Synodontis eupteros ajuda urgente!!! :(


Recommended Posts

Boa tarde ontem a noite reparei que o meu synodontis estava deitado a respirar normalmente apenas não se mexia... Ele normalmente é muito brincalhao, eu peguei e meti a mao e passei lhe o dedo e ele não se mexia, metio na palma da minha mao e ele saiu a nadar normalmente e passado 2 minutos voltou a ficar deitado de lado... Não se mexe... De vez em quando da com a barbatana muda de sitio mas sempre pela areia... Ele fica deitado curvado, a respirar normalmente, não come a 1 dia...

Já fiz TPA a temperatura a 28 estavel, pH 7.0, filtro canister aqua nova 800l/h(limpei tambem), aquário 180 litros 

Hypostumos plecostumus cerca de 15cm -4 anos

Pacu com 25/30cm- 2anos

Synodontis com 20 cm - 2 anos

Não sei o que fazer fico com muita pena dele sem saber o que fazer espero que alguém me possa ajudar... Abraços ;( 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde ontem a noite reparei que o meu synodontis estava deitado a respirar normalmente apenas não se mexia... Ele normalmente é muito brincalhao, eu peguei e meti a mao e passei lhe o dedo e ele não se mexia, metio na palma da minha mao e ele saiu a nadar normalmente e passado 2 minutos voltou a ficar deitado de lado... Não se mexe... De vez em quando da com a barbatana muda de sitio mas sempre pela areia... Ele fica deitado curvado, a respirar normalmente, não come a 1 dia... Já fiz TPA a temperatura a 28 estavel, pH 7.0, filtro canister aqua nova 800l/h(limpei tambem), aquário 180 litros 

Hypostumos plecostumus cerca de 15cm -4 anos

Pacu com 25/30cm- 2anos

Synodontis com 20 cm - 2 anos

Não sei o que fazer fico com muita pena dele sem saber o que fazer espero que alguém me possa ajudar... Abraços ;( 

 

Tens 3 peixes grandes e sujoes. Mediste amónia, nitritos e nitratos? Com apenas 180lts que nem devem ser úteis podes ter falta de TPAS.  

"Tapatalking"

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 O unico que estou com um pe a frente e outro atras é o pacu, acho que vou ter de o doar ou a uma loja ou a alguem com um aquario maior, A amónia ta quase que zerada, eu já mudei o filtro por causa disso numa semana fazia 2 tpas e mesmo assim ficava com a amónia no alto, investi no filtro e ate agora a  amónia ta controlada, faço 20% de 3 em 3 dias, e quando não tenho tempo faço 2 por semana uma de 50% e outra de 30% 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase zerada não é zero. A amónia tem de ser zero e nitritos também e é de evitar nitratos acima de 50ppm. Eu pessoalmente mantenho sempre abaixo de 20ppm. Faço tpa de 75% semanal para conseguir essa qualidade de água com a ajuda de sobrefiltragem.

 

O Pacu nem devia ser vendido nas lojas. Peixes que chegam a 70cm nem em banheiras de 1000lts têm condições. Os outros podem não ficar tão grandes mas 180lts é para peixes comunitários ou pequenos ciclideos nunca para peixes grandes, a longo prazo pelo menos.

 

CARREGA nas TPAS.

 

E quanto ao peixe afinal está na mesma ou melhor?

 

"Tapatalking"

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas melhorou mas antes de ontem lixei me vou criar um tópico... Ficou com uma marca branca pensei que se tinha queimado no aquecedor pois normalmente ele fica lá encostado, e já lhe tinha acontecido isso uma vez,  não liguei muito no dia asseguir tinha um buraco e dps apareceu outro na guelra fiquei preocupado fui pesquisar e encontrei uma que e buracos na cabeça e é em ciclídeos... Ele não e ciclídeo... Desde ai tem piorado já não se mexe quase nada os bigodes partem se as barbatanas rasgam se e ficam marcas de sangue... Nas guelras muito sangue e na barriga ele esta a comecar a encolher, mas não e em 3 dias sem comer que a barriga fica daquela maneira ... Hoje fui olhar e o buraco que apareceu em primeiro lugar esta a ficar com muito muco e transparente quase que da para ver o interior do peixe e ai tem marcas de sangue .... O peixe parece literalmente um zombie... Os olhos muito esbranquiçados... Tirei os peixes do aquário e meti os noutro, ele esta sozinho já não reage a nada fiz uma TPA de 80% ontem ebdeixei passar mas continuou a piorar...  Acho que o vou perder... Avançou muito em 3 dias desde o inicio que apareceu ;( que dor.... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim melhorei o filtro com mais ceramica,tirei uma pedra  tem carvão troco de 2 em 2 semanas mesmo não sendo preciso prefiro prevenir , peixes, as TPA faço 2 vezes e quando mudo o filtro acrescento 10 litros pois o filtro é um canister com capacidade de 10 litros +-  e os testes dão tudo dentro de o normal, os outros peixes estão 100% comem muito bem, sem nenhuma marca, muito ativos, ele hoje esta ainda pior... Esta a ficar sem cor... Fiz outra TPA tentei alimentalo mas ele cuspia, não tenho seringa... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trocas o filtro como? Mudas só o carvão ou a cerâmica também.

