Primeiro aquário - Amazonas, será boa escolha?


Recommended Posts

Boas,

Estou agora a iniciar-me neste hobby e ainda estou em fase de aprendizagem.
Gostaria de ter um aquário apenas com espécies do Amazonas, mas não sei se tal coisa será a mais aconselhada a quem nunca fez nada disto, se haverá outros biotopos mais indicados/fáceis de manter ou até se será melhor apenas um aquário comunitário. Qual a vossa opinião?

E, caso eu avance para o Amazonas, qual o menor tamanho aconselhavel para o aquário?

Ricardo Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo, 

eu acho que não há problema nenhum.

Dentro das espécies do Amazonas há umas fáceis e outras mais complicadas.

Em relação ao tamanho depende das espécies que queiras mas diria que um de 60*30*30 já conseguirias ter uma coisa agradável com uma boa variedade de espécies que podes colocar.

Claro que quanto maior melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico contente por um aquário desse tamanho chegar. Estava a pensar num de pelo menos 100 l , para poder ter tempo de fazer todo o ciclo de resolução de problemas com a água:

  • entrar em pânico
  • acalmar-me
  • ver o que se passa
  • pesquisar
  • resolver os problemas  :my_smile:

Assim, sendo, acho que está na altura de eu começar a "apertar" o foco no meu estudo (ainda estou nessa fase), deixando de ser generalista.

Ricardo Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esses litros podes optar por tetras, Corydoras,(estes duas são de cardume), Ancistrus um casal de ciclideos anões (tem vários, uns mais difíceis que outros) por exemplo, tens várias hipóteses.

Os peixes deste biótopo requerem um pH mais acido.

 

Vai dando noticias  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a parte do pH já eu tinha visto, daí a minha dúvida sobre se seria uma boa escolha para iniciante.

Mas não é nada que com calma e, principalmente, estudo, não se faça! :)

Obrigado pelas dicas dos peixes.

Ricardo Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ricardo Salgado Moreira disse:

Sim, a parte do pH já eu tinha visto, daí a minha dúvida sobre se seria uma boa escolha para iniciante.

Mas não é nada que com calma e, principalmente, estudo, não se faça! :)

É esse o espírito! Em relação ao pH há coisas que se pode fazer para baixar o pH.

Há substratos que fazem isso ou por exemplo por turfa no filtro ( eu usava esta a agua fica mais escura). O que fazia era na agua das TPA's por folhas de carvalho(usava estas por serem mais fáceis de arranjar) ,folhas de amendoeira , pinhas de amieiro etc..

Há muita coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, sammy said:

É esse o espírito! Em relação ao pH há coisas que se pode fazer para baixar o pH.

Há substratos que fazem isso ou por exemplo por turfa no filtro ( eu usava esta a agua fica mais escura). O que fazia era na agua das TPA's por folhas de carvalho(usava estas por serem mais fáceis de arranjar) ,folhas de amendoeira , pinhas de amieiro etc..

Há muita coisa!

Morando eu nos Olivais (Lisboa), folhas de árvores é o que não me falta, principalmente agora que chegou, finalmente, o Outono.
E em relação à dureza? A água fornecida pela EPAL é mais mineralizada que a aconselhada para peixes deste, não é? (Já andei a vasculhar no site da EPAL, mas a informação está tão "técnica" que para um leigo é um bocado difícil - e aborrecido - digerir aquilo)

Ricardo Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se darão todas as árvores. Carvalho, bananeira dá, creio de já ter encontrado um tópico com as folhas que o pessoal já utilizou.

A turfa baixa a dureza e creio que as folhas também. A importância das TPA's serem de água já tratada ( eu deixava um garrafão com folhas lá dentro que baixava o pH e o cloro evaporava) deve-se a isso, não tanto que o pH gradualmente iria aumentar ( pode acontecer) mas que iria era provocar mais oscilações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto à carga com mais uma dúvida relacionada com o pH, mas também com plantas.
Como quero fazer o aquário plantado e tendo que baixar o pH da água que me chega a casa, é obrigatório/aconselhado usar CO2? E se sim, há alguma regra para a escolha do equipamento a usar para esse fim (capacidade/l, ... o que for)?

Ricardo Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ricardo Salgado Moreira disse:

Volto à carga com mais uma dúvida relacionada com o pH, mas também com plantas.
Como quero fazer o aquário plantado e tendo que baixar o pH da água que me chega a casa, é obrigatório/aconselhado usar CO2? E se sim, há alguma regra para a escolha do equipamento a usar para esse fim (capacidade/l, ... o que for)?

Boas Ricardo, o co2 é espetacular. Não há volta a dar. Injectando co2 tudo cresce mais rápido, melhor e mais bonito. MAS não é obrigatório. Existe muitos substratos à base de argila para plantas que mantem os parametros onde queres, falo de ph, kh, gh. 

O ADA Amazónia, Tropica Plant Soil, JBL prosoil, Neo soil etc. São todos bons e têm bons nutrientes para as plantas. Se então juntares co2 a isso tens a sopa feita! Se não quiseres juntar co2 ficas mais limitado na escolha das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, Gonçalo84 said:

Boas Ricardo, o co2 é espetacular. Não há volta a dar. Injectando co2 tudo cresce mais rápido, melhor e mais bonito. MAS não é obrigatório. Existe muitos substratos à base de argila para plantas que mantem os parametros onde queres, falo de ph, kh, gh. 

O ADA Amazónia, Tropica Plant Soil, JBL prosoil, Neo soil etc. São todos bons e têm bons nutrientes para as plantas. Se então juntares co2 a isso tens a sopa feita! Se não quiseres juntar co2 ficas mais limitado na escolha das plantas.

OK,

Posso então começar sem CO2 e depois, se vir que é necessário, introduzi-lo.

Ricardo Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podes, depois pergunta antes de comprar as plantas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.