Ajuda para novo aquário de Betta (principiante)


quico

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Conforme disse na apresentação, quero iniciar-me neste mundo juntamente com o meu miúdo.

Após algumas pesquisas, cheguei à conclusão que uma espécie indicada e "tolerante a erros" seria o Betta.

O meu objectivo é dar a maior qualidade de vida possível ao animal mas não rebentar com a carteira. Vi aqueles típicos cubos que vendem "indicados" para Bettas, mas cheguei à conclusão que o tamanho é insuficiente.

Como tal, pedia a vossa ajuda no sentido de me indicarem o que devo comprar, se possível com modelos concretos, para que o peixinho possa ser feliz e viver uma vida livre de stress.

 

Considerações que já tenho em conta em função do que já li (que podem não ser as mais acertadas, enviem o vosso feedback):

- Aquário, mínimo 10 litros;

- Termostato: sim, regulado para 25 graus;

- Decorações: minimalistas

- Filtro: Sim, com pouco caudal de água para não gerar correntes

 

Dúvidas que ainda tenho:

- Qual o aquário que recomendariam? Com iluminação ou sem?

- Como sei que o filtro que estou a comprar gera pouca corrente? Como funciona o filtro? É meter e esquecer, ou tem de ser limpo / recarregado de X em X tempo? Algum modelo que recomendem?

- Decorações, devo meter plantas vivas ou artificiais? Quais? Devo introduzir adereços? Quais? O fundo, que tipo de gravilha se deve colocar (se é que alguma)?

- É boa política introduzir um "limpa fundos" para viver em comunidade? Li que uma boa escolha é o camarão fantasma, mas também li que este animal tem de ter um aquário mínimo de 40 litros...

 

Para já, tenho na lista de compras o seguinte:

Tetra - Aquasafe 100ml (Purificador de Água)

Trixie - Limpadores Magnéticos Peq. 5,5 x 2,5 x 4 cm

Tropical - Supervit 250ml

Trixie - Termometro Digital

 

Falta decidir (ajudem aqui por favor):

- Aquário;

- Filtro;

- Termostato;

 

EDIT: Acabei de ver este KIT: https://www.galifauna.com/acuario-nano-aqualed-crystal-de-10-20-o-30-litros_pr24159

Será boa escolha?

 

Desde já agradeço toda a ajuda que possam dar.

Muito obrigado

Editado por quico
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, não sou a pessoa ideal para te responder, mas um kit destes seria talvez o certo para ti!

Plantas sempre naturais, decoração com pedras ou troncos naturais. Podes procura exemplos na secção dos nanos por exemplo, tenho a certeza de que ja vi aquas bonitos com beta por aqui. Pelo feedback a calha da chihiros parece boapara plantados tambem, por isso o kit tambem da para outros projectos futuros!

Mais peixes precisam de mais litros, com 60L ja da para alguns se forem bem escolhidos, e fazes uma boa casa para o teu beta. 

Quanto aos camaroes tens de esperar por outra pessoa,mas acho que se couberemna boca do beta, o jantar está servido :-)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro quico no site recumendou eu escolhia o de 30 lts ou maior isto porque é mais facil controlar muita agua até dar-mos por isso por falta de experiencia de que com pouca agua de reserva para erros iniciais que todos ja cometemos. Por isso concordo com o de 60lts, um aquario com um betta macho algumas femeas e muito guppys fica lindo e fcil de manter e os guppys repruduzem-se muito bem. Claro que 1º estabelecer o aqua com o tetra e depois ir pondo os peixes aos poucos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais