Mini aquoponia 17 L - babaulti stripes


sammy

Recommended Posts

Viva, 

venho mostrar a minha última montagem dedicada a caridina babaulti stripes.

Com esta montagem tenho também uma especie de sistema aquoponico com mangericão e hortelã. Com isto para além das plantas aquáticas as "terrestres" consomem os nitritos sendo que os cestos proporcionam um bom ambiente para bacterias ( têm algumas cerâmicas) . 

 

Adquiri-os na sexta-feira e têm estado bem. Já encontrei umas ecdises o que é bom sinal e tenho-os notado mais desinibidos.

Relativamente à alimentação comprei-lhes hoje Hikari Shrimp Cuisine.

Que outra comida posso dar para variar? tentei-lhes dar abobora e cenoura mas não ligaram muito.

Setup - Aquário de água doce:

 

1 - Aquoponic babaulti stripes

2 - Data da montagem
22/10/2017

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil 17.5L/15L

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Diy feito a partir de uma bomba de ar.
4.2 - Termostato
Não sei a marca mas tem 25 W.
4.3 - Iluminação/Foto-período
Entre 1W e 3.5 W durante 11h.
4.4 - Sistema de CO2
Não tem.
4.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil
Não tenho.
5.2 - Substrato inerte
Areão vulcânico e argila expandida para os cestos.

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
Seixos, um tronco e casca de coco.

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie

10 caridina babaulti stripes ainda pequenos, os maiores devem ter cerca de 1.5 cm.
8 - Plantas
Musgo java, fetos java, anubias e vallisnérias 

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
Um dos motivos que me levou a esta especie foi os parametros. Dado que não tenho muito tempo quis apostar numa especie que fosse mais de acordo com os parametros que tenho para não aver mudanças brucas nos parametros. 
pH: 7,5.
temperatura :22º 
O resto não sei.
 
 
10 - Fotos
Geral:
large.5a1608a1adb0d_DSC_00941.JPGlarge.5a16089764a13_DSC_00931.JPGlarge.5a16088d98509_DSC_00921.JPG
 
Camarões:
large.5a16088417694_DSC_00911.JPGlarge.5a16087f9afd2_DSC_00901.JPGlarge.5a16087b40029_DSC_00881.JPGlarge.5a16087577a68_DSC_00871.JPGlarge.5a16086f08d47_DSC_00851.JPG
 
 
 
 
Editado por sammy
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um conceito sempre fascinante! A minha sorte é que a minha cara metade desconhece isto senão estava lixado! 

Podes colocar mais fotos da "horta" por favor? Achas que os nitratos produzidos  num aquario só de camarões seja suficiente para as plantas terrestres?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso... apenas para os manter é escolher uma espécie que se possa manter nas nossas águas. 

Onde compraste essa luz?

Em termos de comida tens muito por onde escolher. Se queres dar vegetais tenta espinafres, ervilha, courgette, além dos que já falaste, abóbora e cenoura, mas não deixes muito tempo dentro do aquário. Máximo 6 horas e depois retira o que não comerem. Os vegetais é uma questão de hábito. Coze ligeiramente cerca de 2 minutos. Não dês muitas vezes por semana. 2 vezes é suficiente e tenta variar o tipo de legume.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Tozé Nunes disse:

Ora aqui está um conceito sempre fascinante! A minha sorte é que a minha cara metade desconhece isto senão estava lixado! 

Podes colocar mais fotos da "horta" por favor? Achas que os nitratos produzidos  num aquario só de camarões seja suficiente para as plantas terrestres?

A ver se Domingo consigo meter!

Espero que sim! Elas têm-se desenvolvido lentamente mas têm-se desenvolvido. Acho que se fosse uma coisa do estilo para ter alface ou assim acho que seria mais complicado mas sendo plantas aromáticas cujo o uso é ir cortando um pouco para utilizar acho que pode resultar.

Em relação à hortelã um dos pés já gerou mais duas ramas.

Em relação ao manjericão quando o pus, como é muito sensível parecia meio murcho (meti 4 pés e um deles foi à vida) mas tem vindo a melhorar ( os pés que vêm não estavam em pé). tenho podando as folhas que vão murchando. 

