Aquário com plantas, água a ficar amarelada


Anaid_dias

Recommended Posts

Boas a todos

Sou nova nestas andanças e queria vir pedir conselhos e aprender com os entendidos.

Tenho um aquário, 40L, apenas com plantas (anubias, bacota) ate ao momento e acho que a agua esta esta a ficar amarelada. Plantei as plantas ontem, que acham que pode ser?!

Outra coisa, acham que as plantas estão adequadas?!

Qual o próximo passo a dar?!

Cumprimentos

Editado por Anaid_dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anubias podem crescer muito por isso são indicadas para aquários maiores.

A água ficar amarelada devido a algum tronco que você tenha colocado, ou não tem nenhum?

Próximo passo fazer a ciclagem do aquário que demora 30 dias, só assim poderá colocar peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tenho tronco nenhum, estou precisamente a desinfecta lo com agua a ferver...

O aquário tem 60cm de comprimento é pequeno para as anubias?!

Que preciso de fazer pra a ciclagem do aquário?! 

Sera que tenho de trocar de lâmpada do aquário?!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais coloca aqui o Setup completo do aquário:

-Iluminação

-filtração

-Substrato usado

-Quantidade de plantas. Se possível tira uma foto e adiciona, assim fica mais fácil ajudar.

Quanta à água estar amarela pode ser uma conjunto de factores muito diversos, pelo que sem a informação acima fica difícil.

Para já podes fazer uma troca de água aí de 40 a 50%. E nada de peixes deixa andar isso durante um mês sem fauna.

Cumprimentos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[gallery640x480]
[album]4900[/album]
[/gallery]

Tem toda a razão @Vasco Ferreira ...

O aquário tem 60cm comprimento, tem capacidade de 60L, tem um filtro TRIXIE - FILTRO INTERIOR 7W 40-60L, tem oxigenação constante, lampada sylvania standard F15w/54-765,  exposicao de luz de 8h, Substrato Fértil Sera Floredepot, e de momento tem apenas as plantas, Anúbia, Cardamine, Ophiopogon, acho eu...

Muito obrigada...

 

Editado por Anaid_dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Anaid_dias

Para ficares a saber o que é o ciclo do azoto,e como o deves

fazer,vai aqui um linky, 

deves ler com muita atenção,e teres muita calma,e nada de presas,quanto

melhor for feito o ciclo,melhor poderá correr as coisas.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

Em relação a agua amarela, o substrato fértil e aquele que se vê preto?

se é, provavelmente a agua amarelada  é disso.

Agora muda 20% da agua,arranja um pouco mais da mesma areia branca que tens

para cobrir o resto do substrato fértil, porque  se este estiver  em contacto com

a coluna de agua,vai soltar muitos  nutrientes de uma vês e essa agua amarela

é o que antecede a agua toda verde .

agora um pormenor,pela foto parece que as anubias estão com a raiz enterrada, e 

não pode ser! este tipo de planta de rizoma não pode estar enterrada, isto é agora 

tiras a planta com cuidado e atas a uma pedra ou ao tronco que vais por, podes atar com 

uma simples linha ou elástico.

Se não for nada disto, então muda só os 20% da agua e vai mudando de 3 em 3 dias, isto porque também pode ser 

de alguma matéria filtrante.

Espero que tenha ajudado!!!

cumps!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas complementando o que o ojramires disse

As raízes podem...o rizoma (o "tronco" de onde saem as raízes) não.

Podes e deves colocar mais plantas, mas de baixa exigência, anubias, crytocores ou fetos de java, dado não teres uma material por aí além.

Vai fazendo tpas e avaliando, mas aparentemente não é nada de preocupante.

 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro interno é muito fraco para manter a melhor qualidade da água! Deves pensar em investir num filtro externo que faça um mínimo de 400 l/h e tenha um bom recipiente para albergar matérias filtrantes quer mecânica ( esponjas) quer biológicas. Isso é mais importante agora que pensares em iluminação.

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro interno é muito fraco para manter a melhor qualidade da água! Deves pensar em investir num filtro externo que faça um mínimo de 400 l/h e tenha um bom recipiente para albergar matérias filtrantes quer mecânica ( esponjas) quer biológicas. Isso é mais importante agora que pensares em iluminação.

