresçam mais que as algas, e sempre semelhante, semana após semana. E mudar só uma coisa de cada vez quando necessário! A paciência e a calma valem ouro por estas bandas :-)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje passei na loja para fazer um upgrade na minha filtragem. Queria comprar stilla ou bio rio, mas acabei por trazer seachem matrix, pareceu-me similar e bom também. Não gostei muito foi do preço, mas como tenho que pôr aqui uns ottos e uns amano, se conseguir encontrar, mais vale prevenir porque a minha fauna está no limite...

large.LRM_EXPORT_20180329_152904.jpg

Como trazia muito pó, aproveitei para lavar com água do aquário. Tirei as duas esponjas azuis, ainda as originais, e acrescentei o matrix dentro duma meia-de-vidro. Acabei por ficar com algum espaço livre no filtro e com um pouco mais de corrente aparentemente :-)

Agora ficou assim o meu 2213: 1litro de sera siporax>0,5litro de seachem matrix>4pads de lã filtrante

Parece-me melhor, mas é esperar para, tentar, ver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.