Vamos ver;)

há 2 horas, brunofasoares disse:

É isso... apenas para os manter é escolher uma espécie que se possa manter nas nossas águas. 

Onde compraste essa luz?

Em termos de comida tens muito por onde escolher. Se queres dar vegetais tenta espinafres, ervilha, courgette, além dos que já falaste, abóbora e cenoura, mas não deixes muito tempo dentro do aquário. Máximo 6 horas e depois retira o que não comerem. Os vegetais é uma questão de hábito. Coze ligeiramente cerca de 2 minutos. Não dês muitas vezes por semana. 2 vezes é suficiente e tenta variar o tipo de legume.

Certo, eu ainda pensei nas neocaridinas mas para além de preferirem um pH mais neutro depois teria que estar a tirar os mais "wild" e como dentro do aquário  tenho os cestos das terrestres iria ser mais complicado. Assim como estes não têm essa parte e são bonitos na mesma a escolha foi os Stripes.

Não sei. Veio quando comprei este aquário no OLX.

Em relação á comida já li que a courgette não se coze, é verdade? Como é que dão? metem em algum recipiente? Eu quando pus fiz tipo uma espetada. pode ser que agora estão mas desinibidos que já se interessem mais.

Obrigado!

 

Tenho mais uma dúvida, neste caso relacionada com fotos. Como é que tiram fotos aos camarões que dê para ficar alguma coisa de jeito?

É que as que tirei foi com flash porque não consegui tirar sem, ficava tudo desfocado!

Editado por sammy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo sempre dar uma fervura por causa dos contaminantes. Não quer dizer que tenha, mas pode ter. Eu apenas coloco dentro do aquário num sitio onde possa ser mais fácil remover. Mesmo assim por vezes eles conseguem transportar, com a ajuda da corrente do filtro, para sítios mais escondidos. Se quiseres podes usar uma pequena taça de sobremesa para colocar os vegetais. A restante comida deves dosear de modo a que vejas que comem tudo. Eu não coloco em pratos mas pode ajudar a controlar os excessos de comida que como sabemos são muito prejudiciais para a saúde do aquário e mais em concreto para os camarões, que são mais sensíveis, mesmo a pequenos picos de amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/11/2017 at 11:56, brunofasoares disse:

Eu costumo sempre dar uma fervura por causa dos contaminantes. Não quer dizer que tenha, mas pode ter. Eu apenas coloco dentro do aquário num sitio onde possa ser mais fácil remover. Mesmo assim por vezes eles conseguem transportar, com a ajuda da corrente do filtro, para sítios mais escondidos. Se quiseres podes usar uma pequena taça de sobremesa para colocar os vegetais. A restante comida deves dosear de modo a que vejas que comem tudo. Eu não coloco em pratos mas pode ajudar a controlar os excessos de comida que como sabemos são muito prejudiciais para a saúde do aquário e mais em concreto para os camarões, que são mais sensíveis, mesmo a pequenos picos de amónia.

Bem visto! Tenho que experimentar. Eu a taça já experimentei mas eles nem sequer lá foram. tenho posto +/- um granulado por camarão mas não tudo junto. Depende do tempo que tenha mas meto prai 3/4 granulados e quando eles se começam a juntar meto mais uns.

Vou tentar dar algum legume que tenho lá congelado.

Ontem reparei que tinhoa umas minhoquitas no vidro. Depois de limpar o vidro meti lá uma ampularia. 

As ampularias dão-se bem com camarões? Não há problema?

Em relação às fotos a ver se consigo por hoje.

Editado por sammy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de minhocas são? Podes colocar foto? Tens de ver se são hydras porque elas matam os camarões. Entretanto reduz um pouco na comida. Tenta dar apenas o que tens a certeza que vão conseguir comer. O que vires que não foi consumido, remove passado algumas horas. Algumas comidas podem ficar mais tempo sem problema de contaminar a água ou o solo, mas outras que se desfaçam mais rápido é melhor remover ao fim de 2 ou 3 horas. Convêm controlar bem a comida deles ou podes prejudicar a montagem.

Ampulárias nunca vi relatos de que comam camarões ou que os possam prejudicar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece hydras, talvez Nematodes 

Por foto duvido que desse para ver. Neste momento já não tenho que limpei o vidro no domingo. Se voltar a aparecer tento fotografar. Ainda tenho que tirar as fotos da "horta". 

Pode ser da alimentação se bem que o que é estranho é ter aparecido quando não alimentei precisamente. Não estive em casa dois dias por isso nesses dias os camarões não foram alimentados.

Que outros caracois posso por? as ampularias limpam tudo de comida! os camarões parece que andam menos à vontade dado que aparecem muito menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ampulárias são bastante grandes. tenta por exemplo planorbis. Tens de várias cores e podes fazer um belo contraste. Além disso também são pacificos para os camarões. Sempre podes ter mais e também são excelentes para comer os detritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta arranjar uns azuis ou vermelhos. São mais raros e por isso mais procurados. Acho que vale a pena ter pelo menos uns 5. Como o aquário é pequeno não vale a pena inserires muitos mais. O mais que pode acontecer é eles reproduzirem e o Bruno Soares ir ter contigo a buscar uns... :my_tongue:.

Já agora, se forem planárias ou hydras não as esmagues. Tenta apanhar e remover. Se as matares/esmagares dentro do aquário vão nascer mais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/11/2017 at 01:04, Tozé Nunes disse:

Ora aqui está um conceito sempre fascinante! A minha sorte é que a minha cara metade desconhece isto senão estava lixado! 

Podes colocar mais fotos da "horta" por favor? Achas que os nitratos produzidos  num aquario só de camarões seja suficiente para as plantas terrestres?

Finalmente consegui arranjar um tempo para tirar fotos! 

Aí vai!large.5a28758e843c8_DSC_01011.JPGlarge.5a2875896851e_DSC_01001.JPG

Uma das coisas que reparei é que as plantas terrestres mais afastadas da luz foram morrendo o que me leva a crer que há falta de luz. Uma das coisas que fiz foi retirar um dos cestos ficando só com o manjericão que tem-se desenvolvido bem como podem ver. 

Sendo que retirei um dos cestos agora tenho mais espeço e mais luz no aquario. Com isso o filtro improvisado fica visivel.

Que plantas poderia colocar de forma a tapar o filtro?

Para outro projecto que estou a fazer ( plantas aquáticas emersas) adquiri a semana passada as seguintes:

- Limnophila sessiflora
- ludwigia repens
- rotala rotundifolia

Alguma destas serviria?

On 30/11/2017 at 16:47, brunofasoares disse:

Tenta arranjar uns azuis ou vermelhos. São mais raros e por isso mais procurados. Acho que vale a pena ter pelo menos uns 5. Como o aquário é pequeno não vale a pena inserires muitos mais. O mais que pode acontecer é eles reproduzirem e o Bruno Soares ir ter contigo a buscar uns... :my_tongue:.

Já agora, se forem planárias ou hydras não as esmagues. Tenta apanhar e remover. Se as matares/esmagares dentro do aquário vão nascer mais. 

Ahah se se reproduzirem estás à vontade! Para meu espanto estava ver um aquário que tenho no terraço só com vallisnerias e lá dentro estavam uns quantos caracois planorbis. Com isto entraram 4 destes caracois, são bem bonitos e dois deles já grandes. 

Tive uma baixa de um camarão após uma TPA. Reparei no dia seguinte que começou a ficar branco ( da cor do miolo de camarão) e acabou por morrer. Umas das coisas que pensem foi da temperatura da agua apesar de não ter feito uma grande. Já a alguém lhe aconteceu algo idêntico?

Seguem as fotos:

large.5a287583eac9a_DSC_00991.JPGlarge.5a28757f69e70_DSC_00981.JPGlarge.5a28757a4348e_DSC_00971.JPGlarge.5a2875757f253_DSC_00961.JPGlarge.5a28756dbda1f_DSC_00951.JPG

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dicas para fotografar um aquário sem esforço:

  1. Limpar os vidros!! Tanto por fora com um pano embebido em alcool (de farmácia! Não vale a pena desperdiçar bebidas com doze anos nisto!) como por dentro usando por exemplo um cartão de crédito com o plafond nas lonas! 
  2. Colocar o máximo de iluminação por cima. Digam à patroa que estão a fazer uma experiência decorativa quando ela perguntar o que está a fazer o candeeiro da sala por cima do aquário! Cuidado para não deixar cair dentro do aquário!!!!!
  3. Desligar a televisão, monitor de ecrã que reflictam luz nos vidros do aquário! Ninguém precisa de saber que vídeos marotos andam a ver!!!!
  4. Usar a vossa melhor maquina fotográfica, iphone ou android! Se ainda tens um tijolo da Nokia tá na hora de actualizar o equipamento!
  5. Não usem o flash a não ser que gostem do efeito das sombras carregadas tipo aquelas fotos tiradas contra uma parede quando tinham bué de borbulhas na cara!
  6. Os telemóveis hoje em dia permitem fazer boas edições das fotos usando apps à borliu! Usem sem medos, só evitem puxar tanto pelas cores que até a parede atrás do aquário passe de branca a rosa escarlate. Se tiverem dúvidas mostrem à patroa, se ela elogiar é porque já passaram os limites! Less is more a não ser que estejamos a falar daquilo... :p 
  7. Mas ainda estão a ler isto!!! siga para o ponto 1!!!!!
  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 2
  • Haha 2
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, as aromáticas gostam muito de sol e normalmente pouca água. O manjericão é sensível mas com luz forte e se fores despontando regualrmente ganha mais saúde e volume (podes ir usando para cozinhar). Tudo o que é cuktivado em hidropónica acho que podes usar, tomates por exemplo, desde q só com a raiz dentro de água. Também flores/plantas estilo jiboia se dao muito bem, mesmo sem muita luz como parece ser o caso, pensa nela se queres dar cabo dos nitratos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/12/2017 at 23:41, Tozé Nunes disse:

Dicas para fotografar um aquário sem esforço:

  1. Limpar os vidros!! Tanto por fora com um pano embebido em alcool (de farmácia! Não vale a pena desperdiçar bebidas com doze anos nisto!) como por dentro usando por exemplo um cartão de crédito com o plafond nas lonas! 
  2. Colocar o máximo de iluminação por cima. Digam à patroa que estão a fazer uma experiência decorativa quando ela perguntar o que está a fazer o candeeiro da sala por cima do aquário! Cuidado para não deixar cair dentro do aquário!!!!!
  3. Desligar a televisão, monitor de ecrã que reflictam luz nos vidros do aquário! Ninguém precisa de saber que vídeos marotos andam a ver!!!!
  4. Usar a vossa melhor maquina fotográfica, iphone ou android! Se ainda tens um tijolo da Nokia tá na hora de actualizar o equipamento!
  5. Não usem o flash a não ser que gostem do efeito das sombras carregadas tipo aquelas fotos tiradas contra uma parede quando tinham bué de borbulhas na cara!
  6. Os telemóveis hoje em dia permitem fazer boas edições das fotos usando apps à borliu! Usem sem medos, só evitem puxar tanto pelas cores que até a parede atrás do aquário passe de branca a rosa escarlate. Se tiverem dúvidas mostrem à patroa, se ela elogiar é porque já passaram os limites! Less is more a não ser que estejamos a falar daquilo... :p 
  7. Mas ainda estão a ler isto!!! siga para o ponto 1!!!!!

Obrigado Tozé! Vou tentar fazer isso da proxima vez!

On 07/12/2017 at 09:18, buedamau disse:

Olá, as aromáticas gostam muito de sol e normalmente pouca água. O manjericão é sensível mas com luz forte e se fores despontando regualrmente ganha mais saúde e volume (podes ir usando para cozinhar). Tudo o que é cuktivado em hidropónica acho que podes usar, tomates por exemplo, desde q só com a raiz dentro de água. Também flores/plantas estilo jiboia se dao muito bem, mesmo sem muita luz como parece ser o caso, pensa nela se queres dar cabo dos nitratos...

Obrigado!

Estou a pensar trocar de luz mas que apanha-se o manjericão que ontem levou uma poda! 

Algumas ideias? Tenho visto umas no ebay mas não sei se poderá ser demasiado ou assim. 

Em relação a plantas entrou rotala rotundifoliaLimnophila sessiflora para tapar o filtro. Acham que devia proceder a algum tipo de fertelização liquida? ou pelo menos inicialmente?

Em relação aos camarões já tenho uma ovada;)

Editado por sammy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.