Tenho um aqua de 60L (claro que com o “recheio” ficam alguns 45L), e em conversa numa loja de aquariofilia disseram-me que o meu filtro Eheim Classic 250 (2213), com capacidade máxima de filtragem de 440L/h era um absurdo de potência. Disse-me ainda para parar de imediato esse filtro e (claro!!!) comprar um XPTO que ele lá tinha, pois esse é que era o indicado para o aquário. Até me disse que aquilo que aprendi em aquariofilia estava errado, com aquele filtro não era preciso fazer TPA’s, o filtro XPTO com uma pastilha decompunha as fezes e repunha tudo o que era necessário.
Que me dizem desta conversa, tem algum sentido?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, andiesel disse:


Tenho um aqua de 60L (claro que com o “recheio” ficam alguns 45L), e em conversa numa loja de aquariofilia disseram-me que o meu filtro Eheim Classic 250 (2213), com capacidade máxima de filtragem de 440L/h era um absurdo de potência. Disse-me ainda para parar de imediato esse filtro e (claro!!!) comprar um XPTO que ele lá tinha, pois esse é que era o indicado para o aquário. Até me disse que aquilo que aprendi em aquariofilia estava errado, com aquele filtro não era preciso fazer TPA’s, o filtro XPTO com uma pastilha decompunha as fezes e repunha tudo o que era necessário.
Que me dizem desta conversa, tem algum sentido?

Boas, não tem. Até te digo mais eu tenho um aquário com essa capacidade e tenho esse filtro e se pesquisares aqui no forum muita gente tem esse filtro em aquários com essa capacidade.

Quanto melhor a filtragem menos manutenção terás que fazer e menos trabalho terás (ou seja menos regularidade nas TPA's ou menos quantidade de água);).

Ah e como o Tozé disse um externo é melhor até pela facilidade que terás na limpeza do mesmo. 

Outra coisa, o parar imediato o filtro não é bom. Eu quando mudei do interno para o externo durante um tempo tive os dois a funcionar em simultâneo. Se metes um filtro novo e tiras o antigo é quase como se começasses o ciclo do azoto de inicio porque o filtro deixa de ter a colónia de bactérias ( não é exactamente porque as bactérias também se instalam no substrato).

Ou seja, parece-me que o que ele quer é vender e de aquariofilia não percebe muito;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Anaid_dias disse:

Muito obrigada pessoal por todas as dicas...irei melhor estes aspectos e vou dando noticias...:default_dance:

cumprimentos.

E já agora enche o aquário até à moldura preta...fica muito melhor!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, andiesel disse:


Tenho um aqua de 60L (claro que com o “recheio” ficam alguns 45L), e em conversa numa loja de aquariofilia disseram-me que o meu filtro Eheim Classic 250 (2213), com capacidade máxima de filtragem de 440L/h era um absurdo de potência. Disse-me ainda para parar de imediato esse filtro e (claro!!!) comprar um XPTO que ele lá tinha, pois esse é que era o indicado para o aquário. Até me disse que aquilo que aprendi em aquariofilia estava errado, com aquele filtro não era preciso fazer TPA’s, o filtro XPTO com uma pastilha decompunha as fezes e repunha tudo o que era necessário.
Que me dizem desta conversa, tem algum sentido?

Podes partilhar que filtro XPTO é esse? Se fizer aquilo que esse senhor disse fico já com ele!!!! 

Agora a sério, numa loja de aquariofilia não me parece que tenha sido, talvez uma loja de animais? É por haver ainda lojistas ou empregados de lojas que tratam assim os clientes que dou graças por haver fóruns como o nosso onde os membros experientes podem aconselhar os novos a não cometer certos erros. 

Por melhor que sejam os filtros isso não significa que as TPA deixem de ser necessárias. Eu sou fã dos clássicos da eheim, tenho a funcionar 3, dois deles em série no de 60 litros  aka Beehive - a colmeia, conforme podes ver na assinatura e mais...cheguei a ter com sucesso um 2213 num aquario de 30 litros só para camarões crystal red, também podes ver na assinatura! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

 

large.20171215181007_IMG_0386.JPGlarge.20171215180811_IMG_0374.JPGlarge.20171214141015_IMG_0346.JPG

Boas pessoal

Apos seguir algumas dicas aqui dadas, nas imagens seguintes podem ver como esta o meu aquario atualmente...

Ainda sem peixes, mas tenho uns 10 red cherry...

 

 

Editado por Anaid_dias
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso quer mais plantas. Uma aquário é um biótopo e quanto mais plantas tem mais saudável e estável e capacidade de suportar vida consegue ter.

Além de que a beleza n tem comparação.

Fertilização, alguma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.