Biobox vs Filtro vs Sump


Diogo Machado

Recommended Posts

Boas gente,

Há uns tempos voltei à aquariofilia com dois aquas de água doce ( 100L e 40L, comunitário e para criação respectivamente), sendo que no de 40L tive alguns problemas no ciclo de azoto, tendo sido obrigado a começar do zero.

Compreendo como funcionam os ciclos, o que cada parâmetro da água faz, as interferências possíveis etc..

Também sei que um dos problemas que eu tinha no de 40L era o facto de usar uma espécie de biobox interna com 4 compartimentos:

1º- resistência/aquecedor ( puxa água baixo pra cima)

2º- esponja filtrante  ( água cima pra baixo)

3º- caixa para cerâmicas e caixa para carvão  ( água baixo pra cima)

4º- bomba que faz circular a água  ( retira água de cima pra "dentro" do áqua novamente)

 

Lá fiz eu mais umas pesquisas, inclusive aqui no fórum, e não encontro uma verdadeira diferença ( para além das diferenças físicas) entre os diferentes sistemas: filtro interno - filtro externo - biobox - sump

O funcionamento parece-me semelhante e não compreendo como é que uns são tão mais eficientes do que os outros..

Claramente parece-me mais uma questão técnica do que outra coisa qualquer, mas eu gosto de perceber os processos. É óbvio que se quisesse simplesmente ultrapassar o problema já tinha comprado um filtro externo e provavelmente ficava tudo resolvido.

 

Alguma viva alma tem a paciência de me explicar os pontos acima descritos? Repito, já fiz inúmeras pesquisas e fiquei a perceber o mesmo. Se calhar fiz foi as pesquisas erradas.. :'D

 

Grande abraço a todos!

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as diferentes opções que referiste tem a ver com capacidade de alojar matérias filtrantes (logo eficácia do filtro ) e ocupar espaço no aqua ! 

Para mim o melhor será sempre uma sump ....

Muito espaço para materias, aqua sem nada lá dentro, nem sequer termoestato, metes a bomba que quiseres .... E economico, fica sempre mais barato uma sump do que um qualquer filtro equivalente ...

Depois disso temos o filtro externo ! 

De novo tem espačo para matérias filtrantes dependendo do modelo ! E não ocupa espaço dentro do aqua ...

A biobox ... 

Ainda leva algumas matérias filtrantes (dependendo do modelo) podes colocar uma bomba mais potente desde que caiba e tem a vantagem de esconder o termoestato ...

O filtro interno ....

É o mais fraco de todos ! Pouco ou nenhum espaço para matérias ... E ocupa espaço ....

Ficas aí com os meus 5centimos !

Eheh

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Complementando o que o bichomau escreveu:

No filtro interno além do pouco espaço para albergar as matérias filtrantes, a sujidade continua dentro do filtro, o que faz que quando queres limpar, ao ter que desligar e retirar o filtro a água suja que estava dentro do filtro vai escorrer para dentro do aquário! O mesmo acontece com a biobox interna na manutenção. Por isso é que é preferível um filtro externo (cascata ou canister) ou sump externa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 10/11/2017 at 00:20, Tozé Nunes disse:

Complementando o que o bichomau escreveu:

No filtro interno além do pouco espaço para albergar as matérias filtrantes, a sujidade continua dentro do filtro, o que faz que quando queres limpar, ao ter que desligar e retirar o filtro a água suja que estava dentro do filtro vai escorrer para dentro do aquário! O mesmo acontece com a biobox interna na manutenção. Por isso é que é preferível um filtro externo (cascata ou canister) ou sump externa.

Isto sim, parece-me o mais legitimo. Sempre ouvi o pessoal dizer q os filtros de "mochila" eram bons, mas nunca percebi porquê ( comparados com um interno por exemplo). Agora sim, faz sentido.. Nunca tinha pensado nesse pormenor. E alem disso nao ocupam espaço no aqua, mas isso não era problema pra mim.

Sempre pensei que não fosse legitimo colocar um filtro externo num aqua até 40L.. mas afinal faz sentido. Muito obrigado! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.