Ciclagem que não se inicia!


Recommended Posts

Bom dia,

Montei meu aquário no dia 22/09, é um aquário plantado, hoje completam-se 13 dias da montagem, o aquário tem 150 litros úteis, utilizei substrato da MBreda Discus Soil.

Segundo o fabricante, MBreda, esse substrato é a base de matéria vegetal, que acidifica a água naturalmente, e que possui tendência de amônia, expliquei o problemas a eles e foi sugerido esperar e fazer 2 TPA semanais.

A tendência a amônia a que eles se referem, é o teste ficar azul escuro (quase preto), desde o início das montagens e mesmo após as TPA.

Estou fazendo testes diariamente, e está desde o começo da mesma maneira, o teste de amônia está azul escuro (quase preto), o PH está em torno de 6,2 e os testes de cloro e nitritos estão negativos, a temperatura está sendo mantida em 28ºC e estou inserindo CO² através de cilindro.

O canister está com bastante mídia biológica, utilizei as mídias cerâmicas que vieram com o canister, da marca JBL (entendo que são boas), e adicionei mídias da Sera, coloquei 290g da Siporax Professional de 15mm (“in tese” suficientes para um aquário de 200 litros), e coloquei também 210g da Siporax Bio Active Professional (“in tese” suficientes para 400 litros), na montagem utilizei o BioStart da Sera também.

Após uma semana sem nenhuma mudança nos níveis de nitrito, iniciei a aplicação do acelerador de biologia OverNite da Ocean Tech, que “in tese” ciclaria o aquário, foram 4 aplicações em dias intercalados, e nada!

Entendo que o substrato é rico em matéria orgânica, o que justifica a grande quantidade de amônia, mas não entendo porque não houve a produção de nitrito, pela quantidade de amônia e de mídia biológica, era para eu ter uma quantidade alta de nitrito no aquário. Não estou desesperado para que a ciclagem seja concluída, mas aparentemente, nada está acontecendo, parece que as bactérias sequer iniciaram a colonização do filtro, uma vez que o nitrito está zerado!

Já li e reli vários artigos sobre bactérias nitrificantes, ciclo do azoto, filtragem biológica, mas não encontrei nada que possa justificar a ausência dos nitritos, alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

Atenção que os testes testam geralmente amónia( NH3+ ), e os solos, geralmente libertam amónio ( NH4+ )( a diferença está num catião ) e penso que essa diferença é muito grande.

As plantas ingerem Nitratos, mas também amónio ( NH4+ ),  o NH3 normalmente, as plantas não ingerem e é esta que é utilizada na nitrificação.

 

Verifica se os teus testes testam NH3 ou NH4... Isto pode explicar os resultados estranhos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 Já está tudo resolvido, como ninguém tinha comentado nesse tópico, não me preocupei de dar um retorno!

Realmente a ciclagem demorou um pouco, principalmente pelo fato de eu ter usado aceleradores biológicos, mas enfim deu certo, nitritos e amônia zerados.

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais