Aqua'Templus


JP França

Recommended Posts

 

Basicamente este projecto começou como testes de plantação em areia de sílica. Sendo a mesma inerte e para não usar cápsulas férteis. Basicamente surgiu-me a ideia quando desmontei um dos aquários de apistogrammas e usei parte da sílica carregada de matéria orgânica (folhas desfeitas, etc...) e coloquei como base (cerca de 1cm ou menos) e coloquei silica nova em cima. O facto é que as plantas adoraram. As vallisnerias quase triplicaram no espaço de um mês, as higrophylas Polysperma entretanto retirei, mas cresceram drasticamente e a cryptocoryne desenvolveu folhas novas rapidamente.

Obviamente tanta matéria orgânica não foi fácil de controlar. Foram TPAs de início bi semanais de cerca de 50% e após isso 75% semanais, com a amonia a nunca exceder as 0,002 ppm.

De momento encontra-se estável e com saúde e a servir como aquário de crescimento.

Setup

Nome do Aquário: Aqua'Templus

Data da montagem : Agosto 2017

 
Dimensões do aquário: 45x40x40

Equipamentos Instalados
Filtro: interno Marina JF75
Termostato: Tetratec 75W
Iluminação: Dois focos led com um total de 1800lm a 6500k, 8h diárias.
Sem Sistema de CO2
Fertilização líquida Solaqua Micro Nutrientes SLT uma só vez por semana após TPA.
 
Substratos & decorações
Pseudo substrato fértil diy à base de sílica.
Substrato inerte: Areia sílica 0,7mm
Hardscape: Troncos de videira.

Fauna:
2 Dekeyseria Brachyura, L168 Butterfly Pleco (juvenis)
7 Corydoras Sterbai (juvenis)
7 Nannostomus Beckfordi
Grupo indeterminado de Heterandria Formosa
Colónia de Camarões Wild, Red cherry e Red sakura

Plantas
Vallisnerias spiralis tiger
Anúbias barteri var. barteri, nana, nana gold, nana petite.
Cryptocoryne wendtii brown 

Observações
Parâmetros da água
pH: 6,8
kH: 4
NH3/NH4: 0
Temperatura: 25°c
Frequência das TPA's: 50% semanal

large.IMG_20171105_204410.jpglarge.IMG_20171105_202451.jpglarge.IMG_20171110_192721.jpglarge.IMG_20171105_204108.jpglarge.IMG_20171015_212000.jpglarge.IMG_20170902_224854_optimized.jpg

.

 

Editado por JP França
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que tens ai um défice na filtragem, ainda para mais com tanta fauna. Daí a necessidade de tpas de 50% semanais? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Tozé Nunes disse:

Eu diria que tens ai um défice na filtragem, ainda para mais com tanta fauna. Daí a necessidade de tpas de 50% semanais? 

É correcto Tozé. Este aquário foi mesmo um ensaio. Na altura tinha este filtro parado, os outros disponíveis eram mais fracos ou fortes demais. Quando confirmei todos os parâmetros vezes sem conta para confirmar se era seguro colocar fauna, apenas tinha Camarões e os beckfordi.

Mais tarde surgiram os L168 e há uma semana as corys e as heterandrias, sendo que os Ls e as corys, talvez os becks também, irão para o 100x50x50 que está em vias de ser montado.

Por isso referi que acabou por se tornar em aquário de crescimento.

Em todo o caso, algo que esqueci de referir, o filtro Marina está modificado. Apenas tem um pouquinho da esponja preta, não tem a caixa de cerâmicas e carvão, coloquei um pedaço de lã acrilica e o resto enchi com cerâmicas SERA Siporax mini. 

Quando os Ls e as corys sairem tornar-se-a provavelmente a casa de mais um casal de apistogrammas. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

O aquário ate tem bastante bom aspecto, tanto de flora como de fauna. Que apistos estas a pensar colocar? Provavelmente irão fazer petisco com os camarões...

 

Cumprimentos

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 
O aquário ate tem bastante bom aspecto, tanto de flora como de fauna. Que apistos estas a pensar colocar? Provavelmente irão fazer petisco com os camarões...
 
Cumprimentos
Boas Fábio. De apistos já tenho alguma experiência. Já mantive Macmasteri, Cacatuoides triple red, Agassizii e Baenshi Inka. De momento apenas mantenho os Inkas.
Quanto a Camarões, sempre tive camarões com apistogrammas, e a criar. Não digo que não comam um ou outro, até foram sempre colocados com essa intenção, mas quando passo de 10 para 100 camarões é porque estão a comer muito pouco .

Por agora, para esse aquário, talvez uns Borelli ou Hongsloi.

6dd942d35c6db7829f1fcd9bc8bf1745.jpg

Enviado do meu EVA-L09 através de Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, 

Há muito que quero colocar uns camarões no meu aquário. Só que com que a fauna que tenho é bem provável que sejam logo comidos (

E se os puser numa maternidade para se reproduzirem e ganharem maturidade e depois mandá-los para o comunitário? Acham que escapam alguns para manter a espécie viva na comunidade?

Abraço e Parabéns.

 

Francisco

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, 
Há muito que quero colocar uns camarões no meu aquário. Só que com que a fauna que tenho é bem provável que sejam logo comidos (
E se os puser numa maternidade para se reproduzirem e ganharem maturidade e depois mandá-los para o comunitário? Acham que escapam alguns para manter a espécie viva na comunidade?
Abraço e Parabéns.
 
Francisco
 
Olá Francisco.
Não consigo ver a fauna que tens. Dá erro a abrir.
Em todo o caso, todos os peixes gostam de camarão. Mesmo não conseguindo apanhar os maiores, as crias vão marchando.
Pela minha experiência desde que tenham bastante onde se esconder, plantas, musgo, etc... sempre se vão safando uns.
Mas claro, nada de comprar camarões xpto porque pode ser €€ jogados no lixo.
Eu só tenho wilds que entretanto misturei com um resto de red sakura e red cherry e um blue dream. Então saíram uns cruzamentos engraçados.
Como alimento bem os apistogrammas, comida variada, boa proteína, acho que eles nem sentem necessidade de "caçar" os camarões.
Um abraço.

Enviado do meu EVA-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JP,

aqui fica uma foto do aquário: Tenho bastante fauna...a questão é: Valerá a pena colocar uns red cherry numa maternidade, fazê-los procriar e depois mandá-los à vida para o aquário - "tipo" seleção natural... ;)

 

large.IMG_20171113_205509.jpg

large.IMG_20171113_205330.jpg

 

Fauna:

  •  2 Ramirezis (casal jovem) - com postura a 11/11/2017 - Entretanto os ovos desapaceram
  • 4 Ancistrus
  • 4 Caracóis grandes pretos (não sei nome científico)
  • 6 Gupys (2 machos + 4 fêmeas) com várias reproduções. Apenas alguns alevins escaparam porque os coloquei numa maternidade. Os restantes foram "comida viva" para a comunidade.
  • 3 Mollys (2 fêmeas + 1 macho)
  • 3 Corydoras (2 Aenus + 1 Albina)
  • 10 Neons
  • 2 Tubarão Bala
  • 2 Colisã Anã
  • 1 Botia Palhaço pequeno (Oferta) - provavelmente vou ter que o despachar
  • 2 Caramujos Melanoides Tuberculata (Oferta)

Abraço,

Francisco

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JP,

aqui fica uma foto do aquário: Tenho bastante fauna...a questão é: Valerá a pena colocar uns red cherry numa maternidade, fazê-los procriar e depois mandá-los à vida para o aquário - "tipo" seleção natural... ;)

 

large.IMG_20171113_205509.jpg.23506f1894525f0949217365ce47fc96.jpg

large.IMG_20171113_205330.jpg.bf1bc5a8180760f764fba10aff32923f.jpg

 

Fauna:

  •  2 Ramirezis (casal jovem) - com postura a 11/11/2017 - Entretanto os ovos desapaceram
  • 4 Ancistrus
  • 4 Caracóis grandes pretos (não sei nome científico)
  • 6 Gupys (2 machos + 4 fêmeas) com várias reproduções. Apenas alguns alevins escaparam porque os coloquei numa maternidade. Os restantes foram "comida viva" para a comunidade.
  • 3 Mollys (2 fêmeas + 1 macho)
  • 3 Corydoras (2 Aenus + 1 Albina)
  • 10 Neons
  • 2 Tubarão Bala
  • 2 Colisã Anã
  • 1 Botia Palhaço pequeno (Oferta) - provavelmente vou ter que o despachar
  • 2 Caramujos Melanoides Tuberculata (Oferta)

Abraço,

Francisco

Oi Francisco.

Tens plantas suficientes para se esconderem. Um pouco de musgo ajudava (inclusive as crias dos guppys).

Só acho que tens demasiados peixes aí.

Os bala precisam de espaço. Quanto ao botia, gostam de andar em cardume. E se tens amor aos caracóis o melhor é ofereceres mesmo. Botia com camarões também não funciona. Também tem hábitos nocturnos e despacha-os todos.

Os caracóis pretos não os vejo, mas se tiverem a forma de um capacete serão neritinas pulligera com certeza.

Quanto aos ovos dos rams, pode ter acontecido várias coisas. Os ancistrus comeram. O botia comeu. Ou os pais comeram devido ao stress. Se eles acharem que a postura está em perigo eles comem. E tanto os ancistrus, como o botia como os balas são suficientes para isso acontecer.

Uma coisa que faço com os apistogrammas quando têm postura é deixar uma luz led fraquinha ligada 24h. Ajuda os pais a defenderem a postura e os alevins.

 

Enviado do meu EVA-L09 através de Tapatalk

 

 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, JP França disse:

 

Obrigado pelos teus inputs. Não vou continuar a escrever sobre o meu aquário num tópico que é sobre o teu aquário.

Apenas duas notas: O Bótia foi oferecido (sei que foi dado com boa intenção, mas é algo que não se deve fazer. Acho que vou mesmo que ter de o despachar porque além de crescerem muito devem viver em cardume) 

Ainda há pouco tempo despachei um caranguejo.

A segunda nota está relacionada com os camarões: Achas que os consigo reproduzir numa pequena maternidade?

 

Abraço,large.IMG_20171111_225008.jpg

Francisco

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos teus inputs. Não vou continuar a escrever sobre o meu aquário num tópico que é sobre o teu aquário.
Apenas duas notas: O Bótia foi oferecido (sei que foi dado com boa intenção, mas é algo que não se deve fazer. Acho que vou mesmo que ter de o despachar porque além de crescerem muito devem viver em cardume) 
Ainda há pouco tempo despachei um caranguejo.
A segunda nota está relacionada com os camarões: Achas que os consigo reproduzir numa pequena maternidade?
 
Abraço,large.IMG_20171111_225008.jpg.a8233c0eacf1a5426758c8cc08883217.jpg
Francisco
Eles precisam de substrato.
Numa maternidade grandinha com muito musgo e algo para colocarem os ovos, talvez.

Enviado do meu EVA-L09 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.