Que idade tem o peixe? Se a água estiver efetivamente boa é não houver doença visível pode ser da idade.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos consegues por?  Normalmente costuma ajudar, pois mostra pormenores que a alguns passa ao lado principalmente quando é o nosso animal. Mas com a barriga nesse estado nao acredito que recupere, infelizmente.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na volta limparam as cisternas da água aí do prédio e sem saber carregaste isso de lixívia, quando fizeste a última TPA.

Dois anos não é muito tempo de vida para um peixe desses, ainda devia durar mais uns anitos.

Espero que o safes, é sempre triste perder um peixe, ainda para mais um que deixa fazer festas.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas desculpem só responder 

Duvido que seja disso pois os outros peixes estavam  e estao a 100%  

Infelizmente acabou por morrer... Normalmente nas tpas meto anti-cloro e normalmente antes de colocar a agua cheiro pra confirmar alguma coisa fora do normal e não cheirava a NDA portanto isso da lixívia esta fora de questão.... 

Em questão ao filtro mudo a lã de vidro e o carvão, normalmente a lã de 15 em 15 dias e o carvão de 2 em 2 meses, 

Eu cheguei a ter um antes deste que tinha 4anos e morreu por uma burrice  por isso e que fiquei espantado por ter morrido já... Só que o outro foi uma burrice minha na tampa tinha um buraco não muito grande mas o raio do peixe conseguiu saltar... Quanto cheguei a casa ate tirei as rochas nem queria acreditar dps olho para trás do aquário e tava lá.. As fotos tenho de ver se arranjo no tele do meu pai mesmo depois de ter morrido pode servir para alguém e ate para mim pq já comprei outro não para substituir mas sim pq são peixes que eu adoro.. Só tem um peixe que não me deixa passar a mao e também não faço lá muita questão é o "Pleco"  de resto são todos santinhos

preciso e de arranjar aquário maior... Esta a ficar pequenito prós  peixes que tenho precisva de arranjar um de 200L/300L mas ta complicado ou são € ou não me dão muita confianca de fabrico... 

Vi uma loja low cost só que ai esta não tem as barras pro aquário não fazer "barriga", logo ai deixa me com um pé a frente e outro atras o que VCS acham?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão não faz falta nenhuma. Só serve para após tratamentos retirar químicos da água. É lixo após 4 semanas mas coisa menos coisa. 2 meses é muito para o usares.

Quanto ao aquário faz por medida e o maior possível. Além de sair mais barato é garantida a resistência. Pesquisa online por aquários por medida e pede orçamentos. Eu já fiz 4 na Aquartist (Tiago) ele trabalhava ao pé do pinhal novo. Agora não sei porque já tenho os aquários há uns anos.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao carvão estive a ver e existe um substituto chamado "Purigem" é melhor ou é mais do mesmo? 

Eu estive a ver e realmente são mais baratos, tenho de juntar mais um bocado e mandar fazer KKK 

Eu sou do porto fica um bocado longe mas também encontrei aqui uns sítios que fazem ate esta no olx, alias tenho e de pedir uma cena do prédio para ver quanto e que o chão aguenta  senão ainda vai  para ao primeiro andar.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao carvão estive a ver e existe um substituto chamado "Purigem" é melhor ou é mais do mesmo? 
Eu estive a ver e realmente são mais baratos, tenho de juntar mais um bocado e mandar fazer KKK 
Eu sou do porto fica um bocado longe mas também encontrei aqui uns sítios que fazem ate esta no olx, alias tenho e de pedir uma cena do prédio para ver quanto e que o chão aguenta  senão ainda vai  para ao primeiro andar.
Cumprimentos
O purigen é regeneravel o carvão não. Eu não uso nenhum dos dois. TPAS frequentes, excelente filtragem (filtros que sejam recomendados pelas marcas para o triplo ou mais daquilo que temos) mais areao limpo e comida de qualidade é a base para um aquário saudável.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

On 24/02/2018 at 16:00, S.S. disse:

O purigen é regeneravel o carvão não. Eu não uso nenhum dos dois. TPAS frequentes, excelente filtragem (filtros que sejam recomendados pelas marcas para o triplo ou mais daquilo que temos) mais areao limpo e comida de qualidade é a base para um aquário saudável.

"Tapatalking"
 

O meu filtro é de 800l/h acho que é o suficiente para perto de 150litros úteis, a ceramica é 1 litros de siporax em breve devo comprar mais para ocupar o espaço do carvão e quando precisar de fazer tratamentos depois meto purigen, a areia ai já estive a pensar e se calhar tiro toda, pq muita sujeira fica na areia (biologia também, mas se tirar areia reforço em peso com cerâmica), pq a areia apesar de a limpar todas as semanas fica sempre resíduos escondidos, fico com um aquário com fundo preto e a parte de trás também, realça a cor dos peixes e alem disso facilita a limpeza e ganho litros, tenho 5 litros ou mais de areia.

 

Já agora fui a uma loja de aquários e vi lá um monte de platydoras costatus e tinham um esturjão,  unca tinha visto a venda o esturjão e pensava que era proibido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um aquário que não serve para nenhuma das espécies que tens. Quando fazes os testes parece estar tudo bem na água mas não deve estar. Que testes usas?

 

É impossível com três peixes grandes (pela leitura do que dizes ter plecostumus, Synodontis, pacu) em 150lts, se é que tens mesmo essa quantidade de água, de teres qualidade de água. Apenas com TPA de 70/80 % e frequentes isso pode andar minimamente em condições.

 

Além disso não há espaço para cada peixe, os três andam constantemente em cima uns dos outros o que aumenta o stress.

 

O meu aquário de 400lts ficou por menos de 200€ mas já tem uns anos. Faz é por medida que em loja é um balúrdio. Medidas mínimas para esses peixes (excluindo o pau que para esse nem uma piscina é suficiente) 150x50x50. Com vidro de 10mm e tampas deves safar isso em conta. 200x60x60 seria o ideal mas aí já te pode sair mais caro porque se tiver de ser em vidro de 12mm encarece bastante não pela dimensão do vidro ser maior mas pela sua grossura.

 

Não devias meter mais peixes até teres uma aquário em condições.

 

Outra coisa o filtro faz 800lts em teoria. Reais se fizer 60% disso é muito ou seja tens uns 500lts de filtragem para 150lts o que dá pouco mais de 3x por hora a filtragem de toda a água. Em peixes grandes e sujoes o mínimo que eu teria seria 5x. Com essa tão pouca água e esse filtro é fauna deves ter picos de amónia quando alimentais e eles sujam.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, S.S. disse:

Tens um aquário que não serve para nenhuma das espécies que tens. Quando fazes os testes parece estar tudo bem na água mas não deve estar. Que testes usas?

 

É impossível com três peixes grandes (pela leitura do que dizes ter plecostumus, Synodontis, pacu) em 150lts, se é que tens mesmo essa quantidade de água, de teres qualidade de água. Apenas com TPA de 70/80 % e frequentes isso pode andar minimamente em condições.

 

Além disso não há espaço para cada peixe, os três andam constantemente em cima uns dos outros o que aumenta o stress.

 

O meu aquário de 400lts ficou por menos de 200€ mas já tem uns anos. Faz é por medida que em loja é um balúrdio. Medidas mínimas para esses peixes (excluindo o pau que para esse nem uma piscina é suficiente) 150x50x50. Com vidro de 10mm e tampas deves safar isso em conta. 200x60x60 seria o ideal mas aí já te pode sair mais caro porque se tiver de ser em vidro de 12mm encarece bastante não pela dimensão do vidro ser maior mas pela sua grossura.

 

Não devias meter mais peixes até teres uma aquário em condições.

 

Outra coisa o filtro faz 800lts em teoria. Reais se fizer 60% disso é muito ou seja tens uns 500lts de filtragem para 150lts o que dá pouco mais de 3x por hora a filtragem de toda a água. Em peixes grandes e sujoes o mínimo que eu teria seria 5x. Com essa tão pouca água e esse filtro é fauna deves ter picos de amónia quando alimentais e eles sujam.

 

"Tapatalking"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não vou meter mais peixes, eu e que vi na loja e numca tinha visto aqueles peixes , agr só tenho o Hypostomus,o pacu, e o Trichogaster

Os testes são da actizoo em breve tenho de comprar mas acho que vou comprar doutra marca 

Em relação as espécies e aquário, concordo mas na altura em que os comprei ainda não andava com muito interesse em fazer pesquisas e só passado uns tempos e que comecei a ter muito interesse e a bosta já tava feita, posso os vender ou doar o problema e os meus pais não deixarem... 

A TPA faço 50% semanais 

Eu tava a pensar em fazer um de 300/400 mas daqui a uns 2 anitos 

Pois a grossura é que lixa,  depois tenho de ver senão tenho de me contentar com um de 200 litros que já e bem melhor 

Isso do filtro não sabia, mas por agr vou deixa lo enquanto nao arranjo outro, em relação a alimentacao por causa da amónia eu dou de segunda a sexta comida  dou granulado e sábado dou courgette e fiambre e domingo TPA com forca 

A amonia e aquela coisa aparece algumas vezes mas se pudesse já tinha outra fauna e uma de jeito... 

Editado por Gonçalo Pereira Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por cerca de 200€ fazes um aquário de 400lts. Procura quem faça por medida.

50% de TPA semanal não é nada. Com esses peixes nessa pouca água devias fazer mais vezes.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais