Iniciante - Juwel Primo 60 Led


Ricardo Lira

Recommended Posts

Setup - Aquário de água doce:

 

1 - Nome do Aquário
Confesso que não pensei num nome...

2 - Data da montagem
31 de Outubro de 2017

3 - Dimensões do aquário 
Aquário: L 61 cm x P 31 cm x A 37 cm

3.1 - Volumes bruto e útil
60L / Aproximadamente 50L 
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Filtro Bioflow One Juwel - Meio filtrante bioPlus fine One
4.2 - Termostato
Aquecedor: de 50 Watts, invisível, ocultado pelo filtro
4.3 - Iluminação/Foto-período
LED Spectrum de NovoLux, de 8 Watts, certificação energética A+, para uma iluminação otimizada / 6 Horas diárias
4.4 - Sistema de CO2
Não tem
4.5 - Outro equipamentos adicionais
Difusor de oxígenio: fornecimento de oxigénio regulável

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil
Não me lembro do nome, mas é da Sera
5.2 - Substrato inerte
Areia natural preta 2/3 mm
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)
Duas raízes do deserto
6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)
Não tem

7 - Fauna
Ainda não tem, e ainda vou decidir, mas sou fã de Guppies :) 
 
...

8 - Plantas
8.1 -
Anúbias Nana
8.2 - Anúbias Petite
8.3 - Queria colocar uma vallisneria spiralis 
 
Inicialmente tinha enterrado os rizomas das anúbias, mas graças ao alerta do DiogoBS já coloquei corretamente :) Obrigado DiogoBS!

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) - Neste momento apenas medi o pH e confesso que tenho alguma dificuldade com as cores... deve andar entre os 7,3 e os 7,5. Medi também NO2 e estava em 0,05ppm
9.2 - Frequência das TPA's - Ainda não fiz nenhuma
 
10 - Fotos
 
large.IMG_5783.JPG
 
Este projeto é o primeiro, e para já, nestes 5 dias de "vida" está a dar-me muito gozo! Paciência sempre foi uma característica minha, por isso não quero apressar as coisas, apesar de estar ansioso por estar em condições de começar a colocar peixinhos lá dentro, mas apenas depois de ter a certeza que eles terão as condições ideais para eles :)
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, desculpa a ausência de feedback, mas o tópico estava deslocado e assim é mais difícil que seja visto pelo pessoal e que possa comentar/ajudar.

Sugestões:

Enche isso com mais plantas, plantas de baixa manutenção e exigência. Ums crytocores, uns fetos etc, etc. Vê por aqui as fichas de plantas que te podem ajudar bastante. Assim como está, está meio despido e as plantas vão ajudar-te bastante na manutenção das condições e na saúde dos peixes. Bota plantas nisso!!!!

Eu aumentava um pouco o fotoperíodo. 7- 8h é um bom  indicador.

Vai fazendo umas trocas de água!!!

Também colocava ou mais uns troncos ou umas rochas a acompanhar.

De resto vai desfrutando e dando noticias.

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já sabes qual o caminho que queres enveredar? Se é para ser comunitário, plantado ou mais à frente aquascaping. Vê aqui no fórum as montagens nas respectivas secções.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Vasco Ferreira, e quem pede desculpa por ter colocado o tópico no local errado, sou eu :)

Já estou a ver mais algumas plantas para lá colocar, bem como umas rochas :) 

Obrigado pela sugestão.

Já aumentei também o período de iluminação e já tenho feito trocas de água de 20%! 

É incrivel o prazer que estou a ter, e ainda nem peixes tenho :) 

 

@Gonçalo84 - Vai ser um comunitário, e estou a pensar em corys, guppies, e plattys :) 

Tenho visto algumas montagens aqui, e algumas são autenticos quadros vivos. Um dia também hei-de ser capaz :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais umas fotos, para vermos o andamento, n há?

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas ainda estão a caminho para aumentar a flora, mas entretanto também coloquei uma pedra vulcânica!

Nas raízes tem aquele "algodão" branco que já li bastante aqui e que a ideia com que fiquei era que não havia problema, que quando colocasse umas corydoras, elas tratavam disso, certo?

Antes de colocar as raízes no aquario fervi bem, e tiveram bastante tempo em água (ia trocando a água) até deixarem de flutuar e perder cor.

Também fervi a rocha antes de a colocar no aquário e fiz o teste do vinagre (com a rocha seca).

Neste momento tenho os valores da amónia a 0, e nitritos está na escala mais pequena (< 0,01 ppm) depois de terem tido um aumento na semana passada - estava no valor mais alto da escala dos nitritos segundo o teste da SERA por isso, deve querer dizer que o ciclo está a correr bem, certo?

Aqui ficam novas fotos :)

large.IMG_5810.JPGlarge.IMG_5809.JPGlarge.IMG_5808.JPG

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo mais plantas nisso.

Por enquanto vai afinando as capacidades de manteres um aquário saudável, depois logo afinas as capacidades de layout.

Desloca a rocha do meio para junto de um ou outro tronco, vais ver que fica logo mais harmonioso.

O algodão, são fungos e geralmente quem trata bem disso são camarões. Red Cherries são muito fáceis de manter e extremamente resilientes.

Sim, deixa o ciclo correr mais uns dias, n tenhas pressa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas!
Finalmente consegui vir atualizar o tópico.
Entretanto troquei o filtro interno que vinha com o Kit do Aquario pelo Eheim Ecco Pro 200 e consequentemente tive de trocar também o aquecedor pelo Eheim de 75W.
Segui o conselho do @Vasco Ferreira e coloquei mais plantas, mas demoraram um pouco a chegar :)

Continuo a aprender a cada dia e estou a adorar a interação dos "meus meninos" :)

Fotos mais atualizadas:
large.IMG_6230.JPGlarge.IMG_6229.JPGlarge.IMG_6228.JPG

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.